No dia 28 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Educação.

O dicionário atribui diversos significados para a palavra Educação:

1. Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém: educação formal; educação infantil; 
2. Capacitação ou formação das novas gerações de acordo com os ideais culturais de cada povo;
3. Conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras; Civilidade.

A partir disso, observamos que a educação é um processo complexo e, sobretudo, coletivo.

A educação se concretiza em diversos ambientes e, é por isso, que é classificada de duas maneiras:

Informal: aprende-se espontaneamente, através da vivência social. É fundamental para manter uma boa relacionamento entre os indivíduo.

Formal: aprendida em escolas, universidades e outras instituições de ensino, com aulas previamente definidas e estruturadas.

Para a educação formal, temos a mediação essencial dos profissionais da educação. Professores, orientadores e supervisores somam esforços para construir um aprendizado significativo, que forme, acima de tudo, cidadãos.

Você já pensou em ser um profissional da área da educação? Confira as possibilidades de graduação.

mulher jovem escrevendo em quadro branco.

Pedagogia

O curso de pedagogia capacita profissionais para atuação em diversas áreas da educação.

O pedagogo pode ministrar aulas na educação Infantil, séries iniciais (até o 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda, pode atuar em espaços de gestão e administração escolar.

O espaço de atuação do profissional formado em pedagogia vai além das escolas. É possível atuar em ONGs, órgãos públicos, escolas de idiomas, hospitais, bibliotecas e espaços recreativos.

Na maioria das universidades, a habilitação é em licenciatura. Contudo, é possível encontrar a opção em bacharelado. A duração mínima de um curso de pedagogia é de quatro anos. 

O que se aprende durante o curso de pedagogia?

Durante a graduação, o estudante vai aprender sobre metodologias de aprendizagem, políticas educacionais, psicologia da educação, além de questões relacionadas com a tecnologia na educação.

Também terá contato com a disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Libras é um idioma reconhecido por lei no nosso país e seu aprendizado é obrigatório na professores no país, conforme o decreto nº 5.626:

Art. 3º A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Estar em sintonia com pautas sociais é fundamental para um pedagogo. Assim, haverá disciplinas relacionadas com direitos humanos, educação ambiental e história da cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena. Essa última visa atender uma demanda muito importante: cumprir a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas.

A jornada do curso de pedagogia também passa por uma etapa prática, com os estágios supervisionados. Esses estágios são fundamentais para a atuação do futuro pedagogo. É o momento em que ele aplica a teoria de sala de aula em prática.

O curso engloba, pelo menos, três estágios: prática na Educação Infantil, junto aos anos Iniciais do Ensino Fundamental e, ainda, na Gestão Escolar. 

mulher jovem em frente a um quadro com rabiscos.

Licenciaturas

As licenciaturas são cursos que preparam os estudantes para ministrar aulas de disciplinas específicas. Geralmente, voltadas para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio.

São os professores de português, história, geografia, química, física, matemática, biologia, filosofia, sociologia e artes.

Para ministrar a disciplina de português, os estudantes ingressam no curso de Letras.

Todas as licenciaturas concentram disciplinas comuns, sobre didática e pedagogia. A outra parte são disciplinas voltadas para assuntos da área escolhida. A duração de uma licenciatura costuma ser de quatro anos.

E o bacharelado?

Geralmente, é possível encontrar todos os cursos de uma licenciatura na modalidade bacharelado. Contudo, um bacharel não está habilitado para ministrar aulas para ensino fundamental e médio. 

O bacharelado é uma formação generalista, que capacita o profissional para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. Se você tem vontade de atuar na educação, opte por uma licenciatura. 

E para ser professor universitário?

Para ser professor universitário é preciso ter feito, pelo menos, uma pós-graduação lato-sensu (especialização), além da graduação, independente da modalidade (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo).

Todavia, para ser professor de universidades federais, é preciso ter uma pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

mulher jovem estudando em um notebook.

Pedagogia e Licenciatura a distância

Conforme o Censo de Educação Superior, em 2019, havia mais matriculados nos cursos de formação de professor em EAD (53,3%) do que no ensino presencial (46,7%).

Além disso, o Censo mostrou que a pedagogia foi o curso mais procurado na modalidade EAD, com 515.057 matrículas na rede privada e 12.335 na rede pública.

O ensino a distância oferece diversos benefícios para os profissionais da educação.

A possibilidade de ter contato com ferramentas on-line de ensino vai enriquecer a formação do futuro professor e irá prepará-lo para os desafios de um mundo cada vez mais conectado.

Com o EAD é possível estudar onde e quando quiser, através do celular, computador ou tablet. E tem mais uma vantagem: os cursos EAD costumam ser mais baratos em comparação com o presencial.

Porém, é preciso ir além. É preciso escolher uma universidade que, além de aspectos teóricos e práticos, inclua habilidades socioemocionais no currículo.

As habilidades socioemocionais são competências para melhor lidar com desafios, aprender a dialogar com outras pessoas e, também, conhecer a si mesmo.

Afinal, lidar com a comunidade escolar será parte do cotidiano da profissão.

O EAD PUCPR tem como objetivo propiciar uma formação crítica e reflexiva para formar professores dotados de responsabilidade, ética, cidadania e solidariedade.

Ao escolher a PUCPR, você aprende com professores qualificados, onde cerca de 90% do corpo docente possui mestrado ou doutorado.

Caso for necessário, toda a estrutura física do Câmpus estará à disposição, com acesso em bibliotecas e laboratórios de estudo. 

Quer transformar a área da educação ao lado da PUCPR? Então, conheça os nossos cursos de licenciatura e matricule-se agora mesmo! 

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.