Você já ouviu falar em Economia do Conhecimento?
Ao longo da história da humanidade, nossa sociedade passou por diversas transformações de ordem econômica e social, certo?
Atualmente, diversos estudiosos vêm apontando que estamos vivendo uma fase chamada Economia do Conhecimento.
Nessa nova configuração, o conhecimento é o responsável pelas principais mudanças na sociedade, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento econômico.
Será que você sabe como se destacar nessa nova era? Ou quais são as principais mudanças e necessidades? E como você pode se preparar?
Neste artigo, responderemos essas perguntas e falaremos mais sobre os impactos da Economia do Conhecimento. Fique conosco!
Aqui você vai ver:
Economia do Conhecimento é o nome dado à fase econômica em que o conhecimento tem protagonizado as principais mudanças na sociedade.
Esse conceito foi cunhado pelo professor Peter Drucker, referindo-se à aplicação do conhecimento — de qualquer campo ou fonte, novo ou velho — como estímulo ao desenvolvimento econômico.
Ou seja, diferente da sociedade industrial, o principal recurso econômico deixou de ser o meio de produção — recurso da natureza, capital ou mão de obra — para ser o conhecimento.
Segundo essas configurações atuais, o conhecimento é um tipo de informação que pode ser estratégica e agregar valor aos negócios.
Não é à toa que esse modelo de desenvolvimento já é predominante nos países desenvolvidos — com grande destaque para Coréia, por exemplo.
Nesses países, segundo estudos da OECD, as atividades ligadas à geração, uso e difusão do conhecimento já correspondem a mais de 50% do PIB.
Mas quais são as principais características e novidades dessa nova fase da sociedade? A seguir apresentaremos elas!
🔵 Leia mais: O que é Marketing 4.0 e como aplicar nos seus negócios
🔵 Leia mais: 12 áreas do marketing em que você pode seguir carreira
A Economia do Conhecimento tem diversas peculiaridades, como observamos no tópico acima.
Mas, uma das principais é a importância dos setores de Tecnologia da Informação, Inovação e Negócios e Comunicação e Marketing nesse contexto.
Afinal, os recursos e funcionalidades dessas áreas têm um papel central na difusão e análise das informações produzidas pelo homem — que estão cada vez mais difusas.
Sendo assim, investir em uma graduação nesses setores é uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho.
🔵 Leia mais: Sonha em trabalhar com marketing? Conheça a faculdade e o mercado
2023 © BLOG DO EAD | Todos os Direitos Reservados