Tags: Cursos

Você gosta de tecnologia e está em busca de uma profissão com excelentes oportunidades?

Já pensou na hipótese de fazer uma faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Embora seja uma área ainda desconhecida para alguns, saiba que pessoas com essa formação estão atuando num segmento em franca expansão e que deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Portanto, a chance de conseguir um bom emprego, com salário atraente é grande.

Tem curiosidade sobre quais as portas a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode abrir?

Fique conosco até o fim deste texto e descubra se esse é o curso ideal para você.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A constante modernização das empresas, instituições e da sociedade, de maneira geral, acabou gerando a necessidade de um planejamento e criação de soluções para as demandas oriundas do mundo digital.

A área de análise e desenvolvimento de sistemas é voltada para a criação de dispositivos e softwares capazes de solucionar um determinado problema ou ainda facilitar a vida das pessoas e melhorar os processos dentro das empresas.

Perfil do Estudante

Quem opta por uma faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas deve estar ciente que essa á uma graduação da área de exatas, e que está mais alinhada com quem gosta de tecnologia e cálculos.

Mas o perfil do profissional dessa área também requer organização e afinidade com processos e gestão, pois no mercado de trabalho, o profissional desenvolverá produtos que terão impacto nas vidas de muitas pessoas.

Por isso, é importante ter uma visão ampla, raciocínio lógico e ser disciplinado.

Onde vou estudar depois de me formar?

Profissionais que trabalham com análise e desenvolvimento de sistemas são muito requisitados por empresas e departamentos de tecnologia da informação (TI).

Por ser um profissional versátil e com atuação numa área fundamental em diversos segmentos, é possível que a pessoa formada em análise e desenvolvimento de sistemas trabalhe em indústrias, comércio, ONGs, além da estrutura pública – órgãos municipais, estaduais e até mesmo federais.

Também é possível o profissional abrir o próprio negócio, prestando serviço na área de TI para todos esses segmentos citados, bem como para startups, universidades e projetos de tecnologia e inovação.

Estima-se que no Brasil atualmente, existam cerca de 750 mil profissionais na área de TI, e a tendência é que esse número se amplie nos próximos anos, especialmente pela adoção de dispositivos tecnológicos no nosso dia a dia.

Basta ver a quantidade de ações que realizamos diariamente através de celulares e computadores, desde demandas de trabalho e estudo, compras em comércio eletrônico e lojas virtuais. Até mesmo nossos relacionamentos, em grande parte, se dão em ambientes virtuais.

Conheça outras áreas que estarão em alta no mercado de trabalho nos próximos anos.

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

E por falar em ambiente virtual, sabia que aqui na PUC é possível fazer a faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas a distância?

Com 2 anos e meio de duração, o curso tem foco em aspectos práticos da profissão e ênfase em exemplos reais, que permitam ao estudante sair da graduação apto a atuar nas principais empresas deste segmento no Brasil.

O curso EAD permite que o estudante assista às aulas onde e quando quiser, bastando ter um computador ou até mesmo smartphone com internet para ter acesso aos conteúdos.

As provas, no entanto, ocorrem de forma presencial, na cidade escolhida pelo estudante no momento da matrícula.

As aulas do curso de análise e desenvolvimento de sistemas EAD ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e são compostas por vídeos, apostilas, leituras selecionadas e exercícios, para que o estudante possa aplicar aquilo que aprendeu.

A plataforma de aprendizado também conta com tutores. São eles que tiram as dúvidas referentes aos conteúdos e até mesmo com relação ao ambiente virtual de aprendizagem e demais questionamentos que o estudante vier a ter ao longo de sua trajetória acadêmica.

Mas e o diploma EAD, tem a mesma validade?

O estudante que conclui o curso tecnólogo de análise e desenvolvimento de sistemas recebe um discurso igual ao de um curso presencial, sem diferenciações.

Isso garante ao profissional ter uma formação na PUC Paraná, umas das mais respeitadas instituições de ensino superior do país.

Essa titulação permite concorrer às principais vagas de emprego destinadas aos profissionais da área.

Quanto à titulação de tecnólogo, ela tem a mesma equivalência de um bacharelado ou licenciatura.

A diferença é que o tecnólogo é mais focado em questões práticas de determinada profissão, não aprofundando tanto na parte teórica.

Cuidado para não confundir com cursos técnicos – estes são equivalentes ao ensino médio e não são considerados cursos superiores.

O tecnólogo, por sua vez, é ensino superior, inclusive permitindo ao profissional fazer pós-graduação e seguir carreira acadêmica, com mestrado, doutorado e até pós-doutorado.

analise-desenvolvimento-sistemas-computador

O que vou estudar no curso de análise e desenvolvimento de sistemas EAD?

Ao longo dos 2 anos e meio do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, o estudante terá acesso a conteúdos que englobam diferentes temáticas e assuntos, tais quais Web, Dispositivos Móveis, Big Data, IoT, Banco de Dados, Engenharia de Software e Gestão de Projetos.

Confira a grade curricular completa:

1º ano:

Introdução à Filosofia 
Matemática Aplicada à Computação
Raciocínio Computacional 
Comunicação Aplicada
Empreendedorismo e Inovação
Fundamentos da Programação Orientada a Objetos 
Banco de Dados para Tecnologia da Informação
Ética 
Fundamentos de Internet das Coisas
Fundamentos de Programação Web
Métodos de Pesquisa e Ordenação em Estruturas de Dados
Teologia e Sociedade 


2º ano:

Gestão de Projetos em Computação 
Inteligência Analítica em Negócios
Especificação de Sistemas de Informação 
Educação, Identidade e Solidariedade
Projeto de Sistemas de Informação 
Fundamentos de Big Data
Interação Humano Computador
Internet das Coisas em um Mundo Conectado 
Métodos Ágeis em TI 
Fundamentos Engenharia de Software
Segurança da Tecnologia da Informação


3º ano:

Integração de Aplicações 
Sistemas Web Seguros
Tecnologias Para Desenvolvimento Web 
Cloud Computing 
Desenvolvimento para dispositivos móveis
Teste de Software

Quanto ganha o profissional de análise e desenvolvimento de sistemas?

O salário de um profissional formado em análise e desenvolvimento de sistemas pode variar bastante, mas em início de carreira, fica na casa dos R$2400.

A média salarial no país, no entanto, é R$ 3.932,69, de acordo com o site Catho.

Porém, não é raro ver quem atua na área e receba acima de 6 mil reais por mês.

A remuneração depende de fatores como:

- Nível de experiência
- Tamanho da empresa
- Complexibilidade do projeto
- Importância do cargo na hierarquia da empresa

Uma boa notícia é que o profissional que se forma em análise e desenvolvimento de sistemas na PUC Paraná tem plenas condições de atingir altos postos de trabalho.


Como ingressar no curso?

Para ingressar no curso de análise e desenvolvimento de sistemas EAD da PUC Paraná é bem simples, desde que já tenha concluído o ensino médio.

Quem quiser ingressar, pode escrever uma carta de intenção, explicando os motivos de querer fazer essa graduação a distância, mas também é possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste caso, o estudante precisa ter obtido uma pontuação superior aos 450 pontos, podendo concorrer a bolsas de estudo, de acordo com o rendimento na prova.

Outra possibilidade é o estudante que já está fazendo faculdade transferir seu curso para a PUCPR. Quem optar pela transferência, não precisa da carta de intenção.

Em casos em que a pessoa quer fazer a segunda graduação também é possível ingressar nos cursos EAD da PUCPR usando o diploma, sem nenhum outro processo seletivo. E o melhor: conseguindo descontos nas mensalidades.

Em nosso site, é possível conferir todos os detalhes para o ingresso.

Conclusão

Ao longo deste texto, você entendeu que o curso de análise e desenvolvimento de sistemas é uma das melhores opções para quem busca um curso que ofereça ótimas chances profissionais no futuro.

A demanda por desenvolvedores de sistemas, aplicativos, softwares cresce numa velocidade grande, e estar preparado é fundamental para quem sonha com uma carreira de sucesso.

O curso tecnólogo da PUCPR também tem como vantagem ter 2 anos e meio de duração, permitindo entrar para o mercado de trabalho em menos tempo do que levaria num bacharelado por exemplo, que dura de 4 a seis anos, em média.

Fazer um curso EAD também permite ao estudante economizar nas mensalidades – mais baratas em relação aos cursos presenciais, além de poupar em custos com transporte e alimentação.

Se você quer seguir na área de exatas e tem perfil para trabalhar com TI, talvez seja a hora realmente de você começar essa graduação.

Faça a inscrição agora mesmo e dê início à carreira em uma das profissões do futuro.

New call-to-action

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Nova call to action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.