Pedagogia EAD

Licenciatura
EAD
4 anos
3.215h

SOBRE O CURSO

O curso de Pedagogia EAD tem como foco principal a certeza de que a educação transforma e, por isso, visa formar professores dotados de responsabilidade, ética, cidadania e solidariedade. Com formação crítica e reflexiva, o graduado estará preparado não apenas para a docência, mas também para a gestão e administração de espaços escolares.

Durante o curso, o estudante terá uma base teórico-prática para compreender as metodologias de ensino e suas aplicações no dia a dia das instituições. Além disso, vai entender como aplicar a aprendizagem ativa e baseada em problemas e desenvolver os aspectos cognitivos e emocionais dos alunos.

No EAD da PUCPR, o estudante de Pedagogia pode estudar completamente online por meio da plataforma de ensino da instituição. Os materiais de áudio, vídeo e texto ficam disponíveis 24 horas para acesso de onde e quando o aluno quiser. Além disso, a estrutura física dos campi, como bibliotecas e parcerias com o Grupo Marista, oportuniza estágios supervisionados para a prática.

Conheça a coordenadora do curso:

Daniele Saheb Pedroso é Doutora e Mestre em educação pela UFPR, Professora Titular do programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR e Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUCPR.



Momentos de Presencialidade
Atividades presenciais poderão ser exigidas em conformidade com a Diretriz Curricular Nacional (DCN), Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e demais legislações vigentes.
Destacamos os encontros presenciais (exclusivo de cursos semipresenciais), estágios curriculares obrigatórios, atividades de extensão, práticas laboratoriais, apresentação de trabalhos (TCCs), Avaliações Presenciais de disciplinas Certificadoras, entre outras. É importante verificar quais dessas atividades estão previstas na matriz curricular do curso. Isso contribuirá para uma maior organização e garantirá que não haja eventuais transtornos.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO PRESENCIAIS –CALOUROS 2023

Em conformidade com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), serão implementadas as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira nos cursos de Graduação a partir do ano letivo de 2023 para calouros. Sendo assim, há de se destacar os seguintes artigos:“Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”; e “Art. 9º Nos cursos superiores, na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser realizadas, presencialmente, em região compatível com o polo de apoio presencial, no qual o estudante esteja matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações, previstas no ordenamento próprio para oferta de educação a distância. ”Portanto, há de se considerar que todos os cursos de graduação, mesmo na modalidade a distância, passarão a partir de 2023 ter 10% da sua carga horária de atividades de extensão a serem realizadas presencialmente em espaços diversos da sociedade. Essa atividade soma-se a presencialidade obrigatória também em estágios curriculares obrigatórios, práticas, avaliações e outras atividades previstas conforme a necessidade do seu curso e diretrizes e/ou regulamentações vigentes.


Benefícios Microsoft
Você sabia que, ao se matricular, você já tem acesso a uma assinatura gratuita do pacote Office 365 e uma gama de aplicações da Microsoft? Veja, no tutorial a seguir, como obter esse benefício e aproveite!
Clique aqui e acesse!

Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs
Para que possamos ofertar o curso na modalidade a distância se faz necessário o uso de diversas TICs. Usamos diferentes mídias, tecnologias síncronas, assíncronas, Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas, redes sociais, aplicativos, objetos de aprendizagem, e-book, programas específicos (softwares), software de monitoramento etc. Tudo isso para que você possa ter acesso aos materiais do curso e para a realização de atividades (formativas, somativas, de estudo e outras) e avaliações (provas).

Para que você possa usufruir de forma satisfatória todas as TICs utilizadas é obrigatório que possua:
• Acesso à internet;
• *Computador (desktop e/ou notebook);
• Sistema operacional Windows 7 (ou superior) ou MAC OS X 12 (ou superior);
• Webcam;
• Microfone;
• Placa de áudio e vídeo (Onboard é suficiente);
• Espaço livre no disco rígido; e
• Espaço reservado, com boa iluminação e pouco ruído, para a realização do autoestudo, participação de atividades síncronas e assíncronas.
*É fundamental que o você tenha acesso de administrador ou seja proprietário do computador para que possa instalar programas/software, conforme a necessidade.

Considerando a profusão de ferramentas e aplicativos disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, a PUCPR reserva-se o direito de buscar aqueles que melhor se adequem para atividades específicas. De qualquer forma, reforçamos o nosso compromisso com a integridade e a ética e garantimos que todas as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação utilizadas em nossos cursos estão adequadas e atendem ao disposto da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral da Proteção de Dados – LGPD).

" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

MENSALIDADE (R$)

350,26*

Câmpus Curitiba

306,34*

Câmpus Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava

Inscreva-se agora e comece a estudar no 2º semestre!

*Condição especial válida para novos alunos e não cumulativa. Preço original de R$ 452,26 em Curitiba e de R$ 392,03 nos demais polos.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para a Pedagogia vai além das escolas de educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. Os graduados também podem atuar em ONGs, órgãos públicos, escolas de idiomas, hospitais, bibliotecas e espaços recreativos.

Outras oportunidades estão em consultoria e assessorias educacionais, bem como em editoras de livros didáticos e empresas produtoras de conteúdos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Além de professor, o formado em Pedagogia tem competências para a coordenação e diretoria de escolas e setores ligados à educação.

Quanto ganha um pedagogo?*

  • JÚNIOR | R$ 1.400 - R$ 2.400
  • PLENO | R$ 1.700 - R$ 2.900
  • SÊNIOR | R$ 2.200 - R$ 3.700
*Fonte: educamaisbrasil.com.br

MATRIZ CURRICULAR


1º Semestre

MÓDULO 1

Prática Profissional: Pesquisa Educacional | 75 HORAS
Mediação e Pratica Pedagógica: Didática | 60 HORAS
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) | 30 HORAS

MÓDULO 2

Metodologias para Aprendizagem Ativa | 75 HORAS
Aprendizagem e Cognição | 60 HORAS
Ética | 30 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 330 HORAS



2º Semestre

MÓDULO 3

Filosofia | 60 HORAS
Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental | 75 HORAS
História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena | 30 HORAS

MÓDULO 4

Filosofia e Sociologia da Educação | 75 HORAS
Políticas Educacionais e Gestão da Escola | 75 HORAS
Teologia e Sociedade | 30 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 330 HORAS



3º Semestre

MÓDULO 5

História da Educação | 75 HORAS
Leitura e Escrita Acadêmica | 60 HORAS
Letramento e Numeramento | 30 HORAS

MÓDULO 6

Teoria da Educação | 75 HORAS
Processos Pedagógicos em Diferentes Contextos | 60 HORAS
Educação e Tecnologia | 30 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 330 HORAS



4º Semestre

MÓDULO 7

Educação, Identidade e Solidariedade | 30 HORAS
Biologia Educacional |  60 HORAS
Psicologia da Educação | 75 HORAS

MÓDULO 8

Fundamentos da Educação Infantil | 60 HORAS
Literatura para Educação Infantil e Anos Iniciais do
Ensino Fundamental | 60
Estudos da Infância | 30 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 315 HORAS



5º Semestre

MÓDULO 9

Metodologia da Alfabetização | 60 HORAS
Teoria e Prática da Recreação para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 60 HORAS
Avaliação da Aprendizagem | 45 HORAS
Estágio Supervisionado em Educação Infantil: Observação e Planejamento | 60 HORAS

MÓDULO 10

Prática Profissional: Análise e Elaboração de Material Didático para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 60 HORAS
Currículo e Avaliação | 75 HORAS
Gestão Escolar | 30 HORAS
Estágio Supervisionado em Educação Infantil: Regência e Avaliação | 60 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 450 HORAS



6º Semestre

MÓDULO 11

Metodologia do Ensino da Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 60 HORAS
Metodologia da Educação Infantil | 60 HORAS
Metodologia do Ensino de Geografia para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 30 HORAS
Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Observação e Planejamento | 60 HORAS

MÓDULO 12

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa para
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental |  75 HORAS
Metodologia do Ensino da História para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 60 HORAS
Metodologia do Ensino de Arte para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 30 HORAS
Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Regência e Avaliação | 60 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 435 HORAS



7º Semestre

MÓDULO 13

Metodologia do Ensino de Ciências para Educação
Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 60 HORAS
Prática Profissional: Mediação de Conflitos Escolares |  60 HORAS
Metodologia do Ensino da Educação Física para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 30 HORAS
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar: Diagnóstico da Realidade | 60 HORAS

MÓDULO 14

Prática Profissional: Instrumentalização e Planejamento da Pesquisa Aplicada à Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 75 HORAS
Psicopedagogia |75 HORAS
Educação a Distância  | 30 HORAS
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar: Plano de Ação | 60 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 450 HORAS



8º Semestre

MÓDULO 15

Prática Profissional: Pesquisa na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 75 HORAS
Educação Especial | 60 HORAS
Organização do Trabalho Pedagógico | 30 HORAS
Estágio Supervisionado em Inclusão; Diferentes Contextos; Formação Docente | 45 HORAS

MÓDULO 16

Prática Profissional: Trabalho de Conclusão de Curso | 60 HORAS
Educação de Jovens e Adultos | 60 HORAS
Formação Docente | 30 HORAS
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento| 200 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL DO SEMESTRE: 560 HORAS


CONHEÇA ONDE VOCÊ VAI ESTUDAR

Uma nova história na sua carreira começa no EAD PUCPR

São mais de 100 mil alunos formados em 60 anos de história! A PUCPR é referência de qualidade no Paraná e em todo o país e já impulsionou milhares de carreiras de destaque no mercado de trabalho. Faça parte dessa jornada.

Inscreva-se já