Como ter mais proatividade no trabalho?

Postado em 8 de set de 2023
Loading...

Muito se fala em proatividade no trabalho, mas como colocar esse conceito em prática?

Não é segredo que a proatividade é uma das soft skills mais desejadas e buscadas pelas empresas. Por isso, quanto maior a proatividade de um profissional, maiores as chances de crescimento dentro da empresa, em qualquer setor.

Apesar de o mercado valorizar essa qualidade, o significado de ser uma pessoa que tem proatividade no trabalho ainda é um pouco obscuro. Neste artigo, você vai entender o que isso significa e como se tornar mais proativo no ambiente corporativo.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que significa proatividade?

Proatividade é conhecida como a capacidade de se antecipar às situações e agir de antemão.

O conceito passou a ser difundido na década de 1930 pelo psiquiatra e psicólogo austríaco, Victor Frankl, após uma série de estudos comportamentais.

O resultado foi que, sendo uma pessoa proativa, é possível tomar decisões de forma mais calma e sábia, fazendo a diferença no contexto geral. Uma pessoa proativa consegue antecipar mudanças e se adaptar a elas ou perceber futuros problemas e encontrar as soluções para eles.

Como a proatividade aparece no trabalho

Em um ambiente empresarial concorrido, como é o atual, é fundamental que decisões sejam tomadas com rapidez e assertividade.

É aí que entra a proatividade, uma vez que o profissional que se antecipa aos problemas e já pensa em soluções tem maior chance de acerto na tomada de uma decisão importante do que alguém que não trabalhe dessa forma.

Essas pessoas percebem, planejam e fazem antes que alguém peça, elas tomam a iniciativa dentro do time. Por isso, as empresas estão cada dia mais em busca de equipes proativas.

Pessoa reativa X Pessoa proativa

De modo geral, existem dois tipos de comportamento no mercado: o reativo e o proativo.

No reativo, a pessoa espera algo acontecer para tomar uma decisão. Por exemplo, ela espera receber uma ordem, espera surgir um problema e espera ser forçada a agir.

Do outro lado, no proativo, a pessoa age como descrevemos acima, percebendo tendências e agindo antes que alguém peça ou o problema se agrave.

Ao contrário do que pode parecer, é possível ser uma pessoa reativa e proativa ao mesmo tempo. Isso porque, por exemplo, é possível ser reativo nas funções desempenhadas no trabalho, mas proativo no ambiente doméstico.

Para identificar, é preciso ter bastante autoconhecimento.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

As principais características de uma pessoa proativa

Proatividade não tem necessariamente a ver com talento ou dom.

Ela pode ser desenvolvida e incorporada por todos nós. Porém, para que isso aconteça, é necessário que a pessoa tenha ou desenvolva algumas características. Veja abaixo alguns dos principais traços de uma pessoa proativa:

  • Autoconhecimento: pessoas proativas conhecem bem suas características, identificando os pontos fortes e buscando aprimorar as fraquezas.
  • Busca pela assertividade: tornam a comunicação clara a ponto de conseguir convencer através de ideias bem fundamentadas, apresentando a melhor solução para um problema que pode acontecer.
  • São criativas: as pessoas proativas sempre tentam trazer pelo menos uma solução para cada problema que apareça. Caso não surte o efeito esperado, tentam outras maneiras para obter o resultado.
  • São focadas: no ambiente de trabalho, um profissional proativo mantém o foco no essencial, evitando se envolver com assuntos periféricos, como fofocas e assuntos que fujam do trabalho. Se o local não é inspirador, toma as atitudes necessárias para que a sua produtividade seja a maior possível.
  • São responsáveis: as pessoas proativas assumem para si as responsabilidades do que é proposto e se comprometem com as entregas, sem culpar o ambiente externo por algum eventual erro, e, quando as falhas acontecem, buscam a correção identificando o que aconteceu para que não se repita.
  • Possuem autocontrole: o controle das emoções talvez seja uma das principais características de uma pessoa proativa. Usar a razão ao invés de reagir de maneira agressiva num momento de estresse é uma habilidade indispensável.
  • Visão do futuro: alguém proativo está sempre com os pés no presente, mas com uma parte do cérebro já vislumbrando o futuro e as possibilidades que ele oferece. Isso vale para planos e projetos, mas também para a antecipação de problemas e resolução deles.

 

 

 

Como ter mais proatividade no trabalho

Assim como qualquer habilidade, a proatividade pode ser treinada dia após dia. Veja, abaixo, uma lista de práticas que podem ajudar no processo de se tornar mais proativo no trabalho:

1. Autoconhecimento

Como você viu, para saber a melhor forma de colocar a proatividade em prática na sua vida, é ideal que você tenha o mínimo de conhecimento sobre si mesmo.

Para começar a se entender, pratique a auto-observação durante períodos do seu dia. É natural estar sempre em um estado mais automático e tomar decisões sem pensar muito a fundo.

Procure de forma mais calma entender os seus processos decisórios. Se enfrentar uma situação em que precise tomar uma decisão, entenda a fundo suas motivações.

2. Pense a curto, médio e longo prazo

Depois de se conhecer, comece a treinar seu pensamento para ver os próximos passos. Pensar a curto, médio e longo prazo abre espaço para perceber novas oportunidades.

Pensar no amanhã e nos próximos meses permite que você antecipe erros, pense em novos projetos e anteveja resultados. Com essas informações, é possível encontrar a melhor maneira de agir antes de receber qualquer ordem.

Assim, você também consegue sair de uma posição reativa para uma posição mais proativa.

3. Busque conhecer o ambiente em que você está

Da mesma forma que é importante praticar a auto-observação, é preciso conhecer o ambiente em que você está, entender o suficiente sobre a cultura da empresa para ter uma ideia sobre como definir os limites externos.

Isso significa descobrir em quais situações há espaço para a proatividade no trabalho, sugestões de projetos e mudanças, tomada de decisões e realização de novas atividades. Com isso, você tem uma ideia de até que ponto pode contar com os colegas na sua jornada.

4. Não deixe o medo desanimar você

É totalmente normal ficar com medo após antever situações, identificar oportunidades e tomar uma decisão. O medo sempre vai existir em situações de novidade, principalmente na tomada de decisões. Afinal, sair da zona de conforto é assustador.

Mas não deixe o medo te desanimar de tomar uma atitude, sempre mantenha em mente que é uma emoção normal. Ele vai estar presente nos momentos mais importantes da nossa vida, o importante é não deixar ele nos travar.

5. Seja essencialista

Ser essencialista é considerado um desafio para muita gente no mercado de trabalho – por vezes até na vida pessoal. Mas o que é ser de fato essencialista? Esse conceito se traduz em eliminar excessos e manter apenas aquilo que é essencial para completar um trabalho.

Seja na carreira ou na vida, há momentos que sempre pecamos por manter e acumular mais que o necessário. Afinal, sempre achamos que vamos precisar daquilo no futuro. Porém, esse acúmulo pode ser nocivo, pois nos impede de ver e manter o que é de fato essencial.

Então, o desafio principal é ser essencialista com aquilo que queremos para conseguir chegar nos melhores resultados possíveis com clareza e sabedoria.

6. Saiba até onde você pode ir

Existem limites para a proatividade no ambiente profissional, na empresa ou no mercado de trabalho? Essa resposta é bastante relativa em cada caso, em cada empresa e em cada situação.

O limite sempre pode esbarrar no seu escopo. Por exemplo, você pode não ser muito bem recebido caso deseje sugerir um projeto para um setor diferente do seu.

Também é interessante observar se a equipe não se sente ofendida caso você tome a liderança em alguma situação específica. Na grande maioria das vezes, eles se sentirão inspirados, mas é importante entender o ambiente em que você se encontra.

Por isso, uma dose de olhar atento é o ideal nesses casos.

Entender até onde você pode ir, pedir e receber feedbacks é uma boa forma de lidar. Sempre esteja aberto a isso e busque agir de forma madura caso receba um feedback negativo.

E então, o que você achou dessas dicas? Deixe aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!