Tags: Ensino Superior

Você sabia que a falta de conteúdo é um dos principais problemas que os estudantes apresentam na redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)?

Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo certamente é indispensável. Mas, ter uma boa argumentação é o principal fator para atingir uma nota alta e se destacar nessa parte do exame.

E para isso, é essencial ter um bom repertório cultural, tendo um conhecimento amplo que permita trazer exemplos, traçar paralelos, contextualizar e dar força à linha argumentativa do texto. 

Um dos recursos que mais pode ajudar nesse sentido são as alusões históricas. Elas podem deixar o texto muito mais completo e rico em termos de conteúdo.

Você sabe o que são e como usá-las? Se sua resposta é não, continue neste artigo e descubra tudo sobre as alusões históricas na redação do Enem!

Aqui você vai conferir:
O que são alusões históricas? 
Para que servem as alusões históricas na redação do Enem? 
Onde colocar as alusões históricas na redação?
7 alusões históricas para usar na redação do Enem
Exemplos de redação do Enem com alusões históricas 
Conclusão 

Descubra os segredos para tirar nota 1000 na redação do ENEM!

O que são alusões históricas? 

Alusões históricas são uma referência a um determinado fato, figura ou período da história

Elas servem para exemplificar, fazer comparações, ampliar a discussão e trazer explicações sobre o tema que está sendo discutido. 

Ou seja, é um tipo de estratégia que resgata um fato ou período histórico para estruturar a argumentação. 

As alusões históricas buscam uma forma de compreender as discussões da atualidade com base nas questões sociais, culturais, econômicas ou políticas do passado. 

O uso desse recurso pode ser um grande diferencial na redação do Enem, porque demonstra que o autor possui um bom repertório sociocultural e senso crítico. 

Além disso, é importante ressaltarmos também que essa é uma das estratégias argumentativas mais usadas nas redações nota mil do Enem. 

Então, certamente vale a pena continuar neste artigo e conhecer mais sobre esse recurso!

Para que servem as alusões históricas na redação do Enem? 

A prova de redação do Enem é extremamente interdisciplinar. Assim, além de dominar a língua portuguesa e as técnicas de construção de um texto, é essencial ter uma bom repertório sociocultural para sustentar a argumentação. 

As alusões históricas podem ser um ótimo meio para enriquecer os argumentos e validar a opinião do autor. E de acordo com a temática de redação, acontecimentos de diversos campos podem ser explorados e utilizados para compor a linha de raciocínio. 

Além disso, o uso desse recurso está relacionado com a competência 4, que avalia o repertório sociocultural e senso crítico dos estudantes. 

Confira todas as competências avaliadas na redação do Enem:

  • Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Onde colocar as alusões históricas na redação do Enem? 

alusões históricas na redação do Enem - globo do mundo em biblioteca

As alusões históricas costumam ser usadas especialmente na introdução e no desenvolvimento da redação. 

Na introdução, ela pode ser colocada logo no começo do texto, servindo de gancho para a linha de raciocínio que vai ser seguida ao longo da redação. 

Já no desenvolvimento, as referências históricas podem ser exploradas de forma mais ampla — para exemplificar determinada tendência ou traçar paralelos entre presente e passado. 

Contudo, antes de inserir uma alusão histórica em seu texto, é preciso se certificar que realmente há uma conexão clara entre o fato histórico e a tese defendida. 

Assim, você não corre o risco de inserir uma abordagem histórica pontual ou deslocada do restante da reflexão proposta no texto.

7 alusões históricas para usar na redação do Enem

A seguir, apontamos 7 referências históricas que podem ser utilizadas na redação do Enem. Confira:

1. Grécia e Roma Antiga

Na Grécia e na Roma Antiga, surgiram os primeiros estudos nos campos da política e democracia, sendo grande parte dos pensadores do período referência até os dias de hoje. 

Por isso, entender esse período da história é uma ótima alternativa para garantir um repertório coringa para falar sobre questões como a organização da sociedade, dilemas éticos e morais e questões políticas.

2. Período colonial 

O período colonial deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Muito do que aconteceu nessa fase da história se reflete nos dias atuais e nos permite compreender questões como imperialismo, desigualdade social e racismo. 

Por isso, resgatar esse período na redação pode ser uma boa opção para quem busca explicar as raízes de problemas que assolam a sociedade na atualidade.

3. Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi um dos grandes marcos da história da humanidade, consolidando o processo de formação do capitalismo.

Foi um período de grande desenvolvimento tecnológico e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações e abrindo caminho para o modo de viver que conhecemos hoje. 

É uma fase que permite compreender diversas questões da atualidade.

4. Crise de 1929

A Crise de 1929 foi um período de grande instabilidade econômica que afetou o mundo todo. 

Foi um acontecimento que abre caminho para discutir diversas questões da atualidade, como consumismo e as instabilidades provocadas pelos períodos de crise.

5. Regimes totalitários 

Os regimes totalitários, principalmente o nazismo e fascismo, permitem importantes discussões sobre questões como:

  • Intolerância e radicalismo;
  • nacionalismo;
  • manipulação da população;
  • propaganda e mídia;
  • preconceito;
  • censura e liberdade;
  • genocídio;
  • direitos humanos;
  • preconceito com pessoas com deficiência.

6. Era Vargas

Era Vargas é o período da história do Brasil em que Getúlio Vargas governou o país, entre 1930 e 1945.

É uma fase da que permite discutir temas como o desenvolvimento industrial brasileiro, os direitos dos trabalhadores, a mídia e propaganda política, censura, ditadura e liberdade. 

7. Ditadura Militar do Brasil

A ditadura militar brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares.

Foi um período de extrema violência, repressão e perseguição política, o que abre caminho para debater temas como democracia, censura, liberdade de expressão e direitos humanos.

Exemplos de redação do Enem com alusões históricas 

Quer entender melhor como fazer alusões históricas na redação do Enem? Confira abaixo exemplos de redações nota 1000 que fizeram o uso desse recurso:

  • ENEM 2019 – Redação escrita por Augusto Scapini – Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

"Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, defendia a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem a cultura e a sabedoria, nada separa a espécie humana do restante dos animais. Nesse contexto, destaca-se a importância do cinema, desde a sua criação, no século XIX, até a atualidade, para a construção de uma sociedade mais culta. No entanto, há ainda diversos obstáculos que impedem a democratização do acesso a esse recurso no Brasil, centrados na elitização do espaço público e causadores da insuficiência intelectual presente na sociedade. Com isso, faz-se necessária uma intervenção que busque garantir o acesso pleno ao cinema para todos os cidadãos brasileiros."

— Alusão histórica sobre Grécia Antiga.

  • ENEM 2018 – Redação escrita por Natália Cristina Patrício da Silva – Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial. Entretanto, os atuais mecanismos de controle de dados, proporcionados pela internet, revolucionaram de maneira negativa essa prática, uma vez que conferiram aos usuários uma sensação ilusória de acesso à informação, prejudicando a construção da autonomia intelectual e, por isso, demandam intervenções.

— Alusão histórica sobre Era Vargas.

  • ENEM 2016 – Redação escrita por Julia Mitie Oya – Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

O Brasil é um país com uma das maiores diversidades do mundo. Os colonizadores, escravos e imigrantes foram essenciais na construção da identidade nacional, e também, trouxeram consigo suas religiões. Porém, a diversidade religiosa que existe hoje no país entra em conflito com a intolerância de grande parte da população e, para combater esse preconceito, é necessário identificar suas causas, que estão relacionadas à criação de estereótipos feita pela mídia e à herança do pensamento desenvolvido ao longo da história brasileira.

— Alusão histórica sobre a colonização brasileira.

  • ENEM 2014 – Redação escrita por Maria Isabel Viñas – Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil

A vitória do capitalismo na Guerra Fria gerou muitas consequências para o mundo, sendo uma delas a competição desenfreada das multinacionais por novos mercados. Um dos principais alvos desse cenário são as crianças, indivíduos facilmente manipuláveis devido a sua pequena capacidade de julgamento crítico. Sua inocência é, dessa forma, cruelmente convertida em lucro, fato que não deve ser permitido nem tolerado.

— Alusão histórica sobre a Guerra Fria (também é possível usar a 1ª e a 2ª Guerra Mundial como alusão histórica).

Baixe agora mesmo 100 questões do ENEM e comece a estudar!

Conclusão 

Neste artigo, falamos sobre alusões históricas na redação do Enem.

Se você está se preparando para o Enem e quer receber mais dicas para se sair bem no exame, não deixe de conferir outros artigos do EAD PUCPR:

Inscreva-se no Blog do EAD PUCPR

Nova call to action

Saiba como virar
um grande profissional:

ead pucpr
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.