Tags: Cursos

A prática de atividades físicas sempre esteve presente na vida do homem, desde os tempos mais remotos.

A necessidade de se deslocar de um local para outro e vencer as batalhas pela sobrevivência exigia dos homens pré-históricos uma rotina intensa de exercícios.

Pular, nadar, correr e caminhar eram atividades diárias e importantes para o preparo físico, porém, eram feitas de forma natural, sem um objetivo definido.

De lá para cá, a história da Educação Física se desenvolveu bastante e hoje temos a prática de exercícios físicos como uma necessidade no nosso dia a dia. Saiba mais sobre essa evolução!

Como se desenvolveu a história da Educação Física

O preparo físico ganhou importância a partir do momento em que os grandes exércitos precisavam de contingentes de homens preparados para enfrentar os mais diferentes desafios.

Assim, temos na China a origem da preocupação pelo preparo físico, não só para o desenvolvimento de força, mas também de disciplina e espiritualidade.

Na Grécia Antiga, temos Esparta como referência de sociedade que se dedicava à prática de atividades físicas, também com o objetivo de desenvolver guerreiros cada vez melhores. Os espartanos ficaram conhecidos por sua soberania militar. Os meninos eram mandados para o exército aos sete anos de idade para receber treinamento.

Ainda na Grécia, ter um físico saudável passou a ser valorizado a partir da prática de esportes, como os jogos olímpicos, algo que se perpetua até hoje.

Japão, Índia, Egito e a própria Grécia também relacionavam a prática de exercícios à espiritualidade e à saúde, uma herança que mantemos hoje em atividades como yoga, pilates e tai chi chuan, por exemplo.

Por que conhecer a história da Educação Física?

Atualmente, a prática de atividades físicas está bastante relacionada com a estética e a saúde corporal. Porém, é importante conhecer a história da Educação Física para sabermos que ela vai muito além disso.

Tendo em mente que a Educação Física influencia não só no bem-estar físico, mas também no mental e espiritual, é possível identificar benefícios que vão além de um corpo sarado.

Também fica mais fácil identificar outras carreiras que um educador físico pode seguir além de ser professor do ensino básico ou instrutor de academia.

Formando-se em Educação Física, você pode optar por especializar-se em artes marciais, yoga, tai chi chuan, pilates e danças, como ballet. Assim, além de promover a saúde física dos seus alunos, contribuirá também para a saúde mental e espiritual deles.

Por que escolher Educação Física como profissão?

O profissional de Educação Física encontra várias oportunidades no mercado atual. A preocupação com a saúde e a qualidade de vida tem colocado a prática de atividades físicas como prioridade para milhões de pessoas.

Atualmente, o mercado fitness movimenta 2,1 bilhões de reais anualmente. E as responsáveis não são apenas as academias. Entram nessa conta empresas especializadas em desenvolver tecnologias e equipamentos, o segmento de suplementos alimentares, moda fitness e também o de alimentos saudáveis.

Quem se forma em Educação Física pode empreender em qualquer um desses segmentos, aliando o conhecimento aprendido na graduação a um nicho em constante crescimento.

Além disso, aumenta cada vez mais o número de pessoas em busca de treinos personalizados, fazendo do personal trainer um profissional bastante disputado no mercado.

Atletas buscam treinadores competentes e antenados com as tendências do segmento, o que aumenta a demanda por educadores físicos especialistas em esportes como corrida, vôlei, basquete, futebol, entre outros.

Como é a faculdade de Educação Física?

A faculdade de Educação Física se divide em bacharelado e licenciatura.

O bacharelado em Educação Física é uma formação de quatro anos, que prepara o estudante para atuar em academias, clubes esportivos e demais ambientes, exceto em escolas.

A licenciatura em Educação Física, por sua vez, forma o profissional para atuar no ensino da prática de atividades físicas em escolas de ensino fundamental e médio.

Isso não significa que o professor de Educação Física formado em licenciatura só pode trabalhar em escolas. Ele pode optar por atuar em outras atividades também.

Durante a graduação, o aluno aprende o que é Educação Física, qual sua aplicabilidade e como ensinar às pessoas a prática de atividades físicas. Para tanto, são ensinados conhecimentos de anatomia, fisiologia e cinesiologia, os quais dão uma visão completa do funcionamento do corpo humano.

Também são aprendidas as diversas modalidades de esportes, danças e demais atividades físicas que podem ser ensinadas em escolas, academias e clubes, entre outros.

Na licenciatura, o estudante também tem uma parte do cursos dedicada à didática, isto é, metodologias de ensino. Essa etapa é fundamental para que o futuro professor saiba como transmitir o conhecimento de forma interessante, útil e prática aos alunos.

Como desenvolver uma boa carreira em Educação Física?

O primeiro passo para se tornar um profissional de Educação Física é matricular-se em uma instituição de ensino de qualidade. Atualmente, a formação em Educação Física pode ser feita tanto presencialmente, quanto a distância ou na modalidade de ensino semipresencial.

A participação em eventos do setor é bastante recomendada para que o aluno vá além do aprendizado adquirido em sala de aula. E, tão logo se sinta preparado, é fundamental buscar um estágio na área.

Após a conclusão do curso, a inscrição em uma pós-graduação se torna essencial para que o estudante se especialize em um determinado segmento e tenha uma valorização maior no mercado de trabalho.

Quem tem interesse em empreender no segmento deve ir além dos conhecimentos específicos de Educação Física. Uma pós-graduação em gestão empresarial, empreendedorismo ou inovação pode melhorar sua capacidade de construir um negócio de sucesso.

Como você deve ter notado, a história da Educação Física está longe de ter um fim. A cada ano novas descobertas são feitas, novos treinamentos são desenvolvimentos e novas oportunidades surgem para quem valoriza uma mente sã e um corpo são.

 

New call-to-action

Assine aqui!

Calcule aqui sua
média no ENEM

Click me
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.