Atualmente, é quase impossível nunca ter ouvido falar do trabalho home office. Essa tendência vem crescendo em todo o mundo, sendo implementada por cada vez mais empresas e profissionais autônomos. 

A pandemia da Covid-19 tornou ainda mais comum esse modelo de trabalho. Com o vírus e as orientações de distanciamento social, milhares de pessoas deixaram os escritórios e passaram a trabalhar de casa. 

Assim como oferece muitas vantagens, o home office também é muito desafiador. Afinal, estar no ambiente doméstico exige muita organização e disciplina. 

Neste artigo, falaremos mais sobre o trabalho home office, explicando como funciona, as vantagens e desvantagens e as profissões que trabalham nesse modelo.

Fique conosco e descubra tudo sobre o home office. 

Confira: 
O que é home office?
Como funciona o trabalho home office?
O que é preciso para trabalhar em home office?
Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar em home office?
Quais profissões permitem trabalhar em home office?
Como é o salário de quem trabalha home office?
Conclusão 

 

trabalho-home-office - mulher trabalhando e gato na janela

O que é home office?

Traduzindo para o português, home office significa escritório em casa

Assim como o termo sugere, home office é exatamente ter uma estrutura de trabalho no ambiente doméstico, local onde todas as suas atividades profissionais são realizadas.  

Trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho são algumas variações do home office. Afinal, muitos profissionais optam por trabalhar em outros lugares, como espaços de coworking, cafeterias e hotéis, além de sua moradia.  

Esse modelo de trabalho é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos, tanto por parte dos candidatos quanto dos empregadores. 

Afinal, o home office oferece benefícios para ambas as partes.

A gigante de tecnologia Dell é uma das que vem colhendo bons frutos do trabalho remoto. De acordo com a empresa, foi possível economizar 12 milhões de dólares com a adoção do trabalho a distância na empresa. 

Além disso, com organização, disciplina e responsabilidade, os funcionários também têm resultados positivos ao começar a trabalhar fora do ambiente da empresa. 

Esses profissionais têm um aumento da produtividade e mais autonomia para gerir suas demandas, além de contar com o conforto de casa.

Como funciona o trabalho home office?

Mesmo que seja mais comum encontrar profissionais autônomos trabalhando em home office, trabalhadores de todas as áreas podem usufruir desse modelo de trabalho. 

O home office pode ser adaptado tanto à rotina daqueles que trabalham sob regime de CLT quanto àqueles que atuam como freelancers.  

O artigo 75-B da CLT define o teletrabalho (que engloba o home office) como a prestação de serviços realizada fora das dependências da empresa. 

Nesse caso, o funcionário presta serviços de carteira assinada, mas sem a exigência de estar presencialmente nas dependências da empresa. 

Nesse regime de trabalho, é responsabilidade da empresa prover os equipamentos e a infraestrutura necessários para o exercício das funções fora do ambiente da empresa. 

Além disso, não é por estar em casa que o funcionário faz suas próprias regras. É comum que esses profissionais tenham que bater ponto virtual e cumprir os horários estipulados pela empresa. 

Em home office, os profissionais com carteira assinada também têm direito aos mesmos benefícios, como férias e 13º salário. 

Já para os profissionais freelancers, a dinâmica é diferente. Esses profissionais não possuem vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa. 

Desse modo, o profissional costuma atender mais de um cliente, adequando suas tarefas e sua rotina de trabalho conforme sua vontade. 

Nesse modelo de trabalho, o profissional é responsável pela sua infraestrutura e ferramentas de trabalho, sendo sua responsabilidade garantir um ambiente adequado. 

Além disso, esses profissionais têm mais autonomia e flexibilidade para fazer seus horários e organizar sua rotina. 

Em resumo, tanto profissionais com carteira assinada quanto freelancers podem usufruir do home office. Contudo, cada um terá uma dinâmica de trabalho diferente. 

O que é preciso para trabalhar em home office?

o-que-precisa-para-trabalhar-homo-office - mesa de trabalho com notebook, xícara de café e celular carregando

Para trabalhar em casa, é preciso de uma série de competências e estruturas para garantir a produtividade e o conforto do colaborador. 

Abaixo, explicamos mais sobre o que é preciso para trabalhar em home office. Confira:

Estrutura

Para começar a trabalhar remotamente, é preciso contar com uma estrutura adequada, com todos os equipamentos necessários para exercer sua função. 

Além disso, é essencial ter um espaço tranquilo e bem iluminado em casa para utilizar no horário de trabalho. Procure por um local que ofereça conforto e esteja distante de distrações. 

Depois de encontrar um lugar adequado, certifique-se de ter toda estrutura necessária para trabalhar. 

Abaixo, selecionamos alguns itens essenciais:

Cadeira confortável: Para preservar a saúde e garantir uma boa postura, é indispensável ter uma cadeira confortável. Afinal, você passará horas sentado nela e pode desenvolver algum problema ao usar um produto inadequado. 

Computador: Atualmente, quase todos os profissionais precisam de computador para exercerem suas funções. Dessa forma, é necessário ter um computador ou notebook com configurações adequadas para exercer um bom trabalho remoto. Além disso, alguns profissionais podem precisar de softwares ou programas específicos. Certifique-se de ter todo o necessário antes de começar no home office.  

Mesa: A mesa é indispensável para quem faz home office. Afinal, é ela que dá suporte aos equipamentos e demais itens necessários para o trabalho. Invista em uma mesa espaçosa e com gavetas, que permitirá guardar documentos ou outros itens importantes de trabalho. 

Competências

Além de uma estrutura adequada, o home office também exige algumas competências dos profissionais. Abaixo, elencamos as principais:

  • Organização

Trabalhar presencialmente em uma empresa também exige organização, mas no home office essa característica é ainda mais importante. 

Os profissionais que trabalham em home office costumam ter mais autonomia em relação às suas demandas, o que torna indispensável ter uma rotina de trabalho bem organizada, dinâmica e equilibrada. 

É essencial que esses profissionais saibam hierarquizar suas demandas, buscando atingir os melhores resultados e garantir a qualidade do trabalho. 

  • Responsabilidade

Os profissionais que trabalham em home office precisam ter um forte senso de responsabilidade. Afinal, ao trabalhar em casa, não haverá ninguém lhes cobrando diariamente sobre horários ou entregas. 

Dessa forma, é essencial que esses profissionais arquem com suas funções com responsabilidade. 

Caso contrário, é bem possível que sua produtividade caia e consequências negativas possam afetá-lo. 

  • Disciplina

Trabalhar em casa oferece uma série de vantagens, mas também muitas distrações. 

Celular, televisão e até mesmo filhos são fatores que podem roubar a atenção dos trabalhadores em home office. 

Nesse caso, é essencial ter muita disciplina para cumprir corretamente seus horários e suas entregas, buscando evitar todas as tentações que a casa oferece. 

No começo, pode ser difícil ter total disciplina, sendo que alguns deslizes podem acontecer. 

O mais importante é manter uma rotina. Assim, o trabalho em casa vai se tornar cada vez mais comum e familiar. 

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar em home office?

Trabalhar em casa parece maravilhoso, não é mesmo? Contudo, como qualquer modelo de trabalho, existem diversas vantagens e desvantagens no home office. 

A qualidade de vida é um dos principais pontos positivos do home office,  sobretudo para quem mora distante do escritório físico. 

Ao trabalhar em casa, não é preciso se deslocar diariamente e enfrentar o trânsito das cidades, o que economiza muito tempo e garante menos estresse. 

Além disso, algumas empresas oferecem rotinas mais flexíveis em home office. Nesse caso, o trabalho remoto permite que os colaboradores adaptem seu dia a dia e façam tarefas que antes não poderiam ser realizadas no ambiente presencial.  

Sobre as desvantagens, a falta de interação social, o risco da sobrecarga de trabalho e a dificuldade de definir horários são alguns dos principais problemas do home office. 

A falta de um espaço ideal para trabalhar, com mesa, cadeira e iluminação adequada, também pode ser outro ponto negativo do trabalho remoto. 

Ou seja, existem diversos prós e contras do home office. Cabe a cada profissional pensar e identificar se esse é ou não o melhor modelo de trabalho.

ead pucpr

Quais profissões permitem trabalhar em home office?  

Atualmente, quase todas as profissões permitem que os profissionais atuem em home office. 

Até médicos, profissionais que dificilmente imaginaríamos longe dos hospitais, têm a possibilidade de trabalhar em casa com a telemedicina

Apesar disso, existem algumas profissões em que esse modelo de trabalho é mais comum e tem mais empresas que oferecem essa possibilidade aos seus funcionários. 

Profissões na área da tecnologia e da comunicação são as que encontramos mais profissionais trabalhando em home office. 

Abaixo, selecionamos alguns exemplos:

profissoes-home-office - mulher revisando material em casa

Como é o salário de quem trabalha home office?

Como não existe distinção entre uma função desempenhada presencialmente ou remotamente, o salário de quem trabalha em home office costuma ser o mesmo que o profissional teria trabalhando da forma tradicional. 

Ou seja, em home office ou presencialmente, o salário deve ser o mesmo

Além disso, pela CLT, a empresa também deve arcar com os custos que o colaborador passa a ter no regime remoto, como gastos excedentes com internet e luz, por exemplo. 

Essa situação pode fazer com que os salários dos profissionais em home office tenham um acréscimo para cobrir esses custos.  

Contudo, isso varia de empresa para empresa e deve ser acertado com o empregador.

Já para os profissionais freelancers, o salário vai variar de acordo com a quantidade de clientes com que estão trabalhando no mês.

Além disso, o preço final do serviço desses profissionais também vai considerar os custos com estrutura e equipamentos necessários para cumprir as entregas. 

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o trabalho home office, trazendo informações sobre seu funcionamento, as vantagens e desvantagens e as principais profissões que permitem trabalhar nesse modelo. 

Se você gosta de conferir conteúdos sobre mercado de trabalho, confira abaixo a seleção de textos do EAD PUCPR sobre o assunto:

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.