Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o ensino semipresencial, mas sabe exatamente como ele funciona?

Se você é uma das muitas pessoas que têm vontade da fazer uma faculdade, mas não arranjam tempo para ir à universidade todos os dias, talvez o semipresencial seja o formato mais adequado para atender suas necessidades.

Isso porque este é um modelo híbrido, que reúne a comodidade do ensino a distância com a experiência do presencial.

Ficou curioso?

Então leia este texto até o fim e entenda se o semipresencial é para você.

curso-semipresencial-aula-na-universidade

O que é o ensino semipresencial?

Embora ainda não seja muito conhecido por algumas pessoas, o ensino semipresencial ganha novos adeptos a cada dia.

O motivo?

Este é um formato de ensino que reúne características do EAD e do presencial. Na prática, o estudante faz parte das disciplinas de forma on-line e o restante presencial, na companhia de professores e colegas.

Geralmente, a divisão do que é visto em sala de aula e em casa se dá na seguinte forma: aulas de disciplinas teóricas acontecem on-line e matérias com foco em conteúdos práticos ocorrem em sala de aula.

Como acontecem as aulas de um curso semipresencial?

Quem escolhe por uma graduação semipresencial, tem aulas de duas formas:

Aulas a distância

Após a matrícula, o estudante recebe o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Neste espaço on-line, ficam armazenados os materiais necessários para estudar, como apostilas, vídeos, trechos de livros selecionados, infográficos e exercícios. Na maioria dos casos, os conteúdos que o aluno estuda de forma remota são teóricos.

Encontros presenciais

Em complemento às aulas virtuais, o aluno do semipresencial também assiste aulas ao vivo, diante dos professores, na universidade. Estas aulas presenciais são destinadas aos conteúdos práticos e também são uma ótima oportunidade para o estudante tirar dúvidas que tenham ficado durante os estudos a distância.

Vale lembrar que as aulas presenciais e on-line são complementares, e o calendário de encontros ao vivo varia de acordo com o curso.

Esse sistema de alternar os encontros presenciais com aulas on-line permite que o conteúdo estudado em casa seja validado pelos professores, bem como tirar dúvidas fica mais fácil.

Por esses motivos, a graduação semipresencial está tão em alta de uns tempos para cá.

É como aproveitar o que há de melhor no EAD e no presencial.

Quais os cursos semipresenciais da PUCPR?

Atualmente, a PUCPR disponibiliza de mais de 20 cursos no formato semipresencial , entre bacharelados, tecnólogos e licenciaturas. Confira quais são eles:

- Administração (Bacharelado, 4 anos de duração)

- Bacharelado Interdisciplinar em Negócios (Bacharelado, 3 anos de duração)

- Business Inteligence (Bacharelado, 3 anos de duração)

- Ciência de Dados (Tecnólogo, 2 anos e meio de duração)

- Ciências Contábeis (Bacharelado, 4 anos de duração)

- Educação Física (Bacharelado e Licenciatura, 4 anos de duração)

- Engenharia Civil (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia da Computação (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia de Produção (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia de Software (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia Elétrica (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia Mecatrônica (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia Mecânica (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Engenharia Química (Bacharelado, 5 anos de duração)

- Estética e Cosmética (Tecnólogo, 5 anos de duração)

- Inteligência Artificial Aplicada (Tecnólogo, 2 anos e meio de duração)

- Jogos Digitais (Tecnólogo, 3 anos de duração)

- Marketing 4.0 (Bacharelado, 4 anos de duração)

- Negócios Digitais (Bacharelado, 3 anos de duração)

- Sistemas de Informação (Bacharelado, 4 anos de duração)

curso-semipresencial-aula-online

Vantagens de uma graduação semipresencial

O formato de graduação semipresencial tem uma série de benefícios para quem escolhe estudar nessa modalidade. Listamos alguns dos diferenciais:

Flexibilidade nos estudos

Nem todas as pessoas conseguem ter disponibilidade para irem à faculdade diariamente. O ensino semipresencial permite que o estudante tenha uma rotina de estudos nos horários que quiser, exceto nos dias em que tem os encontros presenciais. Isso é possível porque o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) fica disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Então é bem possível de uma pessoa estudar, fazer aulas on-line e separar um ou dois dias por semana para ir à universidade.

Mensalidades mais baratas do que no presencial

Muitas pessoas optam por fazer uma faculdade semipresencial pela relação custo-benefício, já que é possível fazer uma graduação com alta qualidade de ensino, pagando mensalidades mais baratas do que num curso presencial. Nos dias em que faz aulas em casa, o estudante também economiza em transporte e alimentação.

Mesmo diploma do presencial

É comum que pessoas tenham dúvidas quanto ao diploma de uma graduação semipresencial. Saiba que quem se forma no EAD e semipresencial da PUCPR tem o mesmo diploma de uma graduação presencial. Isso permite ao profissional concorrer às mesmas vagas de emprego e possam prestar concursos públicos, ingressar no mestrado, etc.

No entanto, para o diploma ter validade, é importante que o estudante faça a faculdade numa instituição reconhecida pelo MEC, como é o caso da PUC.

Possibilidade de usar a estrutura da PUCPR

Mesmo que tenham aulas presenciais com menos frequência, os estudantes do semipresencial têm acesso a toda a estrutura física da universidade, como bibliotecas, laboratórios, auditórios, etc.

 

Diferenças do semipresencial para o EAD

 

Assim como o semipresencial, o ensino a distância (EAD) também tem crescido muito na preferência dos estudantes, especialmente nos últimos anos.

Porém, é necessário explicar as diferenças entre essas modalidades.

No semipresencial, o estudante tem encontros todas as semanas ao vivo, com o professor, alternando com as aulas remotas, no computador.

Já no EAD, todas as aulas são on-line, sem contato presencial com os professores e colegas. Nestes casos, o estudante tem o suporte virtual de um tutor, que ajuda quando o aluno tem alguma dificuldade, seja na plataforma ou até mesmo nos conteúdos.

As provas, no entanto, ocorrem de forma presencial, em ambas as modalidades.

Já, em relação ao diploma, não há diferença entre o EAD e semipresencial.

Ambos, aliás, são muito bem aceitos no mercado de trabalho, especialmente pelo fato de que, ao longo da graduação, os estudantes desenvolvem habilidades como organização, foco e autonomia.

Durante as aulas on-line, existe algum acompanhamento?

É bom ficar claro que durante as aulas a distância, o estudante não está sozinho.

A própria plataforma, além de bastante intuitiva, permite que as dúvidas que venham a surgir possam ser tiradas com um tutor.

O que vai depender mais do aluno é a organização e identificação dos melhores métodos de estudo, de acordo com a sua realidade.

Um cuidado que o estudante tem que ter quando escolhe uma faculdade EAD é com relação à disciplina própria, a criação de uma rotina, que o permita fazer as aulas com bastante atenção.

Quando temos liberdade e flexibilidade de horários, muitos de nós temos a tendência de procrastinar, ou seja, ir deixando para depois aquilo que é essencial.

Neste caso, o estudo!

Lembre-se de que uma graduação semipresencial, EAD ou presencial requerem o mesmo grau de envolvimento e dedicação.

curso-semipresencial-computador-agenda

Conclusão

O ensino semipresencial surgiu como uma alternativa para pessoas que não poder ir à universidade diariamente, mas que não querem perder o contato ao vivo com professores e colegas.

Esse formato híbrido, que reúne características do ensino a distância e do presencial, pode ser chamado de “melhor dos dois mundos”, uma vez que permite uma flexibilidade nos horários, mas ao mesmo tempo requer que o estudante compareça aos encontros ao vivo, envolvendo o aluno na estrutura da universidade.

Aqui na PUCPR, os estudantes do semipresencial podem usufruir de toda a estrutura oferecida, como os laboratórios, salas de estudo e bibliotecas.

A equivalência do diploma em relação ao presencial é outra grande vantagem, permitindo ao estudante que escolheu o formato híbrido ter a chance de concorrer às melhores vagas de emprego do mercado de trabalho.

Por falar nisso, você sabia que uma pessoa com ensino superior ganha, em média, mais do que o dobro do salário de alguém que não tem uma graduação?

Quem se forma na PUCPR agrega ao currículo um diploma da maior universidade particular do Paraná.

Se você chegou até aqui, provavelmente deva estar com curiosidade sobre como ingressar no semipresencial da PUCPR, não é mesmo?

A boa notícia é são diferentes formas de entrar nos cursos a distância e semipresenciais, todas muito simples.

É possível ingressar usando a nota do ENEM ou por meio de uma carta de intenção, na qual o estudante explica os motivos que o levaram a escolher nossos cursos.

Também é possível fazer transferência de outra instituição para a PUCPR ou ainda entrar usando o diploma, para quem busca a segunda graduação.

Tudo muito simples, fácil e rápido.

Que tal aproveitar e saber o que é necessário para começar a estudar em breve e dar um novo norte para sua carreira profissional?

Confira os detalhes das formas de ingresso em nosso site!

Se você gostou desse texto e acredita que ele possa ser útil para outras pessoas, fique à vontade de compartilhar em suas redes sociais.

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.