Você já pensou em trabalhar com gestão de órgãos públicos? São diversas as instituições governamentais que precisam de profissionais com expertise em diversas áreas do conhecimento.

Para fazer um bom trabalho, um gestor público pode ser formado em Direito, Administração, Economia, Ciências Políticas, entre outras.

Mas então, como escolher entre estes cursos se você quer trabalhar com gestão pública? Para quem quer seguir carreira na área, muitas instituições oferecem o curso Tecnólogo em Gestão Pública EAD.

Trata-se de uma graduação ideal tanto para quem quer começar na área, quanto para quem já trabalha no setor público e quer se qualificar, já que os cursos tecnólogos focam bastante em aprendizados voltados para aplicação direta no mercado de trabalho.  

Gestão pública ou privada? 

 Existem muitas variáveis na escolha de um curso universitário, independentemente da sua idade. Mesmo quem decidiu pela área administrativa pode estar em dúvida entre um curso focado no setor público ou em um curso pensado para a administração privada. A Administração é a ciência que estuda como as instituições se organizam. No setor público existe a mesma necessidade, mas as instituições têm especificidades diferentes daquelas do mercado privado. A contabilidade, por exemplo, é menos focada no lucro.

O Tecnólogo de Gestão Pública EAD forma alunos com conhecimentos multidisciplinares que podem ser aplicados com efetividade no setor público.  

empresaria com tablet 2

O que faz um gestor público?  

O gestor público é o profissional que trabalha na administração das instituições governamentais, mas que também pode construir uma carreira no terceiro setor, em ONGs e organizações que tratam de políticas públicas. É um profissional que lida com outras pessoas e, por isso, precisa se comunicar bem, ter espírito de liderança e a capacidade de trabalhar em equipe. Na área técnica, este profissional precisa conhecer a fundo a legislação, seja ela Municipal, Estadual ou Federal, além de saber utilizar os recursos disponíveis a fim de atingir os objetivos do setor. Entre suas outras atribuições, estão: 

  • Criar e elaborar políticas públicas;
  • Criar e organizar campanhas públicas, para informar os cidadãos; 
  • Criar e pensar ações para conservar bens e patrimônios públicos;
  • Gerenciar políticas públicas; 
  • Planejar processos e serviços; 
  • Controlar orçamentos e planejar licitações. 

 

Mercado de trabalho na Gestão Pública  

Por ser uma profissão extremamente ligada aos órgãos públicos, a maior entrada para o mercado de Gestão Pública é por meio de concursos nos âmbitos municipais, estaduais e federais.

Contudo, existem outras possibilidades de ingresso na área para os graduados. Para além do governo, o gestor público pode atuar em órgãos que compõem as instituições públicas e até mesmo no setor privado, em instituições que buscam articular parcerias público-privadas.

Ainda, poderá atuar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, institutos de pesquisa e organizações sem fins lucrativos. Afinal, o tecnólogo em Gestão Pública também é habilitado para trabalhar em outras áreas administrativas. Para quem tem dúvida em relação ao curso, vale a pena conferir as outras graduações da nossa Faculdade de Administração.  

gestao publica

Tecnólogo: duração reduzida e reconhecida pelo MEC  

A nossa graduação EAD em Gestão Pública tem o formato de Tecnólogo, ou seja, é um curso de dois anos com foco nas necessidades do mercado.

A combinação do Ensino a Distância com a curta duração é uma praticidade para os alunos que já trabalham e querem, ou precisam, se qualificar.

Assim como o diploma de um curso a distância é exatamente igual ao de um curso presencial, o Tecnólogo não perde em nada para o Bacharelado.

É um curso de ensino superior que habilita o aluno egresso a trabalhar e prestar concurso em sua área.

Com disciplinas focadas na prática, voltadas à legislação, contabilidade, técnicas de gestão e mercado financeiro, o Tecnólogo em Gestão Pública permite a personalização do ensino, e é ideal para quem quer aplicar estes conceitos diretamente nos órgãos governamentais, tendo uma visão ampla das diferentes ciências.  

Qual o conteúdo do curso de Gestão Pública? 

Agora que você já sabe quais as atribuições de um profissional de gestão pública, deve estar se perguntando o que é ensinado ao longo do curso de Gestão Pública EAD, não é mesmo? 

Então, confira o conteúdo que o aluno desta graduação estuda ao longo dos 2 anos de curso: 

1º ano: 

Cenários Econômicos 

Ciência de Dados  
Comunicação Aplicada 

Demonstrações Financeiras  
Empreendedorismo e Inovação  
Ética 
Gestão de Gente  
Introdução à Filosofia  
Marketing 4.0  
Operações e Negócios  
Pensamento Criativo  
Teologia e Sociedade  

 

2º ano: 

Auditoria e prestação de contas no setor público  
Cidades Inteligentes e sistema de informação 
Contabilidade pública  
Educação, Identidade e Solidariedade  
Estrutura e funcionamento do sistema de saúde pública  

Finanças e orçamento público  
Gestão de projetos, contratos, licitações e convênios  
Gestão do ensino público  
Governança e Políticas públicas 
Legislação do setor público  
Libras (optativa)  
Mobilidade urbana e meio ambiente  
Segurança pública  

Como você pode perceber, a variedade de conteúdos apresentados ao estudante permite ao profissional ter uma visão ampla das atribuições de um gestor público, habilitando quem se forma a atuar em diferentes áreas de uma administração. 

Conclusão  

O curso de Gestão Pública é perfeito para quem já trabalha no setor ou pensa em seguir carreira como servidor público, ou em contato com os serviços estatais. Durante os dois anos de duração, você aprende sobre diversas áreas do conhecimento, com foco nas necessidades práticas do mercado. Além disso, o Tecnólogo possibilita o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais em um curso personalizado. E aí, você acha que tem o perfil para ser um gestor público? Inscreva-se no nosso curso de Gestão Pública EAD e invista em você. 

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

blog ead pucpr
cursos empreendedorismo
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.