Não passou no vestibular? Saiba como lidar com a frustração

Postado em 2 de fev de 2022
Loading...

Horas de estudos, meses de preparação e nada do seu nome no listão? Não se desespere, isso é mais comum do que parece.

Venha descobrir neste artigo como lidar com a frustração de não passar no vestibular!

O vestibular e o Enem são provas essenciais para quem sonha em entrar na universidade. Contudo, o caminho para tirar uma nota alta e garantir sua vaga pode ser tortuoso. Sendo assim, é comum que alguns estudantes, mesmo após meses de estudos, não sejam aprovados.

A frustração é um sentimento normal e que aflige muitas pessoas nesse momento. No entanto, é essencial saber lidar com ela e entender a hora de seguir em frente e retomar o foco.

Quer descobrir como? Continue conosco neste artigo! Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é frustração?

Reprovações em concursos e vestibulares, amores não correspondidos, amizades desfeitas, demissão do trabalho: o que todas essas situações têm em comum? Todas elas podem desencadear o sentimento de frustração.

A frustração é um estado emocional de decepção e desânimo. Ela ocorre quando um desejo ou necessidade não se concretiza.

A intensidade desse sentimento está diretamente relacionada ao tamanho das expectativas que criamos. Quanto mais energia você investe para que algo aconteça, mais frustrado se sente quando as coisas não saem como planejado.

Contudo, mesmo que seja um sentimento negativo e que busquemos de todas as formas evitá-lo, é natural sentir frustração em diversos momentos da vida. Afinal, ninguém tem controle sobre tudo – nem sobre as atitudes das pessoas, muito menos sobre os acontecimentos. 

Mas por que nos sentimos frustrados?

Toda vez que experienciamos um sentimento negativo é comum que nos questionemos: por que eu tenho que passar por isso? A ciência explica!

Na psicologia, a frustração é compreendida como parte fundamental do desenvolvimento do humano. Afinal, enquanto estamos seguros e confortáveis dentro das experiências que já conhecemos, não aprendemos como lidar com as adversidades e superar os erros.

Ou seja, a frustração é importantíssima para a constituição psicológica dos indivíduos. Em níveis suportáveis, ela ajuda a desenvolver a capacidade de adiar a gratificação, fator fundamental para o bom convívio em sociedade.

Já imaginou se desde a infância sempre tivéssemos o que almejamos? Provavelmente cresceríamos incapazes de olhar para as necessidades do outro e do universo ao nosso redor.

A capacidade de lidar com imprevistos e decepções é essencial para termos uma vida em sociedade saudável e consciente. Não é à toa que crianças protegidas constantemente de frustrações acabam tendo maiores dificuldades para lidar com aquilo que foge planejado.

Embora nos cause sentimentos ruins, a frustração faz parte da vida e é indispensável para nosso desenvolvimento intelectual e social.

🔵 Leia também: Por que seu autoconceito é afetado quando você vai mal em uma prova

Por que é importante saber lidar com a frustração

Já chegamos ao consenso de que a frustração é um sentimento comum, não é mesmo? Contudo, isso não quer dizer que todas as pessoas saibam lidar com esse estado emocional.

Muito pelo contrário: para muitas pessoas, a frustração se torna um verdadeiro entrave. Algumas pessoas generalizam os aspectos negativos do ocorrido e tendem a achar que se algo deu errado uma vez, sempre vai dar errado, o que é extremamente perigoso.

Além de gerar angústia e sofrimento, não conseguir encarar as decepções da vida pode funcionar como um gatilho para comportamentos compensatórios. Comer em excesso, compras compulsivas e abuso de drogas são alguns deles.

Também pode levar a diversos transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade.

Nesses casos, é essencial procurar a ajuda de um profissional especializado, como um psicólogo e um psiquiatra. Saber lidar com a frustração é uma das maiores virtudes que alguém pode ter.

Essa habilidade permite que o indivíduo esteja em constante evolução, encontrando sempre formas de se reinventar e recomeçar.

🔵 Leia também: Veja 12 dicas de como cuidar da saúde mental e emocional

5 atitudes para lidar com a frustração da reprovação

Falar é fácil, né? Como, na prática, você que não se saiu bem no vestibular ou no Enem pode lidar e superar o sentimento de frustração? A seguir, trazemos algumas sugestões e apontamentos interessantes para você pensar nesse processo. Confira:

1. Não se cobre tanto, acontece com todo mundo

Antes de tudo, é importante lembrar: não é coisa de outro mundo não passar no vestibular. Pelo contrário, é muito mais comum reprovar do que passar nas primeiras tentativas.

Os vestibulares e os processos seletivos como Sisu e Prouni são muito concorridos. Sendo assim, mesmo com estudos e dedicação, é possível que você não alcance o resultado esperado.

O vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por exemplo, apresentou algumas estatísticas interessantes sobre o perfil do candidato que tentou o curso de Medicina em 2011.

Segundo dados da organização, no vestibular aplicado em 2011, 12,8% dos candidatos estavam há mais de dois anos em cursinhos pré-vestibulares e mais de 48% do total dos candidatos já tinham prestado o vestibular pelo menos uma vez.

Mesmo que seja um levantamento antigo, o cenário não se modificou tanto nesses últimos anos. Ainda é muito comum não se sair bem nas primeiras tentativas, especialmente se você teve um ensino médio deficitário ou teve que dividir seu tempo entre estudos e trabalho, por exemplo.

São muitos os fatores que influenciam no seu desempenho na prova.

2. A frustração pode ser uma oportunidade de crescimento

Sentir frustração não é bom, mas que tal transformar essa experiência em algo diferente? Mesmo que seja um sentimento negativo, a frustração nos permite refletir sobre nossas atitudes.

E ao olhar para nossas ações, podemos perceber onde falhamos e no que precisamos nos concentrar para atingir os resultados esperados. Contudo, não olhe para sua trajetória com um sentimento de culpa e tristeza.

Na maioria das vezes, é preciso que a gente erre o caminho para encontrar o melhor trajeto em direção aos nossos objetivos.

Para quem não passou no vestibular, esse sentimento de frustração pode ser o gatilho para uma mudança de comportamento. Você pode reavaliar seu processo de estudos e encontrar um formato que funcione melhor.

Seus erros e acertos na prova, por exemplo, são um ótimo guia para você compreender no que precisa focar a partir de agora. Assim, a frustração também pode ser uma oportunidade de crescimento e um dos degraus em direção aos seus sonhos.

3. É hora de olhar para suas escolhas e prioridades

Esse momento também pode ser uma oportunidade para você rever suas escolhas e prioridades. Abaixo, trazemos uma pequena lista de perguntas que podem ajudá-lo nesse processo:

4. Tempo de estudo nunca é tempo perdido

Ficou meses estudando e agora sente que todo aquele tempo foi perdido? Calma, as coisas não funcionam exatamente assim!

Seu cérebro não reinicia a cada novo ano ou ciclo. O conhecimento que você adquiriu não vai ser jogado fora. É provável que você precise retomar conteúdos trabalhados no ano anterior, mas muitas coisas ainda permanecem frescas em seu pensamento.

Certamente, vai ser muito mais fácil retomar os estudos agora do que foi quando você iniciou.

Além disso, através dessa experiência, você também entende muito melhor o que funciona ou não para você na hora de estudar, o que permitirá otimizar tempo e aperfeiçoar o seu processo.  

5. Recupere o foco e quando estiver pronto retome os estudos

A frustração é um sentimento muito traiçoeiro. Ela nos faz sentir incapazes, desanimados e, muitas vezes, nos faz crer que nunca vamos alcançar aquilo que desejamos. Contudo, não se deixe enganar por essa sensação ruim.

Com esforço e dedicação, é bem possível que você alcance seus objetivos e ingresse na universidade dos seus sonhos. Quando estiver pronto, recupere o foco e retome os estudos.

Abaixo, trazemos algumas dicas de como começar:

Bônus: Busque ajuda de um profissional

É inevitável se sentir frustrado ao ser reprovado no vestibular. Afinal, você dedicou parte de seu tempo e de seus esforços para alcançar um objetivo que não se concretizou.

Entretanto, se as frustrações estiverem ocupando um espaço muito grande na sua vida, ao ponto de causarem danos à saúde física e mental, é hora de considerar a ajuda de um profissional.

Conversar com um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar muito a superar suas dificuldades e trazer mais conforto para esse momento.

Neste artigo, explicamos como lidar com a frustração de não passar no vestibular. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros artigos no Blog do EAD.

Leia também:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!