Pensando em seguir carreira na área de marketing?
Então saiba que existem diversas oportunidades de atuação para os profissionais que escolhem essa profissão.
Se antes a área já era vasta, agora, com a presença forte da tecnologia, o Marketing vive uma revolução.
Inclusive, essa nova era tem um nome, Marketing 4.0, também conhecido por marketing digital.
Certamente você já foi apresentado a ele, não é mesmo?
Mas, talvez, ainda não conheça tudo sobre o mercado.
Por isso, neste artigo, vamos abordar as informações que você precisa saber para decidir se a área de marketing é mesmo o seu plano para o futuro.
Animado para conferir?
É só avançar no texto!
O que é Marketing?
Marketing é uma palavra que deriva do inglês market, que significa mercado, e não tem tradução direta para o português.
Portanto, se você estiver tentando transpor o termo para a nossa língua, dificilmente vai chegar a uma conclusão sobre o conceito dessa forma.
Saiba, então, que marketing é o nome dado ao conjunto de estratégias e ações voltadas à comercialização de produtos e serviços que visam atender aos desejos e necessidades dos consumidores.
O que faz o profissional de marketing?
O profissional de marketing é o responsável por implementar todas as técnicas que farão o consumidor se atrair por uma marca e querer comprar o produto ou serviço ofertado.
Ele pode atuar em diversas frentes, mas, seja qual for a especialidade da função exercida, a profissão requer algumas atividades básicas.
Entre elas: estudo de mercado, análise de comportamento dos consumidores e mensuração da efetividade do trabalho executado.
Tudo isso, é claro, deve estar alinhado aos objetivos de negócio da empresa em que o profissional atua ou foi contratado para atender.
Qual o perfil do profissional de marketing?
Uma das principais características do profissional de marketing, que também é chamado de mercadólogo, é a criatividade.
Afinal, sua atividade predominante consiste em conquistar clientes.
E, para isso, é preciso ter sacadas geniais.
Além da capacidade imaginativa, a sagacidade e a agilidade para agir no momento exato são habilidades que elevam o patamar do profissional.
Embora todo esse dinamismo seja intrínseco à profissão, traços mais analíticos também são importantes.
Isso porque as tarefas relacionadas ao acompanhamento de métricas e resultados são frequentes no dia a dia de trabalho.
Vale dizer ainda que o profissional de marketing precisa estar sempre ligado às tendências de mercado e comportamento.
Quais são as áreas de atuação de marketing?
O profissional de marketing costuma ser versátil, até porque a área é bastante ampla.
Conheça algumas das possibilidades de atuação:
1. Impulsão de Negócios
Na área de Impulsão de Negócios, o profissional de marketing tem uma atuação bastante estratégica.
Seu trabalho é focado no estudo de mercado, além da realização de pesquisas com o intuito de entender o comportamento dos consumidores.
Essas informações são extremamente relevantes para ajudar a direcionar os esforços de marketing nas empresas.
2. Inbound marketing
O inbound marketing é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada pelas marcas.
Inclusive, 75% das empresas que aplicam esse tipo de marketing acreditam na eficácia da técnica, segundo o Hubspot.
Trata-se do marketing de atração, que se baseia em atrair e converter clientes interessados no que a marca tem a oferecer.
Normalmente, para isso, algo é dado em troca dos dados pessoais do consumidor, como um e-book, algum desconto ou teste grátis do serviço, por exemplo.
3. Neuromarketing
Já o Neuromarketing é a junção do marketing com a ciência.
Esse é um campo que vislumbra os profissionais com aptidão à psicologia e áreas relacionadas ao estudo do comportamento do consumidor.
Neste ramo, o mercadólogo é responsável por investigar como o cérebro age na tomada de decisão para a compra.
4. Gestor de e-commerce
O e-commerce é um mercado que está em ascensão há alguns anos.
E, por conta da pandemia, atingiu recorde de crescimento nas últimas duas décadas.
Somente no primeiro semestre de 2020 foram vendidos R$ 38,8 bilhões no comércio eletrônico.
Diante deste cenário, é necessária cada vez mais a presença de profissionais especializados na gestão de lojas online e relacionamento com clientes nesse canal.
5. Produtor de conteúdo
Produtor de conteúdo é uma das funções que o profissional de marketing pode assumir, principalmente, se gostar de escrever.
Não que a redação seja a única forma de conteúdo, mas é que os blogs estão entre as ferramentas preponderantes do marketing de Conteúdo.
Neste caso, é preciso dominar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para conquistar o topo da página de resultados do Google.
Além da produção de artigos, o profissional dessa área também pode criar e-books, infográficos, vídeos, podcasts e vários outros formatos.
6. Analista de marketing digital
O SEO, do qual mencionamos no item anterior, é uma das partes que constituem o marketing digital.
Trata-se de um conjunto de ações e estratégias que permitem o ranqueamento orgânico.
Ou seja, que não é pago.
A outra é o SEM (Search Engine Marketing), caracterizado pela mídia paga.
O analista de marketing digital é o profissional que atua nessas duas grandes frentes.
7. Consultoria
Outra possibilidade de carreira no marketing é a consultoria.
Nesse caso, o profissional atua prestando suporte a empresas.
É comum as marcas contratarem um consultor para realizar um diagnóstico e criar um plano de marketing eficiente.
Como é o mercado de trabalho para quem faz marketing?
Só de conhecer as principais áreas de atuação já é possível ter dimensão de como é o mercado de trabalho no marketing, não é mesmo?
Ou seja, ele é bastante plural.
É possível escolher entre diferentes caminhos.
Saiba mais sobre a carreira a seguir:
Dia a dia do profissional de marketing
A rotina de trabalho do profissional de marketing depende muito da função exercida.
Quem atua como analista, por exemplo, acaba lidando mais com o acompanhamento de resultados e ajustes de métricas.
Dessa forma, o dia a dia é mais objetivo, por assim dizer.
Já quem segue a linha mais criativa, como um produtor de conteúdo ou profissional de inbound marketing, tem o expediente mais dinâmico.
Por isso, além de optar pela carreira no marketing, vale refletir também sobre as áreas que mais agradam.
Quanto ganha um profissional de marketing?
Assim como o dia a dia de trabalho varia conforme o cargo, o salário também muda de acordo com a função.
Confira os salários médios de algumas ocupações registrados no site Vagas:
- - Analista de marketing: R$ 3.574,00
- - Analista de marketing digital: R$ 3.004,00
- - Produtor de conteúdo: R$ 2.097,00
- - Gerente de e-commerce: R$ 3.540,00
- - Consultor de marketing digital: R$ 3.986,00.
Quais são os cursos de marketing?
E, então, ficou interessado na carreira de marketing?
Para seguir essa profissão, é preciso se qualificar.
Afinal, o mercado é competitivo.
Existem três tipos de formação para atuar na área.
Confira:
Graduação
A graduação é o primeiro nível de título universitário.
No marketing, a graduação pode ser um bacharelado ou tecnólogo.
Na primeira, o curso tem duração média de quatro anos e permeia conhecimentos práticos e teóricos.
Já na segunda, a formação é menor, com conclusão entre dois e três anos, e ensino voltado à prática.
Técnico
O curso técnico em marketing não é considerado ensino superior, e, sim, profissionalizante.
Desse modo, a formação capacita o aluno para atuar na área, mas com certas limitações.
Pós-graduação
A pós-graduação, por sua vez, é um curso destinado àqueles que já possuem um diploma acadêmico.
Assim, profissionais que atuam com marketing ou que trabalham em outras áreas e querem ampliar seus conhecimentos podem recorrer à formação.
Onde cursar marketing?
Para escolher a melhor opção dentre os cursos de marketing disponíveis é preciso avaliar o seu momento e os seus objetivos.
Depois de fazer essa reflexão, é hora de buscar uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e com boa reputação.
Afinal, a formação acadêmica é a sua porta de entrada no mercado e parte importante no seu sucesso profissional.
Por isso, a sua escolha ideal é a PUC Paraná.
Com 60 anos de experiência, ela é considerada a melhor universidade privada do Paraná.
Se você estiver procurando uma graduação, pode conhecer mais a fundo o bacharelado em Marketing 4.0 ou o curso de Gestão de Marketing em Mídias Digitais.
Os dois são ofertados na modalidade EAD.
Ou seja, você tem a facilidade de estudar a distância com a mesma qualidade do ensino presencial.
Conclusão
Agora que o artigo chegou ao fim e você já conhece a área de marketing e sabe onde estudar, só fica uma pergunta para encerrar: essa é a carreira que você está buscando?
Lembre-se de refletir sobre todas as possibilidades e ver qual delas mais combina com você.
Se ainda assim não tiver certeza da sua decisão, continue navegando pelo site da PUC Paraná e confira todas as opções de cursos disponíveis.
São diversas formações EAD em várias áreas do conhecimento.
Com certeza uma delas é o que você procura!
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