Habilidades profissionais: o que são, tipos e como desenvolver?

Postado em 29 de jan de 2021
Loading...

De bate-pronto, você saberia dizer quais são as suas habilidades profissionais?

Pode ser que você precise de alguns minutos para elaborar a resposta, mas, certamente, poderá reconhecer as suas principais competências no trabalho.

Da mesma forma, com um pouco de reflexão, é possível identificar as capacidades que faltam no dia a dia, sobretudo no mundo dos negócios.

Descobrir as suas vulnerabilidades também é fundamental para que você possa corrigi-las, sabia? Ou você achava que não conseguiria evoluir e desenvolver-se?

Neste artigo, você vai ficar por dentro das competências mais buscadas no mercado de trabalho e aprenderá como adquirir novas habilidades profissionais. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são as habilidades profissionais?

As habilidades são características de um indivíduo hábil, são aptidões.

Quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa. Esse adjetivo, por sua vez, remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.

No âmbito geral, as habilidades podem ser classificadas enquanto:

  • Cognitivas: relacionadas à capacidade de aprendizagem
  • Motoras: relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão
  • Sociais: relacionadas à capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas
  • Profissionais: relacionadas à capacidade de executar tarefas do trabalho

Por sua vez, as habilidades profissionais são aptidões e competências de um indivíduo que são desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação.

Muitas vezes, essas habilidades são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas também é comum que elas sejam desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Para que servem as habilidades profissionais?

As habilidades profissionais são fundamentais para que o indivíduo realize uma tarefa no trabalho com excelência. Dessa forma, é indispensável para uma carreira bem-sucedida.

Afinal, o profissional que agrega habilidades, evidentemente, tem mais chances no mercado de trabalho. Além disso, a habilidade profissional é necessária para que haja produtividade e para que os resultados sejam obtidos.

Quer ver um exemplo? Imagine uma pessoa que não tem noções de corte e costura.

Ela dificilmente conseguirá confeccionar um vestido perfeito, certo? Por outro lado, se aprendeu a utilizar a máquina de costura e já produziu algumas peças, é bem provável que seja capaz de fazer um lindo vestido, inclusive em pouco tempo.

As habilidades profissionais, portanto, podem ser específicas a uma determinada área ou função, como no caso acima, ou comuns à maioria das profissões.

Tipos de competências profissionais

Como vimos, existem diferentes competências profissionais.

Algumas delas são mais específicas e seguem de acordo com o ramo de trabalho, mas outras podem ser mais genéricas e fazer parte de diferentes ocupações e setores. De maneira geral, podemos dividi-las em dois grupos:

  • Técnicas: também chamadas de hard skills, são habilidades que dizem respeito ao domínio de métodos e procedimentos. Elas podem ser aprendidas a partir de capacitações.
  • Comportamentais: também chamadas de soft skills, que estão ligadas à forma como o indivíduo se porta e conduz ações. Elas são comportamentais, desenvolvidas com o tempo.

🔵 Leia também: Conheça os cursos importantes para o mercado de trabalho atual

Quais as habilidades mais exigidas no mercado de trabalho atual?

Como existem dois grupos de habilidades profissionais, existe uma preferência do mercado por um conjunto de habilidades para cada um deles.

Abaixo, você confere uma listagem das habilidades profissionais comportamentais mais valorizadas pelo mercado, de acordo com a Robert Half:

 

 

 

E sobre as habilidades profissionais técnicas, confira uma lista com as 25 hard skills mais desejadas, de acordo com um estudo do LinkedIn:

  • Análise estatística e mineração de dados
  • Desenvolvimento mobile
  • Segurança de qualidade de software e teste de usabilidade
  • Logística
  • Arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento
  • Middleware e softwares de integração
  • Engenharia e armazenamento de dados
  • Segurança da informação
  • Recursos humanos (benefícios e compensações)
  • Direito empresarial e governança
  • Segurança do trabalho
  • Design de interfaces
  • Desenvolvimento de aplicativos para Microsoft
  • Business Intelligence
  • Sistema de controle de revisão (SCR)
  • Recrutamento
  • Políticas públicas e relações internacionais
  • Engenharia de materiais
  • Perl / python / ruby (linguagens de programação na web)
  • Desenvolvimento em Java
  • Desenvolvimento de negócios e gestão de relacionamento
  • Marketing em mídias digitais
  • Marketing digital
  • Modelagem de software e design de processos
  • Linguagens de shell scripting

Vale dizer que o levantamento acima não levou em consideração a distinção de áreas, então você conferiu uma listagem mista com o que é mais buscado no mercado hoje em dia.

Percebeu como a tecnologia é uma forte presença? Não dá para negar que a transformação digital tem mudado o jeito de fazer negócios. Por essa razão, as profissões ligadas ao mercado de tecnologia estão em ascensão.

Mas se você não trabalha nessa área, não precisa se preocupar, se tornar uma pessoa fluente no digital já é uma habilidade profissional técnica boa o suficiente.

🔵 Leia também: 23 profissões do futuro: tecnologia e inovação em destaque

Como identificar minhas habilidades profissionais?

Algumas empresas realizam avaliações de desempenho periodicamente.

Durante os procedimentos, é comum que os profissionais pratiquem o autoconhecimento e escutem a visão da equipe e do gestor a respeito do seu trabalho. Isso, sem dúvidas, ajuda a identificar as habilidades profissionais.

Mas, se você não tem acesso a esse processo, saiba que é possível fazer de outras maneiras.

Requer autorreflexão e autoconhecimento, olhar para si com a missão de identificar pontos fortes e fracos. Você pode relembrar momentos em que suas capacidades foram elogiadas, por exemplo, ou recapitular resultados conquistados por conta do seu empenho e dedicação.

E, a partir daí, elencar quais foram as suas atitudes e competências naquela situação.

Outra forma de identificar as habilidades profissionais é perguntando para seus líderes e colegas. Peça a eles que digam quais são as suas principais qualificações no trabalho.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

Como desenvolver competências profissionais?

Depois de ter passado pelo processo de autoconhecimento, chegou a hora de entender como desenvolver as capacidades que você menos possui e aprimorar aquelas que você já tem.

Procure começar, então, estabelecendo alguns objetivos e caminhos para alcançá-los. Defina um plano de ações alinhado ao seu propósito e, então, pratique de acordo com esse plano.

A melhor forma de fazer isso, independente de qual seja a habilidade que você quer desenvolver, é saindo da sua zona de conforto e deixando a vergonha para trás.

Se você quer desenvolver uma hard skill, comece um curso ou uma nova graduação, e se quer desenvolver uma soft skill, comece devagar, colocando em prática as ações que ajudam a ser mais comunicativo, propositivo, líder, etc.

Então, enquanto lia este artigo, já conseguiu pensar em algumas habilidades profissionais que você possui e outras que faltam? Conte aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!