Tags: ENEM

A Revolução Industrial é um dos períodos da história que aparece todos os anos nas questões do Enem e dos principais vestibulares do país.

E não é para menos: foi uma época marcada por um grande desenvolvimento tecnológico e que trouxe muitas transformações para a sociedade, especialmente pelo processo de formação do capitalismo.

A principal característica da Revolução Industrial foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e o uso das máquinas no processo produtivo.

Você já começou seus estudos sobre esse assunto? Se sua resposta é não, saiba que uma ótima forma de adentrar nessa fase da história é assistindo filmes.

Existem diversas produções que retratam o período da Revolução Industrial, sendo uma boa maneira para entender mais desse conteúdo.

A seguir, apresentamos 4 filmes sobre a Revolução Industrial para turbinar seus estudos de história. Confira:

1. Tempos Modernos
2. Germinal
3. Os Miseráveis
4. Oliver Twist

Baixe agora mesmo 100 questões do ENEM e comece a estudar!

1. Tempos Modernos

Tempos Modernos é um filme estadunidense lançado em 1936, escrito e dirigido por Charlie Chaplin.

Ele retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.

O filme ilustra muito bem dois modelos de produção: o Taylorismo e o Fordismo, característicos da segunda fase da Revolução Industrial.

Nesses modelos, cada operário fica responsável por uma etapa do processo produtivo, que deve ser realizado no menor tempo possível.

Esse cenário é retratado no filme através de Carlitos, personagem principal. Ele é um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafusos.

Em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, Carlitos, mesmo fora da função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem.

O filme é uma forte crítica ao capitalismo e ao imperialismo, bem como aos maus-tratos que os trabalhadores recebiam desde o começo da Revolução Industrial.

A seguir, confira o filme completo:

>>> Leia mais: O que foi o Antigo Regime [História no Enem]

2. O Germinal

O Germinal é um filme ítalo-belgo-francês de 1993, dirigido por Claude Berri. Ele é baseado no romance homônimo de Émile Zola.

O filme retrata a vida dos trabalhadores franceses durante o século XIX. Eles eram explorados pela aristocracia burguesa, que dava condições miseráveis para seus empregados.

Contudo, em uma cidade francesa, mineradores de uma grande mineradora decidem realizar uma greve e se rebelam contra seus chefes, causando o caos.

A produção caracteriza perfeitamente as transformações sociais impostas pelo modo de produção capitalista.

O filme aborda as relações de trabalho, as lutas de classe existentes na sociedade capitalista, o processo de instalação do capitalismo nas cidades e o ritmo da produção e da exploração dos trabalhadores pelos patrões.

O título do filme faz relação com o processo de desenvolvimento e de amadurecimento dos movimentos grevistas das minas de carvão do século XIX na França.

Essas manifestações foram provocadas pelas condições precárias de trabalho, pela miséria, pela exploração e pelos baixos salários impostos pelos patrões aos operários.

Confira a seguir o trailer do filme:

>>> Leia mais: Como usar alusões históricas na redação do Enem

3. Os Miseráveis

Os Miseráveis é um romance de Victor Hugo, publicado em 1862. Essa obra deu origem a duas adaptações no cinema, com filmes lançados em 1998 e 2012.

Ambas as produções acompanham a história do personagem Jean Valjean, um desempregado que acaba sendo conduzido para a prisão depois de ter roubado um pão.

Ele passa a ser perseguido por um policial e pela sociedade francesa, enquanto faz de tudo para dar a volta por cima.

O filme retrata o começo da Revolução Industrial, sendo possível identificar diversas características do período, como o surgimento das fábricas.

Além disso, a Revolução Francesa também é muito explorada nos filmes, sendo uma ótima pedida para explorar mais de um conteúdo de história.

Confira aqui o trailer do filme:

>>> Leia mais: O pioneirismo inglês na Revolução Industrial [História no Enem]

4. Oliver Twist

Oliver Twist é um dos primeiros e mais conhecidos trabalhos do escritor britânico Charles Dickens. A obra foi adaptada para o cinema em 2005.

O filme acompanha a trajetória de Oliver Twist, um órfão entre centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra do século XIX.

Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá, ele é recolhido das ruas por Artful Dodger, um ladrão que o leva até Fagin, um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais.

Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso, Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow, o pai desejado por Oliver.

Na obra, é possível identificar diversos traços da sociedade capitalista que vinha se formando com a Revolução Industrial.

Confira o trailer do filme:

 

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Modelo de currículo para
conquistar a vaga dos sonhos:

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.