Tags: Cursos

Na era digital, os dados vêm ganhando uma posição cada vez mais central nas decisões do marketing. Afinal, são eles que proporcionam inteligência ao negócio, abastecendo-o de informações que trazem mais precisão e assertividade para as estratégias.

Esse uso de dados nas estratégias de marketing se chama data driven marketing — em uma tradução literal, significa “marketing direcionado por dados”. É uma abordagem em que todas as decisões e ações são feitas a partir de dados.

Esse campo do marketing vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações, o que também aumenta a demanda por profissionais com esse olhar analítico. 

Pensando nisso, neste artigo, falamos mais sobre data driven marketing e apresentamos quais cursos você pode fazer para ingressar nessa área. Aqui você vai conferir:

O que é o data driven marketing 
Por que o data driven marketing está em alta 
Principais ferramentas para aplicar o data driven marketing 
Cursos para trabalhar com data driven marketing

Conheça as graduações EAD com 2 anos de duração da PUCPR

O que é o data driven marketing 

Data driven significa “guiado/orientado por dados”. Assim, quando falamos de data driven marketing nos referimos a uma abordagem de marketing que usa métricas e dados para guiar as tomadas de decisão

Os dados podem trazer informações essenciais sobre consumidores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Afinal, a partir deles, é possível tomar melhores decisões, otimizar ações e tornar as estratégias mais eficientes, indo desde as campanhas pagas até as ações criativas da marca. 

Para adotar o data driven marketing, as empresas precisam implementar processos e uma cultura de coleta, tratamento e análise de dados. 

Os softwares de CRM, por exemplo, são um tipo de ferramenta que utiliza o poder do data driven marketing. Eles armazenam os dados dos clientes e suas interações, podendo ser usados para segmentar e personalizar campanhas de marketing.

Ao longo deste artigo, falamos mais sobre as ferramentas de data driven marketing e, a seguir, apresentamos o porquê desse campo estar tão em alta na atualidade. 

Por que o data driven marketing está em alta 

Os dados vêm ganhando uma importância cada vez maior quando falamos em marketing digital. Afinal, para obter melhores resultados, é necessário embasar as decisões de um negócio em informações reais. 

Essas informações permitem minimizar erros, otimizar investimentos e melhorar a performance, mas só são possíveis de se extrair com um trabalho orientado por dados. 

Sendo assim, cresce cada vez mais a importância do data driven marketing nas empresas. As organizações buscam mais do que nunca traçar estratégias assertivas, fazendo um bom uso dos recursos financeiros, tecnológicos e humanos para alcançar as metas esperadas. 

E para isso, é indispensável investir em um marketing orientado por dados. Afinal, ele permite maior precisão na tomada de decisões. 

É por isso que o data driven marketing está tão em alta na atualidade –  e a tendência é que nos próximos anos esse campo do marketing se desenvolva ainda mais. 

A seguir, apresentamos alguns dos principais benefícios que o data driven marketing traz para as organizações:

Criação de conteúdos mais relevantes

De acordo com um relatório desenvolvido pela Harvard Business Review, os dados permitem que as empresas entendam melhor os interesses, desejos, preferências e hábitos do consumidor.

Sendo assim, quando falamos de marketing de conteúdo, especialmente, esse conhecimento sobre o público-alvo é essencial para planejar e produzir conteúdos mais relevantes para os diferentes perfis presentes.

Ao conhecer a fundo as necessidades de cada perfil, é possível testar maneiras diferentes de oferecer as soluções de que eles precisam –  indo desde e-books até artigos de blogs. 

Ou seja, o data driven marketing é uma importante estratégia para o marketing de conteúdo, permitindo fazer escolhas mais assertivas e oferecer conteúdos mais relevantes. 

Melhor direcionamento de campanhas pagas

Configurar uma campanha paga com informações imprecisas sobre o público-alvo ou palavras-chave com baixo potencial pode trazer poucos resultados e comprometer seu orçamento. 

Por isso, o data driven marketing é muito importante no planejamento estratégico das campanhas. Ele garante um investimento em palavras-chave de acordo com os interesses do cliente, além de um perfil bem estruturado de usuários para impactar.

Ou seja, é uma abordagem essencial para garantir uma boa performance das campanhas pagas. 

Desenvolvimento ou aperfeiçoamento de um produto ou serviço

Falamos sobre entender as necessidades, interesses e desejos do cliente para utilizar esses dados de forma inteligente na configuração das campanhas pagas, certo?

Contudo, esses dados também podem ser usados para desenvolver ainda mais o produto ou solução que um negócio está oferecendo.

Quando combinamos os dados sobre o público-alvo e as dúvidas frequentes de clientes, bem como sugestões, é possível acessar insights importantes sobre melhorias de produto, seja adicionando funcionalidades ou mesmo evoluindo a sua usabilidade.

Isso é essencial para incrementar as vendas e desenvolver ainda mais uma empresa. 

>>> Leia mais: Gestão de marketing: o que faz, carreira e como funciona o curso

Entenda o que é data driven marketing e suas principais ferramentas

Principais ferramentas para aplicar o data driven marketing 

Agora que você já sabe o que é data driven marketing e as suas vantagens, pode estar se perguntando: como realizamos tratamento e análise de dados na prática em uma empresa?

A extração e análise de dados pode ser feita através de diversas ferramentas digitais. Abaixo, apresentamos algumas das mais usadas no marketing digital:

Google Ads

O Google Ads oferece opções de segmentação de anúncios a partir de dados dos clientes e traz relatórios sobre o desempenho da publicidade para otimizar os resultados.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de análise de dados mais popular do universo do marketing — e, melhor ainda, gratuita. Apresenta diversos relatórios sobre o comportamento dos visitantes de um site.

Google Search Console

O Google Search Console informa sobre o desempenho de um site na pesquisa do Google e sobre problemas que afetam sua indexação e rankeamento. É uma das principais ferramentas de SEO.

Facebook Ads

O Facebook Ads permite criar anúncios para o Facebook, Instagram e rede de parceiros, com recursos avançados de segmentação do público-alvo e remarketing.

HubSpot

O HubSpot oferece ferramentas completas de CRM e automação de marketing. Com os dados dos clientes, é possível criar fluxos automatizados para fazer a gestão dos leads.

Salesforce

O Salesforce oferece diversas ferramentas de CRM, marketing e vendas que coletam e armazenam dados e permitem fazer a gestão automatizada de leads.

Cursos para trabalhar com data driven marketing 

E aí, gostou de conhecer mais sobre data driven marketing? Para ingressar nessa área, é essencial ter conhecimentos específicos sobre análise de dados e marketing. 

Pensando nisso, apresentamos abaixo três cursos do EAD PUCPR que podem ajudá-lo a adentrar nesse campo, são eles:

Essas três formações oferecem os conhecimentos necessários para que você se destaque na área de data driven marketing.

Comece hoje mesmo a sua graduação EAD e dê um novo passo em direção a uma carreira de sucesso. Desejamos boa sorte na sua trajetória!

Nova call to action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Nova call to action

Modelo de currículo para
conquistar a vaga dos sonhos:

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.