12 áreas do marketing nas quais você pode seguir carreira

Postado em 20 de mar de 2023
Loading...

Está pensando em seguir carreira no Marketing, mas não conhece o suficiente para saber em qual das áreas investir? Então, este artigo é para você!

O marketing é um campo amplo que se renova constantemente.

Desde seu surgimento, passou por diversas "eras" até chegar ao período atual, com abordagem tecnológica, atuando em diversas frentes e em diferentes setores.

Neste artigo, você vai conhecer as principais áreas do marketing nas quais atuar e qual curso fazer para seguir carreira em cada área. Confira:

  1. Vendas e Publicidade
  2. Marca/Branding
  3. Endomarketing
  4. Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success
  5. Pesquisa de mercado
  6. Vendas
  7. Eventos
  8. Marketing Digital
  9. Growth
  10. Produto
  11. Neuromarketing
  12. Consultor

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Vendas e Publicidade

Essa área é responsável por gerenciar toda a estratégia de publicidade, incluindo negócios, vendas e técnicas de negociação.

A equipe envolvida supervisiona todo o material, os clientes e os contratos, além de implementar campanhas e lidar com orçamentos, análises e dados de desempenho.

Para atuar nessa área, você pode fazer os seguintes cursos:

2. Marca/Branding

Essa é a área encarregada de cultivar a visão de um produto ou de uma organização.

Para seguir nessa carreira, é preciso compreender sobre o mercado de atuação, o posicionamento e os concorrentes e, ainda, ter um profundo conhecimento sobre os valores e a história da marca trabalhada.

Para seguir essa carreira, você pode fazer um dos cursos abaixo:

3. Endomarketing

O endomarketing é uma das áreas do marketing que tem uma atuação mais interna.

Ou seja, cria ações para os colaboradores de determinada empresa, a fim de nutrir relacionamentos e fortalecer valores, gerando produtividade e motivação.

Veja quais cursos fazer para seguir essa carreira:

4. Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success

Alcançar a satisfação e a fidelização do cliente é fundamental para uma boa estratégia de marketing.

Se um cliente ficar insatisfeito, você corre o risco de perdê-lo e, também, de perder outros clientes futuros, ainda mais se considerarmos que, com a internet, as opiniões e avaliações são emitidas em tempo real.

A área de gestão do sucesso do cliente consiste em fidelizar clientes, conquistar potenciais clientes e melhorar os seus produtos baseado em opiniões e sugestões.

Faça um dos seguintes cursos para seguir nessa área:

5. Pesquisa de mercado

O profissional de pesquisa deve ter uma capacidade analítica para reunir dados e apresentá-los em relatórios, gráficos, mapas e tabelas.

Essas informações são fundamentais para tomar decisões em um plano de marketing. Alguns dados trabalhados são a análise da concorrência, a eficácia de vendas e informações gerais sobre o consumidor.

Veja algumas opções de faculdades para atuar nessa área:

6. Vendas

Apesar do aumento das vendas pela internet, profissionais especializados em vendas presenciais ainda são requisitados, seja através de mensagens ou telefonemas, como no telemarketing.

Com uma boa conversa, empática e focada na resolução, é uma boa forma de atrair e fidelizar clientes. Confira alguns cursos de graduação que dão base para seguir nesta área:

7. Eventos

Essa é uma das áreas do marketing responsável por organizar ações para divulgar produtos e os serviços, beneficiando-se do envolvimento das pessoas e, assim, oportunizando experiências, negócios e parcerias.

Esses eventos podem ser tanto presenciais, como conferências, quanto on-line, como webinars. Veja alguns dos cursos que ajudam a ter uma carreira em eventos:

8. Marketing Digital

O Marketing Digital se desenvolveu nos anos 1990, com a chegada da internet ao público, sendo uma das profissões em alta nos próximos anos.

Confira alguns dos segmentos trabalhados dentro desse campo:

  • Criador de conteúdo: responsável por fazer com que as pessoas conheçam os produtos e serviços, oferecendo a elas conteúdo que desperte interesse, lhe dê alguma informação útil ou, simplesmente, a divirta. E esse conteúdo pode ser feito em diversos formatos: foto, texto, áudio ou vídeo.
  • Especialista em SEO (Search Engine Optimisation, em português "Otimização do mecanismo de pesquisa"): profissional responsável por fazer com que determinado conteúdo de um site esteja na primeira página de buscadores de pesquisa como o Google e o Bing. Para isso, ele precisa colocar em prática algumas estratégias, como: incluir palavras-chave relevantes e certificar-se de que a página do site é responsiva, ou seja, adaptada para ser exibida em qualquer formato de tela, como a de um celular ou tablet, sem prejudicar a leitura.
  • Especialista em e-mail marketing: cria e executa campanhas por e-mail, para atrair potenciais clientes. O e-mail é uma ótima maneira de conhecer clientes, motivá-los e informá-los sobre ofertas e promoções.
  • Social Media: o profissional que faz Social Media, organiza e realiza o planejamento das redes sociais de determinada empresa. Também é responsável por interagir com os seguidores que acompanham as páginas.
  • User Experience Designer (Designer de Experiência do Usuário): função que une design, tecnologia e conhecimentos sobre o comportamento humano. O "UX Designer" desenvolve soluções para sites, produtos e aplicativos, a fim de otimizar a experiência do usuário.
  • Analista de e-commerce: é responsável pela manutenção de sites de vendas, como a inclusão e exclusão de produtos. Ainda, realiza campanhas promocionais e acompanha os resultados obtidos.

Agora, confira quais cursos fazer para seguir nessa área:

9. Growth

Diretamente ligado à área anterior, o Growth Marketing é uma abordagem de impulsionamento do crescimento de um negócio por meio de estratégias focadas na aquisição e retenção de clientes.

A ideia central é encontrar formas eficientes e escaláveis de aumentar o número de clientes e gerar receita, ao mesmo tempo em que se mantém um custo de aquisição (CAC) baixo.

Para isso, são usadas táticas como testes A/B, otimização de conversão (CRO), automação de marketing, SEO, publicidade digital, e-mail marketing e produção de conteúdo para redes sociais.

Confira as opções de cursos de graduação:

10. Produto

O marketing de produto reúne estratégias online e offline para promover um produto específico, concentrando-se nas suas características para persuadir os consumidores a adquiri-lo.

Essa área do marketing engloba a pesquisa de mercado para identificar as necessidades do público-alvo, o planejamento de estratégias de promoção do produto, a determinação do preço adequado, o design do produto e a criação de campanhas publicitárias e promocionais.

Veja as opções de faculdade que dão base para a carreira na área:

11. Neuromarketing

O Neuromarketing é a junção do marketing com a neurociência. A ideia é avaliar como os consumidores tomam decisões e o que influencia as escolhas de compra, além de entender como o cérebro humano se comporta ao ser exposto a produtos e marcas.

Esse é um campo que vislumbra os profissionais com aptidão à psicologia e áreas relacionadas ao estudo do comportamento do consumidor.

Veja os cursos relacionados à atuação nesta área:

12. Consultor

Outra possibilidade de carreira dentro da área, é trabalhar prestando consultoria para empresas que desejam alavancar suas estratégias e precisam de uma “ajudinha”.

O consultor analisa os pontos fracos e propõe melhorias para chegar até o objetivo final. Nesse caso, o curso de graduação escolhido depende da área de consultoria.

Veja as opções mais indicadas:

E então, alguma dessas áreas do marketing chamou sua atenção? Conte aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!