Leu, releu e não reteve o conteúdo? Conheça a curva do esquecimento

Postado em 9 de fev de 2022
Loading...

Você passou uma semana lendo apostilas, desenhando mapas mentais e fazendo simulados.

Os principais conceitos e fórmulas estavam na ponta da língua, tanto que seus colegas pediam socorro para você quando ficavam com alguma dúvida daquela disciplina. Mas alguns dias se passaram, outras aulas vieram e... Cadê todo aquele conteúdo que estava na sua cabeça?

Esse fenômeno é bastante comum e atinge até os estudantes mais dedicados no preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele se chama curva do esquecimento, algo que intriga educadores e psicólogos desde o século 19.

Você vai entender o que ela representa logo mais. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é a curva do esquecimento?

A curva do esquecimento é uma representação gráfica da relação entre a retenção de informações adquiridas e o tempo em que elas permanecem na memória de um indivíduo.

A linha do gráfico mostra o declínio da retenção da memória com o passar do tempo, que se inicia logo nos primeiros momentos após a aprendizagem.

A memorização de um conteúdo recém-adquirido pode ser reduzida à metade em poucos dias ou semanas, a não ser que o revisemos periodicamente e de forma consciente.

A curva do esquecimento descreve um processo pelo qual toda pessoa passa, independentemente da sua capacidade de memorização. Ou seja, você esquecer parte do que o professor disse na aula da semana passada é normal.

curva-esquecimentoCurva do esquecimento hipotética, não desenhada em escala.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade
A Teoria de Ebbinghaus

O pioneiro nos estudos dos processos de memória e na descrição da curva do esquecimento é Hermann Ebbinghaus (1850-1909).

O filósofo alemão fez experimentos com a própria capacidade de memorização entre 1880 e 1885, a partir de sílabas sem sentido, que seguiam a lógica “consoante-vogal-consoante". Ele também criou uma equação para a curva do esquecimento, em que:

equacao curva do esquecimento

  • b = quantidade relativa de tempo economizada em tentativas de aprendizagem de um conteúdo já conhecido. Expressa em porcentagem.
  • t = tempo em minutos.

A partir da fórmula, Ebbinghaus testou intervalos de retenção que variavam de poucos minutos a 50 anos. Ele chegou aos seguintes números:

  • 75% de um conteúdo visto no período da manhã será lembrado ao final da tarde;
  • 50% do conteúdo será lembrado um dia depois;
  • 3% a 5% do conteúdo será lembrado depois de 30 dias.

Suas conclusões foram publicadas no livro “Über das Gedächtnis”, em 1885, que ganharia uma tradução para o inglês em 1913, com o nome de "Memory: a contribution to experimental psychology" na publicação.

Além de propor a representação gráfica, Ebbinghaus listou alguns fatores que contribuem para a velocidade do esquecimento, como a importância de determinado conteúdo para o indivíduo, o estresse e também o sono.

ATENÇÃO: as porcentagens da teoria de Ebbinghaus não são universais e já foram superadas por pesquisas recentes. Ao longo do século 20, cientistas testaram as hipóteses do filósofo alemão com grupos de voluntários e intervalos de tempo maiores, chegando à conclusão de que a curva do esquecimento varia de acordo com o indivíduo e os tipos de informação.

No entanto, as contribuições de Ebbinghaus para a Psicologia e a Neurociência são inegáveis, por serem a base para outras teorias e estudos sobre a memória humana.

🔵 Leia também: Como criar uma rotina de estudos em 4 passos

Como a curva do esquecimento impacta sua aprendizagem

Os fenômenos da curva do esquecimento não indicam uma falha na sua aprendizagem.

Esquecer é um processo natural do nosso cérebro, como indicam as últimas pesquisas da neurociência. O esquecimento é uma maneira de economizarmos a energia das sinapses e otimizarmos a ocupação das áreas do córtex cerebral.

Imagine: somos bombardeados de informações e estímulos sensoriais a todo momento, a maioria irrelevantes. Se guardássemos tudo isso, nossos cérebros não seriam capazes de realizar outras atividades cognitivas por estarem focados na gravação das informações.

Não conseguiríamos interpretar um texto, analisar um filme, resolver um problema de matemática... Esquecer é uma questão de sobrevivência para o ser humano.

“Então não há nada que eu possa fazer?” Você deve estar se perguntando. Tem, sim! Planejando uma rotina de revisões.

🔵 Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

O Sistema de Repetição Espaçada para lidar com a curva do esquecimento

Ebbinghaus não só mudou a forma como entendemos a nossa capacidade de memorização, mas também inspirou um método de estudo indicado até hoje por professores aos estudantes que estão se preparando para o Enem.

É o Sistema de Repetição Espaçada (SRE), ou Spaced Repetition System (SRS), em inglês.

A eficácia da técnica já foi comprovada pela neurociência. Baseado na curva do esquecimento, o método propõe que existe um momento ideal para revisar o que aprendemos.

Ele é dividido em 5 etapas de revisão:

  • 1ª revisão - imediata: assim que terminar a aula, dedique de 5 a 10 minutos para revisar os pontos mais importantes do conteúdo.
  • 2ª revisão - 24 horas após a aula: é nas primeiras 24 horas que acontece a maior perda de retenção do conteúdo. Você deve fazer revisões de 10 minutos para cada hora/aula. Assim a informação ficará retida na memória e será mais facilmente evocada.
  • 3ª revisão - 7 dias após a aula: depois de uma semana, faça uma revisão de 10 minutos para cada hora/aula. É uma forma de reativar o conteúdo e fortalecer sua memorização.
  • 4ª revisão - 30 dias após a aula: passado um mês, o tempo de revisão é mais curto, sendo reduzido para 5 minutos por hora/aula.
  • 5º revisão - de 30 em 30 dias: a revisão do conteúdo deve ser contínua. Por isso, a cada 30 dias, reserve 5 minutos do seu cronograma de estudos para rever o conteúdo.

Hoje você aprendeu mais um pouquinho sobre como retemos novas informações, por meio da curva do esquecimento. A principal lição do método é incluir períodos curtos de revisão na sua rotina de estudos. Já sabe com qual matéria você vai estrear o SRE?

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Olívia Baldissera

Por Olívia Baldissera

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo do Blog do EAD.