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Você já pensou em trabalhar numa área que respira inovação e onde existe muito espaço para a criatividade? Venha conhecer tudo sobre o curso de Gestão de Marketing, uma das profissões do futuro!

A concorrência sempre foi o principal obstáculo para quem quer vender um produto ou um serviço. Contudo, os desafios nunca foram tão grandes quanto na atualidade. 

Com as redes sociais e o avanço do e-commerce, as empresas não disputam a atenção dos consumidores somente com os concorrentes locais, mas com negócios do país e até do mundo inteiro. 

Em função disso, preços baixos e produtos de qualidade não são mais suficientes para que uma marca se destaque e alcance suas metas de vendas.

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Atualmente, uma série de estratégias e conhecimentos de mercado são necessários para garantir as vendas e o lucro das empresas. Além disso, a presença digital de uma marca também tornou-se um fator crucial para o seu sucesso. 

Nesse contexto, cresce a necessidade de profissionais com conhecimento sobre essas novas formas de consumo e que saibam identificar as melhores práticas de mercado. É aí que entram os profissionais de gestão de marketing.

Quer descobrir mais sobre essa carreira e sobre a graduação na área? Fique conosco!

Confira:
O que é gestão de marketing
O que faz um gestor de marketing
Como trabalhar com gestão de marketing 
Conclusão 

gestão de marketing

O que é gestão de marketing 

Gestão de marketing é o processo que cria e controla o plano de marketing de uma empresa desde o início do planejamento até a execução.

Isso inclui o processo de pesquisa, levantamento, compreensão do seu mercado e análise de clientes e da indústria. Tudo isso para garantir que a marca seja capaz de falar diretamente com o seu público-alvo de uma forma efetiva.

O objetivo de uma boa gestão de marketing é garantir que uma empresa alcance suas metas de forma sustentável e duradoura. 

A história do marketing

Desde os primórdios da humanidade, as práticas de marketing já existiam, embora em formatos bem distintos e menos conceituais do que as da atualidade.  

Mesmo que as características e as estratégias fossem diferentes, o objetivo era o mesmo: ser o escolhido em detrimento de outras opções disponíveis, seja lá qual fosse a prática comercial.

Phillip Kotler, considerado o pai do marketing mundial, é um dos principais estudiosos da área e tem analisado as transformações pelo qual o marketing vem passando ao longo dos anos.

De acordo com Kotler, inicialmente, as empresas faziam poucos esforços para atender às necessidades do consumidor. 

Contudo, com o aumento da concorrência, o foco passou a estar cada vez mais na satisfação do cliente. Assim, o marketing foi buscando entender os valores e desejos dos consumidores de uma perspectiva mais humana. 

Atualmente, nesse novo contexto marcado pelo digital, as hierarquias entre empresas e consumidores se dissolveram. O consumo também passou a ser mais social, com compartilhamento de experiências pela internet. 

Assim, o grande desafio dos profissionais de marketing na atualidade é proporcionar experiências completas — on e offline — através de uma marca.

As empresas que conseguirem isso certamente estarão à frente em seu nicho de atuação. 

Os pilares da gestão de marketing

O 4Ps do Marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de estratégias de marketing. Confira quais são:

Produto

O primeiro dos 4Ps refere-se àquilo que a empresa oferece para sanar um ponto de dor ou uma necessidade do consumidor. Ele pode ser tangível (objetos e bens de consumo) ou intangível (serviços e informações). 

Preço

O preço é o valor de venda do produto, o quanto ele custa para a aquisição pelo cliente. Essa definição é importante não apenas para o sucesso de um negócio, mas para a sua sobrevivência. 

Praça 

De forma geral, a praça é local de distribuição e logística do produto ou serviços da empresa para o consumidor final. Ou seja, onde o produto é oferecido.

Promoção

O último “P” diz respeito à promoção que engloba todo o plano de comunicação, divulgação, estratégias de aquecimento das vendas e execução de estratégias de marketing de uma empresa. 

O que faz um gestor de marketing 

Agora que você já sabe compreende o conceito de marketing, vamos explicar mais sobre as funções dos profissionais que atuam na área. 

Os gestores de marketing têm a tarefa de projetar, planejar e executar uma estratégia de marketing para uma empresa.

Dentre as principais atividades desenvolvidas por esses profissionais, podemos destacar:

  • Pensar campanhas publicitárias;
  • Cuidar do relacionamento entre empresa e clientes;
  • Elaborar estratégias para mídias digitais;
  • Criar e acompanhar os canais de comunicação para pré e pós-venda;
  • Realizar estudos de mercado para traçar o perfil dos consumidores;
  • Promover ações de endomarketing com o objetivo de melhorar o relacionamento e engajamento dos colaboradores;
  • Promover ações e eventos de divulgação da marca.

Quanto ganha um gestor de marketing 

O salário de um profissional de marketing depende do cargo, do nível de especialização e do porte da empresa em que a pessoa trabalha. 

O Educa Mais Brasil, com base SINE - Site Nacional de Empregos, levantou as médias salariais dos profissionais que possuem grau de tecnólogo na área. Confira os valores:

Pequena Empresa

  • Trainee: R$ 1.610,38
  • Junior: R$ 2.012,98
  • Pleno: R$ 2.516,23
  • Senior: R$ 3.145,29
  • Master: R$ 3.931,61

Média Empresa

  • Trainee: R$ 2.093,50
  • Junior: R$ 2.616,88
  • Pleno: R$ 3.271,10
  • Senior: R$ 4.088,88
  • Master: R$ 5.111,10

Grande Empresa:

  • Trainee: R$ 2.721,55
  • Junior: R$ 3.401,94
  • Pleno: R$ 4.252,43
  • Senior: R$ 5.315,54
  • Master: R$ 6.644,43

Perfil do profissional de marketing

As principais características do profissional de marketing são a criatividade e capacidade de comunicação. Afinal, essa área necessita de profissionais que pensem fora da caixa e saibam se expressar da melhor forma possível suas ideias. 

Além disso, o profissional que decide estudar marketing precisa estar sempre atento ao mercado e suas frequentes mudanças. Afinal, essa área está em constante evolução, já que a sociedade muda a todo momento e novas tendências surgem a partir disso.

Em resumo: esse profissional deve estar sempre disposto a aprender e ter a proatividade e flexibilidade necessários para enfrentar os desafios da profissão. 

gestão de marketing

Como trabalhar com gestão de marketing 

Para trabalhar com marketing, um dos principais caminhos é cursar uma graduação na área. O curso de Gestão de Marketing em Mídias Digitais do EAD PUCPR é um dos mais atuais e completos nesse sentido. 

Nele, você aprenderá tudo sobre o mercado, o consumidor e seu comportamento nos meios digitais, para planejar, implementar, controlar e mensurar resultados de ações estratégicas de divulgação digital. 

Com base no cenário atual, o curso foi criado para tornar você um profissional de destaque e atualizado. Não é à toa que conceitos modernos como Marketing 4.0, Customer Experience, Influenciadores Digitais, Publicidade Online, Web Analytics são trabalhados ao longo da formação. 

Essa graduação é oferecida no formato de tecnólogo. Nessa modalidade, os estudantes têm uma formação mais especializada e focada na atuação profissional. 

O curso de Gestão de Marketing em Mídias Digitais EAD tem duração de dois anos. Nesse período, todas as aulas acontecem à distância, através da plataforma de aprendizagem da universidade. Conheça as disciplinas:

1º ANO

Cenários Econômicos | 75 HORAS

Ciência de Dados | 90 HORAS

Comunicação Aplicada | 30 HORAS

Demonstrações Financeiras | 90 HORAS

Empreendedorismo e Inovação | 60 HORAS

Ética | 30 HORAS

Gestão de Gente | 90 HORAS

Introdução à Filosofia | 30 HORAS

Marketing 4.0 | 90 HORAS

Operações e Negócios | 90 HORAS

Pensamento Criativo | 60 HORAS

Teologia e Sociedade | 30 HORAS

2º ANO

Customer Experience (CX)  | 75 HORAS

Educação, Identidade e Solidariedade | 30 HORAS

Gestão de Marcas | 75 HORAS

Gestão de Produtos | 75 HORAS

Gestão do Relacionamento | 75 HORAS

Gestão Estratégica de Custos | 75 HORAS

Inbound Marketing  | 75 HORAS

Influenciadores Digitais | 60 HORAS

Libras (optativa) | 30 HORAS

Omnichannel e Marketplace | 75 HORAS

Pesquisa de Mercado | 75 HORAS

Publicidade online | 75 HORAS

Web Analytics | 75 HORAS

Conclusão 

Gostou de conhecer mais sobre a carreira e curso de Gestão de Marketing?

Se sim, conheça as ofertas de bolsas de estudos do EAD PUCPR para começar seus estudos!

Não perca tempo e comece a trilhar seu caminho em direção ao marketing hoje mesmo!

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