Tags: EAD

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje a maior forma de ingresso em universidades do Brasil. Criado em 1998, pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de ensino médio no país.

Em 2004, o exame passou a ser processo seletivo para instituições públicas, e, em 2009, em instituições privadas.

A PUCPR é uma das universidades que passou a aceitar as notas da ENEM para ingresso no ensino superior.

Nos cursos EAD e semipresenciais, o bom desempenho no ENEM permite inclusive que o estudante obtenha uma bolsa de estudos de até 25% no primeiro semestre.


Como ingressar no EAD da PUCPR com a nota do ENEM?


Na edição 2020 do ENEM, houve um recorde de abstenções. Um dos principais motivos foi a realização do exame em meio ao crescimento dos números da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Porém, é possível ingressar nos cursos EAD e semipresenciais da PUC Paraná utilizando as notas de edições anteriores do Exame.

Tudo funciona da seguinte forma: se você fez a prova a partir de 2010, pode tentar uma vaga utilizando o desempenho no ENEM para os cursos EAD e semipresenciais.

Para que isso seja possível, basta ter obtido uma nota superior a 200 pontos.

Já os candidatos que tenham conseguido uma nota superior aos 450 pontos podem concorrer a bolsas de até 25% de desconto no primeiro semestre.

No site da PUCPR, é possível fazer a inscrição para tentar ingressar na faculdade com a nota do ENEM. O melhor é que todo o processo é feito de forma on-line, sem burocracias.

Para quais cursos posso me inscrever usando a nota do ENEM?

O uso da nota do ENEM é válido para todos os cursos EAD e semipresenciais da PUCPR.

É possível ingressar em faculdades tradicionais e bastante disputadas, como administração, engenharia civil (semipresencial), ciências contábeis, entre outras.

Além dos bacharelados e licenciaturas, os cursos EAD da PUCPR são compostos também pela modalidade tecnológica, que são graduações com duração mais curta – 2 a 3 anos, cujo foco está voltado para atender as necessidades do mercado de trabalho.

Dentre os tecnólogos da PUCPR, estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Artificial, Gestão Comercial, Estética e Cosmética, Ciência de Dados, etc.

Em nosso site, é possível conferir a lista completa.


Como faço para calcular a nota do ENEM?

Diferentemente de muitos processos seletivos em que a pontuação se dá apenas pela soma de questões corretas, no ENEM, esse cálculo ocorre por meio do TRI (Teoria de Resposta ao Item). Esse método varia o peso atribuído a cada questão.

Quando o grau de dificuldade de uma questão é maior, mais peso tem na nota. Entendeu?
Isso diminui a chance de uma pessoa ter um bom desempenho no ENEM apenas na base do chute.

A sistemática adotada pelo Exame atualmente acaba sendo mais justa.

Existem calculadoras para que você possa saber como foi seu desempenho no ENEM.

New call-to-action

Conclusão

O Exame Nacional do Ensino Médio permitiu que milhões de estudantes do Brasil pudessem ter acesso ao ensino superior, tanto em universidades públicas quanto em instituições privadas.

Atualmente, no Brasil, uma pessoa com ensino superior completo ganha mais que o dobro do que alguém que tenha apenas o ensino fundamental.

Por isso, entrar na faculdade e obter um diploma é o sonho de uma grande parcela da população no país.

Aqui na PUC Paraná, é possível entrar nos cursos EAD e semipresenciais com a nota de edições passadas do ENEM. Se você prestou o exame de 2010 para cá, pode se habilitar a entrar em um dos cursos de graduação. E se o desempenho foi bom no exame, ainda é possível obter desconto nas mensalidades.

Vale destacar ainda que o diploma de um curso EAD ou semipresencial tem a mesma validade do que de uma graduação presencial. Isso ajuda a desfazer o mito de que quem faz ensino a distância não consegue bons empregos.

Mas se você não fez o ENEM, também é possível entrar no EAD da PUCPR por meio de uma carta de intenção mais o certificado de conclusão do ensino médio.

Que tal dar início a uma nova etapa na sua vida profissional?

Inscreva-se já no EAD da PUCPR e comece a estudar antes que você imagina!

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.