Está na hora de parar? Veja os prejuízos de estudar demais

Postado em 28 de dez de 2021
Loading...

Se você está se preparando para o Enem ou vestibular, certamente já entendeu a importância de manter uma rotina de estudos. Mas, será que existe um limite de tempo para ficar em frente aos livros? Estudar demais pode fazer mal?

Nossa resposta é sim para ambas as perguntas!

Se você é uma daquelas pessoas que passa horas a fio estudando, a ponto de sacrificar seu sono e momentos de lazer, é hora reavaliar sua metodologia. Afinal, estudar demais pode comprometer o seu aprendizado e até mesmo afetar a sua saúde.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca e até depressão.

Será que está na hora de você maneirar nos estudos? Neste artigo, apresentamos os principais sinais de alerta e explicamos como manter uma rotina de estudos saudável e produtiva.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Sinais de alerta de que você está estudando demais

A rotina de todo estudante passa por boas horas de estudos em frente aos livros e apostilas.

Afinal, esse é o passo mais importante para reter conhecimento e alcançar uma nota alta – seja no Enem, vestibular ou na prova de concurso.

Contudo, é importante lembrar que a mente tem um limite cognitivo. Ou seja, a partir de um certo ponto, podemos seguir relendo o conteúdo e fazendo questões, mas certamente nossa capacidade de absorção e retenção estará comprometida.

Mas, como saber qual é o limite?

É interessante ressaltarmos que esse limite pode mudar de pessoa para pessoa. Cada indivíduo é único, e algumas estratégias podem funcionar melhor para alguns do que para outros.

O principal aqui é saber identificar os sinais de alerta em relação aos estudos. Existem diversos comportamentos e atitudes que demonstram que você está exagerando e que pode ser a hora de dar um descanso para sua mente.

A seguir, apresentamos os principais pontos de alerta:

1. Produtividade abaixo do esperado

Você já passou 10 horas estudando e no fim conseguiu acertar poucas questões sobre o conteúdo? Isso pode ser um sinal de que você está estudando demais — e de forma errada.

Pode parecer um pouco estranho, afinal, o instinto seria estudar mais, não é? Contudo, essa é uma atitude equivocada. Na maioria das vezes, qualidade vale muito mais do que quantidade.

Nesse sentido, o excesso de estudos pode atrapalhar o seu rendimento, afinal sua mente e seu corpo ficam esgotados. A melhor alternativa é reavaliar seu método de estudo.

Com uma metodologia adequada, você certamente conseguirá reter mais conhecimento sem ter que passar horas em frente aos livros. Isso é ter produtividade nos estudos.

2. Dificuldade para se desligar dos estudos

Você já almoçou em frente aos livros? Deitou a cabeça no travesseiro e ficou pensando na matéria que estudaria no outro dia? Ou, até mesmo, saiu com os amigos, mas só conseguia pensar nos estudos? Tudo isso é um sinal de que você está estudando demais.

O estudo é certamente importante para o seu futuro, mas dedicar 100% dos seus pensamentos a ele não é saudável. É essencial que no momento de sentar e estudar você esteja totalmente entregue, mas, depois disso, é preciso dar espaço para que outras coisas preencham sua vida.

Isso é indispensável para evitar o estresse e a ansiedade. Sendo assim, se você está com dificuldade para se desligar dos estudos, é hora de rever suas atitudes.

3. Poucos momentos de descanso e lazer

Quantas horas por noite você tem dormido? Menos de 8 horas? Qual foi a última vez que você saiu com seus amigos e familiares? Não lembra?

Isso é outro sinal de que você está exagerando nos estudos!

Ter momentos de descanso e lazer é essencial para manter sua mente e corpo saudáveis. Abrir mão desses momentos é certamente um alerta de que você está estudando de forma excessiva.

Tire um tempo para descansar e se divertir, você vai se surpreender o quanto essa atitude pode trazer benefícios para os seus estudos.

4. Cansaço excessivo e esgotamento mental

Você se sente cansado, ansioso e estressado constantemente? É hora de maneirar nos estudos!

Alcançar uma boa nota no Enem ou vestibular exige muita dedicação, sim. Mas, é possível estudar com equilíbrio. Sendo assim, fique atento às respostas do seu corpo. Se sentir cansado e esgotado o tempo todo não é normal.

🔵 Leia também: Veja como lidar com o sentimento de incapacidade

Cuidados para sua rotina de estudos

Você se identificou com algum dos sinais que apresentamos acima? Se sim, pode ser a hora de você repensar sua relação com os estudos.

Preparar-se para uma prova é algo que exige muita dedicação e esforço, mas isso não quer dizer que você deve abrir mão da sua saúde. Além de fazer mal, estudar demais não garante que você tenha um desempenho melhor.

Afinal, sua produtividade nos estudos não está relacionada com a quantidade de horas em frente aos livros, mas sim com a qualidade. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a construir uma rotina de estudos mais equilibrada e eficiente. Confira:

1. Tenha um cronograma com metas diárias e semanais

Ter um calendário de estudos é essencial para evitar excessos e tornar sua rotina mais produtiva.

Para isso, você deve elaborar um cronograma com os dias exatos que você irá estudar e as disciplinas. Além disso, trabalhe sempre com metas. Estabelecer metas diárias e semanais ajuda na motivação e a ver o seu progresso, o que também pode diminuir a ansiedade e o estresse.

Tudo isso ajuda a tornar sua rotina de estudos mais produtiva e equilibrada.

2. Entenda qual método de estudos funciona para você

Muitos estudantes passam de 10 a 12 horas por dia estudando e, mesmo assim, não conseguem reter conhecimento e se sair bem nas questões. Você sabe por que isso acontece? Porque quantidade não é qualidade quando falamos de estudos.

Na maioria das vezes, o método de estudos utilizado faz muito mais diferença do que o número de horas em frente aos livros. Por isso, é essencial que você conheça a si mesmo e entenda o que mais funciona para você.

Será que você é mais visual ou auditivo? Precisa fazer mais pausas ou intervalos mais longos? Ter esse tipo de conhecimento é indispensável para aumentar o seu rendimento nos estudos.

Confira aqui algumas das metodologias de estudos e teste-as na sua rotina. Você certamente encontrará uma que tornará seus estudos mais eficientes.

3. Durma bem

Você sabia que dormir é essencial para o seu aprendizado? Passar a noite estudando ou dormir mal interfere no ciclo do sono, o que impacta diretamente na absorção de conhecimento e na consolidação da memória.

Por isso, ter uma boa noite de sono pode ser uma questão crucial para o seu aprendizado, além de ser essencial para manter sua saúde.

4. Pratique atividades físicas

A atividade física traz inúmeros benefícios para o corpo e para mente.

Sendo assim, é essencial que você encontre um tempo para praticar algum tipo de exercício durante a semana, aliando a sua rotina de estudos. Pode ser uma caminhada ou algum esporte – o importante é ser algo que você goste e que coloque seu corpo em movimento.

As atividades físicas ajudam a aliviar a tensão e tornar a rotina de estudos ainda mais produtiva.

5. Reserve um tempo para o lazer

Estudar é muito importante para que você alcance seus objetivos, mas ter momentos de lazer também. Não se deixe chegar em um estado de exaustão mental, tire um tempo para fazer atividades que você gosta com seus amigos, familiares ou até mesmo sozinho.

Muitas vezes, uma distração – ir ao cinema ou dar um passeio – pode ser bem mais eficaz do que insistir nos estudos quando a cabeça não está mais produzindo. Com equilíbrio e dedicação, você certamente alcançará seus objetivos de forma saudável.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!