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Você já parou para pensar que todos nós diariamente somos submetidos ao consumo? E que para comprar desde itens básicos, como alimentação, existe alguém responsável por colocar preço naquilo que compramos?  

Pois saiba que muito da precificação do que consumimos está relacionada ao profissional da área de gestão comercial. São eles os responsáveis por pensar nos valores que serão aplicados às mercadorias. 

Mas um gestor comercial tem um papel ainda mais importante nas empresas. Então, se você gosta da área de vendas e está pensando em qual faculdade irá fazer, este texto pode ajudar nessa escolha. 

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O que é gestão comercial? 

Como o próprio nome já sugere, gestão comercial é o gerenciamento daquilo que uma empresa vende, seja bens de consumo ou serviços.  

É o gestor comercial que pesquisa o mercado, define estratégias e plano de ação para entregar o melhor produto visando a lucratividade e a melhor experiência do cliente final. Dá para afirmar que é esse profissional que melhor faz a conexão do que uma empresa entrega com o que um cliente espera. Afinal de contas, se a experiência do comprador ou de quem estiver contratando um serviço não for boa, provavelmente esse cliente não voltará. 

Segundo o site Administradores.com, o profissional de gestão comercial precisa reunir técnicas e conhecimento necessários para ter eficiência nas vendas, atender bem os consumidores e desenvolver a melhor logística possível para que as entregas sejam satisfatórias e possam fidelizar o cliente.

Qual o objetivo do curso de Gestão Comercial? 

À medida que a competitividade entre as empresas aumentou, cresceu também o nível de exigência dos clientes. Como consequência, a área de gestão comercial precisou se aperfeiçoar e ter profissionais de ponta criando as estratégias necessárias para a diferenciação e melhor entrega. 

A PUCPR oferece o curso tecnólogo em Gestão Comercial no formato EAD. Com duração de 2 anos, essa graduação tem como principal foco formar gestores aptos a lidar com todas as necessidades de crescimento de vendas das empresas.  

Ao final da graduação, a pessoa terá condições de monitorar o comportamento do mercado em que vai atuar, bem como o desempenho da organização, através de conceitos estudados, ferramentas tecnológicas e compreensão do cenário social em que está inserido. 

No decorrer do curso, o estudante desenvolve a habilidade de analisar números e a partir deles criar metas e planos de ação para que a empresa possa lucrar mais e se destacar no segmento em que atua. 

Como é o curso de Gestão Comercial? 

A graduação em Gestão Comercial tem aulas on-line, com o conteúdo disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É nesse espaço que o estudante terá acesso ao conteúdo, por meio de livros, vídeo-aulas, infográficos e exercícios. 

As provas, no entanto, ocorrem de forma presencial, em local escolhido pelo próprio aluno, no momento da matrícula.  

A grade curricular do curso de Gestão Comercial da PUCPR é a seguinte: 

1º ANO 

Cenários Econômicos 
Ciência de Dados 
Comunicação Aplicada 
Demonstrações Financeiras  
Empreendedorismo e Inovação  
Ética 
Gestão de Gente
Introdução à Filosofia  
Marketing 4.0 
Operações e Negócios 
Pensamento Criativo  
Teologia e Sociedade  

 

2º ANO 

Customer Experience (CX) 
Educação, Identidade e Solidariedade
Gestão Estratégica de Custos 
Gestão por competências 
Libras (optativa)
Liderança e Gestão de Equipes 
Omnichanel & marketplace 
Pesquisa de Mercado 
Planejamento da cadeia suprimentos 
Previsão de Demanda, Vendas e Planejamento Operacional  
Relacionamento com Clientes e Fornecedores  
Técnicas de Negociação e Vendas
Treinamento e Desenvolvimento

Embora as aulas sejam on-line, vale destacar que a estrutura física da universidade também está disponível para o aluno, caso ele queira ir à biblioteca ou algum laboratório. 

A grande vantagem do estudante que escolhe um curso EAD é a flexibilidade no aprendizado, já que para ter acesso ao conteúdo, basta ter um computador, tablet ou até mesmo smartphone com conexão à internet. O material fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Outro diferencial do ensino a distância está na economia para o estudante, uma vez que o valor da mensalidade é menor em relação ao presencial. O aluno do EAD também economiza em transporte e alimentação, pois não terá que ir à universidade diariamente. 

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Como é o mercado de trabalho em gestão comercial? 

A globalização e modernização dos processos comerciais exige cada vez mais dos profissionais capacitados nesta área, especialmente no que diz respeito a conhecimentos técnicos. Um bom gestor comercial pode ser determinante no sucesso de uma empresa, que terá nele uma peça-chave para projetar crescimento e expansão. 

Diante disso, é natural que o mercado para a área comercial esteja aquecido, especialmente por conta do reposicionamento de muitas companhias após o abalo inicial da pandemia do coronavírus.  

Qual é a média salarial de um gestor comercial? 

Por ser um profissional que impacta diretamente no faturamento de uma empresa, não são raros os casos de gestor comercial com bom salário.  

Atualmente, de acordo com o site Catho, a média salarial para o cargo no Brasil é de R$4956,46, mas pode ultrapassar os R$7500,00, dependendo do porte da companhia e do nível de experiência do gestor. 

Gestão comercial: o que faz um profissional da área? 

O profissional que se forma em gestão comercial está apto para atuar em diferentes funções, tais quais: 

- Gestão e supervisão de vendas:  

É quem ajuda a montar uma equipe de vendas e aponta os caminhos necessários para que o time atinja as metas esperadas. Um supervisor de vendas também tem como atribuição treinar os profissionais da área comercial de acordo com os valores e filosofia da empresa. 

- Suporte ao Cliente: 

Hoje em dia, tão importante quanto vender é ter uma relação de confiança com o cliente, seja na negociação ou no pós-venda. As estratégias de fidelização com o consumidor também fazem parte das atribuições do gestor comercial. 

- Representação Comercial: 

A área de representação comercial é bastante procurada por profissionais, que podem trabalhar com exclusividade para uma empresa, como funcionário, ou para diversas marcas, como autônomo ou até mesmo abrindo um escritório de representação.  

Na maioria destes casos, o representante tem remuneração variável, proporcional às vendas realizadas no mês ou período acordado com o contratante. 

- Consultoria: 

Um gestor comercial atento ao mercado e com conhecimento técnico da área pode atuar também como consultor para empresas, criando estratégia nos processos de venda. Um consultor também pode treinar as equipes para um alinhamento às necessidades da empresa. 

- Desenvolvimento e aplicação de estratégias 

Com o conhecimento adquirido ao longo do curso, o gestor comercial tem as competências necessárias para desenvolver planos comerciais e criar estratégias adequadas à realidade e rotina de uma empresa, levando em conta a capacidade comercial e equipe disponível.  

O profissional também saberá como mensurar resultados, fazer a leitura do cenário externo e dos concorrentes, a fim de criar caminhos de crescimento sustentável. 

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Quais habilidades e competências são necessárias em um gestor comercial? 

Antes de entrar na área de gestão comercial, é importante que você entenda as características necessárias para atual nesse ramo. Saiba quais são: 

Liderança: como trata-se de um cargo de gestão, é sempre bom lembrar que o profissional terá que liderar equipes e ter a confiança delas, alinhando os interesses da empresa com os dos colaboradores. 

Boa Comunicação: para que uma equipe de vendas tenha sucesso nos números obtidos, é fundamental que os profissionais saibam exatamente quais são os objetivos de uma meta, por exemplo, e o que fazer para atingi-la. Por isso, é indispensável que a comunicação do gestor comercial seja a mais clara possível. 

Trabalho em equipe: quem trabalha como gestor deve ter em mente que o sucesso de sua atividade está diretamente relacionado a um bom relacionamento com a equipe. Entender as características individuais de cada colega e o melhor que podem contribuir é fundamental para um resultado satisfatório. 

Visão Estratégica: um gestor comercial precisa estar atento ao presente, mas já enxergar o futuro, se antecipando aos fatos, propondo novas tendências e desenvolvendo estratégias para obter os melhores resultados. É importante fazer uma leitura do contexto em que a empresa se encontra, os potenciais oferecidos pela equipe, as oportunidades que o mercado oferece e tentar juntar tudo isso no mesmo planejamento. 

Por que cursar gestão comercial? 

Embora não seja obrigatório o diploma para exercer a profissão, ter uma formação específica em gestão comercial é um grande diferencial na hora de buscar um emprego na área.  

Isso porque o conteúdo estudado ao longo da graduação está alinhado às melhores práticas comerciais da atualidade. O estudante tem acesso a cases reais, literatura especializada e selecionada de autores consagrados, aprendendo aquilo que o mercado exige no dia a dia. 

Gestão comercial: em qual instituição de ensino estudar? 

Se você chegou até aqui e, de fato, se identificou com essa área, talvez seja a hora de escolher onde estudar. 

Mas antes de tomar essa decisão, é importante verificar a procedência da instituição de ensino.  

A PUCPR tem mais de 60 anos de tradição e forma todos os anos milhares de profissionais aptos a atuarem nas principais empresas do país. 

O curso de Gestão Comercial EAD tem reconhecimento do MEC e o diploma obtido ao fim da graduação é o mesmo do presencial.  

Além disso, quem se forma na PUCPR agrega ao currículo a marca da maior universidade privada do Paraná. 

Conclusão 

A área de vendas é muito concorrida e ter uma formação em Gestão Comercial é um diferencial no mercado de trabalho.  

Se você já trabalha nesse ramo e quer crescer na carreira, ou ainda não tem experiência, mas se identifica com a parte comercial, recomendamos que você faça a inscrição agora mesmo. 

Caso ainda não tenha certeza de que conseguirá fazer uma faculdade a distância, recomendamos a leitura desse artigo, que explica em detalhes como é essa modalidade de ensino. 

Ainda está com alguma dúvida? Pode deixar um comentário logo abaixo!

 

 

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