Tags: Ensino Superior

Se você sonha em ser aprovado em um concurso público, já deve estar ciente da importância de ter formação superior para concorrer a maioria deles.

O que talvez você ainda não saiba é que os tecnólogos são formações de nível superior válidas para concorrer aos principais concursos públicos do Brasil, incluindo da polícia civil e da federal.

A carreira de tecnólogo ainda gera muitas dúvidas entre os profissionais e estudantes, mas é a formação ideal para quem quer ingressar e se capacitar rapidamente para o mercado de trabalho.

Tem planos de prestar concurso público em breve? Conheça mais sobre os tecnólogos e saiba quais cursos fazer para alcançar o cargo dos seus sonhos. Neste artigo, falaremos mais sobre essa formação, fique conosco!

Aqui você vai ver:
Tecnólogo é Ensino Superior e pode ser usado em concursos
Como funciona um tecnólogo
Tecnólogos que você pode fazer para prestar concurso da polícia civil e federal
Outros tecnólogos do EAD PUCPR para começar sua carreira pública

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUCPR

Tecnólogo é Ensino Superior e pode ser usado em concursos

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os tecnólogos são cursos de nível superior, tendo a mesma validade de bacharelados e licenciaturas.

Dessa forma, o diploma de graduação tecnológica pode ser usado para participar de concursos públicos de nível superior e para ingressar em cursos de pós-graduação.

Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. E nos últimos anos, a procura aumentou.

O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do Censo da Educação Superior.

Ou seja, é uma formação que veio para ficar e tem se tornando uma opção para cada vez mais estudantes. Será que esse é o seu caso?

>>> Leia mais: 5 razões para você escolher um tecnólogo

Como funciona um tecnólogo

Tecnólogo pode fazer concurso - jovem no estudando em frente ao computador

O tecnólogo é uma formação voltada para um segmento específico do mercado de trabalho.

Por exemplo, se você se interessa pela área de Recursos Humanos (RH), em vez de cursar um bacharelado de quatro anos em Administração, você pode cursar um tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, tendo uma formação mais aprofundada e focada na área.

A estrutura dos cursos tecnológicos é similar às graduações tradicionais, como bacharelados e licenciaturas.

Assim como as outras modalidades, os tecnólogos também contam com uma grade curricular dividida por semestre, incluindo disciplinas obrigatórias e eletivas ao longo do curso.

A principal diferença está no tempo de duração dessa formação. Enquanto os bacharelados e licenciaturas têm em média de 4 a 5 anos de curso, os tecnólogos têm entre 2 e 3 anos de duração.

Isso acontece porque os bacharelados e licenciaturas abordam um currículo mais amplo e teórico.

Já nos tecnólogos, como mencionamos anteriormente, as matérias são mais voltadas e focadas nas necessidades do mercado de trabalho, o que faz esse tipo de graduação ser mais curta.

Além disso, muitos tecnólogos não exigem apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas isso varia de acordo com a instituição de ensino.

O único pré-requisito para cursar um tecnólogo é ter concluído o ensino médio. Ou seja, todos que possuem esse grau de escolaridade podem ingressar nessa formação.

>>> Leia mais: Como conseguir uma bolsa de estudos EAD

Tecnólogos que você pode fazer para prestar concurso da polícia civil e federal

Você já sabe que profissionais com diploma de tecnólogo podem concorrer a concursos públicos de nível superior, certo?

Mas e os concursos da polícia civil e federal? Será que qualquer tecnólogo é o suficiente para participar? Não, existem algumas especificidades.

Para a carreira na polícia civil e federal, o tecnólogo tem a sua participação liberada para concorrer em alguns cargos e vedada para outras funções. Para entender um pouco mais, confira abaixo como são distribuídos os cargos e suas exigências:

  • Delegado (a) da Polícia Federal: para atuar nessa função, é necessário ter cursado Direito e ter comprovação mínima de três anos de atividades jurídicas. Ou seja, a formação tecnológica não será suficiente nesse caso.
  • Perito Criminal, Agente da Polícia Civil e Federal, Escrivão Civil e Federal, Papiloscopista Civil e Federal: essas funções aceitam graduados em diferentes cursos de nível superior, incluindo profissionais formados em tecnólogos.

Confira a seguir uma lista de tecnólogos que você pode cursar para concorrer aos cargos citados acima:

Outros tecnólogos do EAD PUCPR para começar sua carreira pública

Tecnólogo pode fazer concurso - jovem segurando os livros em frente da faculdade

A carreira pública envolve uma série de áreas do conhecimento. Assim, existem diversas possibilidades de cursos tecnólogos que você pode cursar para concorrer em um concurso público.

Apresentamos abaixo outros tecnólogos do EAD PUCPR que podem ajudar a acelerar sua carreira pública, confira:

Ficou interessado em cursar um tecnólogo? Saiba que aqui no EAD PUCPR temos bolsas de estudos imperdíveis para você começar hoje mesmo seus estudos. Confira aqui mais informações!

ead pucpr

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Modelo de currículo para
conquistar a vaga dos sonhos:

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.