Com o passar dos anos, tivemos que incorporar cada vez mais hábitos à nossa rotina e ao comportamento, não é mesmo? Seja um novo estudo, atividade física ou até uma mudança de atitude no trabalho, a verdade é que estamos em constante mudança.

E no ambiente das empresas, uma característica que ganha espaço a cada dia é a proatividade. Essa expressão se popularizou nos últimos tempos e muito provavelmente você já deve ter ouvido, não é mesmo?

Mas você sabe realmente o que é proatividade? Se ainda não, descubra no texto a seguir.

ead pucpr

O que é ser uma pessoa proativa?

De acordo com o dicionário, a pessoa proativa é aquela que se antecipa a futuras mudanças ou problemas, buscando soluções.

O conceito passou a ser difundido na década de 1930 pelo psiquiatra e psicólogo austríaco Victor Frankl, após uma série de estudos comportamentais.

Em outras palavras, quando a pessoa incorpora a proatividade à sua rotina, reduz as chances de complicações maiores no futuro, resolvendo os problemas com antecedência ou até mesmo evitando-os.

>>> Leia também: as hard skills e soft skills mais procuradas pelas empresas

Proatividade no trabalho?

Em um ambiente empresarial concorrido como é o atual, é fundamental que decisões sejam tomadas com rapidez e assertividade.

É aí que entra a proatividade, uma vez que o profissional que se antecipa aos problemas e já pensa em soluções tem maior chance de acerto na tomada de uma decisão importante do que alguém que não trabalhe dessa forma.

Por isso que as empresas estão cada dia mais em busca de equipes proativas. Segundo Rafael Carvalho, do site Edools, a proatividade é uma das cinco habilidades que seis em cada dez empregadores buscam nos profissionais, durante as entrevistas de emprego. 

Quais as principais características de uma pessoa proativa?

Proatividade não tem necessariamente a ver com talento ou dom, e pode ser incorporada por todos nós, mas para que isso aconteça, é necessário que a pessoa tenha ou desenvolva algumas características, que, de acordo com o site Psicologia-Online, são as seguintes:

1 – Autoconhecimento: pessoas proativas conhecem bem suas características, identificando os pontos fortes e buscando aprimorar as fraquezas.

2 – Busca pela assertividade: tornam a comunicação clara a ponto de conseguir convencer através de ideias bem fundamentadas, apresentando a melhor solução para um problema que pode acontecer.

3 – São criativas: as pessoas proativas sempre tentam trazer pelo menos uma solução para cada problema que apareça. Caso não surte o efeito esperado, tentam outras maneiras para obter o resultado.

4 – São focadas: no ambiente de trabalho, um profissional proativo mantém o foco no essencial, evitando se envolver com assuntos periféricos, como fofocas e assuntos que fujam do trabalho. Se o local não é inspirador, toma as atitudes necessárias para que a sua produtividade seja a maior possível.

5 – São responsáveis: as pessoas proativas assumem para si as responsabilidades do que é proposto e se comprometem com as entregas, sem culpar o ambiente externo por algum eventual erro, e, quando as falhas acontecem, buscam a correção identificando o que aconteceu para que não se repita.

6 – Possuem autocontrole: o controle das emoções talvez seja uma das principais características de uma pessoa proativa. Usar a razão ao invés de reagir de maneira agressiva num momento de estresse é uma habilidade indispensável.

7 – Visão do futuro: alguém proativo está sempre com os pés no presente, mas com uma parte do cérebro já vislumbrando o futuro e as possibilidades que ele oferece. Isso vale para planos e projetos, mas também para a antecipação de problemas e resolução deles.

proatividade na rotina pessoal homem pensativo

Proatividade na rotina pessoal

Embora a proatividade seja muito desejada no ambiente corporativo, é altamente recomendável que ela também seja incorporada no cotidiano, na vida pessoal.

Afinal de contas, uma pessoa que se antecipa aos problemas, tem autocontrole, foco, criatividade e autoconhecimento possui grandes chances de desenvolver a tão desejada qualidade de vida.

Se você ainda não reúne essas características, não desanime, pois tornar-se proativo é um processo contínuo de melhoria.

Como ser proativo no ambiente de trabalho?

As características necessárias para a proatividade podem e devem ser exercitadas diariamente para que sejam efetivas.

Um primeiro passo é identificar aquilo que é essencial em suas atividades dentro da empresa. Após, sugere-se que mantenha o foco para que os afazeres sejam todos realizados, e, caso exista um indicativo de problema futuro, já pensar nas alternativas para solucioná-lo, evitando ou minimizando prejuízos.

Outra dica é dominar todo o funcionamento do que você faz. Isso permite assumir as responsabilidades e fazer ajustes em processos que não saíram conforme o desejado.

Manter a cabeça aberta para novas possibilidades também é uma atitude proativa, uma vez que ideias frescas e inovadoras podem impactar no resultado da empresa e por consequência, podem fazer o profissional crescer, tendo como resultado até mesmo promoções dentro da companhia.

Um conselho não menos importante é evitar assuntos paralelos, que consumam sua atenção e tirem o foco, como fofocas, por exemplo.

Outras formas de usar a proatividade

Nos Estudos

O conceito de proatividade também pode ser usado nos estudos e se reflete em ótimos resultados.

Digamos que você está diante de uma série de conteúdos e mantém o foco no aprendizado, fica mais fácil de aprender e entender quais as dificuldades que vierem a aparecer. Logo, a busca por respostas será mais assertiva. Entendeu?

Isso diminuirá a carga de estresse de fim de semestre, por exemplo. Pessoas proativas também costumam ser organizadas, e se você se enquadra nesse perfil, talvez seja uma boa criar um cronograma, que permita ter ótimos resultados na faculdade, mantendo a produtividade no trabalho e aproveitando a família.

Existe uma série de aplicativos gratuitos que ajudam a manter o foco e organização nas tarefas.

Na vida financeira

Alguém proativo tem como trunfo a inteligência emocional e o uso da racionalidade. Isso evita gastos desnecessários, aqueles que cometemos por impulso.

A proatividade também colabora no planejamento financeiro e ajuda a evitar endividamentos indesejados.

Tendo o foco no consumo do que é essencial, ainda é possível que a pessoa proativa consiga juntar dinheiro para fazer uma grande compra à vista, por exemplo, e obter desconto.

proatividade-equipe mulheres no ambiente de trabalho

Dicas para ser uma pessoa proativa

- Antecipe os problemas: lembra do conceito de proatividade, que falamos no início do texto? Pois bem, tente se antecipar aos problemas, evitando que eles se tornem grandes e irreversíveis. Ao menor sinal de que algo dará errado, pense em alternativas para evitar o pior. É o famoso “cortar o mal pela raiz”, como diz o ditado.

- Seja determinado: pessoas proativas têm como característica a persistência. Então, quando os problemas surgirem, tente resolvê-los ao invés de simplesmente desistir do seu objetivo.

- Coloque em prática: teve uma ideia boa, que vai impactar na sua vida profissional, pessoal ou financeira? Coloque-a em prática. O primeiro passo pode ser o mais difícil, mas é melhor ir em frente do que se arrepender de não ter feito e pensar no resultado que teria aquela ideia que não foi adiante.

- Mantenha o foco: quantas vezes você já leu aqui neste artigo sobre manter o foco? Pois essa é uma peça-chave para que uma pessoa proativa tenha sucesso nas atitudes. Já reparou que muitas vezes, perdemos tempo com coisas que não contribuem em nada para nossa evolução. Uma pessoa focada está mais próxima de ter sucesso do que alguém que dispersa a atenção ao mínimo sinal.

Como a PUCPR pode te ajudar a ser uma pessoa mais proativa?

Uma boa maneira de incorporar boas práticas proativas e melhorar como pessoa e profissional é ingressar numa faculdade.

E se você já trabalha e acha que não tem tempo de estudar, talvez um curso superior EAD seja uma ótima alternativa.

Isso porque as aulas online podem ser feitas de acordo com a rotina do aluno, sendo necessário apenas ter acesso à internet.

Dentre os cursos oferecidos, estão Administração, Ciências Contábeis, Letras, Pedagogia e Gestão Financeira.

No entanto, quem não tem tempo de ir à universidade diariamente, mas gostaria de ter uma rotina em sala de aula, pode fazer um curso semipresencial.

Nestes casos, as aulas teóricas são a distância e as disciplinas práticas são presenciais, com encontros semanais, com a frequência variando de acordo com cada curso.

Na modalidade semipresencial, a PUCPR oferece graduações como Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação, Estética e Cosmética, Marketing 4.0, entre outras.

O diploma de uma graduação EAD ou semipresencial tem a mesma validade de um diploma presencial.

Conclusão

A proatividade é uma característica mais forte em algumas pessoas do que em outras, mas pode ser desenvolvida ao longo da vida.

Nessa busca por crescimento pessoal, é sempre bom agregar também conhecimento, uma boa formação.

A PUCPR é a maior instituição privada de ensino do Paraná e oferece o que há de melhor para quem deseja estar apto às necessidades do mercado de trabalho. Venha estudar conosco e dê início a uma trajetória de sucesso.

Saiba mais sobre nossos cursos, formas de ingresso e até mesmo bolsas de estudos.

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, ou, se preferir, compartilhe com os amigos e familiares nas redes sociais.

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.