Saiba como conseguir bolsa de estudos para começar sua faculdade

Postado em 8 de set de 2020
Loading...

Uma pesquisa de 2022 do Instituto SEMESP identificou que quem fez faculdade ganha mais do que o dobro do que uma pessoa que tem apenas o ensino médio.

Ou seja, o diploma de ensino superior é a porta de entrada para uma vida profissional mais estável e valorizada.

No entanto, cursar uma graduação ainda não é uma realidade para a maioria, já que apenas 21% da população brasileira tem formação superior, segundo dados da OCDE.

Dentre os motivos para esse baixo índice estão a alta concorrência por vagas em instituições públicas e as caras mensalidades de instituições particulares.

Como contornar esse problema, então?

Uma das formas é descobrir como conseguir bolsa de estudos em instituições particulares. É sobre isso que nós vamos conversar neste artigo!

Hoje, é possível fazer uma faculdade de qualidade e receber um diploma reconhecido pelo MEC sem comprometer tanto o seu orçamento.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é bolsa de estudo?

Antes de saber como conseguir bolsa de estudos para começar sua faculdade, primeiro é preciso entender o que é uma bolsa de estudos.

Como vimos na introdução, é comum que muitas pessoas não consigam entrar em uma instituição de ensino privada sem bolsa. A bolsa de estudos, então, é uma ajuda financeira que a instituição ou um órgão governamental oferece para que o aluno consiga concluir o curso.

As bolsas de estudos são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade porque possibilitam a qualificação de milhares de pessoas que buscam melhores oportunidades.

Quais são os tipos de bolsas de estudo que existem?

Existem diversos tipos de bolsas de estudo disponíveis no país, que vão desde aquelas ofertadas por instituições de ensino, passando por ONGs e fundações até os programas governamentais.

Elas também podem abarcar diversos níveis de estudo. Por exemplo, existem bolsas para o ensino fundamental e médio, bolsas para esportes e aulas de instrumentos musicais, mais comuns a programas de incentivo e ONGs, e bolsas para o ensino superior.

Confira as duas principais opções de bolsas de estudo para faculdade que existem:

  • Prouni: o programa governamental concede bolsas de estudo de até 100% em instituições de ensino superior privadas, dependendo da nota tirada pelo candidato no Enem.
  • Programa de bolsas de instituições de ensino: são programas próprios de instituições de ensino privadas, que concedem descontos de até 100% nas mensalidades dependendo de alguns parâmetros, como nota do Enem, transferência e segunda graduação.

E se você mora em Santa Catarina, ainda pode contar com um terceiro tipo de bolsa, o UNIEDU. Essa oportunidade é disponibilizada pela Secretária de Educação do estado.

Existe diferença entre bolsa de estudos e financiamento estudantil?

Como você viu, as bolsas de estudos são benefícios nos quais o valor da mensalidade é abonado. Ou seja, quando uma pessoa ganha uma bolsa, não precisará pagar o valor total.

Quando falamos em financiamento estudantil, a realidade é outra. Então, sim, existe diferença.

O financiamento estudantil funciona como um empréstimo em que o aluno precisará devolver o valor total à instituição financeira (bancos, a própria instituição de ensino, ou o Governo Federal no caso do Fies) quando terminar a faculdade.

🔵 Leia também: Como conseguir uma bolsa de estudo integral sem passar pelo Prouni

Como funcionam as bolsas de estudos pelo Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), fundado em 2004.

Utilizando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como avaliação, o Prouni concede bolsas de estudos em instituições privadas. As bolsas podem ser parciais (50% de desconto na mensalidade) ou integrais (100% de desconto).

Para participar do programa é preciso ter feito a edição mais recente do Enem, não ter zerado a redação e tirar uma nota superior a 450 pontos.

Além disso, o candidato precisa se encaixar em algum dos seguintes requisitos:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor do ensino básico de instituições públicas. Nesse caso, não é necessário comprovar renda, porém o participante concorre somente a bolsas para cursos de licenciatura.

Caso se encaixe em algum dos requisitos, o candidato precisa se inscrever no portal do Prouni, escolhendo o tipo de bolsa que deseja e até cinco opções de cursos. O candidato também precisa preencher um questionário sociocultural.

Depois disso, basta esperar para ver se conseguiu a vaga. Naturalmente, quanto melhor a nota no Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni.

🔵 Leia também: Como funciona a nota de corte do Prouni: tudo o que você precisa saber

Programas de bolsas de estudo de instituições de ensino

Mas se você não quiser passar pela seleção do Prouni no processo de como conseguir bolsa de estudos, pode tentar os programas de bolsas de instituições de ensino.

Esses programas visam dar oportunidades para pessoas que normalmente não poderiam pagar pelas mensalidades, então existem diversas opções de bolsas, descontos e convênios.

Nesses programas, as bolsas são concedidas diretamente pela instituição ao aluno, sem intermediários, como o Prouni ou uma ONG.

 

 

 

Dessa forma, o processo costuma ser mais simples e rápido. Confira abaixo algumas das opções de como conseguir bolsa de estudos em instituições privadas:

Bolsa Enem

Esse tipo de bolsa é para candidatos que utilizam a nota do Enem no processo seletivo, podendo entrar em uma graduação sem fazer vestibular.

Alguns programas de instituições privadas oferecem bolsas de até 100% para candidatos que tenham atingido, pelo menos, 300 pontos no Enem.

Uma vantagem é que o candidato pode não ficar limitado à edição mais recente da prova porque alguns programas aceitam notas desde 2010.

Os descontos desse tipo de bolsa podem variar de acordo com a nota do Enem e também conforme os critérios que a instituição escolher.

Mas, em geral, quanto maior a nota, maior o desconto da bolsa.

Bolsa Transferência

Para conseguir uma bolsa transferência, você precisa já estar fazendo faculdade. Esse é o tipo de desconto concedido ao aluno que transfere seu curso de uma instituição para outra.

O desconto pode ser aplicado no semestre em questão ou em todo o curso, a depender das políticas das instituição.

Bolsa Egresso (ou Bolsa Ex-Aluno)

Esse é o tipo de bolsa que se aplica a quem já terminou uma graduação e quer voltar a estudar.

Nesse caso, a instituição de ensino oferece bolsas de estudo para alunos que já se formaram na instituição. Dependendo das políticas, o desconto pode valer para o semestre ou o curso todo.

Bolsa Segunda Graduação

Esta bolsa de estudos se encaixa na mesma categoria acima, dos descontos concedidos a quem já tem uma graduação. Mas nesse caso, você não precisa ser ex-aluno da instituição em questão.

O desconto costuma chegar a 30% do valor da mensalidade, mas vale a pena checar na instituição em que você pretende entrar.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Outros tipos de descontos para fazer faculdade

E além das bolsas de estudos que falamos nas seções acima, existem também descontos que as instituições de ensino podem conceder. Confira alguns:

Desconto Indicação

O programa de indicação é para quem já estuda em alguma universidade e pode indicar amigos para ganhar bolsas e descontos por um determinado período.

Para isso, quem for indicado precisa se inscrever na instituição em questão.

Desconto Família

Também existem instituições que dão descontos na mensalidade para o caso de matrícula de dois, ou mais, membros de uma mesma família.

Nesse caso, o desconto pode valer para duas matrículas no mesmo semestre ou para uma pessoa que se inscreve na mesma instituição na qual seu familiar já estuda.

Desconto Desempenho no Ensino Médio

Esse tipo de desconto é aplicado no curso todo ou no semestre, a depender das políticas da instituição de ensino, quando o aluno apresenta seu histórico escolar do Ensino Médio.

Desconto para Funcionários

Existem instituições que oferecem descontos para que seus próprios funcionários cursem uma graduação. Nesse caso, se você trabalha em uma instituição de ensino, pode ter esse benefício.

Desconto para a Melhor Idade

Com o crescimento do número de idosos no ensino superior, muitas instituições de ensino têm disponibilizado descontos e condições diferenciadas para pessoas na melhor idade.

Essa pode ser uma boa oportunidade caso você tenha mais do que 50 anos.

Descontos de empresas e convênios

Está se tornando cada vez mais comum empresas concederem ajuda financeira para funcionários que investem em uma graduação.

Isso pode acontecer por meio de auxílio-educação dentro da organização, quando a empresa colabora com parte do valor da mensalidade, ou por convênio com instituições de ensino, o que gera um desconto direto na mensalidade.

Dependendo dos termos do convênio, pode-se conseguir um desconto entre 20% e 50% nas mensalidades enquanto o aluno mantiver o vínculo empregatício.

🔵 Leia também: Quer uma bolsa de estudos EAD? Saiba como conseguir!

Como conseguir bolsa de estudos de 100%?

Como você viu neste artigo, existem alguns caminhos a se percorrer para conseguir uma bolsa de estudos de 100%.

Você pode utilizar o Prouni, mas também pode contar com os programas próprios de instituições para isso. Uma boa dica é fazer o Enem para aumentar suas chances.

Depois disso, comece a pesquisar aquela instituição que mais tem a ver com você, que atenda suas necessidades e que ofereça os melhores benefícios.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!