Você sabe quais são as qualidades profissionais indispensáveis para se destacar no mercado de trabalho?

Atualmente, o desemprego vem atingindo níveis recordes, especialmente pela retração econômica provocada pela pandemia da Covid-19. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,6%, o que representa 14 milhões de pessoas sem trabalho.

Nesse contexto, não basta apenas ser um profissional qualificado para se inserir e se destacar no mercado de trabalho, é preciso cada vez mais investir em habilidades interpessoais para conseguir se posicionar profissionalmente. 

Pensando nisso, o EAD PUCPR reuniu uma lista com as dez principais qualidades profissionais para se sobressair e alcançar os melhores cargos. 

Fique conosco e descubra quais são!

Confira:
1 - Boa comunicação interpessoal
2 - Trabalho em equipe
3 - Proatividade
4 - Inteligência emocional
5 - Perfil de liderança 
6 - Comprometimento e responsabilidade
7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento 
8 -  Habilidades de negociação
9  - Autoconhecimento
10 - Pensamento crítico
Conclusão

qualidades-profissionais - mulher sorridente cercada por colegas de trabalho

1 - Boa comunicação interpessoal

Você já trabalhou com um profissional que era muito bom no que fazia, mas não conseguia se comunicar de forma eficaz? Esse é um problema que muitos profissionais passam. 

Por melhor que um funcionário possa ser em sua função, é bem possível que se ele não souber se comunicar parte do seu potencial será inexplorado. 

Mesmo profissionais mais “solitários”, que não trabalham vinculados com outros colaboradores ou áreas da empresa, precisam ter uma boa comunicação interpessoal para se desenvolver e crescer profissionalmente. 

São raras as profissões que não dependem de relações interpessoais, portanto, saber se expressar é fundamental.

É importante pontuar que quando falamos de comunicação interpessoal não nos referimos apenas a ter uma boa oratória, mas também a escrever corretamente, evitar vícios de linguagem, ter a capacidade de ouvir, entre outras habilidades relacionadas. 

Além disso, também é interessante dar uma atenção à linguagem não verbal, que envolve boa postura, olhar confiante e outras nuances que fazem muita diferença no processo de comunicação.

2 - Trabalho em equipe 

Saber trabalhar em equipe é uma das qualidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho. 

Na atualidade, é muito comum que as empresas dividam seus colaboradores em times, buscando que os profissionais encontrem soluções de forma coletiva e trabalhem cada vez mais de maneira conjunta. 

O trabalho em equipe contribui para a criatividade e auxilia no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, além de reforçar valores como a confiança e estreitar os laços afetivos entre as pessoas. 

Em função disso, saber trabalhar em equipe vem se consolidando como uma característica essencial para os profissionais se destacarem no mercado de trabalho. 

Para quem está no início da carreira, especialmente, saber trabalhar bem em equipe certamente chamará a atenção dos seus superiores.

Portanto, desenvolver essa característica é indispensável para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. 

3 - Proatividade

Não importa qual seja sua área de atuação, ser proativo é uma qualidade imprescindível para todos os perfis de profissionais.  

As pessoas proativas são ativas, empreendedoras e enérgicas, estando sempre em busca de formas de trazer melhores resultados para a empresa, mesmo que isso não esteja diretamente relacionado à sua pauta. 

Esses profissionais estão sempre além das tarefas que lhe são passadas, tendo um olhar analítico e sistêmico para os processos da organização e sabendo o melhor momento para tomar uma atitude. 

A proatividade é uma característica essencial para se destacar no ambiente de trabalho, conquistar cargos mais altos e até mesmo melhores salários. 

Trabalhar essa habilidade certamente trará muitos benefícios para sua carreira!

qualidades-profissionais-  aperto de mãos entre duas pessoas

4 - Inteligência emocional

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que vem sendo cada vez mais empregado no mundo do trabalho. 

Esse termo se refere à capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, tendo disposição e equilíbrio para lidar da melhor forma com eles.

Essa habilidade permite que os profissionais tenham um bom rendimento mesmo trabalhando sob pressão e evita que os colaboradores passem por crises de estresse e ansiedade. 

Afinal, os profissionais que dominam a inteligência emocional são capazes lidar melhor com os sentimentos negativos que situações de pressão e estresse podem causar. 

Além de possibilitar uma vida muito mais feliz e saudável, os profissionais com inteligência emocional constroem um ambiente de trabalho muito mais produtivo, equilibrado e tranquilo. 

5 - Perfil de liderança 

Você sonha com uma promoção ou está pensando em pedir um aumento de salário? Saiba que ter um perfil de liderança pode aumentar muito suas chances de conquistar esses desejos. 

Um bom perfil de liderança é uma das características mais procuradas pelos gestores na atualidade. 

Um profissional com espírito de liderança sabe motivar e envolver a equipe, além de ter a capacidade de apontar e reconhecer as falhas do seu time, encontrando oportunidades para melhorar e se desenvolver. 

Esse tipo de profissional é um dos mais valorizados no mercado de trabalho, conquistando rapidamente cargos mais altos e reconhecimento profissional. 

6 - Comprometimento e responsabilidade

Podem parecer qualidades muito básicas, mas ter responsabilidade e comprometimento são os primeiros passos para se destacar profissionalmente. 

Ser comprometido com suas funções e compromissos é essencial para ter um bom desempenho e garantir bons resultados.

Ter responsabilidade, cumprindo prazos, trabalhando as horas previstas e esforçando-se para bater as metas da empresa, também é muito importante. 

Além disso, as empresas valorizam cada vez mais os funcionários que vestem a camisa da empresa e se entregam ao negócio, mostrando dedicação e orgulho de trabalhar naquele local. 

qualidades-profissionais - mulher com cabeça apoiada no queixo e sorridente

7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento 

Não importa em qual área do conhecimento você é formado, sempre existe espaço para se especializar e ampliar suas habilidades. 

Atualmente, o mercado de trabalho valoriza muito profissionais que buscam se capacitar através de cursos, principalmente de nível superior. 

A pós-graduação, por exemplo, vem deixando de ser um diferencial e tem se tornado um item indispensável no currículo.

Em 2019, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, levantamento realizado pela Catho Educação, mostrou que 70% das vagas estratégicas solicitavam profissionais com pós-graduação. 

Além disso, a pesquisa também apontou que pessoas com pós-graduação têm 47,2%  mais chance de receber salários mais altos do que aquelas que não têm a formação.

Ou seja, a pós-graduação é essencial para aqueles profissionais que buscam crescer e se desenvolver em sua profissão. 

Além da pós-graduação, cursos de idiomas também são muito valorizados pelas empresas. 

Afinal, dominar uma língua estrangeira pode ser um diferencial importante na hora de concorrer a uma vaga.

8 -  Habilidades de negociação

Ter habilidades de negociação não é uma característica importante somente para aqueles que trabalham diretamente com vendas. Saber negociar é essencial para o dia a dia de todos os profissionais. 

Aqueles que têm habilidades de negociação conseguem argumentar melhor em reuniões e tendem a sempre tentar chegar a um consenso na equipe.

Ou seja, é uma habilidade muito importante para se destacar profissionalmente e alavancar sua carreira. 

9  - Autoconhecimento

Autoconhecimento também é um termo usado pela psicologia.

Esse conceito é guiado pela complexa pergunta “Quem sou eu?”, abarcando todos os conhecimentos e percepções que um indivíduo tem sobre si mesmo.  

Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida, especialmente no aspecto profissional. 

Os colaboradores que dominam o autoconhecimento, entendem seus limites e conseguem identificar quais são seus pontos fortes e também onde existe espaço para melhorar. 

10 - Pensamento crítico

Ter pensamento crítico é outra habilidade muito valorizada no mercado de trabalho.

Essa habilidade pode ser definida como a capacidade analisar, aplicar, sintetizar informações que são reunidas por meio de observações, experiências, reflexões e trocas comunicativas.

Ter pensamento crítico possibilita que os profissionais pensem fora da caixa e tragam sugestões criativas e inovadores para o seu ambiente de trabalho, o que é indispensável para o crescimento de qualquer instituição.

Ou seja, essa é mais uma habilidade que pode trazer muitos benefícios para os profissionais que desejam alavancar sua carreira. 

Conclusão 

Neste artigo, falamos sobre as qualidades profissionais mais requisitadas no mercado de trabalho na atualidade.

Além de profissionais qualificados e com uma formação consistente, as empresas têm valorizado e dado cada vez mais atenção para as habilidades interpessoais de seus colaboradores.   

Abaixo, retomamos as dez principais qualidades apresentadas no texto:

1 - Boa comunicação interpessoal

2 - Trabalho em equipe 

3 - Proatividade

4 - Inteligência emocional

5 - Perfil de liderança 

6 - Comprometimento e responsabilidade

7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento 

8 -  Habilidades de negociação

Se você gosta de conteúdos sobre o mercado de trabalho, confira a seleção de textos a seguir:

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.