O que faz um assessor de marketing

Postado em 7 de jul de 2021
Loading...

O assessor de marketing auxilia organizações a implementarem estratégias de comunicação no longo prazo. Ele é contratado por empresas que não têm um departamento de marketing interno, por isso sua atuação é ampla, do planejamento à execução das ações propostas.

Se você pensa em trabalhar com comunicação, mas ainda não sabe muito bem qual profissão escolher, continue a leitura para saber mais detalhes sobre o dia a dia do assessor de marketing.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é assessoria de marketing?

A assessoria de marketing é uma área que visa a ajudar empresas e grandes organizações a desenvolver e implementar estratégias eficazes de marketing, com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, atrair e reter clientes e, consequentemente, aumentar as vendas e o lucro.

É um serviço oferecido por agências e profissionais independentes.

Mas o que seria, de fato, o marketing? De acordo com o dicionário da Marketing Accountability Standards Board:

Marketing é a atividade/conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.

Toda empresa, independentemente do porte ou do setor de atuação, depende de estratégias de marketing para ter sucesso. A área é fundamental para entender, atender e cativar potenciais clientes, ao explicar o valor de um produto ou serviço.

🔵 Leia também: 12 áreas do marketing nas quais você pode seguir carreira

Diferença entre consultoria e assessoria de marketing

A principal diferença entre a consultoria e a assessoria de marketing é que a duração dos projetos e do suporte oferecido à empresa. A consultoria de marketing fornece uma análise detalhada e um plano para solucionar um problema específico no curto prazo.

Para isso, ela realiza:

  • Pesquisas de mercado;
  • Análise da concorrência e benchmarking;
  • Desenvolvimento de planos de marketing;
  • Identificação de oportunidades de crescimento;
  • Recomendações estratégicas.

Organizações que já têm um setor dedicado ao marketing buscam consultorias para lidar com questões pontuais, que dependem de um olhar de profissionais altamente especializados para serem solucionadas.

Já a assessoria de marketing atua ao lado da empresa de forma contínua e a longo prazo, dando suporte e orientação na implementação das estratégias. Dessa forma, ela ajuda a manter uma presença forte e consistente no mercado.

Além das atividades da consultoria, a assessoria de marketing também realiza:

  • Gestão de redes sociais;
  • Gestão da comunidade;
  • Criação de campanhas publicitárias;
  • Gestão de Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads;
  • Produção de conteúdo para sites e blogs;
  • Otimização de sites para buscadores como o Google;
  • Execução de estratégias de inbound marketing;
  • Acompanhamento de métricas e relatórios.

Geralmente, a assessoria é contratada por empresas que não têm um setor interno totalmente dedicado a gestão de marketing.

🔵 Leia também: Trabalhar na internet: ideias, vantagens e como começar

As funções do assessor de marketing

Os assessores de marketing são responsáveis pelas seguintes atividades:

  • Análise de mercado e concorrência;
  • Identificação de oportunidades e ameaças;
  • Definição de metas e objetivos de marketing;
  • Elaboração de planos de ação;
  • Criação e gestão de campanhas publicitárias online e offline;
  • Desenvolvimento de estratégias de comunicação;
  • Gerenciamento de redes sociais e sites;
  • Criação de conteúdo;
  • Monitoramento de métricas e produção de relatórios.

 

 

 

Quanto ganha um assessor de marketing

O salário de um assessor de marketing varia de acordo com nível de senioridade e o porte da empresa em que o profissional atua.

Um assessor de marketing ganha R$ 4.248,92, em média, no Brasil. O teto é de R$ 9.660,56, segundo o site Salario.com.br, que reuniu dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web entre junho de 2022 e junho de 2023.

O mercado para quem trabalha com marketing, de forma geral, está aquecido.

Mas a especialidade que mais se destaca é a de marketing digital, que busca por profissionais com perfil data-driven (que têm habilidades de análise de dados) e que dão suporte à gestão da empresa como um todo.

Os setores da economia com mais demanda para profissionais de marketing são:

  • Bens de consumo;
  • Varejo;
  • Tecnologia;
  • Startups;
  • Healthcare.

🔵 Leia também: Comunicação Social: entenda as diferenças entre as habilitações

Cursos para trabalhar como assessor de marketing

Se você tem interesse em ajudar empresas a crescer e a se destacar no mercado, a assessoria de marketing é uma opção interessante de carreira. É uma área dinâmica e desafiadora, que exige habilidades em análise de dados, comunicação, criatividade e liderança.

O ideal é fazer um curso de ensino superior, que vai te preparar para encarar os desafios do mercado de trabalho com conteúdo teórico e prático. O diploma também abre mais portas nas empresas e aumenta suas chances de conseguir melhores salários.

Mas qual curso fazer? Confira nossas indicações de graduações para você se profissionalizar:

1. Marketing

A faculdade de Marketing é um tecnólogo de curta duração, ou seja, você se forma em cerca de dois anos. A formação é mais técnica e focada na prática.

O curso aborda conteúdos fundamentais da comunicação, administração e gestão, como análise mercadológica, análise financeira, empreendedorismo, ferramentas digitais, análise de dados e branding. Uma vantagem é que ele é um tecnólogo, ou seja, tem curta duração.

2. Jornalismo

O curso de Jornalismo prepara profissionais para atuar com a apuração e divulgação de notícias e informações relevantes para o público. É um bacharelado que dura, em média, quatro anos.

A faculdade aborda conteúdos como comunicação e expressão, produção audiovisual, pesquisa e opinião pública, estratégias digitais de conteúdo, teoria da imagem e produção gráfica.

3. Relações Públicas

A faculdade de Relações Públicas também é um bacharelado que tem duração média de quatro anos. Ela forma profissionais que lidam com a comunicação de uma organização com o público.

O curso aborda disciplinas como comunicação visual, teorias da imagem, gestão de redes e mídias digitais, fundamentos do marketing, gestão de crises e gestão de eventos.

4. Publicidade e Propaganda

Também sendo um bacharelado com duração média de quatro anos, o curso de Publicidade e Propaganda prepara seus alunos para aplicar criatividade e estratégia em ações promocionais de comunicação com o público.

A grade curricular aborda assuntos como criação e redação publicitária, mídias sociais, design gráfico, produção audiovisual, comportamento do consumidor e marketing digital.

5. Gestão de Marketing em Mídias Digitais

Por fim, a faculdade de Gestão de Mídias Digitais é um tecnólogo com duração média de dois anos. Alia a teoria do marketing nas mídias digitais com a prática da rotina diária da profissão.

Nessa graduação, você vai estudar o mercado, o consumidor e seu comportamento nos meios digitais, para planejar, implementar, controlar e mensurar resultados de ações estratégicas de divulgação digital, com assertividade em decisões estratégicas.

E então, conseguiu entender se esta é a carreira certa para você?

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!