Human skills: o próximo nível das soft skills

Postado em 19 de fev de 2021

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de hard, core e soft skills, não é mesmo? Mas e as human skills, você conhece?

As human skills são vistas como o próximo nível das soft skills, sendo habilidades interpessoais essenciais para você se destacar no mercado de trabalho do futuro.

A transformação digital já é uma realidade para grande parte das profissões, e a tendência é que a tecnologia esteja cada vez mais presente nos processos daqui para frente.

Contudo, existem diversas competências que são exclusivamente humanas, ou seja, por mais que as máquinas evoluam é pouco provável que elas possam reproduzir essas habilidades.

Em função disso, os profissionais que dominarem habilidades como empatia, inteligência emocional e pensamento crítico certamente se sobressairão nesse cenário. Será que você é um desses profissionais que vai continuar relevante no mercado de trabalho do futuro?

Neste artigo, falaremos mais sobre as human skills e por que você deve apostar nelas para acelerar sua carreira! Confira:

O que são as human skills?

Human skills podem ser classificadas como uma evolução das soft skills. São habilidades comportamentais, mas mais ligadas às competências que são essencialmente humanas.

Inteligência emocional, empatia, autoconsciência, capacidade de resolver conflitos, escuta ativa, comunicação interpessoal e pensamento crítico são alguns exemplos de human skills.

Esse conjunto de habilidades pode não parecer tão diferente das conhecidas soft skills, não é mesmo? E realmente não são: o ponto de virada aqui é entendimento em relação a aplicação e a importância dessas habilidades para o futuro.

Ou seja, as human skills são o próximo nível das soft skills.

É uma nomenclatura e uma compreensão dessas habilidades mais adequadas ao contexto de transformação digital que nosso mundo vive. A inteligência artificial e as tecnologias associadas vão transformar o cenário do mercado de trabalho nos próximos anos.

Muitas atividades, hoje feitas por seres humanos, vão passar a ser executadas por máquinas, e isso vai mudar radicalmente muitas profissões.

Dentro desse contexto, habilidades exclusivamente humanas, que não podem ser reproduzidas pelas máquinas, se tornaram ainda mais valiosas e uma vantagem competitiva para os profissionais que quiserem garantir o seu espaço.

Em função disso, o conceito de human skills vem sendo cada vez mais utilizado para abarcar essas novas necessidades.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

A relação entre human, soft e core skills

Human, soft e core skills: o que esses conjuntos de competências têm de diferente e em comum?

Como explicamos no tópico anterior, as human skills são uma evolução das soft skills. Ou seja, são praticamente a mesma coisa, mas com contextualização e aplicação diferentes. Assim, podemos dizer que as human skills são mais adequadas às tendências do que as soft skills.

As core skills, por sua vez, são um pouco distintas dessas outras habilidades.

Elas são um conjunto de competências base, sendo essenciais para desenvolver potencial no mundo atual. Ou seja, são as habilidades necessárias para acompanhar e se adaptar às transformações pelas quais a sociedade vem passando na atualidade e que sofrerá no futuro.

Capacidade de aprendizagem, autenticidade, coragem, criatividade, influência e curiosidade são algumas das core skills. Elas podem ser competências complementares às human skills.

Afinal, juntas, elas fornecem o necessário para que um profissional esteja preparado para as mudanças e também possa se destacar frente aos novos contextos.

Por que você deveria apostar nas human skills

Ao longo da história da humanidade, as relações de trabalho se transformaram ao passar dos séculos. A revolução industrial do século XIX, por exemplo, criou uma classe trabalhadora urbana, ou seja, o proletariado.

Essas mudanças são esperadas e fazem parte do curso natural da humanidade.

Atualmente, com as novas tecnologias e o advento da inteligência artificial, é possível notar que estamos atravessando outro período de grandes mudanças, que também já se refletem no mercado de trabalho.

Com as novas tecnologias e a automatização de diversas atividades, diversos estudiosos apontam que muitas funções e até mesmo profissões podem desaparecer nos próximos anos.

Nesse contexto, surgirão novos desafios para as organizações, que estarão muito mais ligados às competências emocionais do que técnicas dos seus colaboradores.

Afinal, como poderemos manter funcionários engajados, criativos e produtivos e encontrar soluções disruptivas em um ambiente que parece crescentemente dominado por máquinas?

Uma das alternativas é investir em profissionais que dominem as human skills. Tanto agora quanto no futuro, essas habilidades tem sido cada vez mais importante para as empresas.

São competências que não podem ser reproduzidas por inteligência artificial e que são essenciais para o crescimento de qualquer organização.

Sendo assim, se você quer se tornar um profissional de destaque e acelerar sua carreira, é indispensável que você comece a trabalhar essas habilidades hoje mesmo.

Inteligência emocional, empatia, autoconsciência, capacidade de resolver conflitos, escuta ativa, comunicação interpessoal, pensamento crítico, entre outras competências, poderão ser o fator decisivo para você conquistar o emprego dos seus sonhos em um futuro muito breve.