Está cada vez mais difícil se destacar no mercado de trabalho atual, não é mesmo? 

Todos os anos, milhares de estudantes alcançam o diploma e se deparam com um mercado de trabalho cada vez mais restrito e concorrido. 

A recessão econômica e os efeitos da pandemia da Covid-19 elevaram o índice de desemprego no Brasil – e até mesmo profissionais seniores estão encontrando dificuldades para se sobressair nesse cenário. 

Se você está prestes a se formar e pouco otimista, respire fundo e continue neste artigo! 

Não existe nenhuma fórmula mágica ou conjunto de regras que garantam oportunidades de emprego para nenhum profissional. 

Contudo, reconhecer certas tendências pode ajudá-lo a traçar um caminho em direção a carreira dos seus sonhos. 

O profissional em T é um dos perfis de colaboradores em maior destaque na atualidade, reunindo habilidades específicas e multidisciplinares. Quer saber como se tornar um? 

Neste artigo, explicamos mais sobre a carreira em T e por que esse perfil profissional está em destaque no mercado de trabalho. 

Confira:
O que é um profissional em T 
As habilidades do profissional em T 
As vantagens de ter um perfil T 
Como se tornar um profissional em T 
Conclusão

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUCPR

O que é um profissional em T 

Nos últimos anos de curso ou ao se formar, é muito comum ficar um pouco confuso quanto aos rumos da carreira

Será que vale mais a pena saber um pouco de tudo da minha profissão? Ou devo me aprofundar em algum nicho? As empresas preferem profissionais mais especializados ou generalistas? Quais são meus próximos passos? 

Esses são alguns dos questionamentos que surgem nessa fase. Não existe uma única resposta para essas perguntas. 

No entanto, há um perfil profissional que tem chamado atenção de um número grande de instituições, tendo tudo para se consolidar como um dos principais no mercado de trabalho do futuro. Estamos falando do profissional em T!  

O termo vem do inglês – t-shaped professional – e é utilizado para se referir a um conjunto de habilidades que privilegia tanto os conhecimentos generalistas quanto específicos. 

Ou seja, o profissional em T é um perfil especialista e multidisciplinar ao mesmo tempo.

O “T” de profissional T não é à toa. Ele diz respeito à forma com que se dão as habilidades nesse perfil. 

Como na letra, aqui também há uma linha horizontal em que se junta uma vertical. A horizontal simboliza a gama de conhecimentos, e a vertical, a profundidade em uma área.

Esse profissional possui uma camada horizontal recheada de competências e habilidades que o tornam capaz de compreender diversas disciplinas dentro de sua área (mesmo que ele não se aprofunde em todas elas). E uma camada vertical, onde se encontram as competências mais profundas, que de fato entregam seu tipo de especialidade.

Exemplo de profissional em T

Ainda está um pouco abstrato? Vamos a um exemplo:

Julia é formada em marketing digital. No eixo horizontal, estão as competências mais generalistas da profissão, como os conhecimentos web analytics, tráfego pago, e-mail marketing, branding e marketing de conteúdo. 

Por mais que ela não tenha um conhecimento aprofundado sobre cada uma dessas habilidades, esse conjunto de competências gerais é muito valorizado, pois permite que Julia compreenda todos os processos e etapas relacionadas à área.

No eixo vertical, estão as competências específicas de Júlia, ou seja, aquilo que ela é especializada. A especialidade de Júlia poderia ser SEO, por exemplo. 

Assim, ela poderia ter um conhecimento aprofundado em SEO (sua especialidade) e ter um conhecimento superficial/intermediário (prático) em todas as demais. Isso é ser um profissional em T. 

Ser um profissional em T é uma forma de se preparar para qualquer tipo de seleção. Afinal, você terá condições de concorrer tanto a vagas mais generalistas em seu campo de atuação quanto àquelas que envolvem a sua especialidade. 

E é por isso que esse perfil profissional está tão em alta no mercado de trabalho.

profissional em t - mulher de braços cruzados sorridente em escritório, em segundo plano, colegas de trabalho conversando

Outros perfis profissionais além do T

Além do perfil em T, existem outros dois perfis de profissionais – I e X. Conheça mais sobre eles a seguir:

Profissional I

Assim como a carreira em T, o profissional em I também tem um significado ligado ao formato da letra que lhe dá nome.

Ter habilidades em formato I significa ter conhecimento profundo e experiência compreensiva em uma única área.  

Ou seja, o foco do aprendizado do profissional em I está conectado ao seu campo de especialização.

Profissional X

O profissional em  X é um perfil muito procurado para posições de liderança. 

Costuma ser alguém que conquistou reputação como um T, mas que combina conhecimento profundo com a capacidade de liderar uma equipe diversificada para alcançar um objetivo comum.

As habilidades do profissional em T 

Mesmo sabendo que o profissional T precisa ter como foco conhecimentos e habilidades dentro de sua área, não esqueça que também é importante trabalhar habilidades comportamentais, as chamadas soft skills

Além do conhecimento técnico e prático da profissão, ter habilidades interpessoais que permitam trabalhar em equipe e tomar decisões de forma estratégica é essencial para se consolidar como um bom profissional em T.  

Abaixo, apresentamos as principais habilidades que um profissional em T deve desenvolver:

  • Bom relacionamento interpessoal
  • Boa capacidade de comunicação
  • Capacidade de colaboração e proatividade 
  • Flexibilidade

As vantagens de ter um perfil T 

Investir em um perfil em T pode ser uma ótima aposta para quem está no começo de sua vida profissional ou precisa mudar os rumos de sua carreira. 

Abaixo, trazemos alguns dos principais benefícios:

Perfil mais equilibrado e competitivo

Uma das principais vantagens do profissional em T é contar com os benefícios de ser especialista e generalista. 

Isso possibilita que o profissional transite por diversos perfis de empresas e esteja apto para assumir tanto vagas mais ligadas a uma especialidade da área quanto as mais gerais. 

Ou seja, você não só aumenta a gama de possibilidades de trabalho, como sua atratividade para as empresas

Mesmo nas vagas mais específicas, é sempre uma vantagem ter a capacidade de ver e compreender o cenário maior.

Capacidade de colaboração 

Com conhecimentos extensos sobre várias áreas, mesmo atuando em uma posição de especialista, o profissional tem mais insumos para colaborar com outros.

Além da capacidade de compreensão de outros pontos que possam surgir do trabalho conjunto, o profissional em T também pode ter mais facilidade em ser criativo, já que vê além do seu escopo principal.

profissional em t - duas colegas de trabalho conversando

Como se tornar um profissional em T 

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: afinal, como eu me torno um profissional em T?

Primeiro, é importante ressaltarmos: não existe nenhum manual para a carreira em T. 

Cada profissional deve trilhar o seu próprio caminho e identificar quais conhecimentos gerais e específicos são indispensáveis de acordo com as suas preferências e percepções do mercado.   

Cada área vai demandar uma gama de conhecimentos gerais e específicos diferentes, sendo praticamente impossível determinar qual trajeto cada profissional deve seguir. 

Contudo, trazemos algumas dicas que podem ajudá-lo a traçar os próximos passos para sua carreira. Confira:

Experimente 

Se você ainda não sentiu um “click” sobre algo que queira dominar, o melhor é dar uma chance para várias áreas que possam despertar seu interesse. 

Isso inclui fazer um levantamento de campos de atuação, tarefas, novas tecnologias e métodos que fazem parte do universo do segmento escolhido. 

Esse movimento também possibilitará que você conheça mais sobre as diferentes áreas de sua profissão, consolidando seus conhecimentos gerais e encontrando seu foco de atuação.  

Não pare de aprender e se atualizar

Profissionais T não se acomodam com o tempo. Sendo assim, é essencial, mesmo depois de terminar sua graduação ou pós, continuar estudando e se atualizando sobre sua profissão. 

Além de continuar aprendendo, você deve inclusive criar o hábito de desafiar suas próprias ideias e convicções. Leia tudo o que você puder sobre seu campo de interesse, mas leia também a perspectiva de várias áreas sobre o mesmo tema. 

Para desenvolver o perfil de profissional em T, você precisa fazer desse interesse um hábito. Incluí-lo na sua rotina, no seu planejamento, nos seus pensamentos diários. 

Essa sede por conhecimento é essencial adquirir uma boa gama de conhecimentos generalistas e específicos.  

Converse com profissionais da área

Outra dica valiosa é trocar experiências e percepções com outros profissionais da sua área. 

Aqueles que já atuam no mercado de trabalho podem dar uma visão melhor sobre quais são as principais competências e habilidades buscadas pelas organizações em seu segmento. 

Tudo isso contribuirá para que você se torne um excelente profissional e para que conquiste as vagas de emprego dos seus sonhos. 

Conclusão

Neste artigo, explicamos o que é um profissional em T e quais principais vantagens de investir nesse perfil para sua carreira:

Se você gostou desse artigo, leia também:

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Nova call to action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.