Conheça os perfis comportamentais e descubra qual é o seu

Postado em 19 de dez de 2020

Você já ouviu falar em perfis comportamentais?

São conjuntos de características pessoais de um indivíduo, que incluem a forma que ele age diante das situações e como se relaciona com os outros e consigo mesmo.

Os perfis comportamentais são utilizados para muitas situações na atualidade. Afinal, são importantes ferramentas de autoconhecimento que podem trazer benefícios para diversos aspectos da vida de um indivíduo.

Se você está pensando em qual curso fazer na pós-graduação, por exemplo, os perfis comportamentais podem ajudar muito nessa decisão. Eles trazem informações importantes sobre suas preferências, atitudes e expectativas, o que é essencial para escolher uma profissão.

Neste artigo, apresentamos os 4 perfis comportamentais identificados pelo teste DISC. Além disso, trazemos dicas de sites que disponibilizam este teste gratuitamente para você fazer.

Os 4 perfis comportamentais

O teste DISC é um mapeamento comportamental, muito utilizado como ferramenta de autoconhecimento. Ele possibilita entender mais sobre suas habilidades e limitações, o que permite uma compreensão maior sobre si e como interagir com o ambiente e as situações.

Por meio da metodologia DISC, é possível descobrir pontos fortes e fracos, o que pode ajudá-lo a tomar diversas decisões e atitudes em sua vida, como escolher a sua carreira, por exemplo.

O estudo DISC propõe a existência de quatro grandes perfis comportamentais, pressupondo que cada pessoa tem um desses comportamentos mais marcante. Confira quais são:

1. Dominância

O perfil Dominância engloba indivíduos extrovertidos e orientados para tarefas, ou seja, focados em fazer as coisas e em chegar aos resultados o mais rápido possível. A vontade de fazer acontecer é a característica mais marcante desse perfil.

Uma pessoa com o tipo de personalidade costuma ser direta, assertiva, independente e decisiva. São também concorrentes intensos que prosperam com metas e desafios ambiciosos, preferindo a ação à análise quando precisam concluir uma tarefa.

Além disso, esse perfil também reúne pessoas que ficam geralmente confortáveis ​​com conflitos. Alguns dos principais traços de personalidade do perfil Dominância são:

• Competitivo;
  • Insistente;
  • Aventureiro;
  • Decisivo.

2. Influência

O perfil Influência abarca pessoas extrovertidas, mas orientadas para pessoas. Ou seja, gostam de interagir, socializar e se divertir. São pessoas informais, calorosas e acolhedoras, que têm um interesse genuíno nos sentimentos dos outros.

Essas pessoas costumam estar focadas no que os outros podem pensar dela. É um perfil que reúne indivíduos confiantes, envolventes e extremamente acessíveis. São pessoas que amam ambientes sociais e valorizam a conexão, sempre tentando expandir seus círculos sociais.

Além disso, eles ficam entusiasmados com a possibilidade de explorar novas ideias e começar novos projetos, sendo, muitas vezes, vistos como multitarefas por estar em muitas coisas ao mesmo tempo. Alguns dos principais traços de personalidade do perfil Influência são:

• Inclusivo;
  • Criativo;
  • Extrovertido;
  • Falante.

3. Estabilidade

O perfil Estabilidade reúne indivíduos mais reservados e orientados para as pessoas. São pessoas que valorizam os relacionamentos, ajudando e apoiando os outros.

As personalidades Estabilidade são naturalmente comedidas, buscando por indivíduos que tenham o mesmo espírito de apoio, coerência e lealdade em seus relacionamentos.

Elas são conhecidas pelas suas excelentes habilidades de escuta ativa, que contribuem para ambientes calmos e estáveis. Essa qualidade torna as pessoas desse perfil ótimas em situações que exigem habilidades diplomáticas e julgamento de caráter.

Mesmo que um indivíduo com uma personalidade Estabilidade possa esperar que outra pessoa inicie um relacionamento, ela é muito confiável para manter relações depois de estabelecidas.

Sendo assim, seus círculos de amigos são tipicamente pequenos e extremamente unidos.

Esse perfil é muito leal e trabalha arduamente para manter um relacionamento próximo com as pessoas que valoriza. Confira as principais características:

• Paciente;
  • Reconfortante;
  • Meditador;
  • Metódico.

4. Conformidade

O perfil Conformidade abarca pessoas reservadas e orientadas para tarefas. Elas se concentram em ser corretas e precisas.

As personalidades Conformidade são extremamente analíticas e se voltam em direção ao processo, estrutura e regras. Também são céticos e usam a lógica para tomar decisões objetivas, em vez de serem influenciados pelas emoções.

Contudo, se as informações demonstram nova lógica, esse perfil é capaz de ser flexível e mudar de ideia rapidamente. São frequentemente inventores e buscam soluções precisas e inovadoras para os novos problemas e projetos interessantes aos quais são confiados.

Confira as principais características:

• Preciso;
  • Analítico;
  • Estruturado;
  • Com propósito.

🔵 Leia também: Conheça os cursos importantes para o mercado de trabalho atual

Testes gratuitos para descobrir seu perfil comportamental

Ao conferir os perfis que apresentamos acima, você possivelmente já sentiu identificação com algum deles, não é mesmo?

Contudo, para ter uma leitura mais assertiva da sua personalidade, é essencial fazer o teste DISC. A seguir, apresentamos dois sites em que você realizá-lo de forma gratuita:

Independente de qual seja o seu perfil, não fique apenas com essa informação guardada. Cada perfil tem uma vantagem, então use-a para potencializar sua carreira!