Além do true crime: o que é criminologia e como seguir na profissão

Postado em 13 de mai de 2023
Loading...

Você é fã de séries como CSI, Criminal Minds e Law & Order? Não dispensa um livro, filme ou documentário sobre true crime? Já pensou que esse hobby pode se tornar profissão?

A criminologia é o campo de estudos que reúne conhecimentos sobre os crimes que assolam a sociedade. O objetivo dessa área é compreender as causas e os agentes dos atos criminosos, buscando, assim, trazer mais qualidade de vida para população no geral.

Será que essa é a carreira certa para você? Venha descobrir mais sobre a criminologia e quais os próximos passos para você trabalhar na área! Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O conceito de criminologia 

Etimologicamente, criminologia deriva do latim crimino ("crime") e do grego logos ("tratado" ou "estudo"), sendo portanto o "estudo do crime".

Assim, podemos dizer que criminologia é área de estudos dos atos criminosos, investigando as causas, os autores do delito, as vítimas e as possíveis formas de combate à criminalidade.

Esse campo do conhecimento tem caráter interdisciplinar.

Afinal, muito de seu conteúdo é emprestado de diferentes ramos, como a biologia, a psicologia, a antropologia, a sociologia, a política, entre outras ciências.

Além disso, é uma ciência tida como empírica por se basear na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais do que em opiniões e argumentos.

As pessoas que trabalham e pesquisam na área são chamadas de criminologistas. Eles são responsáveis por examinar padrões comportamentais de criminosos, realizar investigações, desenvolver teorias e traçar estratégias para atenuar ou coibir atividades criminosas.

As escolas da criminologia

Por mais que as séries e podcasts de true crime tenham se popularizado nos últimos anos, o interesse da sociedade pelos mecanismos do crime é muito mais antigo.

A palavra "criminologia" foi empregada pela primeira vez por Paul Topinard em 1883, e aplicada internacionalmente pelo italiano Raffaele Garofalo em 1885, em sua obra "Criminologia".

Desde então, surgiram diversas teorias que buscavam explicar as causas do comportamento criminoso e as formas de coibi-lo. Essas teorias dividem-se em três escolas de pensamento – clássica, positiva e sociológica.

Abaixo, apresentamos mais sobre cada uma delas. Confira:

1. Escola Clássica

A Escola Clássica surgiu em meados do século XVII, no auge do Iluminismo, período em que se buscava, principalmente, romper paradigmas absolutistas.

A obra “Dos Delitos e das Penas”, de Cesare de Beccaria, foi um dos principais marcos da Escola Clássica da criminologia. Ela trouxe conceitos basilares para a formação da Escola Clássica, propondo um avanço na humanização das Ciências Penais.

Nessa época, foram dados os primeiros passos para tornar o sistema penal mais justo e unificado.

O estabelecimento do poder punitivo do estado, a oposição às penas capitais, injuriosas ou violentas e a opção por penas mais brandas e restritivas, do ponto de vista da liberdade do indivíduo, são alguns dos principais avanços.

A magnitude da Escola Clássica é tão vasta que é possível visualizar sua influência no sistema penal ainda na atualidade. 

2. Escola Positivista

O positivismo surgiu entre o final do século XIX e início do século XX. Ele influenciou diversas áreas do conhecimento, incluindo os estudos de criminologia. A Escola Positivista foi a segunda linha de pensamento proposta para analisar as causas e fatores do comportamento criminal.

De acordo com essa teoria, o comportamento criminoso vem de fatores internos e externos fora do controle do indivíduo. Segundo essa linha de pensamento, os criminosos nascem como criminosos e não se transformam neles.

Essa teoria propõe que as ações criminosas são fruto de "desequilíbrios químicos" ou "anormalidades" dentro do cérebro ou do DNA do criminoso. O marco da criminologia positivista é "L´uomo Deliquente", de 1876, de Cesare Lombroso.

Na obra, o autor destaca a figura do delinquente nato, ressaltando a importância da condição genética para a compreensão do comportamento criminoso. 

3. Escola Sociológica

Trazendo um ponto de vista diferente das correntes anteriores, temos a ascensão de uma terceira escola na área criminológica no final do século XIX: a Escola Sociológica.

A linha de pensamento dessa teoria dá ênfase às condições sociais do criminoso, tidas como cruciais para sua formação enquanto indivíduo.

A partir dessa escola, passou-se a compreender como fatores sociais como o baixo nível educacional e as condições econômicas precárias influenciam no comportamento criminoso.

Atualmente, as discussões da criminologia pairam sob as condições bio-psico-sociais do criminoso, envolvendo um pouco das três escolas.

 

 

 

Os ramos da criminologia 

Por ser um campo de estudos multidisciplinar, a criminologia é dividida em diversos ramos de conhecimentos. Confira abaixo os principais:

1. Penologia

É um ramo da criminologia que estuda as punições e o tratamento adequado para as pessoas condenadas por crimes.

A penologia abarca diversas questões e teorias, incluindo aquelas relacionadas às prisões (reforma penitenciária, abuso de prisioneiros, direitos dos reclusos e reincidência), bem como as de propósitos de punição (como dissuasão, reabilitação, retribuição e utilitarismo).

2. Sociologia do direito

A sociologia do direito é um ramo da criminologia que reflete sobre teorias sociais e emprega métodos científicos para estudar as instituições legais e o comportamento jurídico.

Seu objetivo é compreender o desenvolvimento social de instituições legais, as formas de controle social, a construção social de questões jurídicas e a relação entre direito e mudança social.

3. Vitimologia

É o estudo da vitimização, incluindo relações entre vítimas e criminosos, interações entre vítimas e o sistema de justiça criminal e conexões entre vítimas e instituições sociais, como a mídia e os movimentos sociais.

4. Antropologia criminal

É o estudo dos perfis criminais, baseado nos vínculos percebidos entre a natureza de um crime e a personalidade ou aparência física do agressor.

5. Psicologia Forense

A psicologia forense é a aplicação da psicologia clínica ao contexto forense.

Basicamente, essa ciência analisa as capacidades psíquicas dos réus, bem como seus comportamentos sob o viés da psicologia. A psicologia forense é aplicada, principalmente, em processos jurídicos e investigativos.

6. Ciência forense

A ciência forense é ramo que reúne um conjunto de conhecimentos científicos e técnicos que são utilizados para desvendar crimes e variados assuntos legais, como acidentes de trânsito ou trabalho, por exemplo.

É uma das áreas mais conhecidas da criminologia.

🔵 Leia também: Estudar a distância é para você? Descubra agora!

Como trabalhar no campo da criminologia

Os profissionais que atuam no campo da criminologia podem ter diversas formações. Afinal, é possível encontrar desde psicólogos até engenheiros atuando nessa área.

A criminologia é uma área bastante abrangente e que envolve diferentes perfis profissionais. Algumas graduações possíveis de se cursar para atuar no ramo são:

1. Criminologia

Essa é a graduação mais específica na área da criminologia, oferecida em algumas universidades do Brasil. O curso aborda diversos aspectos relacionados ao crime, como criminalística, investigação criminal, política criminal, entre outros.

2. Direito

Apesar de não ser um curso especificamente de criminologia, o bacharelado em Direito oferece muitos conhecimentos importantes para quem deseja trabalhar na área, como direito penal, direito processual penal e criminologia aplicada.

3. Psicologia

A psicologia é uma área que pode ser muito útil para a compreensão do comportamento humano relacionado ao crime, especialmente em aspectos como a personalidade, a motivação e o processo de tomada de decisões.

4. Ciências Sociais

A sociologia oferece uma visão ampla e aprofundada sobre a sociedade e suas estruturas, incluindo os fatores sociais que podem contribuir para a ocorrência de crimes.

5. Administração

Esse curso pode ser útil para quem deseja atuar em órgãos públicos ligados à justiça criminal, já que oferece conhecimentos sobre gestão pública, políticas públicas e estruturas governamentais.

6. Química

É uma graduação que pode ser útil para quem deseja ingressar no ramo da criminologia, especialmente na área da criminalística.

A criminalística é uma das áreas da criminologia que se dedica à análise científica de evidências físicas encontradas em cenas de crime, como impressões digitais, fibras, manchas de sangue, entre outras.

A química é uma ciência fundamental para a análise dessas evidências, já que muitas delas envolvem compostos químicos específicos.

7. Biologia

A biologia é uma ciência que pode ser útil para a análise de evidências biológicas em cenas de crime, como amostras de DNA, cabelos, tecidos, entre outras. Esse conhecimento pode ser aplicado em áreas como genética forense e medicina legal.

8. Biomedicina

É uma graduação que pode ser útil para quem deseja ingressar no ramo da criminologia, especialmente na área da perícia criminal.

A perícia criminal é uma das áreas que se dedica à análise científica de evidências biológicas encontradas em cenas de crime, como amostras de sangue, saliva, urina, entre outras. É uma ciência que pode fornecer as habilidades necessárias para a análise dessas evidências.

9. Serviços Jurídicos

Pode ser útil para quem deseja atuar com a parte burocrática do Direito dentro de instituições que lidam com as áreas de criminologia. É um curso de dois anos que foca na formação prática e prepara o profissional para lidar com o entendimento da lei.

🔵 Leia também: Quem faz faculdade EAD consegue emprego?

O mercado de trabalho do criminologista

O mercado de trabalho para criminologistas pode variar dependendo da localização geográfica, da formação e das habilidades individuais de cada profissional.

No entanto, de maneira geral, o campo da criminologia apresenta diversas oportunidades em diferentes setores e áreas de atuação.

Algumas das possibilidades de carreira para criminologistas incluem:

  • Agências governamentais: muitos criminologistas trabalham em agências governamentais, como a polícia, o sistema de justiça criminal, os serviços de segurança nacional e as forças armadas. Nessas áreas, os criminologistas podem atuar em diversas funções, como analisar estatísticas criminais, elaborar políticas públicas de segurança, investigar crimes e ajudar a desenvolver estratégias de prevenção.

  • Instituições acadêmicas: criminologistas também podem trabalhar em instituições acadêmicas, como universidades e centros de pesquisa. Nesses ambientes, eles podem conduzir pesquisas, publicar estudos e lecionar disciplinas relacionadas à criminologia e à segurança pública.

  • Empresas privadas: algumas empresas privadas contratam criminologistas para ajudar a lidar com questões relacionadas à segurança, como prevenção de fraudes, gerenciamento de riscos e investigação de crimes internos.

  • Organizações sem fins lucrativos: organizações sem fins lucrativos que trabalham em questões relacionadas à justiça social, direitos humanos e reforma do sistema de justiça criminal também podem empregar criminologistas em diferentes funções, desde a pesquisa até o desenvolvimento de programas e projetos.

Em resumo, o mercado de trabalho para criminologistas é amplo e diversificado, com oportunidades em diferentes setores e áreas de atuação. 

E aí, gostou de conhecer mais sobre a área de criminologia? Conte nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!