Data driven marketing: quais cursos fazer para ingressar nessa área

Postado em 30 de mai de 2021
Loading...

Na era digital, os dados vêm ganhando uma posição cada vez mais central nas decisões do marketing. Afinal, são eles que proporcionam inteligência ao negócio, abastecendo-o de informações que trazem mais precisão e assertividade para as estratégias.

Esse uso de dados nas estratégias de marketing se chama data driven marketing — em uma tradução literal, significa “marketing direcionado por dados”. É uma abordagem em que todas as decisões e ações são feitas a partir de dados.

Esse campo do marketing vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações, o que também aumenta a demanda por profissionais com esse olhar analítico. 

Pensando nisso, neste artigo, falamos mais sobre data driven marketing e apresentamos quais cursos você pode fazer para ingressar nessa área. Aqui você vai conferir:

 

 

O que é o data driven marketing 

Data driven significa “guiado/orientado por dados”. Assim, quando falamos de data driven marketing nos referimos a uma abordagem de marketing que usa métricas e dados para guiar as tomadas de decisão

Os dados podem trazer informações essenciais sobre consumidores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Afinal, a partir deles, é possível tomar melhores decisões, otimizar ações e tornar as estratégias mais eficientes, indo desde as campanhas pagas até as ações criativas da marca. 

Para adotar o data driven marketing, as empresas precisam implementar processos e uma cultura de coleta, tratamento e análise de dados. 

Os softwares de CRM, por exemplo, são um tipo de ferramenta que utiliza o poder do data driven marketing. Eles armazenam os dados dos clientes e suas interações, podendo ser usados para segmentar e personalizar campanhas de marketing.

Ao longo deste artigo, falamos mais sobre as ferramentas de data driven marketing e, a seguir, apresentamos o porquê desse campo estar tão em alta na atualidade. 

🔵 Leia mais: O que é Marketing 4.0 e como aplicar nos seus negócios

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que o data driven marketing está em alta 

Os dados vêm ganhando uma importância cada vez maior quando falamos em marketing digital. Afinal, para obter melhores resultados, é necessário embasar as decisões de um negócio em informações reais. 

Essas informações permitem minimizar erros, otimizar investimentos e melhorar a performance, mas só são possíveis de se extrair com um trabalho orientado por dados. 

Sendo assim, cresce cada vez mais a importância do data driven marketing nas empresas. As organizações buscam mais do que nunca traçar estratégias assertivas, fazendo um bom uso dos recursos financeiros, tecnológicos e humanos para alcançar as metas esperadas. 

E para isso, é indispensável investir em um marketing orientado por dados. Afinal, ele permite maior precisão na tomada de decisões. 

É por isso que o data driven marketing está tão em alta na atualidade –  e a tendência é que nos próximos anos esse campo do marketing se desenvolva ainda mais. 

A seguir, apresentamos alguns dos principais benefícios que o data driven marketing traz para as organizações:

Criação de conteúdos mais relevantes

De acordo com um relatório desenvolvido pela Harvard Business Review, os dados permitem que as empresas entendam melhor os interesses, desejos, preferências e hábitos do consumidor.

Sendo assim, quando falamos de marketing de conteúdo, especialmente, esse conhecimento sobre o público-alvo é essencial para planejar e produzir conteúdos mais relevantes para os diferentes perfis presentes.

Ao conhecer a fundo as necessidades de cada perfil, é possível testar maneiras diferentes de oferecer as soluções de que eles precisam –  indo desde e-books até artigos de blogs. 

Ou seja, o data driven marketing é uma importante estratégia para o marketing de conteúdo, permitindo fazer escolhas mais assertivas e oferecer conteúdos mais relevantes. 

🔵 Leia mais: Os 19 melhores cursos de pós-graduação em marketing para sua carreira

Melhor direcionamento de campanhas pagas

Configurar uma campanha paga com informações imprecisas sobre o público-alvo ou palavras-chave com baixo potencial pode trazer poucos resultados e comprometer seu orçamento. 

Por isso, o data driven marketing é muito importante no planejamento estratégico das campanhas. Ele garante um investimento em palavras-chave de acordo com os interesses do cliente, além de um perfil bem estruturado de usuários para impactar.

Ou seja, é uma abordagem essencial para garantir uma boa performance das campanhas pagas. 

Desenvolvimento ou aperfeiçoamento de um produto ou serviço

Falamos sobre entender as necessidades, interesses e desejos do cliente para utilizar esses dados de forma inteligente na configuração das campanhas pagas, certo?

Contudo, esses dados também podem ser usados para desenvolver ainda mais o produto ou solução que um negócio está oferecendo.

Quando combinamos os dados sobre o público-alvo e as dúvidas frequentes de clientes, bem como sugestões, é possível acessar insights importantes sobre melhorias de produto, seja adicionando funcionalidades ou mesmo evoluindo a sua usabilidade.

Isso é essencial para incrementar as vendas e desenvolver ainda mais uma empresa. 

🔵 Leia mais: 12 áreas do marketing em que você pode seguir carreira

Entenda o que é data driven marketing e suas principais ferramentas

Principais ferramentas para aplicar o data driven marketing 

Agora que você já sabe o que é data driven marketing e as suas vantagens, pode estar se perguntando: como realizamos tratamento e análise de dados na prática em uma empresa?

A extração e análise de dados pode ser feita através de diversas ferramentas digitais. Abaixo, apresentamos algumas das mais usadas no marketing digital:

Google Ads

O Google Ads oferece opções de segmentação de anúncios a partir de dados dos clientes e traz relatórios sobre o desempenho da publicidade para otimizar os resultados.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de análise de dados mais popular do universo do marketing — e, melhor ainda, gratuita. Apresenta diversos relatórios sobre o comportamento dos visitantes de um site.

Google Search Console

O Google Search Console informa sobre o desempenho de um site na pesquisa do Google e sobre problemas que afetam sua indexação e rankeamento. É uma das principais ferramentas de SEO.

Facebook Ads

O Facebook Ads permite criar anúncios para o Facebook, Instagram e rede de parceiros, com recursos avançados de segmentação do público-alvo e remarketing.

HubSpot

O HubSpot oferece ferramentas completas de CRM e automação de marketing. Com os dados dos clientes, é possível criar fluxos automatizados para fazer a gestão dos leads.

Salesforce

O Salesforce oferece diversas ferramentas de CRM, marketing e vendas que coletam e armazenam dados e permitem fazer a gestão automatizada de leads.

Cursos para trabalhar com data driven marketing 

E aí, gostou de conhecer mais sobre data driven marketing? Para ingressar nessa área, é essencial ter conhecimentos específicos sobre análise de dados e marketing. 

Pensando nisso, apresentamos abaixo três cursos de graduação que podem ajudá-lo a adentrar nesse campo, são eles:

Essas três formações oferecem os conhecimentos necessários para que você se destaque na área de data driven marketing.

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!