Curso tecnólogo é superior? Tire essa e outras dúvidas aqui!

Postado em 25 de mar de 2023
Loading...

Por acaso, você já se perguntou se curso tecnólogo é superior? Se esse tipo de curso mais curto e focado na prática é realmente uma graduação? Pois a resposta é simples: é sim.

Os cursos tecnólogos são graduações reconhecidas pelo Ministério da Educação, o MEC, e geram um diploma de ensino superior com validação em todo o território nacional.

Mas... apostamos que esta não é a única dúvida que você tem sobre os tecnólogos.

Neste artigo, reunimos as principais perguntas e respostas sobre os cursos tecnólogos para você começar a sua graduação sem dúvida nenhuma.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Qual é a diferença entre curso tecnólogo e curso superior?

Como você viu acima, não existe diferença entre um e outro porque o curso tecnólogo é um curso de nível superior. Ou seja, ele é considerado uma graduação.

O que causa confusão na maioria das pessoas é que os cursos tecnológicos são menos conhecidos do que as modalidades mais tradicionais (bacharelado e licenciatura) e têm um nome muito parecido com os cursos técnicos, que são de nível médio.

Então, as pessoas costumam acham que eles não são graduação.

Os cursos tecnólogos são reconhecidos pelo MEC?

São sim, desde 1969, quando um decreto permitiu que escolas técnicas ministrassem cursos superiores de duração mais curta.

Existe também uma resolução de 2002 que diz que: “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.”

Ou seja, a modalidade é reconhecida e validada pelo Ministério da Educação.

Quem se forma em tecnólogo é o quê?

Quem se forma em um curso superior de tecnologia ganha o título de tecnólogo.

Em 1973, um parecer formalizou a nomenclatura, concluindo que o curso se chamaria “curso superior de tecnologia” e o formado, “tecnólogo”.

Diploma de tecnólogo tem validade de curso superior?

Tem sim, pois o diploma de tecnólogo é um dos três tipos de diploma de curso superior aceitos no Brasil. Os outros dois tipos correspondem aos cursos de bacharelado e licenciatura. 

O diploma é válido em território nacional e pode ser utilizado para ingressar na pós-graduação e participar de concursos públicos (desde que o edital aceite a titulação de tecnólogo).

🔵 Leia também: Tem diferença entre diploma EAD e presencial?

Qual é a diferença entre técnico e tecnólogo?

A principal diferença é que o curso técnico é um curso profissionalizante de nível médio enquanto o tecnólogo é um curso de nível superior.

Quem está cursando uma graduação tecnológica, então, já está fazendo faculdade. Ou seja, está cursando o ensino superior.

Já quem está fazendo um curso técnico, por mais que seja profissionalizante, recebe um diploma de nível médio ao se formar. 

Quem se forma em uma graduação tecnológica pode fazer pós-graduação?

Pode sim, desde especialização e MBA até mestrado e doutorado. E quem garante isso é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB.

O artigo 44, inciso III, diz que: os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

O inciso não fala sobre o tecnólogo em si, mas como ele é um curso de ensino superior, não há nada que impeça o ingresso na pós-graduação.

O que é melhor: bacharelado e licenciatura ou tecnólogo?

Não existe uma resposta certa para esta pergunta porque ela depende dos seus objetivos.

Se você quer ser professor, precisa ir atrás de um curso de licenciatura, se quer uma formação mais ampla, talvez o melhor seja o bacharelado.

Porém, se você quer fazer uma faculdade mais prática, direta e que permita que você entre no mercado de trabalho mais rapidamente, os cursos tecnólogos podem ser exatamente o que você está buscando.

Por isso, o essencial para responder essa pergunta é saber o que você deseja.

Curso tecnólogo é superior para concursos?

De maneira geral, como são considerados cursos superiores, os tecnólogos são válidos como graduações para concursos.

Porém, é preciso ficar atento ao edital. Pode ser que o documento especifique que, para determinadas vagas, apenas é válido um diploma de bacharelado ou licenciatura.

Então, leia o edital antes de se inscrever.

Curso tecnólogo é mais fácil do que bacharelado e licenciatura?

Pode ser que a formação mais rápida e prática do tecnólogo dê a impressão de que estes são cursos mais fáceis do que os bacharelados e licenciaturas.

Porém, essa é uma percepção bastante equivocada.

O curso tecnólogo é superior, portanto, é esperado do estudante a mesma dedicação de um aluno de outro tipo de faculdade. O mesmo vale para a instituição de ensino e para os professores: o curso é criado e ministrado com a mesma qualidade dos cursos de outros tipos.

Quem faz tecnólogo pode fazer estágio?

Sim, quem faz curso tecnólogo pode fazer estágio.

Como você já viu, este tipo de graduação é um curso superior, e parte essencial do curso superior é a experiência teste no mercado de trabalho proporcionada pelos estágios.

Logo, você pode fazer estágio se estiver cursando um tecnólogo. O melhor é que você vai conseguir colocar em prática o que aprendeu com muito mais facilidade.

Quem faz tecnólogo pode fazer pós?

E para esta pergunta, a resposta também é sim!

Quem faz tecnólogo está fazendo um curso superior, então, depois de se formar, pode utilizar o diploma para se inscrever em uma pós-graduação. Aliás, é importante frisar que qualquer um dos tipos de pós, lato ou strictu senso, aceita alunos de tecnólogos.

Não existe uma limitação nesse sentido. Então, é possível fazer tanto uma especialização e um MBA quanto tentar o mestrado depois de fazer uma graduação tecnológica.

E então, conseguiu tirar suas dúvidas quanto à faculdade tecnológica? Esperamos que sim! Mas se você ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários.

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.