Criatividade e inovação: diferença e dicas para estimular

Postado em 24 de mar de 2021
Loading...

A criatividade e a inovação são características presentes em toda história da humanidade. Grande parte das facilidades que temos na atualidade, desde a roda até a eletricidade, surgiram a partir de pensamentos fora da caixa. São as ideias criativas e inovadoras que nos fazem evoluir enquanto sociedade.  

Para além dos grandes feitos e descobertas da história, diversas empresas na atualidade já se atentaram para a importância de investir e estimular a criatividade e a inovação em seus ambientes de trabalho.   

Você já parou para pensar o que grandes empresas como GoogleFacebookNetflix e Uber têm em comum? 

Além de trabalhar com tecnologia, essas organizações investem diariamente em uma cultura empresarial que estimula a criatividade e a inovação em seus colaboradores.   

No dia a dia, com as rotinas e demandas intensas de trabalho, sabemos que pode ser difícil encontrar tempo para desenvolver e estimular essas características.  

Apesar disso, buscar saídas criativas e inovadoras segue sendo essencial para o crescimento do profissional e da empresa.   

Neste artigo, vamos falar mais sobre criatividade e inovação, explicando a diferença entre os conceitos e dando algumas dicas para estimulá-los.   

Confira: 

 

O que é inovação? 

Quando pensamos em inovação, é comum que descobertas ou criações geniais venham à nossa mente.   

Claro que esses grandes feitos têm altas doses de inovação em seu DNA, mas o conceito é bem mais simples do que pensamos.   

A palavra inovação deriva do termo latino innovatio, referindo-se a uma ideia, método ou objeto que é criado e que não se assemelha aos padrões anteriores.  

Além disso, o conceito de inovação está muito associado à aplicabilidade. Ou seja:

Inovação é criar algo novo e que atenda a uma necessidade real, impactando positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento humano.  

Pensando no contexto de uma empresa, inovação é uma ideia que foi implementada e trouxe bons resultados.   

Encontrar formas de fazer mais com menos recursos e implementar mudanças para aumentar a eficiência de processos administrativos e financeiros são maneiras de inovar, por exemplo.   

Inovação é um processo de transformação.  

Na atualidade, é muito comum associarmos inovação à tecnologia, o que não está errado.   

A tecnologia tem despertado ideias inovadoras em muitas pessoas. No entanto, isso não quer dizer que não exista inovação sem tecnologia.   

Independente se envolve tecnologia ou não, o mais importante quando falamos de inovação é o impacto que a proposta tem sobre as pessoas

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é criatividade? 

De acordo com as definições do Oxford Languages, dicionário de português do Google, criatividade é a  “qualidade ou característica de quem ou do que é criativo”  ou a “ inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc”.   

Em linhas gerais, criatividade é a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo e diferente.   

Logo nos primeiros anos de vida, somos incentivamos a trabalhar a criatividade. As crianças, por exemplo, possuem uma alta capacidade para pensar fora da caixa e propor novos olhares sobre aquilo que já conhecem.   

No entanto, conforme crescemos e aumentam as responsabilidades e convenções sociais, é muito comum que nosso potencial criativo se enfraqueça. Não é à toa que muitos adultos não se consideram pessoas criativas.  

Mesmo que a criatividade perca sua potência ao longo dos anos, nunca é tarde para tentar recuperá-la.   

A criatividade não é um dom que ilumina algumas pessoas e outras não. Todos os indivíduos têm a capacidade de serem criativos, a diferença é que alguns exercitam mais do que outros. 

🔵Leia também: Modelo Big Five: conheça os cinco fatores da personalidade!

Criatividade x Inovação: qual a diferença entre elas? 

Ao ler as definições de criatividade e inovação, é possível que você tenha identificado paralelos entre os dois conceitos.   

Assim, o primeiro ponto importante para esclarecermos é que criatividade e inovação não são a mesma coisa. Apesar de serem conceitos complementares entre si, não podemos usá-los como sinônimos.   

Enquanto a criatividade é a capacidade de produzir ideias novas e inéditas, o conceito de inovação se refere à concretização dessas abstrações.   

A criatividade é uma habilidade, um potencial subjetivo que nossa mente libera de acordo determinadas situações e estímulos. A criatividade é algo que existe dentro da nossa mente e pode ser canalizada ou não para uma ação.

Já a inovação está totalmente relacionada à ação. É quando a ideia é colocada em prática e passa a impactar a vida das pessoas. Ou seja, a criatividade é o primeiro passo para a inovação.

🔵Leia também: Será que você é uma pessoa outlier? Conheça as características

Dicas para estimular a criatividade e a inovação 

Prazos apertados, muitas demandas, falta de tempo. São inúmeras as razões que podem impedir um indivíduo de ter a criatividade e a inovação como parte da rotina.   

Essas duas características são essenciais para o sucesso de qualquer profissional. A boa notícia é que com algumas mudanças simples é possível estimular a criatividade e a inovação todos os dias. Confira:   

1 - Comece pelo pequeno  

Muitas pessoas acreditam que ser criativo e inovador é ter ideias grandiosas que vão impactar a vida de milhares de pessoas e trazer reconhecimento.  

A criatividade e a inovação estão nos grandes feitos e descobertas da história da humanidade, mas também estão nas coisas pequenas do dia a dia.  

Trazer ideias que proponham mudanças positivas para sua rotina ou da sua empresa já são um ótimo começo. Comece refletindo sobre as coisas pequenas que o cercam.   

2 - Esteja atento ao seu redor  

“Ideias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos”, disse a escritora Ruth Rocha  

Como explica Rocha, as boas ideias não nascem do nada. É preciso estar atento ao que acontece no mundo, desde os noticiários até os memes que circulam nas redes sociais.   

Os acontecimentos que nos cercam são constante fonte de inspiração e podem apontar caminhos para propor algo inovador.   

3 - Mexa seu corpo 

Com o trabalho remoto, tendência que cresceu com a pandemia da Covid-19, muitos profissionais têm passado ainda mais tempo sem se movimentar.   

O estado físico do corpo também é importante para a criatividade. Praticar exercícios físicos libera hormônios do bem-estar e ajuda na circulação sanguínea. Para a mente funcionar corretamente, o corpo também deve estar em sintonia.   

Dessa forma, manter o corpo em movimento também é uma maneira de estimular e desenvolver a criatividade.    

4 - Dê um tempo à sua mente  

Quantas vezes você ficou insistindo horas em uma ideia que não levou a nada? O processo de criação pode ser bem cansativo para a mente.  

Por isso, dar um descanso à mente e se afastar por algumas horas do que deve ser produzido pode ser uma boa saída. Dê um tempo para sua cabeça se recuperar e abra caminho para novas ideias.   

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?”, disse o grande físico Albert Einstein 

Como escolher uma faculdade EAD

Como é o mercado para pessoas com perfil criativo e inovador? 

Formação sólida, domínio de idioma estrangeiro e boas experiências profissionais continuam sendo requisitos essenciais para concorrer a vagas de emprego  

Mas além disso, cada vez mais empresas buscam por profissionais que sejam capazes de trazer e propor soluções originais, encontrando formas criativas e inovadoras de resolver os percalços diários.   

Na atualidade, além de ter um bom currículo, os candidatos devem mostrar suas capacidades de inventividade e adequação aos mais diversos cenários.   

Se você acha que ainda não tem essas características, não se preocupe. A criatividade e inovação podem ser trabalhadas e adquiridas. Abaixo, sugerimos algumas leituras sobre o assunto:  

capa do livro um toc na cuca
Capa do livro criatividade e inovação
Capa do livro encontre sua criatividade
Capa do livro somos todos criativos

Conclusão  

Neste artigo, explicamos mais sobre criatividade e inovação, bem como a diferença entre os dois conceitos.   

Com as rotinas atribuladas e a correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar espaço para desenvolvê-las. Apesar disso, essas características têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.   

Sendo assim, é essencial que os profissionais da atualidade busquem maneiras para estimular a criatividade e a inovação em suas tarefas cotidianas.  

Ser criativo e inovador é uma construção, estando ao alcance de todos que desejarem crescer e se desenvolver cada vez mais.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!