Como trabalhar na área da educação? Veja qual graduação fazer

Postado em 26 de abr de 2021

Você quer trabalhar na área da educação, mas não sabe bem qual faculdade fazer?

Além da profissão de professor, que é a mais conhecida nessa área de atuação, também existe a possibilidade de atuar em outras frentes em escolas, ONGs e contextos não escolares.

Neste artigo, você vai conhecer as principais profissões na área da educação e qual graduação fazer para atuar em cada uma delas. Confira:

Professor

Quando pensamos na área da educação, a primeira profissão que vem à mente é a de professor.

Esse profissional é o responsável por guiar e ensinar alunos nos mais diferentes graus acadêmicos. Isso faz com que existem diferentes tipos de professores, desde os pedagogos até os professores de Ensino Superior.

Confira, abaixo, cada uma dessas tipologias e formação necessária:

1. Professor da educação infantil, séries inicias e EJA

Se você tem interesse em ministrar aulas na educação infantil, nas séries iniciais (até o 5º ano) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode seguir carreira como pedagogo.

É preciso ter graduação em Pedagogia, sendo que a faculdade dá toda a base necessária de metodologias de aprendizagem, políticas educacionais, psicologia da educação, além de questões relacionadas com a tecnologia na educação.

2. Professor do ensino fundamental e médio

Mas se o seu interesse é dar aulas de disciplinas específicas para adolescentes no ensino fundamental e médio, precisa cursar alguma licenciatura.

Esse tipo de curso dá toda a base pedagógica necessária, além de treinar o futuro professor na disciplina que ele ministrará. Veja os principais cursos de licenciatura que existem:

Os professores formados em licenciaturas também podem dar aulas em cursinhos pré-vestibular, cursos livres, cursos técnicos e profissionalizantes.

3. Professor de Ensino Superior

Agora, se o seu desejo é dar aulas na faculdade, precisa ir além da graduação.

A sua formação inicial pode ser tanto a Pedagogia quanto as licenciaturas, depende da área do conhecimento que você quer ensinar no Ensino Superior. Depois dela, é preciso fazer uma pós-graduação lato ou stricto sensu, que depende da instituições na qual você quer lecionar.

Por exemplo, para ser professor em uma faculdade de Jornalismo, o ideal é que você tenha graduação em Comunicação Social e faça uma especialização ou mestrado nessa área.

Também existe a possibilidade de ser professor de uma faculdade EAD. Nesse caso, você precisa ter uma especialização na área para se certificar.

Pedagogo

Como você viu, o pedagogo pode ser professor dos anos iniciais e do EJA, mas também pode atuar em outras frentes, como ONGs e hospitais, por exemplo.

A pedagogia é a área que centra seus estudos na educação, focando em analisar como se dá o processo de ensino-aprendizagem e como melhorar metodologias e procedimentos.

Por isso, o pedagogo pode atuar em escolas (no ensino regular e inclusivo), na gestão das escolas, em órgãos públicos relacionados à educação (como secretarias e ministérios), dentro das empresas privadas, em hospitais, na produção de material didático e prestando consultoria e assessoria para contratantes.

Para ser pedagogo, como você já viu, é preciso fazer faculdade de Pedagogia.

Diretor de escola, supervisor e orientador educacional

Também pode existir a possibilidade de você querer atuar com a gestão escolar e educacional. Nesse caso, você pode ser diretor de escola, supervisor educacional ou designer de educação.

Esses papéis ficam mais no planejamento e na administração da escola.

Para ter qualquer uma dessas profissões, é preciso ter mais do que uma graduação. Você precisa ser formado em Pedagogia ou em alguma licenciatura e fazer uma pós-graduação.

Conheça algumas especializações interessantes para quem quer atuar nessa área:

Tutor EAD

Por fim, também pode ser que você queira trabalhar na área da educação, mas não diretamente dando aulas, gerindo ou planejando. Nesse caso, você pode se tornar um Tutor EAD.

Esse profissional é a ponte entre o professor e os alunos em uma instituição que promove cursos a distância. Ele auxiliar tirando dúvidas, esclarecendo tópicos e sugerindo conteúdos para alunos do EAD que busquem sua ajuda.

Para trabalhar como Tutor EAD, é preciso ter uma graduação em Pedagogia ou alguma licenciatura, além de ter uma especialização na área.

E então, o que você achou dessas carreiras em educação? Conte nos comentários!