Gestão da Sustentabilidade
Mensalidade (R$)
Curitiba
Londrina ou Toledo
Sobre o curso
O que você aprenderá?
O curso de Gestão da Sustentabiliade PUCPR, na modalidade EaD, é a escolha ideal para profissionais que desejam liderar a transformação sustentável nas organizações e na sociedade. O curso oferece uma formação abrangente e prática, combinando conhecimentos avançados em gestão ambiental, responsabilidade social corporativa e práticas de governança com habilidades estratégicas essenciais para as organizações.
Nesse sentido, o curso foi desenvolvido para atender às demandas do mercado de trabalho, que valorizam cada vez mais profissionais capacitados para enfrentar os desafios socioambientais e implementar práticas de governança eficientes.
Com uma abordagem interdisciplinar, você desenvolverá competências que o tornam apto para atuar em diversas áreas, desde a elaboração e execução de políticas sustentáveis, até a gestão de projetos que promovam o desenvolvimento socioambiental.
✓ Desenvolver habilidades para identificar e avaliar os impactos ambientais, sociais e de governança nas operações empresariais.
✓ Aprender a implementar estratégias de ESG que aumentam a competitividade e atraem investidores, consumidores e talentos.
✓ Utilizar ferramentas e metodologias para medir, monitorar e relatar o desempenho ESG, promovendo a transparência e a responsabilidade corporativa.
✓ Analisar estudos de caso e boas práticas de empresas líderes em ESG, entendendo como elas se destacam no mercado.
✓ Preparar-se para atuar em diferentes setores, incluindo organizações privadas, governamentais e do terceiro setor.
Matriz curricular
Explore as disciplinas de cada semestre.

Matriz curricular
1º Semestre
MÓDULO 1
Carga Horária
- Introdução à Filosofia 30 HORAS
- Pensamento Criativo 60 HORAS
- Sustentabilidade por meio dos ODS 60 HORAS
MÓDULO 2
Carga Horária
- Ética 30 HORAS
- Eco Consumo 60 HORAS
- Fundamentos ESG 60 HORAS
2º Semestre
MÓDULO 3
Carga Horária
- Sustentabilidade em Negócios 60 HORAS
- Inteligência Emocional 90 HORAS
- Métricas Digitais em Negócios 90 HORAS
MÓDULO 4
Carga Horária
- Teologia e Sociedade 30 HORAS
- Inteligência Artificial Aplicada em Negócios 60 HORAS
- Investimentos Sociais 60 HORAS
3º Semestre
MÓDULO 5
Carga Horária
- Educação, Identidade e Solidariedade 30 HORAS
- Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão 90 HORAS
- Riscos Socioambientais 60 HORAS
MÓDULO 6
Carga Horária
- Compliance e Governança 60 HORAS
- Gestão Estratégica ESG 60 HORAS
- Regulamentações e Certificações 60 HORAS
4º Semestre
MÓDULO 7
Carga Horária
- Investimentos e Financiamentos Sustentáveis 60 HORAS
- Cadeia de Suprimentos Sustentáveis 60 HORAS
- Eletiva I 60 HORAS
MÓDULO 8
Carga Horária
- Indicadores e Métricas na Sustentabilidade 90 HORAS
- Elaboração de Relatórios ESG 60 HORAS
- Eletiva II 60 HORAS
- Carga Horária Total do Semestre: 1440 HORAS
- Formação para Práticas Extensionistas 30 HORAS
- Aplicação das Práticas Extensionistas 130 HORAS
Momentos de presencialidade
Orientações sobre as Novas Diretrizes do EAD
Atenção! Estas informações são destinadas aos estudantes ingressantes a partir do módulo Primavera de 2025. A partir deste período, nossa instituição iniciará um processo gradual de adaptação às mudanças estabelecidas pelo Novo Marco Regulatório da Educação a Distância, publicado em maio de 2025, que entrará em vigor integralmente em 2027.
Consulte aqui as legislações:
Decreto n° 12.456 de 19 de maio de 2025 Clique aqui
Portaria MEC n° 378, de 19 de maio de 2025 Clique aqui
Portaria MEC n° 381, de 20 de maio de 2025 Clique aqui
Referenciais de Qualidade Clique aqui
Portaria MEC n° 506 Clique aqui
Ao longo de 2026, algumas disciplinas já serão ofertadas no novo formato, permitindo que você vivencie desde cedo essa proposta. Recomendamos fortemente a sua participação nessas experiências de adaptação, pois elas têm como objetivo familiarizar você com a nova dinâmica de estudos, sem qualquer prejuízo ao seu percurso acadêmico.
A partir de 2027 você terá 100% das suas atividades reguladas pelo novo decreto, que prevê mudanças nas avaliações e na mediação pedagógica ao longo do curso. Portanto, suas disciplinas, a partir do primeiro semestre de 2027 vão contemplar:
🔹 Atividades Assíncronas – 80% do curso
Você organiza seus estudos com autonomia e flexibilidade. No nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis videoaulas, podcasts, textos, e-books, atividades formativas e avaliações que acompanham o seu progresso.
🔹 Atividades Presenciais – mínimo de 10%
Momentos em que a teoria se transforma em prática! Você participará de estágios, atividades de extensão em campo, apresentações de TCC e encontros nos polos presenciais.
🔹 Atividades Síncronas Mediadas – mínimo de 10%
Aulas ao vivo em videoconferência, com interação direta entre professor e estudantes. Aqui, sua presença é registrada, com câmera e microfone ativos, como em uma sala de aula, só que virtual.
🔹 Avaliações Presenciais
Cada disciplina contará com uma avaliação individual e obrigatoriamente presencial, a cada 10 semanas e para todas as unidades curriculares (disciplinas), no polo de matrícula. São provas sem consulta e com peso decisivo para a aprovação, sempre agendadas com antecedência e de acordo com o calendário oficial do curso.
🔹 Acompanhamento Docente
Durante toda a sua jornada, você contará com um professor regente responsável por cada disciplina, além do apoio de mediadores pedagógicos. Assim, você nunca estará sozinho e terá a orientação necessária para avançar em seus estudos.
Atividades de extensão presenciais - Calouros 2023
Em conformidade com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), serão implementadas as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira nos cursos de Graduação a partir do ano letivo de 2023 para calouros. Sendo assim, há de se destacar os seguintes artigos:“Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”; e “Art. 9º Nos cursos superiores, na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser realizadas, presencialmente, em região compatível com o polo de apoio presencial, no qual o estudante esteja matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações, previstas no ordenamento próprio para oferta de educação a distância. ”Portanto, há de se considerar que todos os cursos de graduação, mesmo na modalidade a distância, passarão a partir de 2023 ter 10% da sua carga horária de atividades de extensão a serem realizadas presencialmente em espaços diversos da sociedade. Essa atividade soma-se a presencialidade obrigatória também em estágios curriculares obrigatórios, práticas, avaliações e outras atividades previstas conforme a necessidade do seu curso e diretrizes e/ou regulamentações vigentes.
Benefícios Microsoft
Você sabia que, ao se matricular, você já tem acesso a uma assinatura gratuita do pacote Office 365 e uma gama de aplicações da Microsoft? Veja, no tutorial a seguir, como obter esse benefício e aproveite!
Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs
Para que possamos ofertar o curso na modalidade a distância se faz necessário o uso de diversas TICs. Usamos diferentes mídias, tecnologias síncronas, assíncronas, Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas, redes sociais, aplicativos, objetos de aprendizagem, e-book, programas específicos (softwares), software de monitoramento etc. Tudo isso para que você possa ter acesso aos materiais do curso e para a realização de atividades (formativas, somativas, de estudo e outras) e avaliações (provas).
Para que você possa usufruir de forma satisfatória todas as TICs utilizadas é obrigatório que possua:
• Acesso à internet;
• *Computador (desktop e/ou notebook);
• Sistema operacional Windows 7 (ou superior) ou MAC OS X 12 (ou superior);
• Webcam;
• Microfone;
• Placa de áudio e vídeo (Onboard é suficiente);
• Espaço livre no disco rígido; e
• Espaço reservado, com boa iluminação e pouco ruído, para a realização do autoestudo, participação de atividades síncronas e assíncronas.
*É fundamental que o você tenha acesso de administrador ou seja proprietário do computador para que possa instalar programas/software, conforme a necessidade.
Considerando a profusão de ferramentas e aplicativos disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, a PUCPR reserva-se o direito de buscar aqueles que melhor se adequem para atividades específicas. De qualquer forma, reforçamos o nosso compromisso com a integridade e a ética e garantimos que todas as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação utilizadas em nossos cursos estão adequadas e atendem ao disposto da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral da Proteção de Dados – LGPD).
Bom saber
Consulte os polos disponíveis
Curitiba, Londrina e Toledo
Mensalidade (R$)
Curitiba
Londrina ou Toledo
Perguntas frequentes
Ainda tem alguma dúvida?
Tire todas no nosso FAQ ou entre em contato conosco. Nós estamos sempre prontos para tirar suas dúvidas, ouvir suas solicitações e fornecer a informação que você procura.
Formas de ingresso
Ingressar no EAD PUCPR garante novas possibilidades para o seu futuro. Essa é uma das escolhas das quais a PUCPR não abre mão. Temos o compromisso com aqueles que sonham e apostamos na educação porque ela produz novas histórias, transforma pessoas e contribui com uma sociedade cada vez mais colaborativa.




