Gestão da Experiência do Cliente
Mensalidade (R$)
632,78
297,00*
Curitiba
548,50
271,94*
Londrina ou Toledo
Curitiba
- Ano 1 R$ 297,00 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 632,78 (13º ao 24º mês do curso)
Outros Polos
- Ano 1 R$ 271,94 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 548,50 (13º ao 24º mês do curso)
*Sujeito a reajuste anual
Sobre o curso
O que você aprenderá?
O curso de Gestão da Experiência do Cliente (Customer Experience) prepara você para criar um diferencial no mercado, focando nas relações entre empresas e clientes para fortalecer laços e alavancar negócios.
Você aprenderá a utilizar ferramentas, técnicas e tendências que vão além do atendimento, envolvendo todas as áreas da empresa para um relacionamento construtivo entre marca e público.
Este curso oferece uma visão abrangente das melhores práticas em Customer Experience, capacitando você a implementar estratégias que melhoram a satisfação e fidelização dos clientes.
Ter a PUCPR no currículo abre portas no mercado de trabalho, destacando sua qualificação e preparo para enfrentar os desafios do setor, garantindo a criação de experiências positivas e duradouras para os clientes.
✓ Entender os princípios e conceitos relacionados à experiência do cliente e sua importância para o sucesso empresarial;
✓ Aprender a identificar e mapear os pontos de contato do cliente com a empresa, visando proporcionar experiências positivas e memoráveis;
✓ Desenvolver habilidades em design thinking, jornada do cliente e gestão de relacionamento com o cliente (CRM);
✓ Conhecer as estratégias e ferramentas para mensurar e melhorar a experiência do cliente, como pesquisas de satisfação, Net Promoter Score (NPS) e análise de feedbacks.
Matriz curricular
Explore as disciplinas de cada semestre.

Matriz curricular
1º Semestre
MÓDULO 1
Carga Horária
- Introdução à Filosofia 30 HORAS
- Pensamento Criativo 60 HORAS
- Customer Experience (CX) 75 HORAS
MÓDULO 2
Carga Horária
- Ética 30 HORAS
- Eco Consumo 60 HORAS
- Branding: Gestão de Marcas 60 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 315 HORAS
2º Semestre
MÓDULO 3
Carga Horária
- Inteligência Emocional 90 HORAS
- Métricas Digitais em Negócios 90 HORAS
- Sustentabilidade e Negócios 60 HORAS
MÓDULO 4
Carga Horária
- Teologia e Sociedade 30 HORAS
- Jornada da Experiência do Cliente 60 HORAS
- Inteligência Artificial Aplicada em Negócios 60 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 390 HORAS
3º Semestre
MÓDULO 5
Carga Horária
- Gestão do relacionamento e ferramentas para CX 60 HORAS
- Pesquisa aplicada à experiência do cliente 90 HORAS
- Educação, Identidade e Solidariedade 30 HORAS
MÓDULO 6
Carga Horária
- Gestão de Produtos e Serviços Orientados ao Cliente 60 HORAS
- Omnichannel e Marketplace 75 HORAS
- Coolhunting 30 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 345 HORAS
4º Semestre
MÓDULO 7
Carga Horária
- Segmentação e Desenvolvimento de Persona 60 HORAS
- Gestão de Dados para a experiência do cliente 60 HORAS
- Eletiva I 60 HORAS
MÓDULO 8
Carga Horária
- Estratégias Integradas de Comunicação da experiência do cliente 60 HORAS
- Indicadores e Métricas do Customer Experience 90 HORAS
- Eletiva II 60 HORAS
- Carga Horário Total do Semestre: 390 HORAS
Componentes curriculares obrigatórios
Carga Horária
- Formação para Práticas Extensionistas 30 HORAS
- Aplicação das Práticas Extensionistas 130 HORAS
Momentos de presencialidade
Orientações sobre as Novas Diretrizes do EAD
Atenção! Estas informações são destinadas aos estudantes ingressantes a partir do módulo Primavera de 2025. A partir deste período, nossa instituição iniciará um processo gradual de adaptação às mudanças estabelecidas pelo Novo Marco Regulatório da Educação a Distância, publicado em maio de 2025, que entrará em vigor integralmente em 2027.
Consulte aqui as legislações:
Decreto n° 12.456 de 19 de maio de 2025 Clique aqui
Portaria MEC n° 378, de 19 de maio de 2025 Clique aqui
Portaria MEC n° 381, de 20 de maio de 2025 Clique aqui
Referenciais de Qualidade Clique aqui
Portaria MEC n° 506 Clique aqui
Ao longo de 2026, algumas disciplinas já serão ofertadas no novo formato, permitindo que você vivencie desde cedo essa proposta. Recomendamos fortemente a sua participação nessas experiências de adaptação, pois elas têm como objetivo familiarizar você com a nova dinâmica de estudos, sem qualquer prejuízo ao seu percurso acadêmico.
A partir de 2027 você terá 100% das suas atividades reguladas pelo novo decreto, que prevê mudanças nas avaliações e na mediação pedagógica ao longo do curso. Portanto, suas disciplinas, a partir do primeiro semestre de 2027 vão contemplar:
🔹 Atividades Assíncronas – 80% do curso
Você organiza seus estudos com autonomia e flexibilidade. No nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis videoaulas, podcasts, textos, e-books, atividades formativas e avaliações que acompanham o seu progresso.
🔹 Atividades Presenciais – mínimo de 10%
Momentos em que a teoria se transforma em prática! Você participará de estágios, atividades de extensão em campo, apresentações de TCC e encontros nos polos presenciais.
🔹 Atividades Síncronas Mediadas – mínimo de 10%
Aulas ao vivo em videoconferência, com interação direta entre professor e estudantes. Aqui, sua presença é registrada, com câmera e microfone ativos, como em uma sala de aula, só que virtual.
🔹 Avaliações Presenciais
Cada disciplina contará com uma avaliação individual e obrigatoriamente presencial, a cada 10 semanas e para todas as unidades curriculares (disciplinas), no polo de matrícula. São provas sem consulta e com peso decisivo para a aprovação, sempre agendadas com antecedência e de acordo com o calendário oficial do curso.
🔹 Acompanhamento Docente
Durante toda a sua jornada, você contará com um professor regente responsável por cada disciplina, além do apoio de mediadores pedagógicos. Assim, você nunca estará sozinho e terá a orientação necessária para avançar em seus estudos.
Atividades de extensão presenciais - Calouros 2023
Em conformidade com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), serão implementadas as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira nos cursos de Graduação a partir do ano letivo de 2023 para calouros. Sendo assim, há de se destacar os seguintes artigos:“Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”; e “Art. 9º Nos cursos superiores, na modalidade a distância, as atividades de extensão devem ser realizadas, presencialmente, em região compatível com o polo de apoio presencial, no qual o estudante esteja matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações, previstas no ordenamento próprio para oferta de educação a distância. ”Portanto, há de se considerar que todos os cursos de graduação, mesmo na modalidade a distância, passarão a partir de 2023 ter 10% da sua carga horária de atividades de extensão a serem realizadas presencialmente em espaços diversos da sociedade. Essa atividade soma-se a presencialidade obrigatória também em estágios curriculares obrigatórios, práticas, avaliações e outras atividades previstas conforme a necessidade do seu curso e diretrizes e/ou regulamentações vigentes.
Benefícios Microsoft
Você sabia que, ao se matricular, você já tem acesso a uma assinatura gratuita do pacote Office 365 e uma gama de aplicações da Microsoft? Veja, no tutorial a seguir, como obter esse benefício e aproveite!
Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs
Para que possamos ofertar o curso na modalidade a distância se faz necessário o uso de diversas TICs. Usamos diferentes mídias, tecnologias síncronas, assíncronas, Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas, redes sociais, aplicativos, objetos de aprendizagem, e-book, programas específicos (softwares), software de monitoramento etc. Tudo isso para que você possa ter acesso aos materiais do curso e para a realização de atividades (formativas, somativas, de estudo e outras) e avaliações (provas).
Para que você possa usufruir de forma satisfatória todas as TICs utilizadas é obrigatório que possua:
• Acesso à internet;
• *Computador (desktop e/ou notebook);
• Sistema operacional Windows 7 (ou superior) ou MAC OS X 12 (ou superior);
• Webcam;
• Microfone;
• Placa de áudio e vídeo (Onboard é suficiente);
• Espaço livre no disco rígido; e
• Espaço reservado, com boa iluminação e pouco ruído, para a realização do autoestudo, participação de atividades síncronas e assíncronas.
*É fundamental que o você tenha acesso de administrador ou seja proprietário do computador para que possa instalar programas/software, conforme a necessidade.
Considerando a profusão de ferramentas e aplicativos disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, a PUCPR reserva-se o direito de buscar aqueles que melhor se adequem para atividades específicas. De qualquer forma, reforçamos o nosso compromisso com a integridade e a ética e garantimos que todas as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação utilizadas em nossos cursos estão adequadas e atendem ao disposto da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral da Proteção de Dados – LGPD).
Bom saber
Consulte os polos disponíveis
Curitiba, Londrina e Toledo
Primeira Mensalidade
R$ 149,00
Mensalidade (R$)
632,78
297,00*
Curitiba
548,50
271,94*
Londrina ou Toledo
Curitiba
- Ano 1 R$ 297,00 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 632,78 (13º ao 24º mês do curso)
Outros Polos
- Ano 1 R$ 271,94 (1º ao 12º mês do curso)
- Ano 2 R$ 548,50 (13º ao 24º mês do curso)
*Sujeito a reajuste anual
Perguntas frequentes
Ainda tem alguma dúvida?
Tire todas no nosso FAQ ou entre em contato conosco. Nós estamos sempre prontos para tirar suas dúvidas, ouvir suas solicitações e fornecer a informação que você procura.
Formas de ingresso
Ingressar no EAD PUCPR garante novas possibilidades para o seu futuro. Essa é uma das escolhas das quais a PUCPR não abre mão. Temos o compromisso com aqueles que sonham e apostamos na educação porque ela produz novas histórias, transforma pessoas e contribui com uma sociedade cada vez mais colaborativa.




