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O que faz um assessor de marketing

EAD PUCPR   |    | 6 min de leitura
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O assessor de marketing auxilia organizações a implementarem estratégias de comunicação no longo prazo. Ele é contratado por empresas que não têm um departamento de marketing interno, por isso sua atuação é ampla, do planejamento à execução das ações propostas.

Se você pensa em trabalhar com comunicação, mas ainda não sabe muito bem qual profissão escolher, continue a leitura para saber mais detalhes sobre o dia a dia do assessor de marketing. Acompanhe:

O que é assessoria de marketing
Diferença entre consultoria e assessoria de marketing
As funções do assessor de marketing
Quanto ganha um assessor de marketing
Cursos para trabalhar como assessor de marketing

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O que é assessoria de marketing

A assessoria de marketing é uma área que visa a ajudar empresas e grandes organizações a desenvolver e implementar estratégias eficazes de marketing, com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, atrair e reter clientes e, consequentemente, aumentar as vendas e o lucro. É um serviço oferecido por agências e profissionais independentes.

Mas o que seria, de fato, o marketing?

De acordo com o dicionário da Marketing Accountability Standards Board:

Marketing é a atividade/conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.

Toda empresa, independentemente do porte ou do setor de atuação, depende de estratégias de marketing para ter sucesso. A área é fundamental para entender, atender e cativar potenciais clientes, ao explicar o valor de um produto ou serviço.

Diferença entre consultoria e assessoria de marketing

A principal diferença entre a consultoria e a assessoria de marketing é que a duração dos projetos e do suporte oferecido à empresa.

A consultoria de marketing fornece uma análise detalhada e um plano para solucionar um problema específico no curto prazo. Para isso, ela realiza:

  • Pesquisas de mercado;
  • Análise da concorrência e benchmarking;
  • Desenvolvimento de planos de marketing;
  • Identificação de oportunidades de crescimento;
  • Recomendações estratégicas.

Organizações que já têm um setor dedicado ao marketing buscam consultorias para lidar com questões pontuais, que dependem de um olhar de profissionais altamente especializados para serem solucionadas.

Já a assessoria de marketing atua ao lado da empresa de forma contínua e a longo prazo, dando suporte e orientação na implementação das estratégias. Dessa forma, ela ajuda a manter uma presença forte e consistente no mercado.

Além das atividades da consultoria, a assessoria de marketing também realiza:

  • Gestão de redes sociais;
  • Gestão da comunidade;
  • Criação de campanhas publicitárias;
  • Gestão de Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads;
  • Produção de conteúdo para sites e blogs;
  • Otimização de sites para buscadores como o Google;
  • Execução de estratégias de inbound marketing;
  • Acompanhamento de métricas e relatórios.

Geralmente, a assessoria é contratada por empresas que não têm um setor interno totalmente dedicado a gestão de marketing.

As funções do assessor de marketing

Os assessores de marketing são responsáveis pelas seguintes atividades:

  • Análise de mercado e concorrência;
  • Identificação de oportunidades e ameaças;
  • Definição de metas e objetivos de marketing;
  • Elaboração de planos de ação;
  • Criação e gestão de campanhas publicitárias online e offline;
  • Desenvolvimento de estratégias de comunicação;
  • Gerenciamento de redes sociais e sites;
  • Criação de conteúdo;
  • Monitoramento de métricas e produção de relatórios. 

Quanto ganha um assessor de marketing

O salário de um assessor de marketing varia de acordo com nível de senioridade e o porte da empresa em que o profissional atua.

Um assessor de marketing ganha R$ 4.183,91, em média, no Brasil. O teto é de R$ 9.589,54, segundo o site Salario.com.br, que reuniu dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web entre janeiro e dezembro de 2022. 

O mercado para quem trabalha com marketing, de forma geral, está aquecido. Mas a especialidade que mais se destaca é a de marketing digital, que busca por profissionais com perfil data-driven (que têm habilidades de análise de dados) e que dão suporte à gestão da empresa como um todo.

Os setores da economia com mais demanda para profissionais de marketing são:

  • Bens de consumo;
  • Varejo;
  • Tecnologia;
  • Startups;
  • Healthcare.

Cursos para trabalhar como assessor de marketing

Se você tem interesse em ajudar empresas a crescer e a se destacar no mercado, a assessoria de marketing é uma opção interessante de carreira. É uma área dinâmica e desafiadora, que exige habilidades em análise de dados, comunicação, criatividade e liderança.

O ideal é fazer um curso de Ensino Superior, que vai te preparar para encarar os desafios do mercado de trabalho com conteúdo teórico e prático. O diploma também abre mais portas nas empresas e aumenta suas chances de conseguir melhores salários.

Mas qual curso fazer?

Existe uma série de graduações para você se profissionalizar, com aulas 100% online e mensalidades acessíveis. Confira as opções do EAD PUCPR:

Administração EAD

  • Bacharelado
  • Duração de 4 anos

O curso fará com que você tenha uma visão completa sobre negócios, com aulas sobre marketing, economia, gestão, sustentabilidade, inovação, criação de produtos e estudo de mercado.

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Bacharelado Interdisciplinar em Negócios EAD

  • Bacharelado
  • Duração de 3 anos

Inspirado nas universidades americanas, a graduação oferece uma formação com visão estratégica e inovadora para atuar no mercado brasileiro. Você vai aprender sobre gestão de inovação, sustentabilidade, liderança, análise mercadológica e empreendedorismo.

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Big Data e Inteligência Analítica EAD

  • Tecnólogo
  • Duração de 2,5 anos

O curso capacita profissionais para analisar e desenvolver sistemas computacionais aplicáveis a organizações locais e globais. Você vai aprender a administrar grandes volumes de dados, além de estudar temas como internet das coisas, modelagem para tomada de decisões, machine learning com processamento de linguagem natural, técnicas para visualização de dados e big data streaming.

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Gestão de Marketing em Mídias Digitais EAD

  • Tecnólogo
  • Duração de 2 anos

Você vai estudar o mercado, o consumidor e seu comportamento nos meios digitais, para planejar, implementar, controlar e mensurar resultados de ações estratégicas de divulgação digital, com assertividade em decisões estratégicas.

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Marketing EAD

  • Bacharelado
  • Duração de 4 anos

O curso aborda conteúdos fundamentais da comunicação, administração e gestão, como análise mercadológica, análise financeira, empreendedorismo, ferramentas digitais, análise de dados e branding.

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