O que é agroindústria e como trabalhar nesse setor

Postado em 4 de jun de 2023
Loading...

Você sabe o que é agroindústria e por que ela é uma das áreas mais promissoras para se trabalhar no Brasil? Neste artigo, falamos mais sobre esse assunto!

Uma pesquisa realizada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional, em parceria com o Senai e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mostrou que nos próximos dois anos, carreiras ligadas ao agronegócio devem gerar mais de 178 mil vagas de emprego.

Além disso, o levantamento também apontou que a previsão é de que só haja cerca de 32,5 mil profissionais qualificados para essas vagas.

Ou seja, haverá pelo menos cinco vagas em aberto para cada profissional qualificado. Assim, podemos dizer que o mercado precisa mais do que nunca de especialistas na agroindústria. Quer conhecer mais sobre as possibilidades de carreira nesse setor?

A seguir, explicamos o que é agroindústria, seus tipos e como é o mercado na área. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é agroindústria?

A agroindústria é o setor da indústria responsável pelo conjunto de atividades que envolvem a transformação de matérias-primas em subprodutos.

As matérias-primas vem da agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura.

Ou seja, a agroindústria transforma esses insumos em mercadorias como carnes, combustíveis, cereais e roupas. As agroindústrias podem variar desde pequenos negócios familiares até grandes complexos agroindustriais.

🔵 Leia também: Afinal, o que são as Ciências Agrárias?

Os tipos de agroindústria

Atualmente, a agroindústria é separada em duas categorias: alimentares e não alimentares.

Na primeira, as matérias-primas são processadas com o objetivo de serem vendidas para o consumidor final. Itens frigoríficos, como laticínios e embutidos, são exemplos nesse sentido.

Já a segunda tem por objetivo modificar a matéria-prima para dar origem a um produto que não serve para a alimentação de um indivíduo, como o biodiesel e peças de roupas.

Dentro dessas duas categorias, destacamos os principais tipos de agroindústria. Confira:

  • Indústria frigorífica: é responsável pela industrialização de carnes no geral, realizando abate, processamento e armazenamento.
  • Indústria de laticínios: é focada na produção de alimentos que têm como base o leite. Sua principal finalidade é a fabricação de iogurtes, queijos naturais, cremosos e processados.
  • Indústria de ração animal: é responsável pela produção de alimentos tanto para animais da pecuária quanto para os de estimação. O objetivo é garantir um alimento seguro e nutricionalmente equilibrado.
  • Indústria sucroenergética: Caracteriza-se por ser um ramo da agroindústria que se responsabiliza pela produção de açúcar, álcool e outros derivados da cana-de-açúcar, como etanol e solventes.
  • Indústria têxtil: é uma área que trabalha com a transformação de fibras, fios e tecidos. Uma das suas principais matérias-primas é o algodão, embora o petróleo também seja usado.
  • Indústria de extração vegetal: é responsável pela extração de produtos vegetais como madeira, óleos, frutos, borracha, entre outros.

 

 

 

Como é o mercado de trabalho na agroindústria

A agroindústria é considerada um dos grandes propulsores da economia brasileira, tanto pela rentabilidade quanto pela quantidade de empregos gerados pelo setor.

Além disso, a agroindústria brasileira também se destaca no cenário mundial: nosso país é um dos maiores produtores de grãos e exportadores de carnes do mundo. Ou seja, esse é um dos setores mais promissores da atualidade, sendo uma área repleta de oportunidades e com boas perspectivas de crescimento para quem pensa em seguir carreira nesse campo.

Nesse sentido, uma das principais figuras centrais é a do gestor (ou gerente) de agronegócio.

Ele é o profissional responsável por gerir de forma produtiva e sustentável as cadeias produtivas da agroindústria, aplicando técnicas de gestão, comercialização e incorporando novas tecnologias.

Esses profissionais encontram oportunidades em fazendas de todos os portes e produtoras de animais ou vegetais, bem como em empresas do agronegócio.

Há possibilidade ainda de atuar também em cooperativas, bancos e financeiras que tenham como público empresas e pessoas da área do agronegócio, além de organizações públicas e também de maneira autônoma como consultor e auditor.

A agroindústria oferece um mercado de trabalho aquecido e em plena expansão, sendo uma ótima opção de carreira.

🔵 Leia também: Engenharia Agronômica ou Agronomia: existe diferença?

Graduações para trabalhar na agroindústria

Agora que você conhece mais sobre a agroindústria, pode estar se perguntando: o que é preciso para ingressar nessa área? Antes de tudo, é importante você saber que a maioria dos cargos nesse setor, com um maior nível especialização, exigem ensino superior.

Por isso, você encontra, abaixo, os principais cursos de graduação disponíveis no Brasil hoje que vão preparar você para este papel:

1. Agronomia

A faculdade de Agronomia é um bacharelado que tem duração de cinco anos. Nesse curso, você estuda práticas agrícolas e zootécnicas com o objetivo de aperfeiçoá-las.

Saiba mais sobre mercado de trabalho e grade curricular do curso neste conteúdo.

2. Gestão de Agronegócio

Já o curso de Gestão de Agronegócio é um tecnólogo que dura dois anos. Durante a faculdade, você entende melhor a parte administrativa da agroindústria.

Veja mais informações sobre a formação e disciplinas neste artigo.

3. Engenharia Agronômica

Por fim, a formação em Engenharia Agronômica é um bacharelado que tem duração de cinco anos. Nela, você estuda, planeja e supervisiona os processos básicos da produção agrícola.

Descubra mais sobre a faculdade e atuação profissional neste artigo.

Não deixe de conhecer as graduações acima para começar a trilhar seu caminho profissional dentro da agroindústria!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!