Hair Stylist: o que faz e como se tornar um

Postado em 5 de mai de 2023
Loading...

Se você acompanha o mundo da beleza, provavelmente que já ouviu falar sobre hair stylist.

Embora não seja uma profissão tão nova assim, ela tem ganhado cada vez mais destaque. E os profissionais dessa área têm se tornado os queridinhos de artistas e influenciadores.

Não é por acaso que o setor de beleza e estética vive em ascensão no Brasil. Entre 2020 e 2022, foram abertos mais de 343 mil salões em todo o país, o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo – o Brasil está atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. 

Pensa em empreender e aproveitar as oportunidades desse mercado em alta?

Saiba o que é hair stylist e por que ele é diferente do cabeleireiro, além de outras informações sobre a formação, hair stylists famosos e salões de beleza renomados.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é hair stylist?

Hair stylist é um termo em inglês que, traduzido, quer dizer estilista de cabelo.

Você pode estar pensando que se trata de mais um nome para o cabeleireiro. Mas na verdade, não. São funções diferentes. Veja as diferenças abaixo:

  • Cabeleireiro: é o mais conhecido dos três profissionais, exerce uma atividade mais técnica. Isso é, ele conhece os cortes e outros procedimentos existentes e aplica nos clientes, normalmente, como são solicitados.
  • Hair Stylist: além de fazer os mesmos cortes e procedimentos que o cabeleireiro, trabalha como um consultor de imagem. Isso porque ele está sempre ligado no mundo da moda e acompanha todas as tendências. E, para sugerir o visual mais apropriado, o hair stylist considera o estilo e comportamento do cliente.
  • Visagista: esse profissional é como um artista dos cabelos e afins. Ele emprega um conjunto de técnicas para valorizar a beleza de um rosto e fazer com que o visual transmita a personalidade do cliente.

O que é um personal hair stylist?

Se hair stylist significa estilista de cabelo, do que se trata, então, o personal hair stylist?

O hair stylist, normalmente, atende em salões. Já o personal hair stylist faz atendimento em domicílio. Ou seja, ele vai até os clientes, normalmente, para fazer penteados. É o mesmo critério usado para determinar outras profissões.

O termo “personal” indica algo personalizado e adequado a uma pessoa específica.

🔵 Leia também: Tudo sobre a carreira de esteticista: profissão, salário e formação

Qual é o salário de um cabeleireiro? E hair stylist?

A remuneração de um cabeleireiro ou hair stylist depende de vários aspectos, como a região na qual o salão está localizado, o tempo de experiência do profissional e a qualidade do trabalho.

Afinal, se você é um mestre das tesouras, é possível que o seu preço seja mais alto em relação aos concorrentes. De todo modo, seguindo o registro do site Glassdoor, especializado em carreira, a média salarial das duas profissões é:

 🔵 Leia também: Tudo sobre Estética e Cosmética: um guia rápido para estudantes

Como é o curso para cabeleireiro e hair stylist?

Se você ficou interessado em trabalhar como cabeleireiro e hair stylist, saiba que é preciso estudar para isso. Afinal, além de aprender as técnicas, é preciso garantir um certificado que comprove o seu conhecimento.

Para trabalhar como cabelereiro e/ou hair stylist, é possível fazer dois tipos de formação: um curso profissionalizante ou um tecnólogo na área de Estética e Cosmética.

Conheça o Tecnólogo em Estética e Cosmética

O curso tecnólogo em Estética e Cosmética é uma formação mais completa, que tem como objetivo desenvolver todas as capacidades técnicas necessárias para cuidar da beleza dos clientes, considerando sempre a diversidade e individualidade.

Dessa forma, os alunos do curso aprendem sobre:

  • Composição do cabelo;
  • Tipos de cabelo;
  • Ciclo biológico do cabelo;
  • Cuidados com o cabelo;
  • Lavagem de cabelo;
  • Hidratação;
  • Cortes;
  • Penteados;
  • Coloração e descoloração e outros.

Outras disciplinas relacionadas à área de Estética e Cosmética são:

  • Histologia;
  • Biossegurança;
  • Métodos e técnicas de avaliação em estética;
  • Disfunções dermatológicas;
  • Massoterapia;
  • Cosmetologia;
  • Maquiagem.

Como é um tecnólogo, este curso superior tem duração média de dois anos.

 

 

 

Onde fazer um curso para se tornar hair stylist

Se você quer se profissionalizar como hair stylist e ainda conquistar um diploma de Ensino Superior, o caminho indicado é fazer um tecnólogo em Estética e Cosmética.

Esse tipo de curso vai te capacitar para atuar como um consultor de imagem para seus clientes, além de ensinar técnicas de corte e de terapia capilar.

Confira a nossa lista de indicações de instituições de ensino que oferecem o tecnólogo em Estética e Cosmética e contam com programas de bolsa de estudos:

Todos oferecem o curso na modalidade semipresencial. São reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm altos índices de qualidade nos principais indicadores da pasta.

Qual é o melhor salão de beleza do Brasil?

No Brasil, o Beleza Experience reconhece os profissionais de beleza e salões de destaque.

Na edição de 2022, realizada no WTC Events Center, em São Paulo, a premiação nomeou vencedores em 12 categorias diferentes. Entre elas, a de melhor salão. Quem levou o troféu para casa foi ROM Concept, localizado na cidade de São Paulo.

 

Interior do ROM Concept, eleito o melhor salão de beleza do Brasil em 2022. Reprodução/Instagram @rom.conceptInterior do ROM Concept, eleito o melhor salão de beleza do Brasil em 2022. Reprodução/Instagram @rom.concept

Conheça os salões mais badalados de SP, RJ, PR e BH

Você já imagina, obviamente, que o salão ROM Concept está na lista dos salões mais badalados de São Paulo. Mas saberia dizer quais são os outros? Confira, a seguir, a relação de salões que fazem sucesso em São Paulo, no Rio de Janeiro , no Paraná e em Belo Horizonte.

1. São Paulo

Conheça os três salões mais badalados da capital paulista:

  • Marcos Proença Cabeleireiros: com duas unidades em São Paulo, o salão é destaque por ter criado o primeiro espaço de beleza eco-friendly do Brasil. Na unidade do Jardim Paulista, a água é reaproveitada e o consumo de energia é reduzido, além de o piso ser de madeira de demolição. Entre as famosas que frequentam ou já frequentaram o salão estão Gisele Bündchen, Claudia Leitte e Deborah Secco.
  • Celso Kamura: é um nome conhecido no ramo da beleza. Há mais de 40 anos no mercado, até 2013, ele trabalhava apenas em São Paulo. Hoje, também se divide fazendo atendimentos na unidade do Rio de Janeiro. No salão, a experiência é palavra de ordem, desde a equipe de profissionais até os equipamentos escolhidos. Ana Hickmann, Dilma Rousseff e Angélica são algumas das clientes fiéis do hair stylist.
  • MG Hair Design: eleito pela revista ELLE como um dos 10 maiores templos de beleza do mundo, o MG Hair Design é de propriedade do hair stylist Marco Antônio de Biaggi, conhecido como o cabeleireiro das estrelas. O espaço, com mais de 2000 m², tem uma visual arquitetônico incrível. Já passaram por lá Sabrina Sato, Luciana Gimenez, Adriane Galisteu, Anitta e muitas outras atrizes, modelos, cantoras e apresentadoras.

2. Belo Horizonte

Estes são os dois salões mais famosos da capital mineira:

  • Instituto Celio Faria: o instituto Celio Faria, que carrega o nome de um dos hair stylists mais famosos da cidade, é dedicado ao cuidado com a beleza e o bem estar. São três unidades com ambientes modernos e diferenciados. Monique Alfradique e Nívea Stelmann já tiveram seus dias de beleza neste salão.
  • LM Studio: outro salão em BH que atrai os amantes da beleza é o LM Studio, do cabeleireiro Luiz Martins. São quatro unidades localizadas na região nobre da cidade. Dizem que Marisa Orth, Cássia Kiss Magro e Regina Duarte são algumas das clientes famosas.

3. Paraná

Em Curitiba, capital paranaense, os salões mais badalados são:

  • Torriton Beauty Hair: Foi eleito um dos 20 melhores salões de beleza do Brasil, seu grande destaque é a busca pela inovação para  atender seus clientes. A rede de salões espalhadas pela capital são referência por unir vanguarda e elegância ao atendimento de profissionais renomados na área da beleza e bem-estar.
  • Expert Beauty Center: expert Beauty Center é a maior e mais completa rede de salões próprios de Curitiba com cinco unidades nas regiões mais nobres da capital paranaense. A marca Expert foi criada em 2007 para oferecer aos clientes serviços personalizados da mais alta qualidade e inovação em ambientes confortáveis, amplos e modernos.

4. Rio de Janeiro

Já na capital carioca, o destaque vai para estes dois salões:

  • Ophicina do Cabelo: Localizado no primeiro piso do Shopping Leblon, o salão mexe com a cabeça das mulheres, especialmente das famosas. Pode ser que você encontre com Fátima Bernardes e Danielle Winits em algum dia.
  • Crystal Hair: o Crystal Hair é mais um salão frequentado pelas celebridades e socialites. O hair stylist Cesar Neubert já atendeu atrizes como Giovanna Antonelli e Christiane Torloni.

🔵 Leia também: Biomedicina Estética: o que é, como aprender e salário

Os hair stylists mais famosos do Brasil

Marcos Proença, Celso Kamura e Marco Antônio de Biaggi estão entre os hair stylists mais conhecidos do Brasil. Proença iniciou a carreira no mundo da beleza aos 14 anos, quando começou a trabalhar em um salão de garagem, no interior de São Paulo. 

Depois disso, começou a se especializar, estudando mundo afora. Fez cursos em Paris, Londres, Tóquio, Nova Iorque e Milão. Kamura é um colorista, cabeleireiro e maquiador brasileiro muito antenado na moda. Ele foi premiado como melhor profissional de beleza pela revista Quem Acontece em sua sexta edição.

Biaggi, considerado o “Rei das Loiras”, atua há mais de 30 anos no mercado da beleza. É também influenciador digital e possui três livros publicados: "Estilo Biaggi" (2009), "Cabelo de Estrela" (2012) e "A Beleza da Vida" (2017).

E então, gostou de explorar um pouco mais o mundo do Hair Styling?

Não deixe a oportunidade de se tornar um passar, conheça os cursos de graduação que citamos neste artigo e comece a sua carreira!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!