COMO POSSO TE AJUDAR?
Perguntas frequentes
As aulas possuem horário fixo?
Não, você tem a liberdade de estudar quando quiser! O conteúdo está disponível 24 horas por dia e acesso ao campus sempre que precisar.
Caso eu tenha algum aviso, como fico sabendo?
Para dúvidas individuais, isto é, uma conversa somente entre você e o professor-tutor, na tela inicial do AVA, clique em Fale com a Gente e selecione o tema desejado.
Os professores-tutores respondem às categorias: Atividades das Disciplinas, Webconferências, Dúvidas sobre os Conteúdos e Dúvidas sobre o Sistema de Avaliação da Disciplina.
Como consulto as minhas atividades avaliativas e o prazo de realização?
As atividades avaliativas ficam disponíveis na própria trilha de aprendizagem de cada uma das disciplinas, com orientações e datas de entrega.
O período de avaliações regulares e substitutivas pode ser conferido no seu AVA > Guia do Estudante > Calendário Acadêmico.
Como consulto meu extrato financeiro?
Preparamos um passo a passo:
1 - Acesse sua Plataforma de Estudos: www.ead.pucpr.br/estudante
2 - No menu lateral, clique em Vida Acadêmica;
3 - Navegue até Minhas Solicitações e clique em Adicionar uma Solicitação;
4 - Busque por Declaração de Valores Pagos e siga as instruções na tela.
5 - Aguarde o período de confecção de até 5 dias para ser disponibilizado.
Caso tenha qualquer dúvida durante o processo, entre em contato com nosso time de atendimento na área de estudante para receber suporte.
Como consulto meu histórico de disciplinas cursadas?
Você poderá consultar com seu histórico escolar, gerando o mesmo no menu lateral do AVA, clique em: Vida Acadêmica > Minhas Solictações > Adicionar Solicitações e selecione a opção Histórico Oficial de Graduação.
Neste documento irá constar todas as notas já lançadas em sua graduação.
Como consulto minhas notas?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. No menu à esquerda, clique em “Disciplinas”, escolha a disciplina de interesse e consulte as notas que já estão liberadas através do ícone ‘’Grade de Notas’’.
Após o término do semestre, as notas finais de cada disciplina você poderá consultar com seu histórico escolar, gerando o mesmo em seu portal no menu vida acadêmica>minhas solicitações>adicionar nova solicitação> buscar por histórico. Neste documento irá constar todas as notas já lançadas em sua graduação.
Como emitir declarações, atestados, etc.?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na sequência, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’. Lá você encontra uma lista de serviços que pode solicitar de forma online, além de acompanhar o andamento das suas solicitações.
Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo:
Login: seu CPF
Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.
Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.
Como encontro os conteúdos das aulas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. No menu à esquerda, clique em “Disciplinas”. Você localizará todos os cursos disponíveis no módulo em vigor.
Como entrego minha documentação de matrícula?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em seguida, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’ > Documentos de Matrícula. Agora, é só verificar o status dos seus documentos obrigatórios e anexá-los, conforme a necessidade.
Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo:
Login: seu CPF
Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.
Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.
Como faço os pagamentos?
Este guia passo a passo irá facilitar o processo. Siga as instruções abaixo e resolva suas pendências financeiras. Lembre-se de agir dentro do prazo de 30 dias para garantir que o boleto ainda esteja válido!
1 - Acesse sua Plataforma de Estudos: https://ead.pucpr.br/estudante
2 - No menu lateral, clique em Financeiro;
3 - Dentro do menu financeiro, clique em Pagamentos e selecione Pagamentos Pendentes;
4 - Aguarde a página carregar. Procure o boleto específico do qual você deseja a segunda via.
Você verá opções para gerar o código de barras ou fazer o download do boleto. Escolha a opção que melhor atende à sua necessidade. Caso o boleto esteja vencido, será necessário entrar em contato com a central de atendimento para realizar um acordo sobre boletos em aberto.
Como faço para renovar minha matrícula?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), clique no menu lateral esquerdo Vida Acadêmica. Após clicar, irá encontrar a opção de rematrícula.
Clicando na mesma, você encontrará tudo o que precisa fazer para confirmar sua rematrícula, irá verificar pendências de documentos ou financeiras, ajustando todas essas. Basta clicar em realizar rematrícula.
Como peço ajuda para os professores-tutores?
Preparamos um passo a passo:
1 - Acesse a tela inicial do AVA;
2 - Clique em Fale com a Gente;
3 - Selecione o tema desejado;
4 - Escolha uma das categorias atendidas pelos professores-tutores: Atividades das Disciplinas, Webconferências, Dúvidas sobre os Conteúdos ou Dúvidas sobre o Sistema de Avaliação da Disciplina;
5 - Escreva sua mensagem e aguarde o retorno do professor-tutor dentro do próprio Fale com a Gente.
Como posso obter apoio da Secretaria Acadêmica?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. No menu "Vida Acadêmica", você encontrará uma lista de serviços que pode solicitar online e acompanhar o andamento das suas solicitações. Para o primeiro acesso ao Portal de Matrícula, utilize os dados abaixo:
Login: seu CPF
Senha: clique no botão "Esqueci minha senha" e siga as instruções. Caso já tenha acessado antes, use sua senha salva
Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.
Como proceder para realizar um acordo financeiro?
A realização do acordo é um processo que pode ser feito diretamente pela plataforma de aprendizagem.
1- Acesse sua Plataforma de Estudos: www.ead.pucrs.br/estudante
2- No menu lateral, clique em Financeiro e depois em Acordos
3- Selecione a cobrança que deseja realizar o acordo;
4- Selecione a quantidade de parcelas e como deseja efetuar esse acordo. Após confirmar os dados do acordo, clique em finalizar e, pronto, seu acordo vai estar disponível em seu portal para realização do pagamento.
Lembre-se: para que possa realizar o acordo, essa cobrança deve estar vencida há mais de 30 dias.
Como solicito algum serviço relacionado à Secretaria Acadêmica?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na sequência, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’. Lá você encontra uma lista de serviços que pode solicitar de forma online, além de acompanhar o andamento das suas solicitações.
Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo:
Login: seu CPF
Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.
Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.
Como solicito aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na sequência, selecione no menu ‘’Vida Acadêmica’’ > Minhas Solicitações > Adicionar solicitação > Aproveitamento de Disciplinas > Abrir.
Os documentos necessários para solicitar o aproveitamento de disciplinas são:
• Histórico escolar da instituição de origem.
• Conteúdo programático (ementa das disciplinas).
• Planilha de análise de aproveitamento preenchida.
Atenção! Disciplinas do Ensino Médio e de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu não são consideradas para análise de equivalência em um curso de graduação.
Para fazer a solicitação, primeiramente, você precisa realizar o download da planilha disponível na página Análise de Aproveitamento de Disciplinas. Para preenchê-la, assista ao tutorial.
Onde consulto as disciplinas em que estou matriculado(a)?
No menu Disciplinas você encontrará todas as matérias: as concluídas, em andamento e programadas (em breve).
O que devo fazer no primeiro dia de aula?
A partir do primeiro dia de aula, você pode começar seus estudos! O dia de início de aula, é quando os conteúdos ficarão disponíveis para você.
Caso precise falar com seu professor-tutor, o caminho correto é pelo Fale com a Gente, acessado pela Home do AVA.
Para realizar o primeiro acesso ao seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo:
Login: seu CPF
Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.
Em caso de dificuldade de acesso, entre em contato via
e-mail suporte.ti@pucpr.br e informe o seu nome completo, login e curso (informando que é EAD), telefone para contato, e-mail pessoal e descrição detalhada sobre a sua dificuldade.
Quais links de acesso devo adicionar como favoritos no meu navegador?
Nossa dica é que você salve o link do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nos seus favoritos. É lá que você poderá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem e, consequentemente, outros portais.
Qual é meu login e senha para acessar minhas aulas?
Após efetivar sua matrícula, você receberá seus dados de acesso e orientações importantes sobre a plataforma. Nossa dica é que você salve o link do Portal do Aluno nos Favoritos do seu browser de Internet. Assim, você poderá encontrar e acessar nossa plataforma de experiência de aprendizagem com mais facilidade.
Qual ferramenta vou utilizar para realizar minhas atividades?
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma super completa e fácil de mexer. Lá estão todos os recursos de que você precisa, tudo com tecnologia de ponta!
Lembrando que, para acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, caso seja seu primeiro acesso ao Portal de Matrícula, você deverá utilizar os dados abaixo:
Login: seu CPF
Senha: clique no botão Esqueci minha senha e siga as instruções.
Caso não seja o seu primeiro acesso, utilize sua senha já salva.
