Como entrar na faculdade com a nota do Enem

Postado em 13 de jun de 2023
Loading...

Você já se perguntou como como entrar na faculdade com a nota do Enem?

Faz algum tempo que o Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais meios pelos quais os estudantes conseguem ingressar em instituições de Ensino Superior no Brasil, mas muitos ainda têm dúvida sobre como é possível utilizar a nota do exame para isso.

Por esse motivo, neste artigo, vamos mostrar cinco maneiras diferentes de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Confira:

  1. Conseguir uma bolsa pelo Prouni
  2. Financiar a faculdade pelo Fies
  3. Ganhar bolsas de estudo em instituições particulares
  4. Concorrer a uma vaga pelo Sisu
  5. Estudar em Portugal

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Conseguir uma bolsa pelo Prouni

A primeira das maneiras de entrar na faculdade com a nota do Enem que vamos hoje é por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos).

Esse programa do Governo Federal oferece bolsas de estudo parciais ou integrais para os estudantes que desejam cursar uma graduação em instituições privadas no Brasil, mas que não tenham condições de arcar com as mensalidades dos cursos.

Para participar do programa, o candidato precisa ter atingido a pontuação mínima de 450 no Enem e não ter zerado a redação. Além disso, também precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas (ou com bolsas de estudo);
  • ter renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos;

Também podem se inscrever no programa os professores da rede pública que queiram concorrer a uma bolsa para fazer uma segunda licenciatura.

🔵 Leia mais: Como funciona o Prouni: confira um guia completo sobre o programa

2. Financiar a faculdade pelo Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também é um programa do governo que aceita a nota do Enem como ingresso para a faculdade. Como o nome sugere, permite que os alunos financiem seus estudos durante a graduação.

Qualquer pessoa interessada em participar do Fies precisa ter feito o Enem a partir de 2010 e atingido a pontuação mínima de 450 nas provas objetivas e de 400 na redação.

Existem três modalidades de financiamento:

  1. destinada a estudantes de todo o país com renda per capita mensal familiar seja de até 3 salários-mínimos. O mínimo para o financiamento é 50% do valor e o máximo é 100%, mas tudo vai depender da necessidade do aluno;
  2. atende apenas a estudantes das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste com renda per capita mensal familiar de até 5 salários-mínimos;
  3. é destinada para os alunos de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até 5 salários-mínimos. O financiamento vai de 10% a 100% da mensalidade, porém o valor mensal total a ser pago não pode ser superior a R$ 7 mil.

🔵 Leia mais: Como conseguir o Fies? Conheça os tipos de financiamento

3. Ganhar bolsas de estudo em instituições particulares

Diversas instituições privadas também oferecem a possibilidade de usar a nota do Enem como uma maneira de ingresso direto através de um programa de bolsas próprio.

Ou seja, o candidato não precisa fazer outra prova ou processo seletivo para concorrer a uma vaga no curso escolhido. É comum que a nota aceita seja de qualquer edição do Enem a partir de 2010, quando o formato do exame foi modificado.

Porém, preste atenção aos editais das instituições, pois as regras podem variar.

Algumas instituições exigem uma nota mínima, tanto na prova quanto na redação, porém outras podem não exigir. Para alguns cursos, por exemplo, basta que o candidato não tenha zerado o Enem.

Além de aceitar o Enem como forma de ingresso, o programa próprio dessas instituições ainda garante descontos nas mensalidades de acordo com a nota obtida pelo candidato. Existem casos em que o estudante recebe até 80% de desconto na mensalidade.

🔵 Leia mais: Como conseguir uma bolsa de estudo integral sem passar pelo Prouni

4. Concorrer a uma vaga pelo Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é mais um dos programas do Governo Federal que ajuda brasileiros a entrarem na faculdade usando a nota do Enem.

Com ele, o candidato consegue uma vaga em uma universidade pública federal ou estadual. Boa parte das instituições, aliás, já oferecem vagas por meio desse programa.

As inscrições do Sisu são abertas duas vezes ao ano, e, para participar, o candidato precisa ter feito a edição mais recente do Enem e não pode ter tirado nota zero na redação.

É importante frisar que cada universidade tem autonomia para determinar a pontuação mínima para que o candidato consiga obter uma das suas vagas — assim como são elas que também determinam o peso atribuído em cada uma das provas do Enem.

Algumas universidades oferecem apenas uma porcentagem das vagas pelo Sisu, preenchendo o restante por meio de vestibular próprio, enquanto outras já não utilizam mais o vestibular tradicional e somente disponibilizam suas vagas por meio do programa.

O Sisu também conta com um sistema de cotas que reserva parte das vagas para os estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, para pessoas indígenas, pardas e negras.

🔵 Leia mais: Como entrar em uma faculdade pública?

5. Estudar em Portugal

A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de entrada em um curso de graduação — ou licenciatura, como é chamado por lá — em todas as instituições portuguesas que assinaram um convênio com o INEP.

Essas parcerias começaram a ser assinadas a partir do ano de 2014. A primeira instituição que aceitou a nota do exame brasileiro foi a Universidade de Coimbra. Atualmente, mais de 50 universidades já fazem parte dessa lista.

As instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem como possibilidade de ingresso determinam uma nota de corte e ela varia de acordo com o curso escolhido.

Geralmente, a nota mínima esperada é de 500, mas em alguns casos as universidades podem exigir uma pontuação maior. O que todas elas adotaram como um consenso é que a nota utilizada seja de uma edição, ao menos, dos últimos três anos anteriores à inscrição.

Viu só como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pode ser mais fácil do que você imagina? Atualmente existem diversas maneiras, então aproveite a chance para conseguir uma vaga naquele seu curso dos sonhos!

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!