5 efemérides que podem aparecer no Enem 2023

Postado em 16 de ago de 2021
Loading...

Uma efeméride é um evento que — por conta de suas características e importância — permanece na história e é lembrado ao passar do tempo.

Ou seja, é a memória de um acontecimento marcante que ocorreu em determinado dia, de uma época diferente.

As efemérides costumam ser muito exploradas pelo Enem.

Em 2022, por exemplo, tivemos o Bicentenário da Independência do Brasil, o Centenário da Semana de Arte Moderna, o Centenário dos 18 do Forte de Copacabana e os 150 anos do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz.

No Enem 2023, existem diversos eventos que completam 50, 100, 150 e até 300 anos de história. Essas efemérides têm grandes chances de aparecer na prova do Enem, então vale a pena dar uma atenção especial a elas nos estudos.

Mas, você sabe quais acontecimento são esses? Neste artigo, apresentamos as principais efemérides de 2023 para você incluir no seu plano de estudos. Confira!

Aqui você vai ver:

 

1. Cinquentenário do golpe que depôs Salvador Allende no Chile

A ditadura militar chilena foi um regime autoritário liderado por Augusto Pinochet, que durou de 1973 a 1990.

Esse período da história do Chile iniciou-se a partir do golpe militar de 11 de setembro de 1973, o qual derrubou o presidente constitucionalmente eleito, Salvador Allende.

Em 2023, esse evento completa 50 anos, o que faz com que esse momento histórico tenha grandes chances de aparecer na prova do Enem.

Para entender um pouco mais sobre o fato, é interessante voltar ao governo de Salvador Allende e rememorar os acontecimentos que antecederam o golpe.

Durante seu mandato, Allende colocou em prática o que ficou conhecido como “via chilena para o socialismo”, na qual propunha uma transição gradual do Chile para uma sociedade socialista.

Dentro desse projeto, ele iniciou a reforma agrária e nacionalizou bancos, empresas estrangeiras instalados no país e as minas de cobre.

O projeto, contudo, desagradou as elites econômicas chilenas e, principalmente, as grandes corporações e grupos estrangeiros. Eles viram seus interesses serem contrariados pelo novo presidente chileno. A partir disso, o governo de Allende passou a sofrer grande pressão desses dois grupos.

O último ato contra o governo Allende foi a formação de uma Junta Militar, que organizou o golpe e instituiu a ditadura.

🔵 Leia também: O que mais cai em História no Enem

Confira as principais efemérides de 2023.

O golpe foi organizado pelos militares chilenos, com o apoio da CIA – agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos – , em 11 de setembro de 1973.

Na data, ocorreu um pesado bombardeio sobre o Palácio La Moneda (palácio presidencial). Nesse dia, Allende também cometeu suicídio.

A ditadura chilena fez parte da tendência sul-americana do período em que houve a implantação de regimes conservadores comandados por militares e apoiados amplamente pelos Estados Unidos.

2. Cinquentenário dos Acordos de Paz de Paris

A Guerra do Vietnã foi um dos acontecimentos mais marcantes do século XX. Em 2023, completam-se 50 anos dos acordos que deram fim a esse conflito. Eles são conhecidos como Acordos de Paz de Paris.

Essas negociações realizaram-se em 27 de janeiro de 1973, na cidade de Paris. As principais pautas foram:

  • a libertação dos prisioneiros de guerra norte-americanos sob custódia do Vietnã do Norte (de orientação política comunista). Durante o conflito, o Vietnã do Norte esteve no lado oposto do Vietnã do Sul e dos EUA – que estavam juntos na guerra;
  • a retirada das tropas dos EUA do solo vietnamita;
  • o desenvolvimento de políticas democráticas que assegurassem a reunificação pacífica dos dois lados do Vietnã.

Os personagens centrais desse processo de negociação foram os diplomatas Le Duc Tho, do Vietnã do Norte, e Henry Kissinger, dos EUA.

🔵 Leia também:  Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Confira as principais efemérides de 2023.

3. Centenário de falecimento de Rui Barbosa

Rui Barbosa foi um advogado, político, escritor e diplomata que teve grande destaque nos primeiros anos da república no Brasil. Ele atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.

Em 2023, fazem 100 anos que essa figura histórica faleceu.

Com isso, há grandes chances de que seus principais feitos apareçam nas questões do Enem – especialmente nas perguntas relacionadas ao período da Primeira República.

Afinal, Rui Barbosa foi um dos políticos que mais atuaram pela institucionalização da república no Brasil, além de ter uma participação política importante após a proclamação.

Com a implantação da república no Brasil, Barbosa assumiu as pastas da Fazenda e da Justiça. Assim, ele também participou da elaboração de uma nova Constituição para o Brasil, promulgada em fevereiro de 1891.

A nova Constituição foi escrita por uma comissão de cinco pessoas, e Rui Barbosa foi responsável pela revisão final do texto.

Além disso, Barbosa também propôs a criação de um Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia era que esse tribunal ficasse responsável por controlar as leis decretadas e os atos tomados por integrantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de ser o guardião das liberdades individuais no Brasil.

Outro ponto que marcou sua vida política foi o encilhamento, política econômica que causou grave crise devido ao aumento indiscriminado da emissão de papel-moeda.

Com todos esses fatos, é possível entender o porquê de Rui Barbosa ser uma figura tão importante na história do Brasil, não é mesmo?

🔵  Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

4. Sesquicentenário da Convenção de Itu

A Convenção Republicana de Itu foi a primeira convenção brasileira de caráter republicano. Foi realizada em 18 de abril de 1873, na cidade paulista de Itu. Em 2023, completam-se 150 anos desse acontecimento.

Na ocasião, cafeicultores, empresários, advogados, jornalistas e artistas reuniram-se no sobrado da família Almeida Prado. Insatisfeitos com a situação do Brasil Império, eles decidiram dar início a uma campanha para que o país se tornasse república.

O encontro foi considerado a primeira reunião oficial dos republicanos no estado de São Paulo. As principais pautas do encontro foram: a autonomia das províncias através do regime federativo, a contraposição ao regime monárquico e a libertação da mão-de-obra escrava.

A partir dessa convenção, foram lançadas as bases para a fundação do Partido Republicano Paulista (PRP) e para o fim do Império e início da República.

🔵 Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

5. Tricentenário do nascimento de Adam Smith

Confira as principais efemérides de 2023.

Adam Smith foi um economista e filósofo social do iluminismo escocês. Esse pensador costuma aparecer todos os anos nas questões do Enem relacionadas à filosofia.

Contudo, em 2023, com os trezentos anos de seu nascimento, há chances de que as ideias do filósofo sejam cobradas em um número ainda maior de perguntas do exame.

No século XVIII, a economia não era um assunto específico — fazia parte da “Filosofia Moral”. Adam Smith foi o primeiro filósofo a reconhecer que as ações de mercado mereciam um estudo cuidadoso. É por isso, inclusive, que ele é conhecido como o Pai da Economia Moderna.

Além de sua contribuição para os estudos da economia, Smith também é visto como o mais importante teórico do liberalismo econômico do século XVIII. Sua principal obra, "A Riqueza das Nações", é referência até os dias de hoje.

Conceitos como mão invisível, divisão do trabalho, mercantilismo e fisiocracia são essenciais para entender seu pensamento.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!