6 filmes sobre Revolução Francesa para turbinar seus estudos [História no Enem]

Postado em 28 de set de 2021
Loading...

A Revolução Francesa é um dos períodos da história que aparece todos os anos nas questões do Enem e dos principais vestibulares do país.

Foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França, entre 1789 e 1799, e marcou o fim do absolutismo nesse país. Essa revolução se caracterizou pela grande participação popular e pelo alto grau de radicalismo.

Atualmente, a Revolução Francesa é vista como um marco na história da humanidade. Afinal, ela inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais, a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Além disso, esse movimento revolucionário também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado na representatividade popular. É o que conhecemos hoje como democracia representativa.

Dada a importância da temática, você já começou seus estudos sobre esse assunto? Se sua resposta é não, saiba que uma ótima forma de adentrar nessa fase da história é assistindo filmes.

Existem diversas produções que retratam o período da Revolução Francesa, sendo uma boa maneira de entender mais sobre esse conteúdo.

A seguir, apresentamos 6 filmes sobre a Revolução Francesa para turbinar seus estudos de história para o Enem. Confira:

 

1. Danton (1983)

O filme narra a trajetória de Danton, um dos principais líderes da Revolução Francesa.

Após uma série de conflitos entre as diversas facções revolucionárias, ele foge de Paris para salvar sua vida.

Contudo, ao retornar quatro anos após a Revolução, o protagonista encontra seu país economicamente destruído.

Os mesmos revolucionários que proclamaram a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão instituíram um cenário de terror, com cabeças rolando na guilhotina.

Revoltado com o resultado da Revolução, Danton decide acabar com o reinado de Robespierre. Contudo, enquanto ele tem o apoio do povo, Robespierre tem o poder. Inicia-se assim um complexo embate político.

Filmes sobre Revolução Francesa - Danton 1983

Essa produção é uma boa fonte de estudos porque permite compreender como se desenvolveu o processo revolucionário — especialmente os primeiros anos após a Queda da Bastilha.

O filme também mostra a forte presença do radicalismo e da violência no movimento, além de retratar o clima e a instabilidade do período.

Além disso, o longa permite conhecer mais sobre algumas figuras históricas importantes do período, como Robespierre e o próprio Danton.

🔵 Leia também: O que mais cai em História no Enem

2. Os Miseráveis (2013)

Esse filme é uma adaptação do musical da Broadway, que foi inspirado na obra clássica do escritor Victor Hugo.

O longa retrata uma série de revoltas que aconteceram por volta 1830, inclusive fazendo referência à Revolução Francesa.

Na produção, acompanhamos a história do personagem Jean Valjean, um desempregado que acaba sendo conduzido para a prisão depois de ter roubado um pão.

Ele passa a ser perseguido por um policial e pela sociedade francesa, enquanto faz de tudo para dar a volta por cima.

O filme passa uma ótima noção da França após a Revolução Francesa, sendo uma boa opção para entender algumas das consequências e o cenário após as principais revoltas.

3. Napoleão (1927)

Esse filme conta a história de Napoleão, o líder da França após a Revolução Francesa.

Durante o longa, acompanhamos toda a trajetória dessa figura histórica, desde a infância até a triunfante invasão da Itália.

Filmes sobre Revolução Francesa - Napoleão 1927

É uma ótima produção para se preparar para o Enem porque mostra a Revolução Francesa através do olhar do general francês.

Além disso, também apresenta os desfechos da Revolução e suas consequências na França e no resto da Europa.

🔵 Leia também:  Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

4. Caindo no ridículo (1996)

O filme se passa às vésperas da Revolução Francesa e retrata a história de um jovem engenheiro francês que está chegando na corte do rei Luis XVI.

Sua missão é conseguir verba na corte para realizar uma grande obra na região onde vive.

Com objetivo de melhorar a vida de seus conterrâneos, ele terá que entrar em um jogo de sagacidade com a nobreza, usando todo o seu charme e humor.

O longa é uma boa opção para incluir nos estudos porque retrata diversos hábitos da nobreza francesa, assim como características do absolutismo.

Além disso, também permite compreender mais sobre a França pré Revolução Francesa, ilustrando diversos motivos que levaram ao movimento.

5. Maria Antonieta (2006)

Esse longa-metragem retrata o dia a dia da rainha Maria Antonieta enquanto a França enfrentava uma grande insatisfação popular, às vésperas da Revolução Francesa.

A rainha adorava promover festas e eventos no Palácio de Versalhes, regadas a muito luxo e extravagâncias. Enquanto isso, o povo vivia em situação de fome e miséria, desenhando os primeiros traços da revolução que se instauraria.

🔵  Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

Filmes sobre Revolução Francesa - Maria Antonieta 2006

O filme é uma boa opção para incluir nos estudos porque mostra o início da Revolução Francesa e toda a revolta popular tomando conta das ruas, enquanto a realeza vivia uma vida luxuosa.

6. A Revolução em Paris (2018)

A trama do filme se passa em 1789, com o povo francês se mostrando cada vez mais descontente com o rei Luís XVI.

Na produção, homens e mulheres clamam que o monarca abandone o luxo do Palácio de Versalhes para descobrir a miséria pelas ruas de Paris. Juntos, eles vão à Assembleia Nacional para fazer pressão em nome de uma revolução.

Com as lutas nas ruas e a Queda da Bastilha, surgem as condições para o nascimento da república francesa.

A Revolução em Paris é um dos melhores filmes para entender todos os eventos e como se sucedeu a Revolução Francesa, sendo um verdadeiro resumo dos principais acontecimentos.

Por essa razão, certamente é uma das produções dessa lista mais indicadas para estudar o assunto e se preparar para o Enem.

🔵 Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!