Tags: Ensino Superior

Você já ouviu falar em perfis comportamentais? São conjuntos de características pessoais de um indivíduo, que incluem a forma que ele age diante das situações e como se relaciona com os outros e consigo mesmo.

Os perfis comportamentais são utilizados para muitas situações na atualidade. Afinal, são importantes ferramentas de autoconhecimento que podem trazer benefícios para diversos aspectos da vida de um indivíduo.

Se você está pensando em qual curso fazer na faculdade, por exemplo, os perfis comportamentais podem ajudar muito nessa decisão. Eles trazem informações importantes sobre suas preferências, atitudes e expectativas, o que é essencial para escolher uma profissão.

Neste artigo, apresentamos os 4 perfis comportamentais identificados pelo teste DISC. Além disso, trazemos dicas de sites que disponibilizam este teste gratuitamente para você fazer. Fique conosco!

Aqui você vai conferir:
Os 4 perfis comportamentais
1. Dominância
2. Influência
3. Estabilidade
4. Conformidade
Testes gratuitos para descobrir seu perfil comportamental
O EAD PUCPR tem o curso que combina com o seu perfil

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUCPR

Os 4 perfis comportamentais

O teste DISC é um mapeamento comportamental, muito utilizado como ferramenta de autoconhecimento.

Ele possibilita que as pessoas entendam mais sobre suas habilidades e limitações, o que permite uma compreensão maior sobre si próprio e como interagir melhor com o ambiente e as situações.

Por meio da metodologia DISC, é possível descobrir pontos fortes e fracos, o que pode ajudá-lo a tomar diversas decisões e atitudes em sua vida, como escolher a sua carreira, por exemplo.

O estudo DISC propõe a existência de quatro grandes perfis comportamentais, pressupondo que cada pessoa tem um desses comportamentos mais marcante. Confira quais são:

1. Dominância

O perfil Dominância engloba indivíduos extrovertidos e orientados para tarefas, ou seja, focados em fazer as coisas e em chegar aos resultados o mais rápido possível. A vontade de fazer acontecer é a característica mais marcante desse perfil.

Uma pessoa com o tipo de personalidade costuma ser direta, assertiva, independente e decisiva. São também concorrentes intensos que prosperam com metas e desafios ambiciosos, preferindo a ação à análise quando precisam concluir uma tarefa.

Além disso, esse perfil também reúne pessoas que ficam geralmente confortáveis ​​com conflitos. Alguns dos principais traços de personalidade do perfil Dominância são:

  • Competitivo;
  • Insistente;
  • Aventureiro;
  • Decisivo.

2. Influência

O perfil Influência abarca pessoas extrovertidas, mas orientadas para pessoas. Ou seja, gostam de interagir, socializar e se divertir. São pessoas informais, calorosas e acolhedoras, que têm um interesse genuíno nos sentimentos dos outros.

Essas pessoas costumam estar focadas no que os outros podem pensar dela. É um perfil que reúne indivíduos confiantes, envolventes e extremamente acessíveis.

São pessoas que amam os ambientes sociais e valorizam a conexão com os outros, estando sempre tentando expandir seus círculos sociais.

Além disso, eles ficam entusiasmados com a possibilidade de explorar novas ideias e começar novos projetos, sendo, muitas vezes, vistos como multitarefas por estar em muitas coisas ao mesmo tempo.

Alguns dos principais traços de personalidade do perfil Influência são:

  • Inclusivo;
  • Criativo;
  • Extrovertido;
  • Falante.

>>> Leia mais: Ensino superior completo: quais os benefícios de quem conclui uma graduação?

Perfis comportamentais - seis jovens abraçados sorridentes

3. Estabilidade

O perfil Estabilidade reúne indivíduos mais reservados e orientados para as pessoas. São pessoas que valorizam os relacionamentos, ajudando e apoiando os outros.

As personalidades Estabilidade são naturalmente comedidas, buscando por indivíduos que tenham o mesmo espírito de apoio, coerência e lealdade em seus relacionamentos.

Elas são conhecidas pelas suas excelentes habilidades de escuta ativa, que contribuem para ambientes calmos e estáveis. Essa qualidade torna as pessoas desse perfil ótimas em situações que exigem habilidades diplomáticas e julgamento de caráter.

Mesmo que um indivíduo com uma personalidade Estabilidade possa esperar que outra pessoa inicie um relacionamento, ela é muito confiável para manter relações depois de estabelecidas.

Sendo assim, seus círculos de amigos são tipicamente pequenos e extremamente unidos. Esse perfil é muito leal e trabalha arduamente para manter um relacionamento próximo com as pessoas que valoriza.

Confira as principais características:

  • Paciente;
  • Reconfortante;
  • Meditador;
  • Metódico.

4. Conformidade

O perfil Conformidade abarca pessoas reservadas e orientadas para tarefas. Elas se concentram em ser corretas e precisas.

As personalidades Conformidade são extremamente analíticas e se voltam em direção ao processo, estrutura e regras. Também são céticos e usam a lógica para tomar decisões objetivas, em vez de serem influenciados pelas emoções.

Contudo, se as informações demonstram nova lógica, esse perfil é capaz de ser flexível e mudar de ideia rapidamente.

São frequentemente inventores e buscam soluções precisas e inovadoras para os novos problemas e projetos interessantes aos quais são confiados.

Confira as principais características:

  • Preciso;
  • Analítico;
  • Estruturado;
  • Com propósito.

>>> Leia mais: Como conseguir uma bolsa de estudos EAD

Testes gratuitos para descobrir seu perfil comportamental

Ao conferir os perfis que apresentamos acima, você possivelmente já sentiu identificação com algum deles, não é mesmo?

Contudo, para ter uma leitura mais assertiva da sua personalidade, é essencial fazer o teste DISC. A seguir, apresentamos dois sites em que você realizá-lo de forma gratuita:

O EAD PUCPR tem o curso que combina com o seu perfil

Independente de qual seja o seu perfil, o EAD PUCPR certamente tem um curso que combina com você.

Temos um amplo portfólio de graduação, passando pelas áreas de exatas, humanas e biológicas. Confira aqui todos os cursos.

Nossas graduações são a distância, com flexibilidade para você assistir às aulas quando e de onde preferir.

Conheça nossas formas de ingresso e opções de bolsas de estudos e comece hoje mesmo a trilhar sua carreira!

Nova call to action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Nova call to action

Modelo de currículo para
conquistar a vaga dos sonhos:

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.