Como organizar meu tempo? Provavelmente essa pergunta já passou pela cabeça de quem estuda, trabalha e cuida da família.

Diante de tantas atividades a serem realizadas no dia a dia, arrumar um tempo para organizar a vida soa como um grande desafio para qualquer pessoa. Isso acontece porque cada tarefa, seja trabalhar, estudar ou cuidar da família, exige uma atenção especial para sua execução.

No entanto, caso você esteja querendo saber se existe, de fato, uma fórmula de como organizar seu tempo, daremos algumas dicas neste post. Acompanhe!

1. Identifique como você gasta seu tempo

Muitas vezes, reclamamos de falta de tempo mas, na verdade, o que falta é entender como o tempo é aplicado.

Durante uma semana, anote todas as suas atividades diárias, desde o momento em que você acorda até a hora de ir dormir. Os detalhes são importantes: tempo na internet, redes sociais ou assistindo séries devem fazer parte desse levantamento.

Depois, analise quantas horas por semana você gasta com atividades supérfluas. Não quer dizer que você vai eliminar por completo essas atividades, apenas que você vai passar a priorizar melhor seus afazeres, ok?

2. Crie um planejamento e tire-o do papel

Por mais óbvia que essa dica pareça, é sempre bom reforçar a importância de ter um planejamento na ponta do lápis. Para isso, liste suas atividades diárias e as encaixe em horários específicos para realizá-las, a depender da sua rotina.

Utilize materiais como agendas para montar um cronograma de estudos, ou aplicativos que possam organizar tarefas por ordem de prioridade. Vamos discutir como no próximo tópico!

A ideia é ter uma visão geral de tudo aquilo que você tem a fazer. Assim, é possível distribuir as tarefas dia a dia sem sobrecarregar sua rotina. Além disso, planejando com antecedência, você pode prever até momentos de descanso, em que você vai se dedicar única e exclusivamente a si mesmo.

3. Priorize cada atividade

Sabemos que todas as atividades são muito importantes e, diante disso, saber como organizar seu tempo pode parecer desafiador, embora não precise ser.

Se você está em época de provas na faculdade, organize-se para estudar em mais períodos, como no transporte público, a caminho do trabalho, ou no horário de almoço, por exemplo.

O mesmo vale para o emprego. Se existem entregas a serem realizadas, planeje sua rotina para iniciar mais cedo no trabalho, evitando chegar com atraso na faculdade.

A família é sua prioridade, por isso, adeque suas atividades para continuar dando a devida atenção sem comprometer os seus estudos. Uma graduação a distância pode ser a solução ideal para que você passe mais momentos com a sua família sem deixar de se qualificar para o mercado de trabalho.

4. Monte um calendário

Se a pergunta principal é “como organizar meu tempo?”, te daremos mais uma resposta: por meio de um calendário.

Liste todas as suas atividades diárias, enumerando datas especiais, como provas na faculdade, alguma entrega no trabalho ou reunião na escola dos filhos. Isso permitirá que você planeje melhor o seu tempo e evite esquecer qualquer um dos seus compromissos.

Você pode organizar a rotina utilizando um calendário próprio, seja de papel ou digital. Lembre-se de que o celular deve ser usado com sabedoria para evitar distrações!

O calendário vai ajudar a organizar seu tempo ao longo do ano e evitar aqueles períodos de estresse, em que há mais atividades a realizar do que horas no dia.

5. Coloque em prática uma rotina especial para o estudo

Você provavelmente já ouviu falar em um “cantinho para o estudo”. Essa estratégia pode ser realmente efetiva para organizar o seu tempo.

Escolha um local tranquilo, livre de ruídos e com todos os materiais necessários para o estudo. Assim, você se concentra mais e evita deslocamentos que comprometam sua atenção.

 

New call-to-action

Assine aqui!

Calcule aqui sua
média no ENEM

Click me
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.