Marketing
Mensalidade (R$)
586,99
297,00*
Curitiba
508,82
271,94*
Londrina e Toledo
Curitiba
- Ano 1 R$ 297,00 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 424,81 (13º ao 24º mês do curso)
- Ano 3 R$ 464,48 (25º ao 36º mês do curso)
- Ano 4 R$ 586,99 (37º ao 48º mês do curso)
Outros Polos
- Ano 1 R$ 271,94 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 375,02 (13º ao 24º mês do curso)
- Ano 3 R$ 420,46 (25º ao 36º mês do curso)
- Ano 4 R$ 508,82 (37º ao 48º mês do curso)
*Sujeito a reajuste anual
Sobre o curso
O que você aprenderá?
Torne-se um profissional de Marketing com visão estratégica e analítica sobre o mercado e o consumidor.
Em um cenário de novas tecnologias e concorrência elevada, dominar dados e informações é essencial para conquistar clientes, oferecer os melhores produtos e criar campanhas de divulgação eficazes.
O curso de Marketing EAD da PUCPR prepara você para essa realidade, oferecendo conhecimento em comunicação, administração e gestão. O objetivo é formar profissionais que produzam resultados relevantes para o sucesso das organizações.
O modelo EAD é 100% online, permitindo acesso aos conteúdos a qualquer dia e horário por meio da plataforma de aprendizado. Tutores e equipe acadêmica estão disponíveis para apoiar seu processo de aprendizagem.
Além disso, você terá acesso às estruturas físicas dos câmpus da PUCPR, como bibliotecas, Escola de Negócios, Laboratório de Simulação Empresarial, Estúdio de Economia, BusinessLab, Finanças e Núcleo de Pesquisa de Marketing.
Ter a PUCPR no currículo abrirá portas no mercado, destacando sua qualificação.
✓ Dominar os conceitos fundamentais de marketing, incluindo segmentação de mercado, posicionamento, mix de marketing e comportamento do consumidor;
✓ Aprender a desenvolver estratégias de marketing integradas, utilizando ferramentas como pesquisa de mercado, branding e marketing digital;
✓ Desenvolver habilidades em análise de concorrência, planejamento de campanhas e mensuração de resultados;
✓ Conhecer as tendências do mercado, como marketing de conteúdo, marketing de influência e experiência do cliente.
Matriz curricular
Explore as disciplinas de cada semestre.

Matriz curricular
1º Semestre
MÓDULO 1
Carga Horária
- Gestão da Inovação e Ferramentas Digitais 60 HORAS
- Pensamento Criativo 60 HORAS
- Sustentabilidade em Negócios 60 HORAS
MÓDULO 2
Carga Horária
- Gestão de Negócios 60 HORAS
- Demonstrações Contábeis 60 HORAS
- Matemática Financeira 60 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 360 HORAS
2º Semestre
MÓDULO 3
Carga Horária
- Economia de Empresa 60 HORAS
- Análise Mercadológica 60 HORAS
- Liderança e Gestão de Equipes 60 HORAS
MÓDULO 4
Carga Horária
- Filosofia 60 HORAS
- Análise Estatística 60 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 300 HORAS
3º Semestre
MÓDULO 5
Carga Horária
- Ambiente Macroeconômico 60 HORAS
- Empreendedorismo e Inovação 60 HORAS
- Leitura e Escrita Acadêmica 60 HORAS
MÓDULO 6
Carga Horária
- Análise Financeira 90 HORAS
- Precificação 90 HORAS
- Ética 30 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 390 HORAS
4º Semestre
MÓDULO 7
Carga Horária
- Empreendedorismo Social 60 HORAS
- Projeto de Intervenção em Negócios 90 HORAS
- Teologia e Sociedade 30 HORAS
MÓDULO 8
Carga Horária
- Pesquisa Aplicada a Negócios 100 HORAS
- Educação, Identidade e Solidariedade 30 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 310 HORAS
5º Semestre
MÓDULO 9
Carga Horária
- Marketing de Conteúdos 60 HORAS
- Branding: Gestão de Marcas 60 HORAS
- Processos de Decisão e Tipos de Segmentação 60 HORAS
MÓDULO 10
Carga Horária
- Pesquisa de Marketing 75 HORAS
- Antropologia do Consumo 60 HORAS
- Coolhunting 30 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 345 HORAS
6º Semestre
MÓDULO 11
Carga Horária
- Construção de Interfaces e Experiência do Usuário 60 HORAS
- Gestão de Conteúdos em Mídias Sociais 30 HORAS
- Gestão de Anúncios em Canais Sociais 60 HORAS
MÓDULO 12
Carga Horária
- Web Analytics e Performance Digital 60 HORAS
- Design Experimental 30 HORAS
- Marketing de Relacionamento 60 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 300 HORAS
7º Semestre
MÓDULO 13
Carga Horária
- Projeto - Desenvolvimento de Estratégia de Relacionamento em Ambientes Virtuais 100 HORAS
- Métricas de Marketing 60 HORAS
MÓDULO 14
Carga Horária
- Linguagem de Dados 75 HORAS
- Rastreamento e Captação de Dados 60 HORAS
- Neurociência Aplicada ao Marketing 60 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 355 HORAS
8º Semestre
MÓDULO 15
Carga Horária
- Arquitetura de Dados 60 HORAS
- Visualização de Dados 30 HORAS
- Eletiva 60 HORAS
MÓDULO 16
Carga Horária
- Estatística Avançada para Modelagem 60 HORAS
- Projeto - Desenvolvimento de Dashboard com Suporte de Decisão 100 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 310 HORAS
Componentes curriculares obrigatórios
Carga Horária
- Formação para Práticas Extensionistas 30 HORAS
- Aplicação das Práticas Extensionistas 270 HORAS
Carga Horária
- Atividades complementares 30 HORAS
Momentos de presencialidade
Atividades presenciais poderão ser exigidas em conformidade com a Diretriz Curricular Nacional (DCN), Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e demais legislações vigentes.
Destacamos os encontros presenciais (exclusivo de cursos semipresenciais), estágios curriculares obrigatórios, atividades de extensão, práticas laboratoriais, apresentação de trabalhos (TCCs), Avaliações Presenciais de disciplinas Certificadoras, entre outras. É importante verificar quais dessas atividades estão previstas na matriz curricular do curso. Isso contribuirá para uma maior organização e garantirá que não haja eventuais transtornos.
Atividades de extensão presenciais - Calouros 2023
Em conformidade com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), serão implementadas as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira nos cursos de Graduação a partir do ano letivo de 2023 para calouros. Sendo assim, há de se destacar os seguintes artigos:“Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”; e “Art. 9º Nos cursos superiores, na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser realizadas, presencialmente, em região compatível com o polo de apoio presencial, no qual o estudante esteja matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações, previstas no ordenamento próprio para oferta de educação a distância. ”Portanto, há de se considerar que todos os cursos de graduação, mesmo na modalidade a distância, passarão a partir de 2023 ter 10% da sua carga horária de atividades de extensão a serem realizadas presencialmente em espaços diversos da sociedade. Essa atividade soma-se a presencialidade obrigatória também em estágios curriculares obrigatórios, práticas, avaliações e outras atividades previstas conforme a necessidade do seu curso e diretrizes e/ou regulamentações vigentes.
Benefícios Microsoft
Você sabia que, ao se matricular, você já tem acesso a uma assinatura gratuita do pacote Office 365 e uma gama de aplicações da Microsoft? Veja, no tutorial a seguir, como obter esse benefício e aproveite!
Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs
Para que possamos ofertar o curso na modalidade a distância se faz necessário o uso de diversas TICs. Usamos diferentes mídias, tecnologias síncronas, assíncronas, Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas, redes sociais, aplicativos, objetos de aprendizagem, e-book, programas específicos (softwares), software de monitoramento etc. Tudo isso para que você possa ter acesso aos materiais do curso e para a realização de atividades (formativas, somativas, de estudo e outras) e avaliações (provas).
Para que você possa usufruir de forma satisfatória todas as TICs utilizadas é obrigatório que possua:
• Acesso à internet;
• *Computador (desktop e/ou notebook);
• Sistema operacional Windows 7 (ou superior) ou MAC OS X 12 (ou superior);
• Webcam;
• Microfone;
• Placa de áudio e vídeo (Onboard é suficiente);
• Espaço livre no disco rígido; e
• Espaço reservado, com boa iluminação e pouco ruído, para a realização do autoestudo, participação de atividades síncronas e assíncronas.
*É fundamental que o você tenha acesso de administrador ou seja proprietário do computador para que possa instalar programas/software, conforme a necessidade.
Considerando a profusão de ferramentas e aplicativos disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, a PUCPR reserva-se o direito de buscar aqueles que melhor se adequem para atividades específicas. De qualquer forma, reforçamos o nosso compromisso com a integridade e a ética e garantimos que todas as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação utilizadas em nossos cursos estão adequadas e atendem ao disposto da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral da Proteção de Dados – LGPD).
Bom saber
Consulte os polos disponíveis
Curitiba, Londrina e Toledo
Mensalidade (R$)
586,99
297,00*
Curitiba
508,82
271,94*
Londrina e Toledo
Curitiba
- Ano 1 R$ 297,00 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 424,81 (13º ao 24º mês do curso)
- Ano 3 R$ 464,48 (25º ao 36º mês do curso)
- Ano 4 R$ 586,99 (37º ao 48º mês do curso)
Outros Polos
- Ano 1 R$ 271,94 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 375,02 (13º ao 24º mês do curso)
- Ano 3 R$ 420,46 (25º ao 36º mês do curso)
- Ano 4 R$ 508,82 (37º ao 48º mês do curso)
*Sujeito a reajuste anual
Perguntas frequentes
Ainda tem alguma dúvida?
Tire todas no nosso FAQ ou entre em contato conosco. Nós estamos sempre prontos para tirar suas dúvidas, ouvir suas solicitações e fornecer a informação que você procura.
Formas de ingresso
Ingressar no EAD PUCPR garante novas possibilidades para o seu futuro. Essa é uma das escolhas das quais a PUCPR não abre mão. Temos o compromisso com aqueles que sonham e apostamos na educação porque ela produz novas histórias, transforma pessoas e contribui com uma sociedade cada vez mais colaborativa.