Como é trabalhar com recursos humanos? [Guia Completo]

Postado em 22 de mai de 2023
Loading...

Você sabe como é trabalhar com recursos humanos? Tem ideia de quais são as áreas de atuação? Conhece as atividades do dia a dia?

Descobrir tudo isso é fundamental para tomar a decisão certa sobre seguir a carreira na área e ter sucesso na escolha. Afinal, quando falamos de futuro, toda pesquisa e cuidado são válidos.

Neste artigo, você confere um guia completo sobre a profissão e o mercado de trabalho em RH. Preparado? Vamos lá! Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o RH?

RH é a sigla de Recursos Humanos. Recursos Humanos, por sua vez, é a gestão de pessoas realizada nas empresas.

Em algumas organizações, a denominação do departamento de RH pode ser diferente — Desenvolvimento Organizacional, Administração de Pessoal, Departamento de Pessoal e Setor de Gente são exemplos de títulos atribuídos.

Independentemente da forma usada, o propósito do RH é estabelecer a harmonia na relação entre empresa e funcionários.

O que faz a área de Recursos Humanos?

Até aqui, você já sabe que a área de Recursos Humanos é responsável pela gestão de pessoas, mas o que isso quer dizer? Quais são os processos envolvidos nessa atividade?

Confira abaixo:

  • Recrutamento e seleção: divulga as vagas abertas, atrai talentos para trabalhar na organização e seleciona o profissional que vai ocupar o cargo.
  • Treinamento e desenvolvimento: estabelece uma série de políticas e ações para promover a educação profissional dos funcionários.
  • Cargos, salários e benefícios: cuida da remuneração e do pacote de benefícios oferecidos aos funcionários de acordo com os cargos em que atuam.
  • Avaliação de desempenho: acompanha e mensura a performance e evolução dos funcionários em suas funções.
  • Saúde e segurança: zela pelo bem-estar dos funcionários, a fim de que possam executar seu trabalho em excelentes condições.
  • Relações sindicais: dialoga com o sindicato para obter sucesso nas negociações trabalhistas.
  • Plano de carreira: traça e acompanha o crescimento dos funcionários dentro da empresa.
  • Clima organizacional: fortalece a cultura da empresa e dedica-se para manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

🔵 Leia também: Como se tornar tech recruiter, uma das profissões em alta

Quais são as competências de um profissional de RH?

Além de uma formação adequada, existe uma série de competências que são essenciais para um profissional de RH. Confira a seguir quais são:

  • Comunicação eficaz: ser capaz de se comunicar claramente e de forma concisa, tanto verbalmente como por escrito. Isso inclui habilidades de escuta ativa, capacidade de transmitir informações de maneira compreensível e habilidade para lidar com situações delicadas ou conflitos.
  • Inteligência emocional: ter a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar suas próprias emoções, bem como a dos outros. Isso é crucial para lidar com situações sensíveis, resolver conflitos e estabelecer relacionamentos positivos com os funcionários.
  • Pensamento estratégico: ser capaz de pensar de forma estratégica e alinhar as práticas de RH com os objetivos e necessidades da organização. Isso envolve a capacidade de antecipar desafios e propor soluções adequadas.
  • Orientação para resultados: ser motivado por metas e resultados, buscando constantemente maneiras de melhorar a eficiência e a eficácia dos processos de RH. Isso inclui a capacidade de acompanhar métricas e indicadores de desempenho.
  • Gestão do tempo e organização: ser capaz de priorizar tarefas, gerenciar prazos e trabalhar de forma eficiente em um ambiente dinâmico. Isso inclui habilidades de planejamento, organização e capacidade de lidar com múltiplas demandas simultaneamente.
  • Capacidade de relacionamento interpessoal: Ser capaz de estabelecer e manter relacionamentos positivos e produtivos com os funcionários, colegas de trabalho, gerentes e outros stakeholders. Isso requer habilidades de empatia, colaboração e diplomacia.
  • Resolução de problemas: Ser capaz de identificar problemas, analisar informações relevantes e desenvolver soluções criativas e eficazes. Isso inclui habilidades de pensamento crítico, tomada de decisão e resolução de conflitos.

 

 

 

Qual curso deve ser feito para trabalhar com Recursos Humanos?

O curso ideal para trabalhar com RH é a faculdade de Gestão de Recursos Humanos. Isso porque ela prepara o profissional tendo a realidade da gestão de pessoas em mente.

No entanto, você também pode fazer graduações como Administração, Psicologia e Serviço Social para ter uma boa base para atuar na área.

Como é faculdade de Gestão de Recursos Humanos?

A faculdade de Gestão de Recursos Humanos é um curso de nível superior voltado para a formação de profissionais especializados em lidar com as questões relacionadas à gestão de pessoas nas organizações.

É um curso do tipo tecnólogo, o que significa que tem uma abordagem mais prática e focada no mercado de trabalho, também tendo uma duração menor.

Ao concluir o curso, o estudante recebe um diploma de graduação tecnológica, que tem validade de ensino superior e é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de estudar disciplinas relacionadas à gestão de pessoas, psicologia organizacional, legislação trabalhista, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de benefícios, administração de salários, entre outras.

O objetivo é fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos e habilidades para atuarem de forma eficiente na área de recursos humanos.

Além das disciplinas teóricas, muitos cursos de Gestão de Recursos Humanos também oferecem atividades práticas, como estágios em empresas, projetos de consultoria e simulações de situações reais de trabalho. Essas experiências ajudam os estudantes a desenvolverem suas habilidades práticas e a se familiarizarem com os desafios da área.

É possível cursar a faculdade de Gestão de Recursos Humanos nas modalidades presencial e EAD.

🔵 Leia também: Gestão de RH: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Onde estudar Recursos Humanos?

E aí, gostou de conhecer mais sobre a carreira em Recursos Humanos?

Se você chegou até aqui, já deve saber que o melhor curso para ingressar na área é faculdade de Gestão de Recursos Humanos. Sabia que você fazer essa graduação na modalidade EAD?

Confira abaixo uma lista de instituições de ensino reconhecidas para iniciar seus estudos:

As instituições acima receberam notas máximas na avaliação de qualidade do MEC, e também oferecem descontos progressivos e bolsas de estudos para os ingressantes.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!