Entenda a diferença entre Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica

Postado em 1 de mar de 2021

Você tem afinidade com a área de engenharias e está em busca de uma profissão que ofereça bons salários e ótimas oportunidades profissionais?

Que tal investir em uma graduação em engenharia mecânica ou engenharia mecatrônica?

Embora ambas as áreas tenham muitas coisas em comum, têm algumas diferenças, e é sobre isso que vamos tratar a seguir. Acompanhe:

O que é engenharia mecânica?

A área de engenharia mecânica tem como foco o planejamento e desenvolvimento de equipamentos, veículos e sistemas relacionados à indústria mecânica.

Os projetos desenvolvidos por esses profissionais atendem aos mais diversos setores de mercado, como energia, aeronáutica, automobilístico, montagem de automação industrial, entre outras atividades.

Conheça outras áreas da engenharia:

🔵Leia também: Qual engenharia fazer? Descubra qual área se encaixa com seu perfil

Curso de engenharia mecânica semipresencial

Quem tiver o interesse em atuar nesse segmento, precisa ter uma graduação completa em engenharia mecânica.

Com 5 anos de duração, a faculdade de engenharia mecânica oferece ao estudante toda a bagagem necessária para trabalhar em projetos de grande porte, unindo teoria e prática.

Dentre os conteúdos, o aluno estuda disciplinas como mecânica dos sólidos, sistemas térmicos, materiais, processos de fabricação, entre outras.

Além da atuação em grandes empresas, o profissional que se forma em engenharia mecânica também pode prestar consultoria, coordenar equipes em projetos de desenvolvimentos de produtos, além de atuar na área da pesquisa, em universidades.

Quanto ganha um engenheiro mecânico?

Quando falamos no início deste artigo que as engenharias oferecem ótimos salários, não era exagero.

Atualmente, a média salarial de um engenheiro mecânico no Brasil é R$ 8.342,92.

No entanto, esse valor pode subir, superando os R$ 16.000,00 mensais.

Os números são do site Salário. O que vai determinar a faixa salarial do engenheiro mecânico é o porte da empresa onde irá trabalhar, bem como o nível de experiência do profissional

🔵Leia também: Conheça os tipos de bolsas de estudo parcial e integral para começar sua faculdade

O que é engenharia mecatrônica?

A área da engenharia mecatrônica é mais voltada para o desenvolvimento de robôs, criando soluções que podem ser aplicadas desde projetos dentro de veículos, aeronaves até dispositivos presentes dentro das nossas casas, como cafeteiras, eletrodomésticos e objetos que possam facilitar nossas vidas.

Por ser um ramo diretamente ligado às novas tecnologias, a área de engenharia mecatrônica é cada vez mais valorizada tanto no que diz respeito à remuneração quanto ao mercado de trabalho em si.

Curso de engenharia mecatrônica semipresencial

É possível cursar engenharia mecatrônica no formato semipresencial, alternando aulas remotas, com encontros ao vivo, diante dos professores e colegas.

O curso tem 5 anos de duração e, como na maioria das faculdades de engenharia, tem no início uma forte base teórica, com conceitos de matemática, física e química.

Com o decorrer do tempo, o estudante passa a ter contato com assuntos específicos da área, tais como concepção e design de sistemas digitais, eletricidade e aplicações, smart sensors, análise de sinais e sistemas, projeto de engenharia, manufatura digital, robótica colaborativa, sistemas ciber-físicos, projeto de controladores digitais, entre outras.

🔵Leia também: Descubra quais faculdades EAD são reconhecidas pelo MEC

Quanto ganha um profissional de engenharia mecatrônica?

Quem se forma em engenharia mecatrônica se credencia a ganhar bons salários ao longo da carreira.

Um engenheiro mecatrônico em início de carreira ganha cerca de R$ 4.524,00, podendo ter rendimentos acima de R$ 8.000,00 por mês.

De acordo com o site Vagas, a média salarial para Engenheiro Mecatrônico no Brasil é de R$ 7.160,00.

No entanto, não são raros os casos em que profissionais ultrapassam o salário de R$ 10.000,00 por mês.

Assim como no caso dos engenheiros mecânicos, o que define o valor do salário é, geralmente, a experiência e porte da empresa.

Graduação semipresencial: o que é, quais as vantagens?

Muita gente ainda desconhece o ensino semipresencial, embora ele esteja em crescimento no Brasil.

Esse formato reúne características do EAD e do presencial, e consiste em um modelo híbrido de ensino, em que as aulas teóricas o aluno estuda em casa, por meio de uma plataforma on-line.

Já as disciplinas práticas são vistas em sala de aula, junto aos professores e colegas.

O modelo de graduação semipresencial é ideal para quem não tem como assistir aulas presencialmente todos os dias, mas que querem manter contato com os professores.

Outra vantagem é o fato de um curso semipresencial ter mensalidades mais baratas do que um presencial.

Quem estuda a distância também consegue economizar nos deslocamentos e alimentação.

Mas você deve estar se perguntando sobre o diploma, não é mesmo?

Saiba que quem se forma no semipresencial ou até mesmo no EAD tem um diploma idêntico ao de quem faz uma graduação presencial.

Desta forma, quem se conclui os cursos de engenharia mecânica ou engenharia mecatrônica pode concorrer a qualquer vaga de emprego que exija essas formações.

O mesmo vale para quem quer prestar um concurso ou até mesmo fazer pós-graduação ou mestrado.

O diploma do semipresencial é válido para qualquer uma dessas opções.