Você sabe o que é multiskill? É um conjunto de habilidades multidisciplinares de um profissional, ou seja, é aquele colaborador que conhece um pouco de tudo.

Essa multidisciplinaridade vem se tornando uma característica fundamental para o novo perfil do trabalhador da era 4.0. Afinal, as empresas buscam por profissionais capazes de aliar conhecimentos de diferentes áreas para desenhar estratégias criativas e inovadoras. 

Neste artigo, falamos mais sobre as multiskills e como essas habilidades podem ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho. Fique conosco!

Aqui você vai conferir:
As características de um profissional multiskill 
O mercado de trabalho busca profissionais multiskill 
Como desenvolver habilidades para ser multiskill 

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUCPR

As características de um profissional multiskill 

A principal característica de um profissional multiskill é a multidisciplinaridade. Ou seja, sua capacidade de combinar diferentes áreas do conhecimento –  e de aliar às hard skills e soft skills — para realizar suas atividades laborais.

Para entender melhor, vamos analisar um exemplo: imagine um professor de língua portuguesa. 

Esse profissional precisa ter um conhecimento aprofundado do idioma e das regras gramaticais para dar aulas, mas será que somente essas competências o farão um bom professor? 

Além dos conhecimentos específicos do campo de Letras, esse professor também precisará combinar competências de outras áreas do saber, como pedagogia, psicologia, comunicação, oratória, artes cênicas, entre outras. 

Aliando esses diferentes conhecimentos, esse professor certamente estará mais preparado para conduzir suas aulas. Isso é ser um profissional multiskill!

Agora que você compreende bem esse conceito, explicamos abaixo as três principais características desse perfil profissional:

Visão sistêmica

O profissional multiskill tem uma visão sistêmica. Ou seja, não enxerga apenas a sua função na empresa, mas entende o modo como ela se relaciona com a atuação de todos os demais colaboradores e áreas.

Essa característica, inclusive, pode se estender não apenas à empresa em que o indivíduo trabalha, mas à sua profissão em si. Afinal, a compreensão de que o dia a dia de trabalho depende de várias habilidades é fundamental para se tornar um profissional mais completo e preparado para o mercado de trabalho. 

Combinação de conhecimentos

Um profissional multiskill também compreende a importância de associar diferentes conhecimentos para realizar um bom trabalho. 

É como o exemplo do professor que citamos acima: além do conhecimento específico de sua área, todos os profissionais precisam recorrer a saberes de diferentes campos para se tornar sua melhor versão profissional 

Afinal, essa combinação de conhecimentos é essencial para se destacar no mercado de trabalho.

Aprendizado constante

Como você já deve ter percebido, ser multiskill depende de desenvolver diferentes habilidades e adquirir diversos conhecimentos, certo? Para isso, é preciso investir em aprendizado constante.

O profissional multiskill jamais desenvolve a crença de que “já sabe de tudo”. Ele é consciente de que toda profissão está em constante desenvolvimento, seja por descobertas científicas, por avanços tecnológicos ou por mudanças no próprio comportamento humano. 

Portanto, nunca se deve deixar de desenvolver e de adquirir novos saberes — seja por meio da leitura, das pesquisas, dos treinamentos, dos cursos, dos eventos, das mentorias etc.

>>> Leia mais: Core skills: o que são e como se adaptar à sociedade em transformação

multiskill - profissional alegre segurando o tablet

O mercado de trabalho busca profissionais multiskill 

O mercado de trabalho procura cada vez mais por profissionais multiskill porque qualquer profissão depende de um conjunto de habilidades. 

Se um médico, por exemplo, souber tudo sobre doenças, mas não entender como lidar e escutar os pacientes, o seu conhecimento será inútil. 

Portanto, todo mundo precisa ser multiskill, desenvolvendo não apenas as habilidades fundamentais da profissão, mas também aquelas que atuam paralelamente para viabilizar e enriquecer o ofício.

Empresas de todos os ramos já estão compreendendo a importância desse perfil profissional multidisciplinar. Afinal, com a multidisciplinaridade, o colaborador consegue ter uma visão sistêmica dos processos da organização, antecipando problemas e oferecendo soluções rápidas para as questões do dia a dia.

Ou seja, se você quer se destacar nos processos seletivos e conseguir as melhores posições, é essencial que você desenvolva um perfil multiskill. 

>>> Leia mais: Human skills: o próximo nível das soft skills

Como desenvolver habilidades para ser multiskill 

Ao longo deste artigo, você deve ter percebido a importância de desenvolver suas multiskills para se destacar no mercado de trabalho, certo? O que talvez você ainda esteja se perguntando é por onde começar esse processo. 

Nesse sentido, investir na sua formação pode ser o primeiro passo desse caminho para se tornar um profissional multiskill. Afinal, o aprendizado constante é uma das principais características desse perfil. 

Aqui no EAD PUCPR, temos diversos cursos de graduação a distância para você ampliar seus conhecimentos. Confira a lista completa aqui!

Dedicar-se à sua educação pode ser o primeiro degrau de uma carreira de sucesso!

>>> Leia mais: Real skills: o melhor das soft skills e hard skills

Nova call to action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Nova call to action

Modelo de currículo para
conquistar a vaga dos sonhos:

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.