Tecnólogo pode fazer concurso, sim! Saiba quais cursos fazer

Postado em 12 de nov de 2022

Se você sonha em ser aprovado em um concurso público, já deve estar ciente da importância de ter formação superior para concorrer a maioria deles.

O que talvez você ainda não saiba é que não precisa apenas ter bacharelado ou licenciatura para concorrer. Isso porque tecnólogo pode fazer concurso, sim. Inclusive, pode concorrer aos principais concursos públicos do Brasil.

Quem se forma em um curso de tecnologia recebe um diploma de ensino superior, que pode ser usado para ingressar rapidamente para o mercado, além de participar de concursos públicos.

Tem planos de prestar concurso em breve? Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os cursos tecnólogos e quais você pode fazer para prestar os principais concursos do Brasil.

Como funciona o curso tecnólogo

O curso tecnólogo é uma formação superior similar às tradicionais, como bacharelados e licenciaturas. O principal diferencial é que o tecnólogo é mais curto.

De maneira geral, a faculdade tecnológica dura entre dois e três anos, e tem uma grade curricular mais técnica, focada na prática e não tanto na teoria.

Por conta dessa característica, os tecnólogos acabam atendendo um segmento específico do mercado, formando profissionais para atuações como esteticista e cientista de dados.

O único pré-requisito para cursar um tecnólogo é ter concluído o ensino médio. Ou seja, todos que possuem o grau médio de escolaridade podem ingressar nessa formação.

🔵 Leia também: Tem pressa? Conheça 8 cursos tecnólogos e comece estudar agora!

Tecnólogo pode fazer concurso?

Sim, podem!

Isso porque, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), os tecnólogos são cursos de nível superior e tem a mesma validade dos bacharelados e licenciaturas.

Dessa forma, o diploma de graduação tecnológica pode ser usado para participar de concursos públicos de nível superior e para ingressar em cursos de pós-graduação.

Quais cursos tecnólogos são aceitos em concursos?

Como são cursos superiores, é importante entender que praticamente todos os cursos tecnólogos são aceitos em concursos (veremos as exceções na próxima seção).

Por isso, confira abaixo uma listagem com as principais graduações tecnológicas do Brasil:

Todos esses são cursos de nível superior que atendem às principais áreas em demanda no país.

🔵 Leia também: Por que o tecnólogo EAD pode ser uma boa opção para sua carreira

Como saber se o concurso aceita tecnólogo?

Como você viu, as graduações tecnológicas são aceitas nos concursos públicos porque estes são cursos de nível superior. Ou seja, eles são faculdade.

Porém, existem algumas exceções.

Por exemplo, se um concurso para professor da rede pública é lançado, a exigência será que os candidatos tenham se formado em um curso de licenciatura. Então, quem se formou em um tecnólogo não poderia participar, assim como quem fez bacharelado.

Nesse sentido, não existe um concurso que barra tecnólogos apenas por serem tecnólogos, mas porque existem fatores que pedem por determinados tipos de formações.

Mas como descobrir qual concurso aceita tecnólogos? Lendo o edital!

Se um concurso público não aceitar o tecnólogo como tipo de formação para determinada vaga, o edital é quem vai informar sobre essa condição. Por isso, leia o edital para tirar a dúvida.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

Qual tecnólogo fazer para prestar concurso para a Polícia Civil e Federal?

Agora que você já sabe que os profissionais com diplomas de tecnólogo podem concorrer a concursos públicos de nível superior, vamos falar sobre as especificidades dos concursos para a Polícia Civil e Federal.

Nessa carreira, o tecnólogo tem a sua participação liberada para concorrer em alguns cargos e vedada para outras funções. Para entender um pouco mais, confira abaixo como são distribuídos os cargos e suas exigências:

• Delegado (a) da Polícia Federal: para atuar nessa função, é necessário ter cursado Direito e ter comprovação mínima de três anos de atividades jurídicas. Ou seja, a formação tecnológica não será suficiente nesse caso.
  • Perito Criminal, Agente da Polícia Civil e Federal, Escrivão Civil e Federal, Papiloscopista Civil e Federal: essas funções aceitam graduados em diferentes cursos de nível superior, incluindo profissionais formados em tecnólogos.

Confira a seguir uma lista de tecnólogos que você pode cursar para concorrer aos cargos citados acima:

Ficou interessado? Não deixe de conhecer melhor os cursos que citamos acima!