Portador de diploma: o que é, como ingressar e vantagens

Postado em 11 de dez de 2020
Loading...

À primeira vista, o termo "portador de diploma" pode soar como algo enigmático. Mas, na verdade, é uma expressão muito simples de entender.

O portador de diploma, nada mais é, do que é alguém que já concluiu o ensino superior. Ou seja, é alguém que já tem um diploma.

A principal vantagem disso é que o diploma pode servir como forma de entrada no ensino superior, especialmente para quem está buscando fazer uma segunda graduação. Por isso, neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre ser um portador de diploma.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é ser um portador de diploma?

Ser um portador de diploma significa já ter cursado e concluído uma graduação.

Quem se forma na faculdade recebe um diploma, que é um documento emitido por uma instituição de ensino e serve para comprovar a conclusão de um curso e o grau acadêmico.

Esse diploma também serve para atestar as competências e habilita o portador a exercer as atividades da profissão. Além disso, ele pode funcionar com forma de ingresso no ensino superior para a segunda graduação.

Por isso, usa-se o termo "portador de diploma".

A segunda graduação é recomendada para diferentes momentos e ocasiões, mas, de modo geral, serve para quem pretende mudar de profissão e seguir por um caminho distinto ou ampliar os conhecimentos de determinada área.

🔵 Leia mais: Segunda graduação: o que é e por que fazer?

As vantagens em ser um portador de diploma

Portar um diploma tem diversas vantagens. Confira só as principais:

  • Conhecimento: talvez, um dos benefícios mais preponderantes do diploma esteja relacionado aos conhecimentos adquiridos com a conquista do título. Afinal, ao fazer uma faculdade, você aprende diversos conceitos e técnicas da área escolhida. Além disso, a troca de experiências com professores e colegas também é bastante enriquecedora.
  • Networking: essa relação com outros profissionais e alunos, inclusive, faz parte de outra grande vantagem: o networking. É na faculdade que a sua rede de contatos começa a ser criada e é fortalecida. Os professores, por exemplo, podem te indicar para as vagas de estágio. Os colegas que conseguem estagiar também costumam compartilhar as oportunidades que aparecem em suas empresas.
  • Empregabilidade: o diploma também aumenta as chances de empregabilidade. Uma pesquisa do Banco Mundial revelou que as pessoas com curso superior têm 20% mais chances de conseguir um emprego.
  • Salário: além de sair na frente da concorrência por uma vaga, a remuneração também representa outro diferencial. Segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), ter uma graduação faz dobrar o salário.
  • Oportunidade: ser portador de diploma é ainda uma oportunidade de ampliar os horizontes. Depois da graduação, é possível fazer uma especialização. Ou, então, cursar uma segunda faculdade. Dessa vez, com um processo de ingresso facilitado.

🔵 Leia também: Quando vale a pena fazer uma segunda faculdade

Como funciona o processo de portador de diploma?

Quem é portador de diploma e pensa em fazer uma segunda graduação não precisa passar pelo processo seletivo tradicional. Ou seja, não tem a necessidade de fazer o vestibular.

O processo costuma funcionar de forma que o diplomado realiza a inscrição para o curso desejado e submete o diploma como  ingresso. Então, a instituição de ensino avalia essa possibilidade e concede (ou não) a vaga ao candidato.

 

 

 

Presencial x EAD

A segunda faculdade pode ser presencial ou a distância, independentemente da modalidade cursada na primeira graduação.

Na presencial, o aluno assiste às aulas presencialmente, todos os dias no campus. Já no EAD, o curso é feito a distância, podendo ser realizado totalmente online, com encontros presenciais apenas para provas e atividades específicas.

Há ainda, dentro do modelo EAD, a graduação semipresencial, na qual o aluno estuda os conteúdos online e tem aulas práticas presenciais.

Nesse caso, o cronograma pode contemplar encontros semanais ou quinzenais, por exemplo.

E, por falar em diploma e modalidade, vale destacar uma informação importante. O formato escolhido não interfere no peso do documento. Aliás, não há nenhuma discriminação sobre o curso ser presencial ou EAD no diploma.

Portador de diploma tem desconto?

Além da facilidade no ingresso para portador de diploma, os já graduados costumam ter desconto nas mensalidades das instituições de ensino para fazer a segunda graduação.

Então, não deixe de conferir essa possibilidade com sua instituição de preferência.

🔵Leia também: Quer fazer outra faculdade? Invista na segunda graduação semipresencial

Como ingressar como portador de diploma?

Como o portador de diploma não precisa fazer o vestibular, o ingresso no ensino superior é mais simples. Confira a documentação que costuma ser necessária para fazer sua inscrição:

  • Diploma de Curso Superior devidamente registrado – Original e Fotocópia
  • Carteira de Identidade – RG – Original e Fotocópia da frente e verso
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF – Original e Fotocópia
  • Certidão de Nascimento – Original e Fotocópia
  • Histórico Escolar do Curso Superior – Original e Cópia
  • Sistema de Avaliação da Instituição de origem Original e Cópia
  • Conteúdos Programáticos – Cópia.

Lembramos que cada instituição de ensino tem seu próprio processo de ingresso de diplomado, então entre em contato com a de sua preferência para entender como funciona.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Motivos para ser um portador de diploma e investir na segunda graduação

Ter um diploma e investir na segunda graduação pode trazer uma série de vantagens.

Tomar essa decisão, no entanto, requer bastante autoconhecimento e alinhamento com os propósitos. Do contrário, a escolha pode não ter o resultado esperado.

Se você está pensando em fazer uma nova faculdade, vale refletir sobre os seus motivos. Confira algumas das razões para ser um portador de diploma e investir na segunda graduação:

1. Mudar de carreira

Nem sempre a carreira toma o rumo esperado ou atende às expectativas iniciais.

Quando isso acontece, a segunda graduação pode ser uma alternativa para mudar de profissão. Afinal, é importante desenvolver os conhecimentos e habilidades necessários para atuar em uma nova área. E, dependendo da carreira escolhida, o diploma é obrigatório.

2. Complementar seu currículo

Existem graduações que são completamente distintas e outras que são complementares.

Geralmente, os cursos que se integram pertencem à mesma área de conhecimento. São exemplos: Letras e Jornalismo; Matemática e Física; Enfermagem e Biomedicina.

Quando um profissional opta por realizar uma segunda graduação complementar, ele adiciona mais competências à sua profissão. Ou seja, é capaz de assumir mais responsabilidades e exercer outras atividades. Isso, certamente, atribui um peso maior ao currículo.

Aumentar seu networking

O networking é, sem dúvida, um dos grandes aliados de uma carreira bem-sucedida.

O famoso QI - Quem Indica é, de fato, uma prática habitual no mercado de trabalho. Afinal, pensando como um contratante, você preferiria empregar um profissional com habilidades recomendadas ou apostar no desconhecido?

Certamente, a primeira opção é a mais viável, concorda? Por isso, o networking precisa sempre ser desenvolvido, e uma maneira de mantê-lo aquecido é fazendo uma nova graduação.

🔵 Leia também: Quer mudar de área? Conheça a segunda graduação EAD

Onde posso estudar como portador de diploma?

A maioria das instituições de ensino tem processos específicos de ingresso para portadores de diploma. Aliás, como vimos, muitas delas oferecem condições exclusivas para que os diplomados realizem as suas matrículas na segunda graduação.

É o caso das instituições abaixo, nossas indicações para você, que têm formas de ingresso simplificadas para portadores de diploma que querem fazer uma segunda faculdade:

Todos os cursos dessas instituições são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e são referência em qualidade de ensino em suas regiões.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!