Ciências da Religião: o que é, graduação e mercado de trabalho

Postado em 8 de mai de 2023
Loading...

Você já pensou em estudar Ciências da Religião? Essa graduação é uma ótima opção para aqueles que desejam se tornar pesquisadores da área ou professores de ensino religioso.

Durante o curso, os estudantes têm contato com diferentes matrizes religiosas e seus aspectos históricos fundantes, culturais e concepções. Tudo isso de forma inclusiva, ética, com senso crítico e tolerância.  

Ficou curioso sobre o curso? Venha entender o que é, como funciona o curso na área e quais são as oportunidades de trabalho para o cientista da religião!

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é a ciência da religião 

Ciência da religião é um campo de estudos das ciências humanas. Seu objetivo é compreender em profundidade as religiões existentes no mundo e temas relacionados a elas, como rituais, doutrinas, códigos e textos sagrados. 

Além de estudar as religiões em específico, essa área do conhecimento também busca entender e investigar a influência da religião na sociedade, refletindo sobre a relação entre o divino e a humanidade. 

Para isso, a ciência da religião se baseia em conceitos e teorias de filosofia, história, psicologia e sociologia.

O interesse pelas religiões iniciou na antiguidade, e, até os dias de hoje, a temática segue sendo objeto de estudo da sociedade.

O que é religião?

De forma ampla, o conceito de religião se refere a um sistema de crenças e práticas sociais. Em quase todas as culturas, há pelo menos uma expressão que possamos chamar de religiosa. 

Essas expressões carregam diversas diferenças entre si, especialmente em termos de origem e paradigmas. Contudo, existe um ponto em comum em quase todas as religiões: a tentativa de encontrar respostas para os problemas e questionamentos para os quais a razão humana não é suficiente. 

Existem diversas perguntas que a ciência ainda não pode responder, principalmente relacionadas à vida após a morte. A religião surge como uma forma de responder tais questionamentos, oferecendo alento em relação àquilo que está além da compreensão humana. 

As principais religiões do mundo

Atualmente, existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo. Confira as principais:

  • Cristianismo: possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de Catolicismo e Ortodoxo e Protestantes.
  • Budismo: é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI a.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia.
  • Hinduísmo: é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.
  • Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Alcorão, atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África.
  • Judaísmo: teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.

Onde um cientista da religião pode trabalhar 

O profissional formado em Ciências da Religião é chamado de cientista da religião. Esse trabalhador tem diversas possibilidades de atuação profissional. Confira algumas das principais áreas:

Ensino

A área da educação é um dos mercados que mais absorve cientistas da religião. 

Esses profissionais podem trabalhar em escolas de Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio), ministrando aulas de ensino religioso e também em escolas dominicais.

Atualmente, o professor de ensino religioso deve ser licenciado em Ciências da Religião. Por isso, há uma demanda por profissionais para esta área de atuação, visto que agora é obrigatória a licenciatura para lecionar.

Outra opção é o Ensino Superior. Neste caso, a maioria das universidades exige que o profissional tenha uma pós-graduação. É muito comum que o professor universitário trabalhe também com pesquisas dentro da instituição.

Pesquisa acadêmico-científica

Em instituições de ensino superior, os cientistas da religião também têm a oportunidade de atuar como pesquisadores, ampliando seus conhecimentos sobre religião, dogmas, doutrinas e rituais. 

Para entrar no ramo da pesquisa, o caminho mais tradicional é o mestrado e o doutorado, após a graduação.  

Administração de instituições religiosas

Enquanto algumas instituições religiosas são administradas por líderes religiosos, outras são supervisionadas por pessoas que não estão ligadas a uma religião específica. É outra oportunidade de atuação no mercado de trabalho. Nessa função, o cientista da religião irá participar da administração da instituição.

Aconselhamento e orientação espiritual

Outra área de atuação possível para os cientistas da religião é o campo do aconselhamento e orientação espiritual. 

Em instituições filantrópicas, grupos de jovens e ONGs, é comum que esses profissionais sejam requisitados para confortar espiritualmente as pessoas através do diálogo.

Mercado editorial

Um segmento alternativo para cientistas da religião é o mercado editorial. 

Esse profissional está apto para escrever livros, artigos para revistas, revisões de textos e consultorias a escritores da literatura religiosa. 

Outra possibilidade é atuar em veículos de comunicação, em que é possível elaborar, coordenar ou executar programas de rádio, televisão, textos e diversos materiais que envolvam o universo religioso.

Quanta ganha um cientista da religião

O portal Educa Mais Brasil utilizou informações do SINE - Site Nacional de Empregos para compilar os salários dos profissionais de Ciências da Religião. 

De acordo com o levantamento, a remuneração do cientista da religião varia de R$ 1.883,91 a R$ 4.744,79. Os salários dependem do cargo e do perfil da instituição em que o profissional trabalha. 

Como funciona a graduação EAD em Ciências da Religião

O bacharelado e a licenciatura em Ciências da Religião EAD visam a formar pesquisadores e professores de ensino religioso comprometidos com a promoção, a valorização e o respeito à diversidade cultural e religiosa.

Abaixo, trazemos mais detalhes sobre o curso. Confira:

Grade curricular da graduação em Ciências da Religião

Durante a graduação em Ciências da Religião, você aprenderá a articular as diferentes matrizes religiosas demonstrando domínio de seus aspectos históricos fundantes, culturais, geográficos e sociais de forma inclusiva, imparcial, ética, com senso crítico e tolerância.

Confira as principais disciplinas do curso:

  • Epistemologia do fenômeno religioso 
  • Sociologia da religião
  • Antropologia da religião 
  • Ciências da Religião e Teologia 
  • Filosofia da religião
  • História e Hermenêutica das Religiões
  • Mitologia 
  • Metodologias do ensino religioso
  • Religião, Direitos Humanos e Ecologia
  • Religião, Mídias e Redes Sociais
  • Psicologia da religião 
  • Movimentos sociais e perspectivas religiosas contra hegemônicas
  • Relações ecumênicas e inter-religiosas 
  • Religião, Política e Teologia Pública 
  • Teologia das religiões
  • Religião e Fundamentalismos
  • Religião, Cultura e Arte 
  • Fenômeno contemporâneo: ateísmo e niilismo

Duração do curso de Ciências da Religião

O curso de Ciências da Religião tem 4 anos de duração.  

Como funciona o EAD

Na modalidade EAD, você poderá estudar todo o conteúdo de forma online, com flexibilidade de horários. Ou seja, não há a necessidade de se deslocar até o polo da universidade, o que permite economizar tempo e dinheiro. 

Além disso, as disciplinas são ministradas por professores tutores com formação especializada, como mestres e doutores, que acompanham você durante todo seu processo de aprendizagem.

Estágios e TCC

Para conquistar o título de licenciado em Ciências da Religião, além de cursar as disciplinas obrigatórias e eletivas, o estudante deve realizar estágios ao longo da graduação e produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da formação.

Outro curso que pode interessar você

Se você deseja mergulhar no universo das crenças e estudar sobre como as práticas impactam o ser humano, também pode se interessar por outras áreas além das Ciências da Religião.

Veja, abaixo, uma indicação de curso superior que pode interessar ao seu perfil:

1. Filosofia

A graduação em Filosofia é um curso que traz, ao longo da sua formação, o desenvolvimento de uma consciência crítica, passando a visualizar a história e as relações sociopolíticas de forma diferente. Além disso, essa faculdade traz textos clássicos e a interpretação filosófica do dia a dia.

É um curso de licenciatura, com duração média de quatro anos, e que também prepara o aluno para a atuação em sala de aula.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!