EAD PUCPR

Engenharia de Controle e Automação Semipresencial

Bacharelado
💥 Condição relâmpago: inscreva-se agora e ganhe bolsa de até 30%! 😍 Eu quero!

O curso de Engenharia de Controle e Automação Semipresencial tem por objetivo ensinar o estudante a conceber e desenvolver processos de manufatura inteligente, bem como realizar a sua implementação, operação e manutenção.

Após a formação, o profissional está habilitado para criar sistemas de manufatura inteligentes, que envolvem o entendimento de processos de transformação de produtos por meio de um sistema automatizado. É também o engenheiro de controle e automação o responsável por gerir todas essas tecnologias e definir o melhor caminho para que  sistemas de manufatura inteligente operem da melhor forma possível.

O curso de Engenharia de Controle e Automação Semipresencial é direcionado para quem busca uma formação atual e multidisciplinar. Ao longo dos estudos, o aluno desenvolve competências lógicas e analiticas para a resolução de problemas complexos ligados a engenharia, ciência, matemática, Internet das Coisas, além de ser estimulado a trabalhar em equipe multidisciplinares, com ética profissional e responsabilidade.

A matriz curricular do curso é composta por disciplinas como física do movimento, inteligência artificial e aprendizado em máquinas, engenharia de dados, entre outras matérias.

Os dias de encontro presencial acontecem conforme a tabela abaixo, a partir do seu ano de curso:

Ano de curso Dias de encontro presencial Horário
terças e quintas-feiras 19h45 às 23h

Avaliações e Atividades Obrigatórias Presenciais:

Conforme Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017 do Ministério da Educação (MEC) em seu Art. 8º “As atividades presenciais [...] como avaliações [...] serão realizadas na sede da IES, nos polos EaD [...]”. Desta forma, em todas as disciplinas dos cursos há a obrigatoriedade de realização de Avaliações Presenciais a serem agendadas e realizadas no polo de apoio presencial em que o estudante está regularmente matriculado.

Os prazos de agendamento e realização estão estabelecidos no calendário acadêmico do curso. Outras atividades presenciais poderão ser exigidas em conformidade com a Diretriz Curricular Nacional (DCN) do seu Curso . Por exemplo, encontros presenciais (exclusivo a cursos semipresenciais), estágios curriculares obrigatórios, atividades de extensão, práticas de laboratório, entre outras.

Excepcionalmente, as avaliações presenciais e algumas atividades presenciais obrigatórias poderão ser realizadas de forma remota enquanto durarem as medidas preventivas de contenção a Pandemia de COVID 19 atendendo as regras nacionais, estaduais e/ou municipais vigentes para a localização do polo de apoio presencial. Mudanças das atividades remotas para presenciais serão comunicadas com antecedência por meio dos canais oficiais da PUCPR.

" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Registre seu interesse e aguarde nova chamada para este curso.

*Condição especial válida para novos alunos e não cumulativa. Preço original de R$ 936,25 em Curitiba.

As mensalidades a partir do 2º ano de curso são:

2º ano: de R$ 1.061,25 por R$ 849,00
3º ano: de R$ 1.186,25 por R$ 949,00
4º ano: de R$ R$ 1.311,25 por R$ 1.049,00
5º ano: de R$ 1.436,25 por R$ 1.149,00

Obs.: mensalidades sujeitas a reajuste conforme inflação.

A Engenharia de Controle e Automação faz parte das engenharias dentro das indústrias e é listada como uma das áreas com grande crescimento de procura no mercado de trabalho.

Após a formação, o profissional de Engenharia de Controle e Automação pode atuar nas indústrias de pequeno, médio e grande porte de qualquer segmento do mercado.

Também encontra oportunidades de trabalho em organizações públicas e privadas, que precisam de um olhar analitico e pensamento lógico e, assim, encontrar soluções para os mais diversos problemas de processos.

É possível também trabalhar com agroindústrias, cidades inteligentes e demais setores adeptos a inteligência artificial.

Quanto ganha um engenheiro de controle e automação?*

• SÊNIOR | R$ 6.447 - R$ 10.896

MATRIZ CURRICULAR DISPONÍVEL EM BREVE