Tags: EAD Cursos

Você já ouviu falar do Marketing 4.0? Na era do Marketing Digital, das relações virtuais e do relacionamento cada vez mais próximo das empresas com os clientes, o Marketing 4.0 surge como uma forma de conceituar a união de todas essas características.

Aprendemos, com a evolução rápida desse mercado, que o Marketing também evolui juntamente com as formas de consumo, o surgimento de novas tecnologias e ferramentas digitais, e com o aprimoramento da linguagem humana.

Enquanto antigamente, o consumo era pautado pelo físico, hoje em dia, o consumo vem se tornando cada vez mais digital. E cabe ao mercado se adaptar e fazer o consumidor ficar ainda mais próximo das empresas.

Então, é exatamente aí que o Marketing 4.0 entra! Mas, para entendê-lo, é necessário voltar um pouquinho em conceitos históricos, como as outras era do Marketing, e até mesmo no criador destes conceitos.

Então continue lendo aqui pra entender tudinho!

marketing-profissional


O que é Marketing 4.0?

O Marketing 4.0, também conhecido como 4ª era do Marketing, é um novo conceito que teoriza a junção do Marketing Tradicional com o Marketing Digital.

Segundo o “papa” do Marketing, Philip Kotler, o Marketing Tradicional ainda continuará forte no mercado, mas agora, com a presença ainda maior do Marketing Digital. Unir as duas vertentes em uma comunicação integrada será a chave para uma boa estratégia.

O Marketing Tradicional costumava ser focado na TV, no rádio e na mídia impressa. Com a revolução tecnológica, a internet começou a ganhar espaço na publicidade, e um novo modelo de Marketing surgiu: o Marketing Digital.

E o Marketing Digital não parou de crescer. Hoje, em meio a novas redes sociais, ampliação nas formas de comunicação e uma quantidade muito maior de informações disponíveis para o consumidor, os desafios do profissional de Marketing se tornam ainda maiores.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Conheça Philip Kotler

Quando entramos no tema Marketing, é quase impossível não citar ou ao menos lembrar o nome de Philip Kotler. Isso acontece pois ele é conhecido como o maior especialista de Marketing do mundo, sendo responsável por diversas teorias e estratégias importantes, que são amplamente utilizadas nesse mercado.

Kotler é formado em Economia, e conta com PhD na área, além de dois pós-doutorados, um em Matemática e outro em Ciências Comportamentais.

Ele é tão conhecido no Marketing porque é autor do que conhecemos como a primeira “bíblia” da área, o livro Administração de Marketing, que deu origem à primeira era do Marketing, o Marketing 1.0.

Com isso, ele deu uma alta importância à área, pois, antes de Kotler, o Marketing não era tão valorizado nas empresas e organizações.

Evolução do Marketing: do 1.0 ao 4.0

Em um contexto evolutivo, o Marketing também precisou passar por uma série de adaptações. Se pararmos para visualizar como era o consumo 50, 100 anos atrás, teremos um grande choque de gerações.

E nem é necessário ir tão longe assim. Se voltarmos no tempo 10 ou 20 anos, a sociedade como um todo vivia uma realidade completamente diferente da que vivemos hoje, com costumes e hábitos únicos para a época.

Portanto, de lá pra cá, com as mudanças no comportamento, no consumo, nas preferências e nas formas de comunicação, o Marketing foi se adaptando para não se tornar obsoleto.

E com esse fenômeno de adaptação, surgiram as eras do Marketing. Veja a seguir um pouco de como foi cada um desses períodos.

Marketing 1.0

A primeira era do Marketing, ou Marketing 1.0, aconteceu no início da revolução industrial, e ganhou ainda mais força com o surgimento do Fordismo.

O foco dessa fase foi o produto, a produção em massa, a padronização do consumo. Uma frase de Henry Ford que pode definir bastante o que foi essa era é a famosa: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

Dessa forma, o foco era sempre produzir mais produtos de forma rápida e fácil para vender cada vez mais. O poder de personalização era baixo em detrimento da produção otimizada.

Era uma realidade bastante diferente da que vivemos hoje, por ser inteiramente focada no produto e na produção.

Marketing 2.0

O Marketing 2.0, ou segunda era do Marketing, foi quando as ações começaram a focar no consumidor, e o cenário começa a se aproximar um pouco do que vivemos hoje.

A informação já começa a ser mais difundida, e a comunicação começa a surgir como mais uma forma de fazer Marketing. Com isso, o consumidor inicia uma jornada de compra que passa inicialmente pelo fluxo de informações.

Isso começa a mudar a forma de consumo, criando públicos mais atentos e menos impressionáveis. As ações devem ser agora para conquistar esse consumidor mais informado do que nunca!

A frase “o consumidor é rei” começa a fazer sentido nesta fase do Marketing. Os comércios e empresas começam a se atentar mais para a comunicação e desenvolvem esforços para conquistar esse consumidor exigente.

equipe-de-marketing

Marketing 3.0

Se a segunda era do Marketing começou a notar o consumidor como ser informado e exigente, a terceira era passa pela humanização desse consumidor.

No Marketing 3.0, que já é um conceito bastante recente, o foco é não somente em oferecer produtos e conquistar o cliente, mas sim evoluir esse pensamento e passar a oferecer a solução de problemas.

Esse modelo também passa pela experiência. O consumidor não deseja mais apenas ser conquistado, ele deseja ter uma experiência única com a marca ou empresa, e, com isso, se conectar de forma genuína.

Nessa era, o consumo se tornou mais humano, o que obrigou as empresas a se tornarem também mais humanas, passando pela criação de um tom de voz, uma missão, uma visão, e valores que se conectem com o consumidor.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0, a era em que vivemos, trouxe consigo conceitos fortes do Marketing 3.0, porém em uma realidade muito mais complexa e conectada, onde o Marketing Digital já ultrapassou os esforços do Marketing Tradicional.

Nessa era, temos uma quantidade de dados que nunca vimos antes, e isso faz com que os esforços para chegar até o cliente possam ser muito mais assertivos e diretos.

O desafio dessa era é criar uma comunicação integrada, que mantenha a linguagem alinhada entre Marketing Digital e Tradicional. Tudo isso se conectando de forma genuína com o consumidor, enxergando-o como um ser humano, não apenas como uma peça do mercado.

Dessa forma, cria-se um Marketing que leva em conta a sustentabilidade, as relações digitais e as experiências de valor para o cliente, se pautando na ética para construção de uma estratégia eficiente.

Por que entender Marketing 4.0?

Muito mais do que aprender sobre o Marketing 4.0, é ideal entender o impacto dessa era, não somente dentro da área de Marketing, como também nas áreas paralelas e na sociedade como um todo.

O Marketing 4.0 começou a incorporar táticas e informações que podem ser extremamente úteis em diversos casos, até mesmo no nosso dia a dia, nas nossas relações e no nosso sucesso profissional.

Quando você faz algum contato importante com alguém através de networking, quando você envia um currículo, quando você pesquisa algum produto para comprar e até mesmo quando você segue alguém relevante em uma rede social, você indiretamente contribui para estratégias de Marketing 4.0.

Por isso, entender sobre essa era do Marketing pode te ajudar na sua cadeia de consumo, seja vendendo suas habilidades para um possível empregador, ficando mais próximo de um novo emprego, ou agindo diretamente como consumidor.

Conheça outras áreas que estarão em alta nos próximos anos.

Características do Marketing 4.0

A 4ª era do Marketing trouxe reflexões importantes sobre as novas características de consumo e do consumidor.

Dentre algumas dessas características, podemos citar a rapidez com que as compras e transações são feitas. O consumidor tem cada vez menos tempo disponível, cada vez mais facilidades e mais distrações. Por isso, muitas compras são engatilhadas por micro momentos de consumo.

Além disso, uma característica importante é o foco na experiência do consumidor. Esse fator já tinha sido trazido o Marketing 3.0, e se torna ainda mais presente na 4ª era.

Também podemos citar a enorme quantidade de dados disponíveis, a possibilidade de usar vários canais para atrair e fidelizar o cliente, o grande e rápido fluxo de informações, e a gamificação como nova tendência de fidelização.

Conclusão

Agora que você já conhece tudo sobre as eras do Marketing e do Marketing 4.0, já pode começar a entender um pouco mais dos mecanismos que levam as pessoas ao consumo, observando ao seu redor o quanto essas características estão presentes.

Além disso, esse entendimento do Marketing 4.0 também pode te ajudar nas suas relações de consumo, seja fazendo com que as pessoas se interessem pelo que você tem a oferecer, ou ficando mais atento em como você age como consumidor na sociedade.

Esse conhecimento pode contribuir positivamente para as suas relações e para o seu crescimento pessoal e profissional!

E por falar em crescimento pessoal e profissional, conheça agora um pouco sobre Inteligência Interpessoal em um artigo incrível que preparamos. A Inteligência Interpessoal também vai contribuir diretamente nas suas relações pessoas, seja no trabalho, na sociedade ou entre amigos! Leia agora e fique por dentro.

No entanto, se você chegou até esse texto porque tem interesse em fazer uma faculdade nessa área, que tal conhecer a graduação em Marketing 4.0 EAD da PUCPR?

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Nova call to action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.