9 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial [História no Enem]

Postado em 2 de out de 2021
Loading...

A Segunda Guerra Mundial inspirou diversas obras cinematográficas. Essas produções são uma boa forma de entender mais sobre o conflito e suas consequências para a humanidade.

Se você está se preparando para o Enem, assistir filmes relacionados a fatos históricos pode ser uma ótima forma de diversificar nos estudos e reforçar a matéria.

Abaixo, selecionamos 9 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para você incluir na sua rotina de preparação para o Enem. Confira!

Aqui vamos falar sobre:

 

O Grande Ditador (1940)

Imagem do filme O Grande Ditador

O Grande Ditador foi lançado durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940.

Produzido e protagonizado por Charlie Chaplin, o filme satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini.

Na obra, Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais.

Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na Primeira Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, contudo, o barbeiro passa a ser perseguido e precisa viver no gueto.

O filme é uma ótima opção para incluir nos estudos porque permite entender mais sobre os governos totalitários, a perseguição sofrida pelos judeus, os ideais expansionistas e as relações diplomáticas Adolf Hitler e Benito Mussolini.

🔵 Leia também: O que mais cai em História no Enem

A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler é um filme baseado no romance de 1982, Schindler's Ark, do romancista australiano Thomas Keneally.

Ele conta história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que, junto com sua esposa Emilie Schindler, salvou mais de mil refugiados judeus do Holocausto, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial.

A produção permite entender mais sobre o Holocausto e o antissemitismo durante a Segunda Guerra Mundial.

A Vida é Bela (1997)

A Vida é Bela narra a história de Guido Orefice, um judeu dono de uma singela livraria judaica na Itália fascista da década de 30.

No enredo, ele é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim, juntamente com seu filho, o pequeno Giosué. Já no campo de concentração, para amenizar a dor da criança, o pai faz de tudo para que ele acredite que estão dentro de um grande jogo.

Imagem do filme A Vida é Bela

O filme é uma boa opção porque retrata a escalada do fascismo na Itália e o cotidiano de um campo de concentração.

🔵 Leia também:  Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

O Resgate do Soldado Ryan (1999)

O Resgate do Soldado Ryan retrata a Invasão da Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial.

Na produção, acompanhamos o Capitão Miller, que recebeu a missão de comandar um grupo do Segundo Batalhão para o resgate do soldado James Ryan — o caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate

O filme é notável por seu retrato gráfico da guerra e pela intensidade de seus primeiros 27 minutos, que inclui uma descrição do assalto à Praia de Omaha, durante os desembarques da Normandia, em 6 de junho de 1944.

🔵  Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

O Pianista (2002)

Baseado na autobiografia do pianista judeu polonês Władysław Szpilman, o filme retrata a vida do músico durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o começo da perseguição aos judeus, Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia e depois separado de sua família durante a Operação Reinhard.

Imagem do filme O Pianista

A partir deste momento, até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.

Ganhador de vários Oscar, o filme é uma ótima opção para entender mais sobre a invasão da Polônia pelos nazistas e o cotidiano do Gueto de Varsóvia.

Stalingrado - a batalha final (1993)

O filme narra a história dos soldados alemães que foram lutar contra as tropas soviéticas durante o duro inverno da cidade de Stalingrado, na União Soviética.

É uma produção indispensável para entender os movimentos do Exército Vermelho e o desespero das tropas alemãs em território soviético.

Além disso, a Batalha de Stalingrado é considerada o começo do declínio dos nazistas e do fim da Segunda Guerra Mundial.

A Queda - As Últimas Horas de Hitler (2004)

Imagem do filme A Queda

O filme narra os últimos dias de Adolf Hitler no poder, através da ótica de sua secretária.

No enredo, refugiados em um bunker, com Berlim sitiada pelas tropas soviéticas, Hitler e seus aliados fazem um derradeiro esforço para ficarem no poder.

A produção permite conhecer o sítio à Berlim, o fanatismo dos colaboradores de Hitler e também sua alienação diante da situação caótica da Alemanha.

🔵 Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

Dunkirk (2017)

O filme retrata a Operação Dínamo, durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi uma operação militar realizada pelo Reino Unido com objetivo de resgatar cerca de quatrocentos mil soldados aliados. Esse soldados haviam sido cercados por tropas da Alemanha Nazista nas praias da cidade de Dunquerque, na França.

É uma ótima produção para entender mais sobre os confrontos e as estratégias de guerra da Segunda Guerra Mundial.

A Estrada 47 (2013)

A Estrada 47 é um filme sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, baseado em fatos reais.

A produção mostra o drama vivido por uma unidade anti-mina da Força Expedicionária Brasileira que, depois de um ataque de pânico, tenta manter o ânimo e desativar o campo minado que os separa de um vilarejo controlado por forças nazi-fascistas.

O filme é uma ótima opção para entender mais sobre o papel do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!