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Pensando em seguir carreira na área de marketing?

Então saiba que existem diversas oportunidades de atuação para os profissionais que escolhem essa profissão.

Se antes a área já era vasta, agora, com a presença forte da tecnologia, o Marketing vive uma revolução.

Inclusive, essa nova era tem um nome, Marketing 4.0, também conhecido por marketing digital.

Certamente você já foi apresentado a ele, não é mesmo?

Mas, talvez, ainda não conheça tudo sobre o mercado.

Por isso, neste artigo, vamos abordar as informações que você precisa saber para decidir se a área de marketing é mesmo o seu plano para o futuro.

Animado para conferir?

É só avançar no texto!

O que é Marketing?

Marketing é uma palavra que deriva do inglês market, que significa mercado, e não tem tradução direta para o português.

Portanto, se você estiver tentando transpor o termo para a nossa língua, dificilmente vai chegar a uma conclusão sobre o conceito dessa forma.

Saiba, então, que marketing é o nome dado ao conjunto de estratégias e ações voltadas à comercialização de produtos e serviços que visam atender aos desejos e necessidades dos consumidores.

O que faz o profissional de marketing?

O profissional de marketing é o responsável por implementar todas as técnicas que farão o consumidor se atrair por uma marca e querer comprar o produto ou serviço ofertado.

Ele pode atuar em diversas frentes, mas, seja qual for a especialidade da função exercida, a profissão requer algumas atividades básicas.

Entre elas: estudo de mercado, análise de comportamento dos consumidores e mensuração da efetividade do trabalho executado.

Tudo isso, é claro, deve estar alinhado aos objetivos de negócio da empresa em que o profissional atua ou foi contratado para atender. 

Qual o perfil do profissional de marketing?

Uma das principais características do profissional de marketing, que também é chamado de mercadólogo, é a criatividade.

Afinal, sua atividade predominante consiste em conquistar clientes.

E, para isso, é preciso ter sacadas geniais.

Além da capacidade imaginativa, a sagacidade e a agilidade para agir no momento exato são habilidades que elevam o patamar do profissional.

Embora todo esse dinamismo seja intrínseco à profissão, traços mais analíticos também são importantes.

Isso porque as tarefas relacionadas ao acompanhamento de métricas e resultados são frequentes no dia a dia de trabalho.

Vale dizer ainda que o profissional de marketing precisa estar sempre ligado às tendências de mercado e comportamento.

Quais são as áreas de atuação de marketing?

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O profissional de marketing costuma ser versátil, até porque a área é bastante ampla.

Conheça algumas das possibilidades de atuação:

1. Impulsão de Negócios

Na área de Impulsão de Negócios, o profissional de marketing tem uma atuação bastante estratégica.

Seu trabalho é focado no estudo de mercado, além da realização de pesquisas com o intuito de entender o comportamento dos consumidores.

Essas informações são extremamente relevantes para ajudar a direcionar os esforços de marketing nas empresas.

2. Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada pelas marcas.

Inclusive, 75% das empresas que aplicam esse tipo de marketing acreditam na eficácia da técnica, segundo o Hubspot.

Trata-se do marketing de atração, que se baseia em atrair e converter clientes interessados no que a marca tem a oferecer.

Normalmente, para isso, algo é dado em troca dos dados pessoais do consumidor, como um e-book, algum desconto ou teste grátis do serviço, por exemplo.

3. Neuromarketing

Já o Neuromarketing é a junção do marketing com a ciência.

Esse é um campo que vislumbra os profissionais com aptidão à psicologia e áreas relacionadas ao estudo do comportamento do consumidor.

Neste ramo, o mercadólogo é responsável por investigar como o cérebro age na tomada de decisão para a compra.

4. Gestor de e-commerce

O e-commerce é um mercado que está em ascensão há alguns anos.

E, por conta da pandemia, atingiu recorde de crescimento nas últimas duas décadas.

Somente no primeiro semestre de 2020 foram vendidos R$ 38,8 bilhões no comércio eletrônico.

Diante deste cenário, é necessária cada vez mais a presença de profissionais especializados na gestão de lojas online e relacionamento com clientes nesse canal.

5. Produtor de conteúdo

Produtor de conteúdo é uma das funções que o profissional de marketing pode assumir, principalmente, se gostar de escrever.

Não que a redação seja a única forma de conteúdo, mas é que os blogs estão entre as ferramentas preponderantes do marketing de Conteúdo.

Neste caso, é preciso dominar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para conquistar o topo da página de resultados do Google.

Além da produção de artigos, o profissional dessa área também pode criar e-books, infográficos, vídeos, podcasts e vários outros formatos.

6. Analista de marketing digital

O SEO, do qual mencionamos no item anterior, é uma das partes que constituem o marketing digital.

Trata-se de um conjunto de ações e estratégias que permitem o ranqueamento orgânico.

Ou seja, que não é pago.

A outra é o SEM (Search Engine Marketing), caracterizado pela mídia paga.

O analista de marketing digital é o profissional que atua nessas duas grandes frentes.

7. Consultoria

Outra possibilidade de carreira no marketing é a consultoria.

Nesse caso, o profissional atua prestando suporte a empresas.

É comum as marcas contratarem um consultor para realizar um diagnóstico e criar um plano de marketing eficiente.

Como é o mercado de trabalho para quem faz marketing?

Só de conhecer as principais áreas de atuação já é possível ter dimensão de como é o mercado de trabalho no marketing, não é mesmo?

Ou seja, ele é bastante plural.

É possível escolher entre diferentes caminhos.

Saiba mais sobre a carreira a seguir:

Dia a dia do profissional de marketing

A rotina de trabalho do profissional de marketing depende muito da função exercida.

Quem atua como analista, por exemplo, acaba lidando mais com o acompanhamento de resultados e ajustes de métricas.

Dessa forma, o dia a dia é mais objetivo, por assim dizer.

Já quem segue a linha mais criativa, como um produtor de conteúdo ou profissional de inbound marketing, tem o expediente mais dinâmico.

Por isso, além de optar pela carreira no marketing, vale refletir também sobre as áreas que mais agradam.

Quanto ganha um profissional de marketing?

Assim como o dia a dia de trabalho varia conforme o cargo, o salário também muda de acordo com a função.

Confira os salários médios de algumas ocupações registrados no site Vagas:

Quais são os cursos de marketing?

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E, então, ficou interessado na carreira de marketing?

Para seguir essa profissão, é preciso se qualificar.

Afinal, o mercado é competitivo.

Existem três tipos de formação para atuar na área.

Confira:

Graduação

A graduação é o primeiro nível de título universitário.

No marketing, a graduação pode ser um bacharelado ou tecnólogo.

Na primeira, o curso tem duração média de quatro anos e permeia conhecimentos práticos e teóricos.

Já na segunda, a formação é menor, com conclusão entre dois e três anos, e ensino voltado à prática. 

Técnico

O curso técnico em marketing não é considerado ensino superior, e, sim, profissionalizante.

Desse modo, a formação capacita o aluno para atuar na área, mas com certas limitações.

Pós-graduação

A pós-graduação, por sua vez, é um curso destinado àqueles que já possuem um diploma acadêmico.

Assim, profissionais que atuam com marketing ou que trabalham em outras áreas e querem ampliar seus conhecimentos podem recorrer à formação.

Onde cursar marketing?

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Para escolher a melhor opção dentre os cursos de marketing disponíveis é preciso avaliar o seu momento e os seus objetivos.

Depois de fazer essa reflexão, é hora de buscar uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e com boa reputação.

Afinal, a formação acadêmica é a sua porta de entrada no mercado e parte importante no seu sucesso profissional.

Por isso, a sua escolha ideal é a PUC Paraná.

Com 60 anos de experiência, ela é considerada a melhor universidade privada do Paraná.

Se você estiver procurando uma graduação, pode conhecer mais a fundo o bacharelado em Marketing 4.0 ou o curso de Gestão de Marketing em Mídias Digitais.

Os dois são ofertados na modalidade EAD.

Ou seja, você tem a facilidade de estudar a distância com a mesma qualidade do ensino presencial.

Conclusão

Agora que o artigo chegou ao fim e você já conhece a área de marketing e sabe onde estudar, só fica uma pergunta para encerrar: essa é a carreira que você está buscando?

Lembre-se de refletir sobre todas as possibilidades e ver qual delas mais combina com você.

Se ainda assim não tiver certeza da sua decisão, continue navegando pelo site da PUC Paraná e confira todas as opções de cursos disponíveis.

São diversas formações EAD em várias áreas do conhecimento.

Com certeza uma delas é o que você procura!

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