Você sabe como planejar um cronograma de estudos para o EAD? Neste artigo, vamos explicar como se organizar para ter uma carreira acadêmica de sucesso e alcançar o diploma. 

Estudar a distância oferece diversas facilidades. Horários flexíveis, possibilidade de conciliar estudos e trabalho, economia de dinheiro e tempo são algumas das principais vantagens

Contudo, para quem não está habituado com essa modalidade de ensino, pode ser difícil se habituar e pegar o ritmo de estudos de uma faculdade EAD.

Pensando nisso, o EAD PUCPR separou algumas dicas de como organizar um cronograma de estudos eficaz e simples. 

Confira:
1- Entenda como funciona sua rotina
2 - Identifique as horas disponíveis para os estudos
3 - Tenha todas as datas importante a vista
4 - Conheça seu perfil de aprendizagem
5 - Saiba o que priorizar
6 - Defina metas
7 - Faça pequenas pausas
8 - Organize seu local de estudos
9 - Evite a procrastinação
10 -Cuide do seu corpo e da mente
Conclusão

cronograma-de-estudos - mesa com notebook, caderno aberto e mochila em cima

1- Entenda como funciona sua rotina

É comum que os estudantes do EAD tenham uma rotina intensa, tendo que conciliar estudos, trabalho e vida pessoal. 

Isso faz com que o seu tempo livre seja menor do que outros perfis de estudantes, sendo essencial conhecer muito bem sua rotina para encontrar momentos disponíveis para os estudos.  

Dessa forma, o cronograma tem que ser feito de forma realista, adaptando os estudos à rotina. 

Para isso, deve-se considerar todas as atividades cotidianas, como trabalho, momentos de refeições, deslocamento no trânsito e horas de descanso. 

Conhecer bem a sua rotina é o primeiro passo para criar um cronograma de estudos eficiente e alcançar bons resultados. 

2 - Identifique as horas disponíveis para os estudos

Depois de conhecer bem a sua rotina, é hora de identificar o tempo livre disponível para os estudos. 

Mesmo que EAD ofereça flexibilidade para estudar quando for mais conveniente, é importante ter estabelecido os momentos de estudos durante a semana, mesmo que variem de acordo com os dias. 

Ao ter os horários de estudos organizados, fica mais fácil criar disciplina para manter uma rotina. 

O ideal é que se reserve pelo menos duas horas para os estudos. Não importa quais sejam os dias ou horários da semana, o importante é estabelecer uma rotina que seja factível. 

No tempo de estudo, é possível assistir aulas, revisar a matéria, adiantar trabalhos e se preparar para provas. 

3 - Tenha todas as datas importantes a vista

Outra dica essencial para fazer um cronograma de estudos é ter por perto todas as datas importantes do semestre.

Preparar-se para provas e produzir trabalhos costumam exigir mais horas de dedicação. Ou seja, é essencial ter previamente previstas essas atividades no seu cronograma de estudos.

Dessa forma, é possível se preparar para organizar essas atividades de forma prévia, evitando ter que estudar de última hora ou até mesmo perder algum prazo importante. 

Outra dica é também deixar essas datas da forma mais visual possível em um mural ou do gênero, assim o estudante é lembrado constantemente das datas importantes.

cronograma-de-estudos- homem de fone concentrado diante do computador

4 - Conheça seu perfil de aprendizagem

Você já estudou e sentiu que não aprendeu nada? Talvez você tenha utilizado o método de estudos errado!

Cada estudante tem um perfil de aprendizagem diferente, alguns precisam de estímulos mais visuais, outros necessitam ouvir a matéria para apreendê-la. 

Se você não está obtendo resultados nos estudos, vale rever sua metodologia e experimentar outras alternativas. Essa é uma forma de otimizar o aprendizado e finalmente alcançar os resultados desejados. 

Para perfis visuais, por exemplo, vale criar mapas mentais e esquemas para fixar o conhecimento estudado. 

Já para os auditivos, uma ótima dica para memorizar as matérias é conversar com outras pessoas sobre o assunto, expondo em palavras tudo que foi aprendido. 

Ouvir podcasts relacionados ao tema também pode ajudar no processo de aprendizagem. 

O mais importante é identificar o que funciona para você e aplicar no seu cronograma de estudos. 

5 - Saiba o que priorizar

É muito comum que os estudantes tenham mais facilidade com algumas disciplinas do que outros. Dessa forma, não faz sentido reservar o mesmo tempo de estudos para todas as matérias.

É preciso identificar quais são seus pontos fortes e fracos, priorizando e dedicando mais tempo àquilo que você possui mais dificuldade. 

O ideal é dedicar um determinado dia da semana para cada matéria, de modo que nenhuma fique atrasada. Contudo, algumas disciplinas podem precisar de mais horas do que outras. 

Ao conhecer suas dificuldades e facilidades, é possível guiar seus estudos de modo a suprir suas necessidades reais, otimizando seu tempo de estudos. 

Por exemplo: se você tem facilidade na matéria X e dificuldade na Y, é possível deixar para estudar a disciplina X nos dias em que seu tempo é mais curto, dedicando os dias de semana com mais horas disponíveis para Y. 

Para os estudantes do EAD, que costumam ter uma rotina mais corrida, fazer uma divisão dos estudos com base nos pontos fracos e fortes é essencial para que todos os conhecimentos transmitidos no curso sejam absorvidos e nada seja deixado para trás.

É preciso ter persistência e se dedicar ao máximo para superar essas fraquezas.

6 - Defina metas

Ter metas é essencial para organizar um cronograma de estudos eficiente. 

Afinal, elas permitem que os estudantes saibam onde querem chegar e quais objetivos buscam alcançar a longo prazo.

Definir metas também é uma forma de garantir que nada ficará de fora e que o estudante estará preparado para a entrega de um trabalho ou realização de uma prova no tempo previsto. 

Ou seja, ao organizar sua rotina, identificando o tempo de estudos e as datas importantes do semestre, trace também metas para cumprir nesse período. 

Uma ótima ferramenta para isso é o Google Agenda. Através dessa ferramenta, o estudante pode separar quais matérias devem ser estudadas a cada dia e definir metas a serem alcançadas ao longo dos seus estudos.

7 - Faça pequenas pausas

Não importa se você dedica duas ou quatro horas aos estudos, é essencial realizar pausas nesse período.

Estudar diretos uma matéria, esforçando-se para ler o máximo possível, pode parecer uma boa alternativa para dar conta de tudo que deve ser visto.

Contudo, essa não é a melhor maneira de efetivamente reter conhecimento e memorizá-lo.  

Ao fazer isso, o cérebro acaba sobrecarregado, chegando ao ponto de não absorver mais nada depois de uma hora de estudo.

Para evitar que isso aconteça, faça pequenas pausas durante os estudos, utilizando esse tempo para descansar, tomar água, ir ao banheiro e relaxar um pouco.

Cinco minutos de pausa a cada meia hora já são suficientes para oxigenar o cérebro e garantir uma aprendizagem mais eficiente.  

cronograma-de-estudos-ead - menina com o caderno apoiado em uma mesa escrevendo

8 - Organize seu local de estudos

Com as aulas online, o EAD possibilita que os estudantes estudem de onde quiserem, como em casa, em uma biblioteca ou em espaços de coworking. 

O mais comum é que os estudantes assistam às aulas em suas residências, tendo a possibilidade de estar em qualquer cômodo. 

Contudo, nem todos os lugares são apropriados para manter um cronograma de estudos.

Estudar na cama ou no sofá da sala pode ser bem tentador, mas não é a melhor opção para ter estudos eficientes. 

Ter um local fixo e minimamente estruturado pode ajudar muito a manter o foco e a rotina.  

O ideal é sentar junto a uma mesa para estudar, em um ambiente tranquilo, silencioso, bem iluminado e confortável. 

Evite ficar mudando muito seu local de estudos. Nosso corpo se acostuma aos ambientes de forma que é possível regulá-lo para estar mais atento em determinados locais. 

Além disso, é essencial manter seu local de estudos sempre organizado e com todos os materiais essenciais à disposição, assim você evitar ter que arrumar ou procurar alguma coisa no momento de estudar. 

Ter um ambiente apropriado é essencial para organizar os estudos.

9 - Evite a procrastinação

Quem nunca deixou um trabalho para depois, foi adiando e de repente teve que virar a noite para terminá-lo? 

A procrastinação é uma mania que atinge todos os estudantes e uma das grandes inimigas de quem quer ser produtivo nos estudos. 

De vez em quando, pode ser saudável adiar uma ou outra pendência. O problema é quando a procrastinação se torna um hábito corriqueiro. 

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Estudar, em parceria com a MindMiners, 52% dos estudantes disseram que a procrastinação é a maior inimiga de sua produtividade.

Ao ir adiando continuamente tarefas importantes, é muito fácil acabar acumulando muitas atividades para fazer de uma vez só, o que prejudica tanto a qualidade da entrega quanto a saúde dos estudantes. 

Evitar a procrastinação é essencial para ter uma rotina tranquila e garantir estudos eficientes.

10 - Cuide do seu corpo e da mente

Para conseguir estudar e absorver os conhecimentos e cumprir um cronograma de estudos, é preciso estar física e emocionalmente bem. 

Levar uma dupla jornada, com estudos e trabalho, como fazem muitos estudantes do EAD, é muito desgastante, o que pode levar a episódios de estresse e ansiedade. 

Dessa forma, é muito importante encontrar um equilíbrio entre as atividades para levar uma vida saudável.

Reserve um tempo da sua semana para momentos de lazer e descanso. 

Desocupar a mente também é importante para os estudos, permitindo que você tenha mais disposição e concentração para estudar.  

Além disso, pratique alguma atividade física durante a semana. Os exercícios físicos liberam hormônios de bem-estar e ajudam a fortalecer a mente e o corpo. 

Cuidar do corpo e da mente é essencial para atingir seus objetivos pessoais e profissionais

Conclusão

Neste artigo, apresentamos dicas de como fazer e seguir um cronograma de estudos. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outras dicas estudos do EAD PUCPR:

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.