Engenharia de Controle e Automação Semipresencial

Bacharelado

O curso de Engenharia de Controle e Automação Semipresencial tem por objetivo ensinar o estudante a conceber e desenvolver processos de manufatura inteligente, bem como realizar a sua implementação, operação e manutenção.

Após a formação, o profissional está habilitado para criar sistemas de manufatura inteligentes, que envolvem o entendimento de processos de transformação de produtos por meio de um sistema automatizado. É também o engenheiro de controle e automação o responsável por gerir todas essas tecnologias e definir o melhor caminho para que  sistemas de manufatura inteligente operem da melhor forma possível.

O curso de Engenharia de Controle e Automação Semipresencial é direcionado para quem busca uma formação atual e multidisciplinar. Ao longo dos estudos, o aluno desenvolve competências lógicas e analiticas para a resolução de problemas complexos ligados a engenharia, ciência, matemática, Internet das Coisas, além de ser estimulado a trabalhar em equipe multidisciplinares, com ética profissional e responsabilidade.

A matriz curricular do curso é composta por disciplinas como física do movimento, inteligência artificial e aprendizado em máquinas, engenharia de dados, entre outras matérias.

Os dias de encontro presencial acontecem conforme a tabela abaixo, a partir do seu ano de curso:

Ano de curso Dias de encontro presencial Horário
terças e quintas-feiras 19h45 às 23h

Momentos de Presencialidade
Atividades presenciais poderão ser exigidas em conformidade com a Diretriz Curricular Nacional (DCN), Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e demais legislações vigentes.
Destacamos os encontros presenciais (exclusivo de cursos semipresenciais), estágios curriculares obrigatórios, atividades de extensão, práticas laboratoriais, apresentação de trabalhos (TCCs), Avaliações Presenciais de disciplinas Certificadoras, entre outras. É importante verificar quais dessas atividades estão previstas na matriz curricular do curso. Isso contribuirá para uma maior organização e garantirá que não haja eventuais transtornos.

Benefícios Microsoft
Você sabia que, ao se matricular, você já tem acesso a uma assinatura gratuita do pacote Office 365 e uma gama de aplicações da Microsoft? Veja, no tutorial a seguir, como obter esse benefício e aproveite!
Clique aqui e acesse!

Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs
Para que possamos ofertar o curso na modalidade a distância se faz necessário o uso de diversas TICs. Usamos diferentes mídias, tecnologias síncronas, assíncronas, Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas, redes sociais, aplicativos, objetos de aprendizagem, e-book, programas específicos (softwares), software de monitoramento etc. Tudo isso para que você possa ter acesso aos materiais do curso e para a realização de atividades (formativas, somativas, de estudo e outras) e avaliações (provas).

Para que você possa usufruir de forma satisfatória todas as TICs utilizadas é obrigatório que possua:
• Acesso à internet;
• *Computador (desktop e/ou notebook);
• Sistema operacional Windows 7 (ou superior) ou MAC OS X 12 (ou superior);
• Webcam;
• Microfone;
• Placa de áudio e vídeo (Onboard é suficiente);
• Espaço livre no disco rígido; e
• Espaço reservado, com boa iluminação e pouco ruído, para a realização do autoestudo, participação de atividades síncronas e assíncronas.
*É fundamental que o você tenha acesso de administrador ou seja proprietário do computador para que possa instalar programas/software, conforme a necessidade.

Considerando a profusão de ferramentas e aplicativos disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, a PUCPR reserva-se o direito de buscar aqueles que melhor se adequem para atividades específicas. De qualquer forma, reforçamos o nosso compromisso com a integridade e a ética e garantimos que todas as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação utilizadas em nossos cursos estão adequadas e atendem ao disposto da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral da Proteção de Dados – LGPD).

" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Registre seu interesse e aguarde nova chamada para este curso.

A Engenharia de Controle e Automação faz parte das engenharias dentro das indústrias e é listada como uma das áreas com grande crescimento de procura no mercado de trabalho.

Após a formação, o profissional de Engenharia de Controle e Automação pode atuar nas indústrias de pequeno, médio e grande porte de qualquer segmento do mercado.

Também encontra oportunidades de trabalho em organizações públicas e privadas, que precisam de um olhar analitico e pensamento lógico e, assim, encontrar soluções para os mais diversos problemas de processos.

É possível também trabalhar com agroindústrias, cidades inteligentes e demais setores adeptos a inteligência artificial.

Quanto ganha um engenheiro de controle e automação?*

• SÊNIOR | R$ 6.447 - R$ 10.896

MATRIZ CURRICULAR DISPONÍVEL EM BREVE