Tags: Ensino Superior

Você sabe qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura

Neste artigo, vamos apresentar as especificidades de cada um, além de listar os cursos do EAD PUCPR disponíveis nessas modalidades. Confira!

pilha de livros

O que é uma graduação?

A graduação é o primeiro nível de uma formação universitária. O bacharelado e a licenciatura são dois tipos de graduação. Para ingressar nela, é preciso ter concluído o ensino médio.

Durante a graduação, o aluno se prepara para exercer determinado ofício.

Para muitas profissões, como medicina, medicina veterinária, fisioterapia, educação física e direito, ter um diploma de ensino superior é uma exigência para atuar.

O que é bacharelado?

Vamos dividir a explicação da pergunta central deste artigo em duas partes, começando pelo bacharelado.

O bacharelado é uma formação generalista. Ou seja: a matriz curricular explora diversas áreas do conhecimento.

O curso de administração, por exemplo, traz assuntos como empreendedorismo, negócios, finanças, logística e gestão de pessoas.

Por consequência, a duração de um bacharelado varia de 3 a 6 anos. Sendo medicina o curso de bacharelado com maior duração, de 6 anos.

O que é licenciatura?

A licenciatura tem como objetivo principal formar professores para a educação básica (ensino fundamental e ensino médio), com atuação em instituições públicas e privadas.

O profissional que optar por uma licenciatura, escolhe o “assunto” para ministrar suas aulas, como Física, Química, Matemática, Geografia, História, Letras, Filosofia, Artes Visuais, Ciências Sociais e Biologia. O curso de Pedagogia também é uma licenciatura.

Portanto, a grade curricular de uma licenciatura traz assuntos relacionados a didática, metodologias de ensino e práticas pedagógicas.

Ainda, todas as licenciaturas precisam cursar a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), assunto essencial para inclusão nas escolas.

Outra exigência da licenciatura é realizar uma série de estágios supervisionados para que o estudante possa colocar em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula.

A duração de uma licenciatura varia de 4 a 5 anos.

Posso fazer o bacharelado e a licenciatura ao mesmo tempo?

É possível fazer os dois graus ao mesmo tempo, com exceções:

  • Não é possível cursar um bacharelado e uma licenciatura simultaneamente em instituições públicas;
  • Não é possível acumular duas bolsas do Prouni, uma em bacharelado e outra na licenciatura, mesmo que sejam em Instituições de Ensino diferentes.

Dessa forma, quem quiser obter os dois graus ao mesmo tempo deve optar por fazer uma graduação na rede pública e outra na rede privada ou ambas em instituições particulares.

O caminho mais comum é terminar um grau e, depois, fazer o outro. Dessa maneira, é possível “eliminar” as disciplinas em comum e somente cursar as disciplinas específicas.

O que é tecnólogo?

Você sabia que, além do bacharelado e da licenciatura, há o tecnólogo?

O tecnólogo também confere grau superior. A principal característica dele é oferecer uma formação especializada, voltada para atender demandas do mercado de trabalho.

Diferente do bacharelado, a grade curricular do tecnólogo é bem específica. Sendo assim, a duração é menor: de 2 a 3 anos.

Presencial, EAD e Semipresencial: como funciona

Além de conhecer as especificidades do bacharelado, da licenciatura e do tecnólogo, é importante pensar em como o curso será feito.

No modo presencial há a vantagem do contato imediato com colegas e professores para esclarecer dúvidas e compartilhar ideias. 

Já o EAD permite mais flexibilidade para a rotina, pois é possível estudar quando e onde quiser. É uma excelente alternativa para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades, como o trabalho. 

A mensalidade dos cursos EAD são mais baratas em comparação com o presencial, já que não há custos com manutenção predial. A economia também se aplica ao deslocamento, uma vez que você não precisa comparecer diariamente na Instituição de Ensino.

Contudo, você precisa organizar a sua própria rotina. Dessa forma, o EAD pode ser um desafio para algumas pessoas. 

Há um terceiro modo, que é o semipresencial. Como o próprio nome sugere, é uma mescla do ensino presencial com o EAD.

O estudante confere parte do conteúdo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (EAD), porém precisa comparecer obrigatoriamente em encontros presenciais, geralmente, dedicados para atividades práticas.

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: cursos do EAD PUCPR

Agora que conferimos as diferenças entre as modalidades de ensino superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo, vamos conhecer os cursos oferecidos pelo EAD PUCPR.

Bacharelado

Licenciatura

Tecnólogo

Ficou interessado? Então, impulsione o seu futuro profissional com o EAD PUCPR! Conheça as nossas opções de ingresso e matricule-se já! 

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

New call-to-action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.