Tags: EAD

Você sabe o que é um curso tecnólogo? Quais são as áreas de atuação, mercado de trabalho, ou mesmo se pode prestar concurso com a formação em tecnólogo?

Com esta leitura irá obter mais informações a respeito do tecnólogo como ensino superior. Vamos lá?

O que é um curso Tecnólogo?

É um curso superior que possui características de atuação muito mais rápida no mercado, segundo o INEP os dados oficiais do censo de educação superior revelam que, entre 2018 e 2019, o número de matrículas em cursos tecnológicos cresceu 11,5%, o maior índice entre os graus acadêmicos, incluindo licenciatura e bacharelado. Ainda de acordo com o levantamento, 58,1% desses estudantes (710.827) cursam a graduação tecnológica por ensino a distância (EAD).

A média de duração dos cursos tecnólogos é de 2 a 3 anos, dependendo da área. A principal característica está em disciplinas específicas e uma grade curricular mais próxima do mercado de trabalho.

5 Razões para escolher um Tecnólogo

estudante de curso tecnologo

Primeiramente a escolha de um tecnólogo deve ser feita de acordo com a sua perspectiva de entrada e/ou permanência na área de atuação. Existem diferenças entre os tecnólogos como maneira de ingresso, carga horária, avaliações, metodologia, que devem ser levadas em consideração, segundo o site Quero Bolsa.

Para ingressar no tecnólogo, é obrigatório ter concluído o ensino médio. Essa formação visa a atender as necessidades do mercado, formando profissionais capacitados, especializados e atualizados.

Note que todos os cursos tecnólogos são específicos, ou seja, voltado para áreas específicas do mercado, em diferentes segmentos, seja na área de gestão, como, por exemplo, Recursos Humanos, Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Logística, Financeiro, Gestão Pública e Marketing.

Mas também é possível encontrar cursos na área de tecnologia, como Big Data.

Acompanhe algumas listas de tecnólogos no site manual de perícias.

Sendo assim, a primeira razão para você optar por um tecnólogo é:

1- Posso ingressar em um estágio?

Ao entrar em um tecnólogo, você já pode procurar empresas para se candidatar a vaga de estágio. Sendo assim já pode ingressar no mercado de trabalho como estagiário. É claro que é necessário entender o segmento na qual se insere. No entanto, as limitações estabelecidas no contexto dos cursos tecnólogos possui a característica de entrada rápida no mercado, com uma área específica.

2- Diploma do Tecnólogo como ensino superior

Ao ingressar em um curso de tecnólogo você percorre as diretrizes e regulações do ensino superior, é um curso no nível de graduação. Difere de bacharelado e licenciatura, conforme o artigo - "O Que é Bacharelado: Como Funciona e Diferenças entre Cursos".

3 - Tecnólogo serve para concursos públicos

Espera-se que em 2021 tenha a abertura de vários concursos públicos. Inclusive, no Paraná entende-se que o maior número de vagas será para o IBGE, Polícia Federal, entre outros órgãos. No site Bem Paraná é possível saber mais detalhes.

Portanto a escolha de qual área cursar depende do edital da área que pretende entrar. Se no edital você entender como requisito, ensino superior, sem especificar se é para bacharel ou licenciatura, os tecnólogos concorrem de maneira igual. Fique atento no edital para que possa concorrer às vagas!

4 - Quero concluir um tecnólogo e fazer um bacharelado

Assim que concluir o tecnólogo e tiver o desejo ou necessidade de fazer um curso superior em nível de bacharelado, ou mesmo licenciatura, saiba que você pode solicitar a dispensa de disciplinas que são comuns. Desta forma, terá dois diplomas de nível superior.

A escolha do curso pode ser otimizada de acordo com a sua área já percorrida no tecnólogo. Por exemplo, se concluiu um tecnólogo em processos gerenciais, e quer obter um bacharelado em administração de empresas, você deve participar do processo de vestibular e após aprovação, possui o direito de pedir dispensa de disciplinas já cursadas no tecnólogo. Seu tempo de realização do bacharelado diminui em proporção das dispensas nas disciplinas já cursadas no tecnólogo.

5 - Porta de entrada para Pós Graduação - Stricto Sensu e Lato Sensu

Ao concluir um curso em nível tecnólogo, o estudante poderá participar do processo de especialização, seja em nível de stricto sensu (Mestrado e Doutorado) ou mesmo lato sensu (Pós-Graduação).

Em poucos anos é possível obter o título de ensino superior com uma especialização na área correlata da sua atuação. É um grande diferencial na sua carreira, não acha?

Se você quer começar a sua vida profissional com o pé direito, a PUCPR é o lugar ideal.

Com 61 anos de experiência, ela foi eleita a melhor Universidade privada do Paraná.

São vários cursos dos Tecnólogos EAD para você escolher e estudar com a flexibilidade e a qualidade que só o ensino superior a distância oferece.

Acesse o site e conheça todas as formações disponíveis!

Nesta leitura, você pôde entender o que é um tecnólogo nas quais foram apontadas 5 razões importantes para seu processo de escolha de um curso em nível superior.

Fica aqui a minha dica para a sua escolha de cursos tecnólogos!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado.

Se você gostou do que acabou de ler, aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais.

E não se esqueça ainda de escrever a sua opinião nos comentários logo abaixo.

Elizabeth Ribeiro Martins, administradora de empresas e mestre em engenharia da produção. Coordenadora dos Tecnólogos da PUCPR.