Será que você sabe o que é crônica mesmo ou confunde o gênero com outros tipos de texto?

Neste artigo, você vai tirar a prova.

Acompanhe até o final e descubra tudo sobre o assunto!

O que é crônica?
Quais as características da crônica?
Para que serve uma crônica?
Quais são os tipos de crônicas?
Como fazer uma crônica?
Principais cronistas do Brasil

Baixe agora mesmo 100 questões do ENEM e comece a estudar!

O que é crônica?

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs.

Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano.

Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

Quais as características da crônica?

A crônica se situa entre o jornalismo e a literatura.

Além da narração de situações banais, ela é caracterizada por:

• Textos curtos e de fácil compreensão
  • Linguagem simples e descontraída
  • Poucos (ou nenhum) personagens nas histórias
  • Análise crítica sobre contextos e circunstâncias
  • Humor crítico, irônico e sarcástico
  • Linha cronológica estabelecida.
>>> Leia também: 100 anos da Semana de Arte Moderna: como o tema pode cair no Enem 2022

Para que serve uma crônica?

Embora as crônicas retratem acontecimentos do dia a dia, elas não têm a finalidade exclusiva de informar.

O objetivo da narrativa é, na verdade, provocar uma reflexão sobre o assunto abordado.

Os cronistas costumam identificar aspectos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo restante da sociedade, mas que merecem observação e análise.

Quais são os tipos de crônicas?

o que é crônica

A crônica é um gênero textual que pode ser dividido em diferentes tipos.

Conheça as características de cada um deles:

Crônica descritiva

A crônica descritiva é tipificada pela descrição dos elementos na narrativa.

Ou seja, é um texto que expõe os detalhes de objetos, lugares, personagens e demais partes.

Crônica narrativa

Esse tipo de crônica é marcado pela narração em primeira ou terceira pessoa do singular.

Ele costuma conter humor, ação e crítica.

Crônica dissertativa

A crônica dissertativa pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa do plural.

Ela traz à tona o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco.

Crônica humorística

Humor, ironia e sarcasmo são os componentes da crônica humorística.

Diferentes abordagens e estratégias podem ser adotadas nesse tipo de texto para tratar dos temas que impactam a sociedade de forma cômica.

Crônica lírica

No gênero lírico, a expressão de emoções é predominante.

A crônica lírica, portanto, evidencia o sentimentalismo.

Crônica poética

A crônica poética utiliza versos poéticos em sua composição.

Dessa forma, além de traços de poesia, também contém sentimentos e emoções.

Crônica narrativo-descritiva

Esse tipo de crônica combina a narrativa e a descritiva.

Crônica jornalística

A crônica jornalística tem um viés do texto jornalístico no que diz respeito à veiculação de notícias e fatos.

Dessa forma, busca abordar acontecimentos atuais, do mesmo dia ou semana, por exemplo.

Crônica histórica

Ao contrário da crônica jornalística, que destaca eventos recentes, a crônica histórica relembra episódios passados.

Crônica-ensaio

Diferente das demais crônicas, esta é difícil de prever pelo nome.

A crônica-ensaio tece críticas ao que acontece nas relações sociais e de poder.

Crônica filosófica

Por fim, a crônica filosófica que carrega uma reflexão sobre determinado assunto.

>>> Leia também: o que mais cai em filosofia no Enem? Temas, filósofos e questões

Como fazer uma crônica?

Para fazer uma crônica, você deve, primeiramente, definir o tipo que será usado.

Isso porque o texto deve acompanhar as características do formato.

Mas, no geral, as crônicas seguem um roteiro básico, que contém:

• Introdução rápida
  • Descrição do fato/tema abordado
  • A grande sacada do cronista.

Você precisa, portanto, seguir essa estrutura usando o tema da sua escolha.

Dicas de como fazer uma boa crônica

Algumas dicas podem ser muito úteis para ajudar a construir uma boa crônica.

Anote aí:

• Procure escolher temas contemporâneos, a não ser que sua crônica seja histórica
  • Pesquise sobre o assunto antes de escrever para formar a sua opinião
  • Expresse e defenda o seu ponto de vista
  • Evite incluir personagens na narrativa
  • Mantenha o pé no chão e não fantasie demais. A crônica não é um conto!
  • Respeite o tamanho da crônica
  • Seja claro e objetivo
  • Tenha atenção com a gramática
  • Revise a sua crônica.